Hipocrisia e socialização

    Autor Mensagem
    Dental Floss Tycoon
    Veterano
    # out/11


    Geralmente existe um certo consenso que hipocrisia é algo moralmente condenável. Mas muitas vezes boa parte do que acontece em socializações é hipócrita, ao meu ver, e os mesmos que condenam hipocrisia parecem não condenar esse tipo de coisa. Todo mundo aqui já deve ter se deparado com situações do tipo: "Tenho que ir lá na festa de fulano, afinal de contas, ele veio na minha e ia pegar mal se eu não retribuísse", quase como se fosse uma troca de favores, e não algo legítimo.

    Eu vejo isso acontecendo muito em relações familiares. Rola uma pressão, muitas vezes (pelo menos aqui com a minha família), pra você participar e manter contato e união entre os membros. Mas se você parar pra prestar atenção, até mesmo as conversas ou boa parte delas são artificiais, de um afeto "produzido" pois o contexto supostamente pede isso. Não só na família, muitas vezes você recebe vários "feliz aniversário e felicidades" na sua comemoração de envelhecimento, de pessoas que nem mesmo gostam da sua pessoa. No entanto, em relações com colegas de trabalho, faculdade, é diferente, me refiro aqui a relações pessoais, de envolvimento afetivo (ou que assim deveriam ser).

    Por esse tipo de coisa, a idéia de "é assim mesmo que são as coisas, larga de ser chato" simplesmente não me desce, apesar da minha crescente fama de chato e antipático.

    Vocês acham que a hipocrisia é aceitável? Deve-se manter relações pessoais apenas quando se tem vontade? Participar dos eventos mesmo sem estar afim é válido? Seria válido negar seus interesses pessoais porque a sua participação é importante pra outra pessoa? É certo negar suas vontades e pôr a idéia de manter relações harmoniosas com os outros como mais importantes? Se as pessoas gostam mesmo de você e respeitam seus interesses, por que não aceitam um simples "não tô afim"?

    O que vocês pensam sobre isso?

    SODAPOP
    Veterano
    # out/11 · Editado por: SODAPOP
    · votar


    vc nem sabe

    Dental Floss Tycoon
    Veterano
    # out/11
    · votar


    SODAPOP

    Sei não, tio.

    SODAPOP
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Dental Floss Tycoon
    que não lhe prometi um mar de rosas

    SODAPOP
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Dental Floss Tycoon
    O que vocês pensam sobre isso?

    Nem sempre o sol brilha
    Também há dias em que a chuva cai

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Isso aí pra mim é só teorização do que não se necessita ser teorizado.

    Somente praticado. E na prática você vai ver que por mais que você tenha seus conceitos tão bem definidos, seus ideais estabelecidos e defendidos, os acidentes vão acontecer e muito. Volta e meia você vai tropeçar nas suas idéias e nem sequer irá perceber.

    Porque afinal, tudo flui. Muitas coisas não estão sujeitas a você aceitar ou não, elas simplesmente acontecem. As pessoas muitas vezes nem sabem o que querem. Elas funcionam como as águas de um rio, simplesmente correm para certa direção e não há o que se fazer.

    Ken Himura
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Dental Floss Tycoon
    Todas as relações são motivadas por algum interesse. Aprenda isso, pequeno gafanhoto.

    Frigeri.
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Frigeri.
    · votar


    Descobriu a América.


    Vocês acham que a hipocrisia é aceitável? Deve-se manter relações pessoais apenas quando se tem vontade? Participar dos eventos mesmo sem estar afim é válido? Seria válido negar seus interesses pessoais porque a sua participação é importante pra outra pessoa? É certo negar suas vontades e pôr a idéia de manter relações harmoniosas com os outros como mais importantes? Se as pessoas gostam mesmo de você e respeitam seus interesses, por que não aceitam um simples "não tô afim"?

    Tudo que me favoreça é válido. Se vai me prejudicar de alguma forma é sinal que eu devo atender, mesmo que não seja da minha vontade (caso valha a pena, claro). Do contrário, se eu posso evitar, evito.

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Podemos já vislumbrar a sinergia argumentativa que alavancará e servirá de pilares para que mais este se torne uma grande e produtiva troca de idéias.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Se você tem um código "moral" bem puxado, cheio de diretrizes desumanas, que você (ou outra pessoa) definiu, é quase impossível você não ser hipócrita.

    Já no caso contrário, é bem fácil não ser hipócrita.

    Normalmente as pessoas do primeiro caso tentam puxar as do segundo pro seu lado, por não entenderem isso.

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Eu gosto muito de sempre me assumir como hipócrita, ao contrário dos hipócritas que chamam sempre "os outros" de hipócritas.

    Afinal minha ideologia preza muito por isso: "ter seu julgamento daquilo que é certo ou errado, mas admitir que não é capaz de ser perfeito, portanto poderá errar por incontáveis vezes, mas a nobreza está em reconhecer seus erros, buscar a compensação pelas faltas e evoluir."

    Aqueles que estão numa outra bolha, diferente da sua, sempre vão olhar pra você e te chamar de hipócrita (isso é incontrolável, desde que a palavra "hipócrita" surgiu no nosso vocabulário), e você, na sua bolha, tanto quanto os outros que pertencem a mesma bolha sua, chamarão os das bolhas alheias de hipócritas da mesma forma.

    Assim é o mundo. Injusto por natureza.

    A natureza da mulher é se sentir protegida e do homem é se afirmar perante os demais, portanto não é surpresa que muitas mulheres vão se derreter pelo playboy que possui um carro. Elas e eles estão condicionados naturalmente a isso. Os outros olharão para isso e dirão: "hipócritas."

    Logo, a natureza é hipócrita. Lutar contra a natureza é bom?
    Não, você vai apanhar muito.

    Excelion
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Excelion
    · votar


    Vocês pensam demais sobre isso.

    No final das contas, todas as ações se resumem a um simples pensamento antes de realizá-la: Me traz benefício?

    Ficar inventando código moral/ético é só pra nas conversas de boteco, bater no peito e ficar falando que tem "ombridade e envergadura moral e que nunca comeria mulher de amigo", afinal, você os "considera bagaralho".

    Aham, sei.

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/11 · Editado por: brunohardrocker
    · votar


    Excelion
    Ficar inventando código moral/ético é só pra nas conversas de boteco, bater no peito e ficar falando que tem "ombridade e envergadura moral e que nunca comeria mulher de amigo", afinal, você os "considera bagaralho".

    Aham, sei.


    O mesmo vale para o contrário. Esse seu "aham, sei" não é nada objetivo.

    O que faz sentido mesmo é não teorizar sobre isso. Isso é um mar de subjetividade. Um caos. Não há idéias a se organizarem nisso.

    Excelion
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Excelion
    · votar


    brunohardrocker

    Mas eu sou uma pessoa tão objetiva quanto os dribles do Robinho.

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Simplesmente eu não vejo necessidade em externar que sinto desejos sexuais por mulheres de amigos.

    Devo externar só pra me dizer "sincero" e "não hipócrita"? Não há utilidade nisso. Sinto os desejos sim, mas pra que falar?
    E também por outro lado não vejo utilidade em bater no peito e dizer que não as comeria por ser de amigos. Poderia acontecer, mas pra que falar?

    É assim que funciona. É só não teorizar e se centrar somente na prática.

    Teoriza sobre a crise econômica, sobre a origem do universo... mas não teoriza sobre hipocrisia.

    McBonalds
    Veterano
    # out/11 · Editado por: McBonalds
    · votar


    Maquiavel já dizia (pelo menos eu acho que era ele, tenho que confirmar depois): "O homem que tenta ser bom o tempo todo está fadado à ruína em meio aos maus".

    O mesmo vale pra sinceridade em tempo integral.

    AnaClara
    Veterano
    # out/11 · Editado por: AnaClara
    · votar


    Dental Floss Tycoon

    Vc é legal.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/272516/

    Nem tinha visto esse tópico aqui.

    Dental Floss Tycoon
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Acho que eu tenho valores muito rígidos, e violá-los por causa que o mundo de fora está pedindo fica me soando como uma afronta. O mesmo cara que diz "relaxa, deixa estar" pode ser também o que dirá o mesmo em meio a decisões éticas sérias (que provavelmente nem reconhecerá), então acho que eu busco justificar meus atos pra mim mesmo de acordo com um observador externo imaginário, pra saber se tal e tal ato é val e pensar naquilo além da situação em que me encontro (o que é um conceito de ética). Talvez eu me apegue a esse código rígido pra ter uma ilusão de controle, e porque eu sou paranóico e não sei o que esperar de uma pessoa que não tem firmeza em seus próprios pontos de vista, ou que os flexibiliza de acordo com o socialmente aceitável (famoso "fazer média").

    Mas provavelmente isso é viagem minha e talvez eu precisa rever meus conceitos.

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Dental Floss Tycoon
    eu sou paranóico

    Se não é, se tornará um se continuar a colocar isso como prioridade.

    E eu acredito que vc não seja, pelo pouco que te conheço. Você costuma manjar muito dessas questões, talvez seja um assunto que te atrai muito.

    Mas quando eu comecei deixar de esperar essas coisas das outras pessoas, e usar a inteligência emocional ao meu favor, posso dizer que justamente aí que eu "abri os olhos". O que eu tentava fazer era querer esvaziar o mar com um balde.

    slow134
    Veterano
    # out/11
    · votar


    otseted esse opit ed ocipót

    tambourine man
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Isso aí pra mim é só teorização do que não se necessita ser teorizado.

    Somente praticado.


    [2]

    SODAPOP
    Veterano
    # out/11 · Editado por: SODAPOP
    · votar


    Dental Floss Tycoon
    eu busco justificar meus atos pra mim mesmo de acordo com um observador externo imaginário

    é um observador que é um exemplo de moral?
    se for eu conheço essa história

    QUARESMA
    Veterano
    # out/11
    · votar


    "Tenho que ir lá na festa de fulano, afinal de contas, ele veio na minha e ia pegar mal se eu não retribuísse", quase como se fosse uma troca de favores, e não algo legítimo.

    Isso ai é hipocrisia? Sei la, não interpretei isso como hipocrisia, o cara não falou "Nunca fui a um evento por troca de favores, a pessoa só tem que ir quando tem vontade!!"

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Nossa sociedade é firmada em mentiras.

    Aprenda a mentir!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Hipocrisia e socialização