Irritar motoristas faz parte da política urbana em boa parte da Europa

Autor Mensagem
DrStrangelove
Veterano
# jul/11


Enquanto cidades americanas sincronizam faróis verdes para melhorar o fluxo do tráfego e oferecem aplicativos para ajudar motoristas a encontrar lugares para estacionar, muitas cidades europeias vêm fazendo o contrário: criando ambientais abertamente hostis aos carros. Os métodos variam, mas a missão é clara: encarecer e dificultar o uso do carro, visando pressionar os motoristas a optar por tipos mais ecológicos de transporte.

Viena, Munique, Copenhague e outras cidades já fecharam grandes trechos de ruas para o tráfego de automóveis. Em Barcelona e Paris, as pistas para automóveis vêm sendo reduzidas pelo aumento dos programas populares de aluguel de bicicletas. Em Londres e Estocolmo, os motoristas precisam pagar taxas polpudas de congestionamento simplesmente para entrar no centro da cidade com seus veículos. E, nos últimos dois anos, dezenas de cidades da Alemanha passaram a fazer parte de uma rede nacional de "zonas ambientais" nas quais só podem entrar carros com emissões baixas de dióxido de carbono.

As cidades que aderem a essas políticas recebem novos shopping centers e prédios de apartamentos de braços abertos, mas limitam fortemente o número possível de vagas de estacionamento. A possibilidade de estacionar na rua está deixando de existir. Nos últimos anos, até mesmo capitais automobilísticas como Munique vêm se convertendo em "paraísos para os caminhantes", disse Lee Schipper, engenheiro sênior de pesquisas na Universidade Stanford e especialista em transportes sustentáveis.

"Nos Estados Unidos, a tendência tem sido muito mais de adaptar as cidades para receber carros", disse Peder Jensen, diretor do Grupo de Energia e Transportes da Agência Ambiental Europeia. "Aqui vêm ocorrendo mais movimentos para tornar as cidades mais vivíveis para as pessoas e relativamente livres de automóveis."

Com essa finalidade em vista, o Departamento de Planejamento do Trânsito de Zurique vem se esforçando nos últimos anos para dificultar a vida dos motoristas. As ruas da cidade ganharam faróis vermelhos em intervalos pequenos, provocando demoras e angústia entre os motoristas. Passarelas subterrâneas para pedestres que deixavam o trânsito fluir livremente em cruzamentos importantes foram demolidas. Os operadores do sistema de bondes da cidade, que não pára de crescer, podem mudar os faróis de trânsito em seu favor quando se aproximam, obrigando os carros a parar.

Hoje a circulação de carros é proibida em muitas quadras em volta da Löwenplatz, uma das praças mais movimentadas da cidade. Onde é permitida, a velocidade é fortemente limitada; os carros só podem avançar a passo de lesma, permitindo a remoção total de faixas de pedestres e dando aos pedestres o direito de atravessar quando e onde quiserem.

O chefe de planejamento de trânsito de Zurique, Andy Fellmann, sorriu enquanto observava alguns carros avançando lentamente em meio a uma massa de ciclistas e pedestres. "Por aqui os carros avançam devagar e param a todo momento", disse ele. "É disso que gostamos! Nossa meta é recuperar o espaço público para os pedestres, não facilitar a vida dos motoristas."

Embora algumas cidades americanas tenham feito esforços semelhantes --é o caso, notadamente, de San Francisco, que converteu partes da Market Street em zona de pedestres_, elas ainda constituem exceção nos Estados Unidos, onde, segundo Schipper, é difícil levar as pessoas a imaginar uma vida da qual os carros não constituam uma parte essencial.

De maneira geral, as cidades da Europa têm incentivos mais fortes para agir assim. Construídas, em sua maioria, antes do advento do automóvel, suas ruas estreitas têm dificuldade em lidar com tráfego pesado. Os transportes públicos são de maneira geral melhores na Europa que nos Estados Unidos, e a gasolina frequentemente custa mais de US$8 o galão, contribuindo para fazer com que o custo de andar de carro seja duas ou três vezes mais alto por quilômetro do que é nos EUA, disse Schipper.

Além disso, os países da União Europeia provavelmente não conseguirão cumprir seus compromissos de redução de emissões de dióxido de carbono, previstos no protocolo de Kyoto, se não reduzirem a circulação de carros. Os Estados Unidos nunca ratificaram esse pacto.

Ao nível global, as emissões vindas dos transportes continuam a subir implacavelmente, sendo que mais da metade é gerada por automóveis de uso pessoal. Mas um impulso importante por trás das reformas do trânsito adotadas na Europa é algo que é igualmente importante para os prefeitos de Los Angeles e Viena: tornar as cidades mais convidativas, com ar mais limpo e menos trânsito.

Michael Kodransky, gerente de pesquisas globais do Instituto de Transportes e Política do Desenvolvimento, em Nova York, que trabalha com cidades para reduzir as emissões vindas dos transportes, disse que, anteriormente, a Europa estava seguindo "a mesma trajetória que os Estados Unidos, com mais pessoas querendo possuir mais carros". Nos últimos dez anos, porém, disse ele, houve "uma mudança consciente no pensamento, além da adoção de medidas firmes". E isso está tendo efeitos.

Depois de possuir carro próprio por duas décadas, Hans Von Matt, 52, que trabalha no setor de seguros, vendeu seu veículo e hoje se desloca em Zurique de bonde ou bicicleta, usando um serviço de partilha de carros quando quer sair da cidade. As estatísticas da cidade mostram que o número de famílias sem carro aumentou de 40% para 45% nos últimos dez anos e que as pessoas que possuem carros hoje os usam menos.

"Houve grandes brigas em torno do fechamento ou não desta rua, mas agora ela está fechada, e as pessoas se acostumaram", disse ele, descendo de sua bicicleta na Limmatquai, uma zona de pedestres à margem do rio, margeada por cafés, que, no passado, era ocupada por duas pistas de trânsito sempre engarrafado. O fechamento de qualquer rua importante precisa ser aprovado em referendo.

Hoje 91% dos deputados do Parlamento Suíço usam o bonde para chegar ao trabalho.
Mesmo assim, algumas pessoas reclamam. "Há muitas zonas onde só se pode dirigir a 20 ou 30 quilômetros por hora --é estressante", disse o consultor Thomas Rickli, estacionando seu Jaguar na periferia da cidade. "É inútil."

Os planejadores urbanos geralmente concordam que o uso diário do carro para ir ao trabalho não é desejável nas cidades, em qualquer parte do mundo.

Fellmann calculou que uma pessoa em um carro ocupa 115 metros cúbicos de espaço urbano em Zurique, enquanto um pedestre ocupa apenas três. "Logo, se você anda de carro, isso não é justo com as outras pessoas", disse ele.

As cidades europeias também perceberam que não poderiam atender às diretrizes cada vez mais rígidas da Organização Mundial de Saúde referentes à poluição ambiental com partículas finas se os carros continuassem a ter presença dominante. Muitas cidades americanas não cumprem os requisitos da Lei de Ar Limpo, mas esse fato "simplesmente é aceito por aqui", disse Kodransky, do instituto de transportes de Nova York.

Muitas vezes são necessárias medidas extremas para levar as pessoas a deixar seus carros em casa, e um primeiro passo crucial consiste em fornecer transporte público de qualidade. Uma estratégia inovadora empregada na Europa consiste em intencionalmente dificultar e encarecer o estacionamento. "Há lugares para estacionar em toda parte nos Estados Unidos, mas eles estão desaparecendo dos espaços urbanos da Europa", disse Kodransky, cujo relatório recente "Europe's Parking U-Turn" trata dessa mudança.

O novo shopping center Sihl City, em Zurique, é três vezes maior que o Atlantic Mall, no Brooklyn, mas tem apenas metade do número de vagas para estacionar. Em função disso, disse Kodransky, 70% das pessoas que vão ao shopping usam os transportes públicos para chegar.

Em Copenhague, Jensen, da Agência Ambiental Europeia, disse que o edifício comercial onde trabalha tem mais de 150 vagas para bicicletas e apenas uma para um veículo, reservada para um deficiente físico.

Enquanto, na Europa, os códigos de construção muitas vezes limitam o número de vagas de estacionamento em edifícios novos, os códigos americanos tendem a fazer o contrário: estipular um número mínimo de vagas.

Novos complexos residenciais construídos ao lado da linha de trens leves em Denver dedicam seus oito pisos inferiores a estacionamentos. Para Kodransky, isso faz com que seja "fácil demais" para os moradores usarem seus carros, em lugar de aproveitarem o transporte ferroviário ao lado.

Enquanto, em Nova York, o prefeito Michael R. Bloomberg vem gerando controvérsia por converter algumas poucas áreas como a Times Square em zonas de pedestres, muitas cidades europeias já excluíram os carros de áreas enormes. Os comerciantes em Zurique temiam que isso levasse a uma queda no movimento de suas lojas, mas, segundo Fellmann, o temor mostrou ser infundado, porque o tráfego de pedestres aumentou entre 30% e 40% depois de os carros deixarem de circular.

Com o apoio dos políticos e da maioria dos cidadãos, os planejadores de Zurique pretendem seguir adiante em sua campanha para domar o tráfego, encurtando os períodos de farol verde e encompridando os de farol vermelho, para que pedestres não precisem esperar mais de 20 segundos para atravessar uma rua.

"Com nossa filosofia, jamais sincronizaríamos os faróis verdes para facilitar as coisas para os carros", disse um funcionário da prefeitura, Pio Marzolini. "Quando estou em outras cidades, parece que estou sempre esperando para atravessar uma rua. Não consigo me acostumar à ideia de que eu valho menos que um carro."

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/935607-irritar-motoristas-faz-parte -da-politica-urbana-em-boa-parte-da-europa.shtml

qew
Veterano
# jul/11 · Editado por: qew
· votar


Opa, claro. Lí tudinho.

Tivertimailaif
Veterano
# jul/11
· votar


Mas que porcaria ein, as pessoas deveriam aprender a cuidar da sua propria vida e não do meio-ambiente =/

Kaíque
Veterano
# jul/11
· votar


Eu adoraria ser uma pessoa ecológica, mas chegar fedendo a suvaco nos lugares seria desagradável :(

ROTTA
Veterano
# jul/11
· votar


O que o artigo traz já é sabido. A questão é que a contrapartida ao carro na Europa é muito atrativa, com transporte públicos excelentes (e com preços justos), fora a infraestrutura para uso de transportes ecologicamente corretos (ciclovias, etc).

O que acontece no Brasil é que se quer limitar e encarecer o uso do carro sem oferecer alternativas atraentes do outro lado. Aqui na minha cidade, por exemplo, estão implantando corredores de ônibus (somente!), mas esquecem que o uso do transporte coletivo só vai aumentar com preços justos, bons e frequentes ônibus, etc... Enfim, um conjunto de medidas que os gestores teimam em ignorar, e depois quando suas iniciativas fracassam colocam a culpa na "cultura do carro".

Abraços.

Zandor
Veterano
# jul/11
· votar


Eu adoraria ser uma pessoa ecológica, mas chegar fedendo a suvaco nos lugares seria desagradável :(


Todo mundo fede na europa

Benva
Veterano
# jul/11
· votar


ROTTA
O que acontece no Brasil é que se quer limitar e encarecer o uso do carro sem oferecer alternativas atraentes do outro lado. Aqui na minha cidade, por exemplo, estão implantando corredores de ônibus (somente!), mas esquecem que o uso do transporte coletivo só vai aumentar com preços justos, bons e frequentes ônibus, etc... Enfim, um conjunto de medidas que os gestores teimam em ignorar, e depois quando suas iniciativas fracassam colocam a culpa na "cultura do carro".


Em compensação aqui em Sampa nem precisa dificultar. Já é difícil usar carro. Carro, moto, ônibus, metrô, patinete... o grande problema, creio eu, é superpopulação, somada a um transporte insuficiente e ineficiente.

Agora, em um lugar com boa acessibilidade para bicicletas e com transporte público bom não vejo motivos para usar carro.

Xeper
Veterano
# jul/11
· votar


Em compensação aqui em Sampa

São Paulo é caso perdido...

J. S. Coltrane
Veterano
# jul/11
· votar


DrStrangelove

O sistema baseado no carro saturou, ele toma muito espaço, é uma forma velha como os sistemas analógicos que vc falou no outro tópico.

ROTTA

o problema é convencer o pessoal que se mata comprando carro a 60x a voltar para o bumba

Zandor
Veterano
# jul/11
· votar


Em compensação aqui em Sampa nem precisa dificultar. Já é difícil usar carro.

E todo mundo continua usando



renansena777
Veterano
# jul/11
· votar


ta de brincadeira que esse texto enorme fala sobre irritar motoristas na Oropa né?

brunohardrocker
Veterano
# jul/11
· votar


Não tenho nada contra campanhas para estimular o uso da bicicleta. Mas vejam só, esquerdinhas do meio ambiente adotando técnicas autoritárias para obrigar o cidadão a mudar de meio de transporte.

Snakepit
Veterano
# jul/11 · Editado por: Snakepit
· votar


DrStrangelove
Irritar motoristas faz parte da política urbana em boa parte da Europa

Olha só! Essa politica já é implantada em POA a decadas! Pegue a Ipiranga e voce vai descobrir que pra nao parar em todos sinais vermelhos tu tem que dar correr e correr o risco de tomar multa pq tem pardais. A intenção é realmente enlouquecer os motoristas.

Só que Porto Alegre já foi muito além, pois além de um transporte público RIDÍCULO que destruiu a cidade com milhares de corredores de onibus que funcionam mau e porcamente, temos também a grande especialidade dos porto alegresenses: carroças!!!

E mais carroças. E mais. E mais.

Simonhead
Veterano
# jul/11
· votar


Enquanto cidades americanas sincronizam faróis verdes para melhorar o fluxo do tráfego e oferecem aplicativos para ajudar motoristas a encontrar lugares para estacionar, muitas cidades europeias vêm fazendo o contrário: criando ambientais abertamente hostis aos carros. Os métodos variam, mas a missão é clara: encarecer e dificultar o uso do carro, visando pressionar os motoristas a optar por tipos mais ecológicos de transporte.

Creio que esse mesmo cara ai trabalha no Detran/DF, pois raramente se pega os sinais em sincronia na W3 (Sul ou Norte).

DrStrangelove
Veterano
# jul/11
· votar


Aqui em Fortaleza também tem essa política de hostilidade ao carro.
Além de hostilidade ao pedestre, ao ciclista, ao usuário de transporte coletivo... creio que a intenção seja estimular a população a fica em casa.

DrStrangelove
Veterano
# jul/11
· votar


carroças

Aqui também tem desses, só que com tração humana.

J. S. Coltrane
Veterano
# jul/11
· votar


DrStrangelove

aí vem um maluco e te assalta em casa, estimulando o absurdo

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/11
· votar


Os europeus não precisam de carro!

Os países lá são minúsculos e eles tem um sistema de transporte público extremamente eficiente!

.omni
Veterano
# jul/11
· votar


A diferença é que nos EUA você não vai comprar pão sem um carro.
Na Europa não tem porque ter carro, pelo menos em cidades como Paris, Londres, Amsterdam... Elas são projetadas de outra maneira, o transporte público não só é excelente como é muito mais prático e barato que um carro.
Apples and Oranges, eu acho que não é mesmo pra facilitar pros carros. Pedestres e ciclistas tem que ser prioridade sempre nesses lugares.

Fidel Castro
Veterano
# jul/11 · Editado por: Fidel Castro
· votar


É verdade isso.

E os europeus em geral gostam. Barcelona tá ficando chatinha de dirigir, Paris eu não sei, nunca dirigi lá, mas Barcelona...

O pior é que quem tá na contra-mão lá sou eu que vou de carro até a portaria do prédio, ou até a casa do vizinho. Sendo que lá tudo é planejado pra funcionar sem carro.

Nos EUA, em maior parte das cidades, se você está sem carro, está na mão, e principalmente, está 'sem honra'. Eles ainda não tem na cultura a idéia de não usar carro por opção, apenas por falta de opção. Então fica aquela de sem carro = quebrado. Ninguém gosta de parecer quebrado, além dos comunistas de boutique.

Fidel Castro
Veterano
# jul/11
· votar


J. S. Coltrane

Esse termo 'estimular o absurdo' é muito Camusiano last week.

.omni
Veterano
# jul/11 · Editado por: .omni
· votar


brunohardrocker
Não tenho nada contra campanhas para estimular o uso da bicicleta. Mas vejam só, esquerdinhas do meio ambiente adotando técnicas autoritárias para obrigar o cidadão a mudar de meio de transporte.

Puta, cara. Você já foi em Paris?
O transporte público de lá só não é perfeito porque ainda existem carros na rua.
Ninguém tá obrigando nada, mas é fato que os carros atrapalham um sistema que seria perfeito. Tem que dar prioridade aos pedestres mesmo.
É igual o cigarro que custa uns 6 euros por lá, simplesmente pra desestimular as pessoas a fumar, quem quiser fumar contribui (com impostos altos) a pagar o sistema público de saúde, por exemplo. Afinal de contas quando alguém tiver um câncer de pulmão ele vai se tratar em um hospital publico.

Fidel Castro
Veterano
# jul/11
· votar


.omni

Outra coisa que impede o métro de Paris de ser perfeito é o descaso com o uso de desodorante.

J. S. Coltrane
Veterano
# jul/11
· votar


Fidel Castro

o/

.omni
Veterano
# jul/11
· votar


Fidel Castro
Verdade, coisa que não se pode fazer é olhar pro cabelo das pessoas no metrô.

Putz.

Codinome Jones
Veterano
# jul/11
· votar


Ninguém gosta de parecer quebrado, além dos comunistas de boutique.

=(

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# jul/11
· votar


Viciado em Guarana
Os europeus não precisam de carro!

Os países lá são minúsculos e eles tem um sistema de transporte público extremamente eficiente!


Então você também não precisa de carro, porque garanto que sua cidade é menor que vários países da Europa e bicicleta custa 300 pilas.

Strato_Master
Veterano
# jul/11
· votar


.omni


puta palhaçada isso... se o cara paga os impostos pela rua, paga o carro é muito mais que direito dele andar com o carro.... que se dane o sistema quase perfeito...

a base da nossa sociedade é a liberdade...mas parece que pouco a pouco estão tentando tirar isso de nós e o pior é que estamos aceitando numa boa....

Devil Boy
Veterano
# jul/11
· votar


Os métodos variam, mas a missão é clara: encarecer e dificultar o uso do carro, visando pressionar os motoristas a optar por tipos mais ecológicos de transporte.

Guardem minhas palavras: essa nova religião verde será a grande praga política deste século. A menos que sejam detidos, os ambientalistas farão pelo século XXI o mesmo que os comunistas fizeram pelo XX.

Em Bruxelas, já inventaram até uma palhaçada chamada "táxi verde". Liguei para uma empresa pedindo um táxi e me alertaram de que só podiam mandar um carro ecologicamente correto (leia-se: mais caro), pois a licença dos demais estava suspensa por conta do gás carbônico.

Vez por outra, também aparecem na minha universidade emissários de organizações ecoterroristas (WWF, Greenpeace, PETA, etc.) pregando contra o uso de sacolas de plástico no supermercado e defendendo sua substituição por mochilas - exatamente como se fazia na União Soviética, onde o custo de produção das sacolas era alto demais para serem usadas de forma tão "pródiga" e as velhinhas tinham que andar pela rua com um saco de Papai Noel nas costas.

Coincidência ou não, o fato nada surpreendente é que muitos daqueles que ontem se diziam socialistas vermelhos desbotaram depois da queda do muro e passaram a se intitular "verdes" e a advogar outras variedades de intervencionismo. É compreensível: já que eles fracassaram miseravelmente em provar que o capitalismo era ineficiente para gerar prosperidade e que era necessário o planejamento estatal para desenvolver a economia, restou-lhes apenas a sinistra opção de condenar a própria prosperidade e defender o planejamento estatal para destruir a economia. Cambada de palhaço.

brunohardrocker
Veterano
# jul/11
· votar


.omni

Puta, cara. Você já foi em Paris?
O transporte público de lá só não é perfeito porque ainda existem carros na rua.
Ninguém tá obrigando nada, mas é fato que os carros atrapalham um sistema que seria perfeito. Tem que dar prioridade aos pedestres mesmo.


O dia que eu estiver vitorioso financeiramente, certamente irei para Paris. Mas ainda prefiro Veneza.
Carro é tudo de bom. Espaço, diversão e privacidade excelente.
O ser humano é tão inteligente, ao invés de sossegar em cima do transporte coletivo, poderia fazer evoluir o privado. Até mesmo ecologicamente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Irritar motoristas faz parte da política urbana em boa parte da Europa