O cigarro que salva

Autor Mensagem
Murillo Wendel
Veterano
# ago/11


...a economia brasileira...


Imposto sobre cigarros terá aumento e governo definirá preço mínimo do maço



A partir de dezembro, a tributação sobre os cigarros mudará. Medida provisória publicada nesta quarta-feira (3) no Diário Oficial da União estabelece um novo modelo para a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Atualmente, o imposto varia de R$ 0,764 a R$ 1,30 por maço, dependendo do tipo de embalagem e do tamanho do cigarro. O novo modelo criará dois regimes de tributação: um geral, que valerá para todos os fabricantes, e um opcional.

No regime geral, a alíquota será 45% sobre o preço de venda no varejo. No regime opcional, o IPI será cobrado de duas formas: uma alíquota geral de até 15% mais uma taxa de R$ 0,80 a R$ 1,30, estabelecida conforme as características do produto.

Segundo o auditor fiscal da Coordenação de Fiscalização da Receita Federal Marcelo Fisch, o modelo geral implica em elevação da carga tributária sobre os cigarros dos atuais 60% para 81%, levando em conta os outros tributos federais e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). No caso do regime por opção, ele disse que não dá para dizer se resultará em IPI maior, porque as alíquotas finais e as classes de produtos precisam ser regulamentadas.

Até o fim de novembro, os fabricantes terão de optar por um dos dois regimes. Segundo a Receita Federal, quem não se manifestar será automaticamente incluído no regime geral, que onera mais o produto.

Apesar de a nova política de apoio a alguns setores da indústria, lançada ontem (2) pelo governo, prever renúncia fiscal de R$ 20,7 bilhões até o fim de 2012, o subsecretário de Tributação e Contencioso da Receita Federal, Sandro Serpa, negou que a equipe econômica esteja buscando novas fontes de receitas para compensar as desonerações. De acordo com ele, a reformulação do modelo de cobrança do IPI sobre cigarros foi necessária para evitar problemas judiciais.

"O modelo atual sofria questionamentos na Justiça, principalmente dos pequenos fabricantes. Então, achamos melhor adotar um novo modelo por lei", explicou. O secretário adjunto disse ainda que a criação de dois regimes (um geral e um opcional) segue o modelo de tributação das bebidas.

Em 2010, a arrecadação de IPI dos cigarros rendeu R$ 3,7 bilhões aos cofres da União. Se forem considerados os demais tributos federais, a receita chegou a R$ 6 bilhões. Para Fisch, o novo modelo corrige uma distorção ao estabelecer uma alíquota percentual sobre os preços. Ele, no entanto, admitiu que a política do governo consiste em tributar mais intensamente os cigarros mais baratos. "Quanto mais baixo o preço, maior a tributação para desestimular consumo. O governo atende a uma política de saúde pública, que segue as convenções internacionais sobre o assunto", alegou.

A medida provisória também autoriza a fixação de preços mínimos para os maços de cigarros à venda no país. O valor ainda será definido pelo Ministério da Fazenda. Segundo o auditor, o estabelecimento de pisos é necessário para evitar a sonegação. "Existem maços vendidos a R$ 1,00 no mercado. Considerando que o imposto mínimo atual é R$ 0,76, há indício de sonegação", justificou.

Fonte

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


Apesar de a nova política de apoio a alguns setores da indústria, lançada ontem (2) pelo governo, prever renúncia fiscal de R$ 20,7 bilhões até o fim de 2012, o subsecretário de Tributação e Contencioso da Receita Federal, Sandro Serpa, negou que a equipe econômica esteja buscando novas fontes de receitas para compensar as desonerações.


Ok. Eu acredito. O governo lança um plano de apoio de renuncia fiscal apra alguns setores da indústria e em contra peso eleva a carga tributária do cigarro de 60% para 81% e o secretário de RF cara de pau, fala não é um jeito de "compensar" a desoneração do lado da indústria.


Porra, quer aumentar o preço do cigarro, aumenta, mas pra que hipocrisia?

Simonhead
Veterano
# ago/11
· votar


Cigarro Made in Paraguai é o que há!

Jeehs
Gata OT 2012
# ago/11
· votar


até novembro para de fumar, ja pago caro nessa merda, e querem aumentar ;/


não irei dar mais dinheiros para esses sangue sugas! aaaaaaaah

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


Simonhead
Cigarro Made in Paraguai é o que há!


Campeão? 007? Palermo? Eight?

D:


Free Box Wins!

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


Mto bem!!!

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


Jeehs


De vez em quando eu fumo.


Consegui me controlar muito depois de anos de vicio a finco.


FATO: Desque eu eu não beba eu consigo ficar sem fumar, se eu for tomar uma latinha de cerveja ai eu tenho que fumar. Foi um acordo que eu fiz com o universo.

Jeehs
Gata OT 2012
# ago/11
· votar


Murillo Wendel

aaah legal isso,

espero que não vicie em alcool, assim você não viciara em cigarro huahsaushas

Jeehs
Gata OT 2012
# ago/11
· votar


Murillo Wendel
que cigarro se fuma, só pra saber?

Comuna CCCP
Veterano
# ago/11
· votar


Agora ferrou de vez... para os fumantes. Mas ai se houver uma redução no consumo de cigarro, duvido que consigam arrecadar o montante.

E outra eles fazem essa renuncia fiscal e nada é passado para os preços finais, enfim os empresários ganham e o governo ganha, nós continuamos fod*dos...
Isso deveria ser controlado com as reduções de preço, os empresários brasileiros fdp sabem muito bem que não estamos enfrentando recessão nenhuma e o câmbio do dólar está, se estiver, afetando pequena parte da industria.

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


Jeehs
que cigarro se fuma, só pra saber?


Já fumei muito Marlboro Vermelho.

Mas de vez em quando revezo entre Camel, Lucky Strike, Carlton...

O Free vermelho é o mais saboroso na mina opinião, pena que acaba rápido.

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


Comuna CCCP
Mas ai se houver uma redução no consumo de cigarro, duvido que consigam arrecadar o montante.


Improvável. Um fumante consumado pagaria 10 reais em um maço de cigarro.

O governo é esperto.

Jeehs
Gata OT 2012
# ago/11
· votar


Murillo Wendel

somente cigarro forte aaarg :S

Simonhead
Veterano
# ago/11
· votar


Murillo Wendel
Campeão? 007? Palermo? Eight?

Ah, sei lá. Qualquer m***a de cigarro advindo de lá é bão - arranca toco, cava buraco, lasca o pulmão. Essas coisas singelas.

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


Jeehs
somente cigarro forte aaarg :S


O free não é forte


Simonhead


Sim. Cigarro é uma desgraça. E tomara que as pessoas deixem de comprar cigarro de marca para comprar pirata só para o governo se ferrar com a arrecadação.

Em contra partida:

Pegou cancer de pulmão? O governo tem que cuidar e gastar?

Pague um convênio! Quem tem dinheiro para comprar cigarro todos os dias tem dinheiro para pagar um convenio médico

Jeehs
Gata OT 2012
# ago/11
· votar


Murillo Wendel
eu fumo marlboro Blue ice! mentolado mais fraco,

não gosto de cigarro sem ser mentolado, por isso acho forte :S

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11 · Editado por: Murillo Wendel
· votar


Jeehs
eu fumo marlboro Blue ice! mentolado mais fraco,

não gosto de cigarro sem ser mentolado,



Mais que cigarro de gay.


Para de ser bicha mano. Homem que é homem fuma Marlboro Vermelho, e a única coisa mentolada que ele usa para o hálito é Halls Preto.

Simonhead
Veterano
# ago/11
· votar


Murillo Wendel
Em contra partida...

Nossa, nem fale mermão. É tão triste ver uma pessoa definhar por conta de um câncer de pulmão. : (

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


Simonhead


=/

Jeehs
Gata OT 2012
# ago/11 · Editado por: Jeehs
· votar


Murillo Wendel

fumo com meus amigos as vezes marlboro vermelho, mais além de ficar um gosto forte na boca!

é ruim :S

so não é pior que gudan ;/

Simonhead
Veterano
# ago/11 · Editado por: Simonhead
· votar


Murillo Wendel

Meu pai morreu de câncer de pulmão há 09 anos atrás. E o cara nunca fumara na vida. Naqueles dias, vi outros pacientes do mesmo tipo de câncer (desta feita vítimas pelo vício) e não era nada engraçado o estado físico e, às vezes, psicológico dos mesmos. Muito triste.

GuitarHome
Veterano
# ago/11
· votar


nós continuamos fod*dos...

O fumante estaria fodido até se o maço fosse de graça.

Lexplorer
Veterano
# ago/11
· votar


Gnomos não fumam cigarro, cigarro só verde e amarelo..
http://www.youtube.com/watch?v=aj9rbYZApfM

Guitar_RdS
Veterano
# ago/11
· votar


Tô nem aí. Odeio cigarro.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# ago/11
· votar


Marlboro Vermelho
Eca. Puta coisa fedida isso ai.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# ago/11
· votar


Jeehs
Seja forte. Tu consegue.

Bob Mauley
Veterano
# ago/11
· votar


nem ligo hihihi

Ch4p0L1N
Veterano
# ago/11
· votar


Tá certo, devia ser igual no Canadá, desce imposto em cigarro pra poder baixar de outras coisas que são importantes.

Não que eu esteja esperando que no Brasil baixem algum imposto :P

faith_girl
Veterano
# ago/11
· votar


se isso fizesse metade dos meus amigos pararem... *risos*

paraguai só ganhando espaço com os mata-rato

Ch4p0L1N
Veterano
# ago/11
· votar


Deviam mesmo é dobrar o preço do maço e cortar pela metade a quantidade de cigarros que vem nele

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O cigarro que salva