Tópico para esclarecer (inclusive a mim) sobre taxação de alfandega

    Autor Mensagem
    Digão00
    Veterano
    # jun/11


    Folks,

    Planejando minha viagem pouco consumista para os EUA, me vi em uma situação inesclarecida: o que realmente acontece na alfandega brasileira, na volta de viagens internacionais. Já ouvi vários valores de taxação (30%, 50%, 60%, 100%) sobre os produtos que extrapolam a cota. Já vi listas de produtos que se pode trazer que não serão taxados (considerados uso pessoal) e, ao mesmo tempo, já vi os mesmos produtos nas listas de produtos que serão taxados. No site da receita federal está muito implícito sobre o que realmente é taxado ou não. Então recorro ao sábios do OT, e que talvez já tiveram alguma experiencia:

    - Instrumento musical é taxado?
    - Video Games são taxados?
    - iPod e iPad são taxados?

    Muito agradecido de quem responder esses questionamentos.

    ROTTA
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Digão00
    - Instrumento musical é taxado?
    - Video Games são taxados?
    - iPod e iPad são taxados?


    Todos eles são taxados.

    É taxado 50% sobre o valor que exceder US$500.

    Abraços.

    Pesadelo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ROTTA
    É taxado 50% sobre o valor que exceder US$500.
    Isso por via aérea ou aquática.

    Por via terrestre é o que exceder US$300.

    Digão00
    - Instrumento musical é taxado?
    - Video Games são taxados?
    - iPod e iPad são taxados?

    Se você trouxer como uso pessoal não paga imposto.

    ROTTA
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Pesadelo
    Se você trouxer como uso pessoal não paga imposto.

    Paga sim. Os itens dispensados considerados como de "uso pessoal" são uma câmera digital, um relógio e um celular. Roupas e produtos de higiene pessoal são isentos também (desde que fora da embalagem). Existe isenção para bebidas e cigarros, até um certo limite.

    Enfim, iPad, iPod, notebook, filmadora, tudo isso é taxado e entra na cota dos US$500 (aéreo/marítimo) ou US$ 300 (terrestre).

    Instrumento musical é dispensado no caso do músico que comprovar que estava viajando a trabalho (a comprovação é a critério do fiscal da receita).

    Sugiro uma visita ao site da Receita que tem um FAQ sobre o assunto.

    Abraços.

    Sedank
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Sedank
    · votar


    Digão00
    Instrumento musical é taxado?
    Video Games são taxados?
    iPod e iPad são taxados?

    Sim, sim e sim.

    Viajei para o Canadá em Julho do ano passado, voltei com uma Les Paul e um Amp (passou e muito a cota), mas nem fui barrado, voltei por Guarulhos, o segredo consiste no seguinte: divida a bagagem (por volume mesmo) entre as pessoas.

    Se você tiver com umas 3 ou 4 malas, pode ser que te barrem. Mas se você trouxer só uma ou duas malas mais a guita nas costas (meu caso) nem vão te parar.

    Os caras só querem fuder com a vida de quem quer revender.

    PS - No resto da bagagem ainda tinha aspirador de pó, torradeira, um notebook, uma câmera digital, 4 relógios de 50 dólares cada... haha.

    Resumindo - divida por volume, você passa tranquilo.

    ROTTA
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: ROTTA
    · votar


    O procedimento é o seguinte: dentro do avião (antes do pouso) você é solicitado a preencher sua declaração de bens que excedem os US$ 500.

    Digamos que você comprou US$ 1000 de produtos que são taxados (informática, por exemplo). Você tem duas opções:

    - Declarar os US$ 500 excedentes e, na saída do avião pegar a fila de declaração, onde irá pagar US$250 de imposto.
    - Ocultar a declaração, e pegar a fila do "nada a declarar". Neste caso você está descumprindo a lei, e se for parado pelo fiscal (a seleção é aleatória), a multa é dobrada. Geralmente são parados nesta fila quem tem muita bagagem (3-4 volumas), mas não é regra.

    Abraços.

    Sedank
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Digão00

    Na loja de instrumentos é ó pedir pros caras colocarem dentro de 500 dólares na notinha. A galera quer vender e é gente boa com isso.

    Sedank
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ROTTA
    O procedimento é o seguinte: dentro do avião (antes do pouso) você é solicitado a preencher sua declaração de bens que excedem os US$ 500.

    É só não declarar. Ninguém vai fiscalizar não...

    ROTTA
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Sedank
    Na loja de instrumentos é ó pedir pros caras colocarem dentro de 500 dólares na notinha. A galera quer vender e é gente boa com isso.

    Nos EUA, em lojas decentes, isso não vai acontecer.

    Detalhe: se você entrar com um produto taxado sem nota/comprovante com o valor, vai valer o valor da tabela do fiscal.

    Abraços.

    ROTTA
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Sedank
    É só não declarar. Ninguém vai fiscalizar não...

    Foi o que eu disse acima (opção 2) e é o que a maioria faz. Mas se for parado na fila do "nada a declarar", e ficar comprovado que excedeu a cota, a multa é dobrada. A fiscalização é fraca, especialmente em voos que chegam bem cedo ao país (caso da maioria).

    Nunca fui parado, mas conheço gente que foi.

    Abraços.

    Digão00
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ROTTA

    Pode cre, esqueci de perguntar isso: como que é a questão de filas e seus respectivos impostos: A fila de bens a declarar e a fila de nada a declarar, quais são as respectivas taxações?

    ROTTA
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Digão00
    Pode cre, esqueci de perguntar isso: como que é a questão de filas e seus respectivos impostos: A fila de bens a declarar e a fila de nada a declarar, quais são as respectivas taxações?

    Só existe uma taxação, que é aplicada para quem entra pela fila de "bens a declarar". Quem entra pela fila de "nada a declarar" é porque está indicando que não excedeu a cota. Ou seja, se for parado, é taxado em dobro pela "picaretagem"... Os ingressantes nesta fila são parados aleatoriamente para revista.

    Abraços.

    Sedank
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ROTTA
    Nos EUA, em lojas decentes, isso não vai acontecer.

    Ok então.

    Pesadelo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ROTTA
    Paga sim. Os itens dispensados considerados como de "uso pessoal" são uma câmera digital, um relógio e um celular.
    Conheço gente que recentemente veio com videogame e não pagou imposto, pois veio como uso pessoal. E até eu já trouxe um iPod como uso pessoal e não paguei imposto.

    ROTTA
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Pesadelo
    Conheço gente que recentemente veio com videogame e não pagou imposto, pois veio como uso pessoal. E até eu já trouxe um iPod como uso pessoal e não paguei imposto.

    Depende de muita coisa. Excedeu a cota de US$500? Passando por qual fila? Sendo parado pelos fiscais ou não?

    Detalhe, um PS3 e um iPod, por exemplo, não excedem a cota, e neste caso está isento de imposto.

    Se excedeu a cota, passou pelo "nada a declarar" e não foi parado, foi um lance de sorte, e não a regra vigente para estes itens. Ou seja, não é algo garantido, mas como a fiscalização é fraca, pode acontecer. O site da Receita é bem claro quanto a isto.

    Abraços.

    The Dark Shape of Pentatonics
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    se, por exemplo, eu voltar com 550 do exterior, eu pago a "multa" em cima dos 550 ou só dos 50(excedente)?

    e tipo, não pode exceder 500 dólares, ou o valor em real não pode passar de 500?

    Sedank
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    The Dark Shape of Pentatonics

    São 500 dólares.

    Você paga de acordo com o valor eu acho.

    ROTTA
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    The Dark Shape of Pentatonics
    se, por exemplo, eu voltar com 550 do exterior, eu pago a "multa" em cima dos 550 ou só dos 50(excedente)?

    Imposto sobre o excedente, no caso, US$ 50. Mas com diferença pequena assim, e com poucos volumes na bagagem, passe pelo "nada a declarar".

    Abraços.

    Pesadelo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ROTTA
    Depende de muita coisa. Excedeu a cota de US$500? Passando por qual fila? Sendo parado pelos fiscais ou não?
    A cota era de US$300, pois era por via terrestre. Eu declarei outras coisas, o iPod nem tava declarado, já que não tinha onde declarar uso pessoal.
    Eu passei pela fila pra legalizar, eu não ia pagar nada de imposto pois estava tudo dentro da cota.

    Digão00
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Deixa eu fazer um UP pra pergunta um negocio: Eu vi muita gente falando sobre as notas fiscais frias, ou seja, abaixo do valor. Todos sabem que isso é crime, e os vendedores evitam isso. Agora, quando fui pro Chile, eu pedi pro vendedor fazer a nota abaixo do valor, e ele falo que não, mas que podia fazer 2 notas: No caso a guitarra foi 800 dolares - aí o cara fez uma nota de 500 (na cota) e outra nota de 300 dolares (que sem querer sumiu). Nos EUA alguém já tentou fazer isso? Não só em loja de instrumentos (meu principal foco) mas em alguma outra loja?

    Fidel Castro
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Digão00

    Haha genial.

    Vou tentar agora, to indo pra lá final do mês.

    Digão00
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Fidel Castro

    E avisa aqui se deu certo, man!

    ROTTA
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Digão00
    Nos EUA alguém já tentou fazer isso? Não só em loja de instrumentos (meu principal foco) mas em alguma outra loja?

    Nunca tentei, mas dada a integração (eletrônica) dos sistemas por lá, acho improvável que você consiga.

    Abraços.

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Cara, um brother meu que viaja sempre disse:
    "você vai com 2 malas, uma com suas roupas e uma vazia, quando vc voltar, o que tiver na mala vazia não paga imposto"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tópico para esclarecer (inclusive a mim) sobre taxação de alfandega