Verdade inconveniente sobre a composição genética do povo brasileiro.

Autor Mensagem
Bob Mauley
Veterano
# set/11
· votar


papo.... ja estudei em escola particular e em escola pública... as duas dão as mesmas chances para quem quer(a diferença é a cabeça dos alunos), estudo em universidade pública e a maioria esmagadora dos meus colegas estudaram em escolas públicas...

pelo menos aqui na minha região


esse cara mora no Acre, só pode

Will Bejar
Veterano
# set/11
· votar


meu pai é boliviano...

Strato_Master
Veterano
# set/11
· votar


Bob Mauley

Acre

Isso non ecziste! 0.o

fgr
Veterano
# set/11
· votar


Ué, então Portugal já era Europa quando colonizou o Brasil??? Nossaaa, eu imaginei que o Pedrinho era africano..

Gansinho
Veterano
# set/11
· votar


Strato_Master
papo.... ja estudei em escola particular e em escola pública... as duas dão as mesmas chances para quem quer(a diferença é a cabeça dos alunos), estudo em universidade pública e a maioria esmagadora dos meus colegas estudaram em escolas públicas...

pelo menos aqui na minha região


Aonde você mora? Que curso você faz?
Não acredito nisso cara. A maioria esmagadora dos estudantes de universidade pública é composta por pessoas que estudaram em escolas particulares.

Pedro_Borges
Veterano
# set/11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


BOREU
Não podemos graduar pessoas. Temos que formar cidadãos!

BOREU, parabéns pela colocação. Agora, quanto às cotas para negros, eu sempre pensei que para prover o desenvolvimento do país, deveria primeiro passar por políticas que incluísse o negro de forma mais efetiva. O que você disse sobre a divisão econômica eu concordo, porém em relação ao negro eu vejo que há fatores agravantes. A oportunidade para o filho do negro é menos presente.

Quando ví o sistema de cotas eu, de alguma forma achei, digamos, um pequeno começo... um princípio de algo que poderia ser aperfeiçoado. Claro que o próprio andamento do programa se encarregou de mostrar os defeitos, como também delineou por sí algumas correções, com certeza também.

Sou branco de decedência européia, claro, que tenho sangue negro também, mas sempre me preocupei com a causa dos negros em nosso país.

Eu nunca lidei com dados estatísticos tabulados sobre a população brasileira nos seus aspectos sociais, econômicos e étnicos. Minhas observações são empíricas, porém entendo que deveria exisitr sim alguma política funcional para essa questão. Nesse ponto acho que o sistema de cotas, antes de ser criticado deveria sim, ser aperfeiçoado ou mesmo modificado completamente, mas nunca extinto.

Me lembro que o sistema de avaliação das universidades, o denominado "provão" foi muito atacado, e sobretudo por parte dos universitários. Parece até que foi extinto. Uma pena, pois era uma pequeno começo de uma coisa necessária. Talvez devesse ser modificado ou ter sido alterado.

Digo que é uma pena, porque justamente encaixa na frase que você disse: Não podemos graduar pessoas. Temos que formar cidadãos! E é a pura verdade, pois enquanto isso, nossa economia cresce e nossos postos de trabalho são ocupados por americanos, franceses, ingleses, alemães, espanhóis e etc.


Sendo o sistema de cotas sabidamente defeituoso, qual seria sua alternativa à questão da inclusão do negro?

Anderson Eslie
Veterano
# set/11
· votar


Konrad
Mano, você é 53,9% branco..... isso é empate técnico! (Você é um [url= http://1.bp.blogspot.com/_WbdGshRmzSQ/S8t0Ni6Z9kI/AAAAAAAABXo/IA-cow_r 2sQ/s1600/botafogo.JPG]alvinegro[/url]nato)

Pode usufruir das vantagens dos dois lados, e fugir dos ônus argumentando ser do lado oposto.


Não quero ser Alvinegro. Vão me confundir com um torcedor com Corinthians. <o>

Até hoje eu só usurfrui um dos lados. Quando tentei (por direito) usurfruir o outro lado, fui impedido. Que porressa?! <o>

luckitto
Veterano
# set/11
· votar


Black Fire
Você bebeu?

Naum man! E vou tentar ser educado com vc agora.

É que detesto gente dissimulada. Ja li varios posts e sua eterna arrogancia infantil. Iso me deixa puto pq num pais onde menos de 2% tem uma porcaria de um computador em casa vc faz piadinhas da inclusao digital.

E naum minta que to com uma coleçao dessas sua frases jocosas e posso postar. Seja humilde pois o msm buraco que te espera é o msm onde qualquer um de nós será enterrado.

Porra, agora faz um topico com uma pesquisa que tenta provar que somos mais europeus que africanos. Ora, e daí? E so por isso os coitados dos bisnetos dos negros que foram tratados nesse pais como animais devem sorrir pra vc?

Enquanto vc torra 70% da sua maldita grana com cachaça, muitos naum fazem ideia se vao conseguir uma lata de sardinha, misturar com pao e farinha pra naum morrerem de fome.

Entao beba menos e faça sua parte!

luckitto
Veterano
# set/11
· votar


Ah! so mais uma coisa:

Vc estava tao interessado nessa discussao que postou o topico e sumiu. "Olha aqui sua cara de preocupado"...bonitao!



QUEM NAUM TE CONHECE QUE TE COMPRE!


-Dan
Veterano
# set/11
· votar


Isso vai dar merd4...

Will Bejar
Veterano
# set/11
· votar


Yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyeeeeeeeeeeeeeeeeeeaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhh hhhh!!!

BOREU
Veterano
# set/11
· votar


-Dan

Bom dia, meu prezado.

Li atentamente seu último post e o achei coerente. Crei que compartilhamos das mesmas preocupações e devemos incentivar o debate sobre tema tão importante para toda a sociedade brasileira.

Acredito que o autor do tópico deveria ser mais participativo sim, afinal quando postamos um tema a ser discutido é porque queremos opinar, deixar claro nosso ponto de vista.

Entretanto o fato de ausentar-se dele não comprova que sejamos relapsos nem sensasionalistas.

É claro que existem usuários que gostam do meu estilo, mas sei que a maioria desaprova. Mas jamais mudarei meu modo sereno de responder a comentários jocosos nos mesmos termos.

Não apoio nenhum tipo de discussão que não nos leve a conclusões que nos façam refletir e até mudar de opinião, se for o caso. E o próprio autor deste tópico tem ciência que ao chegar aqui fui hostilizado por ele, com comentários do tipo "de que buraco negro saiu esse cara" e outros, como Murilo Wendel, professor R. Marcone, minha querida amiga KaTy, etc.

Enfim, mas o tempo vai passando e o próprio tempo se encarrega se apagar essas lembranças bobas e passamos a ser mais afáveis ainda, ser mais tolerante, entender que aqui é um fórum com centenas de adolescentes com ideias muito parecidas com as quais eu tinha nessa bela idade da vida.

Depois dos cinquenta anos de idade o homem tende a tornar-se mais humilde, ouvir mais, relevar certas coisas, com as devidas exceções. Prova disso é que, certa vez o Black Fire relatou num tópico que, possivelmente, estaria tendo problemas com o consumo excessivo de álcool e eu não me envergonhei de deixar um depoimento aberto, sincero e com corientações, não só para ele, mas para qualquer pessoa que esteja precisando de ajuda.

Portanto, o FCC é um lugar maravilhoso onde supostamente só deveriam haver anônimos, mas que para surpresa de todos, acaba de reunir no último final de semana dezenas de amigos virtuais numa festa alegre, provavelmente numa das maiores manifestações de companheirismo e civilidade que já tive a oportunidade de comprovar num ambiente tão plural.

Meu bom dia a todos.

Kensei
Veterano
# set/11
· votar


BOREU
Como diriam uns amigos:


Que aula!!!!

-Dan
Veterano
# set/11
· votar


BOREU

Bom dia Boreu!

A qual post meu vc estava se referindo?

BOREU
Veterano
# set/11
· votar


-Dan

Queira me perdoar, amigo.

Eu estava tentando me referir a uma resposta sua a uma afirmação, conforme segue:


papo.... ja estudei em escola particular e em escola pública... as duas dão as mesmas chances para quem quer(a diferença é a cabeça dos alunos), estudo em universidade pública e a maioria esmagadora dos meus colegas estudaram em escolas públicas...

pelo menos aqui na minha região


Pois é. Acredito que ele estava se referindo ao geral.

Daqui a pouco chega alguem e diz que um primo dum amigo morava na favela, estudou bagas, e agora é médico e, por esse caso isolado, essas cotas não prestam.

Exceção é exceção né?



Mais uma vez, peço-lhe desculpas.

Bom dia também.

Strato_Master
Veterano
# set/11
· votar


BOREU


o que eu quis dizer é que por aqui, algumas escolas públicas tem o ensino tão bom(e até melhor) que muita particular.... mas os alunos tão pouco se f****** para a escola... o que me leva a pensar se o problema é realmente a escola pública, ou o aluno que estuda na escola pública....

Will Bejar
Veterano
# set/11
· votar


Strato_Master
O problema (que deveria ser a solução) é o aluno.
Na minha opinião, o indivíduo tem que ser educado (em casa) de maneira que entenda que seu futuro depende do seu esforço, com escola pública, particular ou mesmo sem escola alguma!!!

Muita gente reclama de escola pública, mas pouco se mexe pra mudar algo.

BOREU
Veterano
# set/11
· votar


Strato_Master

Olá amigo, bom dia.

o que eu quis dizer é que por aqui, algumas escolas públicas tem o ensino tão bom(e até melhor) que muita particular.... mas os alunos tão pouco se f****** para a escola... o que me leva a pensar se o problema é realmente a escola pública, ou o aluno que estuda na escola pública....

Você também tem razão. Mas o problema é de gestão.

Muitos aqui sabem que eu sou jornalista e, recentemente, estive conversando com o Secretário Executivo do MEC para escrever um artigo, e saí da entrevista com a seguinte impressão:

O que ocorre no Brasil é que as escolas municipais são "poder de barganha" para prefeitos, vereadores, assim como as estaduais o são para os governadores e outros líderes políticos.

E por quê não se toma uma atitude drástica para mudar essa situação?

Por que o maior partido desse país - o PMDB - jamais permitirá que PT, PSDB ou qualquer outro presidente governe sem a anuência dele. E isso é um câncer dos mais graves.

Recentemente, o Ministro da Educação levou até a presidenta Dilma a proposta de FEDERALIZAR o ensino público brasileiro. Ora, em tese - pelos exemplos dos colégios federais de aplicação, CEFET e Universidades Federais - era seria uma medida da maior importância.

Mas foi vetada imediatamente pelos líderes do PMDB e da base aliada e os motivos eu já os mencionei acima. Então os que esses marginais vestidos de terno e gravata querem são os cargos disponíveis nas redes municipal e estadual de ensino.

Ora, se o cargo é político, não há necessariamente ter competência para tal e a consequência é o descaso dos mestres com as escolas. Muitos ganham até mais como funcionário público do que ensinando em colégios particulares, mas nesses últimos há gestão, há cobrança, há o que comemorar. E isso motiva o corpo diretivo, os professores e os alunos.

O ar condicionado funciona, os laboratórios são impecáveis, os banheiros são higienizados, a água é mineral, enfim, é uma cadeia de fatos a favor da educação.

No ensino público é o contrário. Então os professores trabalham estressados, os alunos vendo que o banheiro está sujo, faz em qualquer lugar e a situação só piora. O resultado é uma cadeira de fatos NEGATIVOS que culminam com o péssimo desempenho dos alunos.

Não estou sendo utópico. Estou falando a realidade. No Colégio de Aplicação, que pertence a Universidade Federal, o desempenho dos alunos é equivalente a qualquer escola particular. Então é uma questão política. É uma questão da sociedade se mobilizar e EXIGIR uma solução JÁ.

Bom dia.

fgr
Veterano
# set/11
· votar


BOREU
Tú fala assim ou só escreve assim?

McBonalds
Veterano
# set/11 · Editado por: McBonalds
· votar


O problema da Educação na verdade é que ninguém tá nem aí pra ela.

Os pais não ligam se a educação é de qualidade, contanto que tenham onde deixar os seus filhos durante a semana (como se a escola fosse um "cuidadouro público").

Os políticos não ligam, contanto que o seu eleitorado esteja contente por ter onde deixar os filhos e que eles possam alardear melhorias que, na verdade, são meros paliativos para a Educação. Pelo contrário até, quanto pior for a educação, melhor para eles.

Os alunos dão graças a Deus no dia que o professor falta e não passa matéria. Eles são os que têm menos interesse que o ensino seja mais cobrado.

Por isso eu não concordo com essa vitimização do pobre, que teve o "infortúnio" de nascer no lugar errado e na hora errada. É uma situação em que todos têm culpa, não existem vítimas.

-Dan
Veterano
# set/11
· votar


BOREU

Você falou praticamente tudo.

E não é só na educação que essa politicagem perversa acontece. Em várias gerências municipais, como:

- gerência de esportes, vide os campinhos detonados que vejo por aqui onde moro,
- gerências de bolsa-família, vide as incongruências que vemos como pessoas que não tem direito receber o benefício,

Só pra citar duas. Vi de perto essas porcarias.

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


Não entendi mais nada.

-Dan
Veterano
# set/11
· votar


McBonalds
Os alunos dão graças a Deus no dia que o professor falta e não passa matéria. Eles são os que têm menos interesse que o ensino seja mais cobrado.

Por isso eu não concordo com essa vitimização do pobre, que teve o "infortúnio" de nascer no lugar errado e na hora errada. É uma situação em que todos têm culpa, não existem vítimas.


Mais ou menos. Como a culpa pode ser do aluno que não tem educação, sendo que o que está sendo discutido é justamente o ato de prover educação ao aluno?

Gabriel Laymann
Veterano
# set/11
· votar


Vi a alguns anos um artigo que sugeria como solução a privatização do ensino fundamental e médio, tendo em vista que o governo gasta por aluno uma quantia maior do que o que é pago ao ensino particular. Quanto ao aluno, é uma triste realidade o quanto este desvaloriza o ensino público, pelo fato de ser "de graça". E destes, nem mesmo depois de anos a grande maioria vai ser capaz de ver sua parte no erro.

McBonalds
Veterano
# set/11 · Editado por: McBonalds
· votar


-Dan
Como a culpa pode ser do aluno que não tem educação,

Em primeiro lugar, o papel da escola é dar conhecimento, não educação. Se o aluno não tem educação a culpa é dos pais.

A culpa do aluno está em não valorizar o pouco que é ensinado na escola. Não adianta falar que a escola não tem estrutura e que o professor é despreparado. Quando o aluno quer, ele consegue extrair conhecimento até do professor mais matão e vagabundo. O que acontece é que o aluno, na maioria das vezes não quer.

Interessante a postagem do Gabriel Laymann. Eu sou filho de professores, e os meus pais já relataram (entre outros absurdos) mudanças drásticas de comportamento em alunos (e também em pais) que saem da escola pública e vão para particular.

Quando estão na escola pública, os alunos (e os pais também) reclamam de tudo, de ter de usar o uniforme, de ter que levar o livro todo dia, do horário das aulas, dos professores. Já, quando saem de uma escola pública e vão para a escola particular, no ensino médio, eles viram verdadeiros cordeirinhos, seguindo todas as regras sem reclamar. Isso porque em algumas escolas nem tem tanta diferença assim. Inclusive muitos professores de escola particular dão aula também em escola pública, usando até o mesmo material.

Strato_Master
Veterano
# set/11
· votar


-Dan

Como a culpa pode ser do aluno que não tem educação, sendo que o que está sendo discutido é justamente o ato de prover educação ao aluno?


não da para abrir a cabeça do infeliz e colocar a educação la dentro...

se o aluno não quer aprender... é praticamente impossível ensinar...

BOREU
Veterano
# set/11 · Editado por: BOREU
· votar


fgr

Bom dia.

Tú fala assim ou só escreve assim?

Depende da ocasião. Num bate-papo descontraído entre velhos amigos, não vejo necessidade de tanta preocupação com gramática ou tanto respeito.

Mas quando atuava como diretor de jornalismo de emissoras de TV ou quando lecionava, procurava dar o exemplo e falava o mais corretamente possível.

Nas redações de jornal impresso, a preocupação era menor, pois na minha época (o off set estava no início) havia a figura do revisor. Então a gente escrevia o mais rápido possível, tipo uma lauda a cada três minutos, e largava a bronca para eles. Os coitados se viam doidos (de Aurélio na mão) para corrigir tantos textos.

É claro que quando fui repórter e entrava "ao vivo" nem sempre conseguia transmitir para os ouvintes perfeição. Muito ao contrário.

Lembro-me que, no meu primeiro mês como âncora do antigo noticiário "O Repórter", da Band, eu cometi uma gafe do tamanho de um trem...hahahahaha....

A notícia era sobre a visita do então Papa João Paulo II ao Brasil e em vez de pronunciar pontífice eu falei (ao vivo), pontifice (no texto a palavra estava sem acento, mas como jornalista-âncora eu tinha a obrigação de saber). Aliás, toda palavra proparoxítona, é acentuada.

Levei uma baita bronca através do ponto eletrônico, mas deu tempo de corrigir. Mas quando acabou o jornal, minha colega de bancada não se aguentou e caiu na risada. E pior. Os caracteres ainda estavam subindo e ela morrendo de rir e apontando pra mim.

Que vergonha...


Mas todo mundo fala bobagens. Certa vez, li um post seu que achei péssimo. Achei seu comentário de um racismo tamando. Enfim, acontece!


EDIT/: E continuo cometendo erros até hoje. Ninguém é perfeito/

BOREU
Veterano
# set/11 · Editado por: BOREU
· votar


Gabriel Laymann

Vi a alguns anos um artigo que sugeria como solução a privatização do ensino fundamental e médio,

Esse é o grande sonho dos corruptos brasileiros.

Já pensou a verba da educação para eles dividirem (sem esquecer dos 20% do Ministro, é claro)?

Analise. A corrupção está exatamente em tudo aquilo que o estado não pode (ou não quer) suprir ou produzir. Alguém aqui já parou pra pensar nisso?

É na merenda escolar, é na compra de ambulâncias, é no fretamento de aviões de carga para os Correios, é na terceiração de hospitais públicos, é na terceirazação do DATAPREV...reparem no noticiário a partir de hoje e confiram.

Se tem escândalo, tem funcionário público numa ponta e empresas de fachada na outra.

É na previdência, é na educação, é na saúde, é nos transportes...

Virou PANDEMIA neste país de MEUS DEUS!

-Dan
Veterano
# set/11 · Editado por: -Dan
· votar


McBonalds
Em primeiro lugar, o papel da escola é dar conhecimento, não educação. Se o aluno não tem educação a culpa é dos pais.

É que eu encaro o problema da educação de forma mais profunda, sem restringir apenas ao conhecimento. Esses moleques que não levam a escola a sério, crescem, fazem filhos com 15 anos, e têm que educar os novos nascidos para que levem a escola a sério.

Deveriam né? Mas na marioria das vezes não acontece, pois como educar sem ter educação? E inicia-se um ciclo que não terminará apenas dizendo: " a obrigação de educar os guris é da família e não da escola", pois a mãe quando não é prostituta, trabalha 18 horas por dia e o pai quando não é alcolatra, não é pai e sumiu.

E aí? Cobrar senso de responsabilidade dos molequinhos de 7 anos é tapar o sol com a peneira...

-Dan
Veterano
# set/11
· votar


McBonalds

Quando estão na escola pública, os alunos (e os pais também) reclamam de tudo, de ter de usar o uniforme, de ter que levar o livro todo dia, do horário das aulas, dos professores. Já, quando saem de uma escola pública e vão para a escola particular, no ensino médio, eles viram verdadeiros cordeirinhos, seguindo todas as regras sem reclamar. Isso porque em algumas escolas nem tem tanta diferença assim. Inclusive muitos professores de escola particular dão aula também em escola pública, usando até o mesmo material.

Isso é meio óbvio. Tudo que dói no bolso dói mais. Tudo que se consegue com esforço tem mais valor.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Verdade inconveniente sobre a composição genética do povo brasileiro.