Agora é lei. Proibido o uso de telefone celular em agências bancárias

    Autor Mensagem
    Murillo Wendel
    Veterano
    # ago/11


    A lei que que restringe o uso de telefone celular dentro de agências bancárias na cidade de São Paulo começa a valer nesta segunda-feira, depois de ter sido sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD).

    Lei que proíbe celular em banco precisa de regulamentação

    Com a nova lei, fica proibido fazer ou receber ligações e mensagens de voz e de texto nas agências durante período de atendimento de clientes.

    A medida tem como objetivo combater o crime conhecido como "saidinha de banco" e sequestros-relâmpagos. A lei já é aplicada em outras cidades.

    As agências devem afixar cópias da lei nos locais de circulação de clientes e placas informando a proibição do uso do celular nestes espaços.

    Agências que não cumprirem a lei estão sujeitas a multa de R$ 2.500. Em caso de reincidência, a multa passa para R$ 5.000. Segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, as multas ainda não serão aplicadas, pois haverá uma regulamentação em até 90 dias.

    Os clientes não serão penalizados caso usem o aparelho no banco.

    A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) afirmou que é favorável à mudança, porém, alerta que isso não é suficiente para coibir a criminalidade.


    LEI Nº 15.429, DE 26 DE AGOSTO DE 2011

    Gilberto Kassab, prefeito do município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, faz saber que a Câmara Municipal, em sessão de 2 de agosto de 2011, decretou e eu promulgo a seguinte lei:

    Art. 1º: Fica restrita a utilização de telefone móvel no interior das agências bancárias e postos bancários, bem como nas áreas destinadas aos caixas eletrônicos e de similares, especificamente nos espaços de movimentação financeira, durante o atendimento a clientes.

    § 1º: A utilização de que trata o "caput" deste artigo diz respeito a fazer ou receber ligações, bem como receber mensagens de voz e de texto.

    § 2º: As agências bancárias e organizações similares, como menciona o art. 1º, deverão afixar cópias desta lei nos espaços de circulação dos clientes para conhecimento dos interessados, bem como placas informativas, em pontos visíveis, quanto à área de restrição do uso de telefone móvel.

    Art. 2º: A não observância ao disposto no art. 1º desta lei acarretará a aplicação de multa às agências bancárias no valor de R$ 2.500 (dois mil e quinhentos reais) e, em caso de reincidência, multa no valor de R$ 5.000 (cinco mil reais), atualizada de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo --IPCA--, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística --IBGE--, ou outro que vier a substituí-lo.

    Art. 3º: As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

    Art. 4º: Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

    Prefeitura do Município de São Paulo, aos 26 de agosto de 2011, 458º da fundação de São Paulo


    Gilberto Kassab, prefeito
    Nelson Hervey Costa, secretário do governo municipal


    Fonte

    -Dan
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Em BH já faz um tempo que é assim.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bom saber, assim eu não descubro da pior maneira.

    Igual quando eu descobri que no metrô tem vagão só das mulheres em certo horário...

    Bem que eu vi que tinha algo estranho.

    R. Marcone
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Murillo Wendel

    Estas leis são estaduais, ou até municipais. Em MG já é lei desde o ano passado.

    Falô Chico Mendes?

    Murillo Wendel
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    R. Marcone


    Eu esqueci de colocar "em São Paulo" no fim do títuli do tópico.

    R. Marcone
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Murillo Wendel
    Eu esqueci de colocar

    Isso é sério.

    Murillo Wendel
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    R. Marcone


    hahahah

    Tu comeu palhacitos hoje hein?

    =D

    Intolerante
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Intolerante
    · votar


    A lei é só pra cidade de SP?

    Edit: agora que eu vi que é.


    Ainda continuarei usando aqui.

    Murillo Wendel
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Intolerante


    Vou pedir para editar!

    KaTy
    Miss Simpatia 2012
    # ago/11
    · votar


    Já tava sabendo

    Intolerante
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Murillo Wendel
    Vou pedir para editar!
    É bom mesmo. Não tolero tópicos com informações incompletas.

    Murillo Wendel
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Close topic

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Agora é lei. Proibido o uso de telefone celular em agências bancárias