Atestado de pobreza. Um absurdo!

    Autor Mensagem
    R. Marcone
    Veterano
    # set/11


    Por que uma pessoa pobre pra não ter gastos com defensor público, ou gastos com cartório e outros que eu não sei, tem que pegar um atestado de pobreza?
    Já não basta ser pobre, passar por tantas privações, humilhações, e ainda tem que comprovar no papel que é pobre?

    Obs: Não acho que ser pobre deixa ninguém melhor ou pior quanto ao caráter, amizade e etc...Não tenho nenhum preconceito.

    Mas não concordo com o atestado de pobreza. É ridículo.

    Diga aí.

    R. Marcone
    Veterano
    # set/11 · Editado por: R. Marcone
    · votar


    edit

    Ken Himura
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Mas Defensoria Pública não é pra qualquer um que quiser?

    brunohardrocker
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Então eu posso me declarar pobre e fazer certas coisas sem ter gasto?

    Filipe_
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Não é questão de "comprovar no papel que é pobre". O "pobre na forma da lei" é qualquer que pessoa cuja situação econômica não permita pagar as custas do processo ou os honorários do advogado, sem prejuízo do próprio sustento ou o sustento da família. Não é preciso comprovar documentalmente a situação econômica, basta declarar-se pobre para o juiz, e requerer os benefícios da justiça gratuita; Caso o juiz recuse o pedido, terá que fundamentar a recusa.

    Então eu posso me declarar pobre e fazer certas coisas sem ter gasto?
    Poder, você pode, mas a declaração de pobreza admite prova em contrário, sob pena do pagamento do décuplo das custas judiciais.

    Qualquer dúvida: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L1060compilada.htm

    R. Marcone
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Filipe_
    basta declarar-se pobre para o juiz, e requerer os benefícios da justiça gratuita

    Eu acho que a pessoa que pega um atestado de pobreza (mesmo que a lei permita) está assinando a própria sentença de que que não vai sair da pobreza nunca. Se estes serviços podem ser prestados de graça, que sejam sem que a pessoa passe por isso. Ou será que alguém tem orgulho de apresentar um atestado de pobreza?

    Filipe_
    Veterano
    # set/11
    · votar


    R. Marcone
    Amigo, pelo que eu entendi, você está pensando que o cidadão recebe algum tipo de documento, em papel escrito, atestando que é pobre. Isso não acontece. O autor da ação apenas declara que é pobre, não precisa apresentar nenhum documento para isso. E as dificuldades podem ser transitórias, não creio que ninguém esteja "assinando a própria sentença de que não vai sair da pobreza nunca". Se algúem sente orgulho ou não disso, eu não posso afirmar nada, mas os serviços estão a disposição de quem quer que necessite.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tem que pegar um atestado de pobreza?
    e ainda tem que comprovar no papel que é pobre?

    brasileiro gosta de ter vantagem em tudo
    sem atestado qualquer um chega nestes serviços e fala "sou pobre"

    R. Marcone
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Filipe_


    Amigo, pelo que eu entendi, você está pensando que o cidadão recebe algum tipo de documento, em papel escrito, atestando que é pobre. Isso não acontece.

    Não senhor. Só a palavra não basta. Tem que ter o documento escrito. Olhe o modelo:

    http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=articl e&id=473&Itemid=89

    R. Marcone
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Filipe_
    mas os serviços estão a disposição de quem quer que necessite.

    Desde que prove através de documento que é pobre e não tem como pagar.

    Ta kurt
    Veterano
    # set/11
    · votar


    É...

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # set/11
    · votar


    ttinha que ter atestado de pobreza pra pegar bolsa sei la oque e essas mamatas que o governo da pra população em epoca eleitoral ! ja defensoria publica deveria ser direito de qualquer pessoa!

    Filipe_
    Veterano
    # set/11
    · votar


    É apenas uma declaração. E, como eu disse, admite prova em contrário.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Atestado de pobreza. Um absurdo!