Jovens da classe média adotam preguiça como profissão

Autor Mensagem
thebassx
Veterano
# jun/11 · Editado por: thebassx


Andréa M., 22, formada em gastronomia, revela sua receita predileta: levar a vida em banho-maria. "Em plena quarta-feira, fui à praia com uma amiga. Se eu estivesse trabalhando, isso não seria possível", diz.

Qualidades não faltam a Andréa. Além do talento na cozinha, fala espanhol fluente. Mas, no currículo, há somente quatro experiências que não somam mais do que seis meses de trabalho.

Ela conta que, para espantar a monotonia, sai três ou quatro vezes por semana. Seu roteiro inclui bares e baladas na Vila Madalena.

Andréa admite que os seus pais não concordam muito com sua situação atual. "Vivem me dizendo para ir trabalhar. Mas agora, no inverno, prefiro é ficar embaixo das cobertas."

Andréa está entre os 3,4 milhões de brasileiros com menos de 24 anos que não estão nas salas de aula e nem atuando no mercado formal de trabalho. O número é um estudo recente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas).
Editoria de arte / Folhapress
10 mandamentos da preguiça

A maioria desses jovens, porém, não está longe do mercado de trabalho por preguiça. Há todo tipo de razão: rapazes fora do mercado por causa do serviço militar, jovens mães, portadores de deficiência física ou mental, dependentes químicos e, é claro, gente que procura emprego e não acha.

Esses 3,4 milhões representam menos de 15% dos brasileiros entre 18 e 24 anos. É um valor bem menor do que os quase 50% de jovens desempregados na Espanha, por exemplo, onde surgiu a geração "ni-ni", de "ni estudian, ni trabajan".

Andréa, porém, está confortável com a sua situação de "ni-ni", ao contrário dos jovens espanhóis, que vão às ruas protestar. Ela não é, claro, a única jovem com boa formação que optou, com a anuência dos pais, pelo ócio como forma de vida.

Para Bruno Wolfsdorf, 21, por exemplo, as férias também duram o ano inteiro. "Meu dia começa às 13h, horário que costumo acordar, depois vou para o videogame ou computador", diz. Ele acabou de chegar de um mochilão de um ano na Europa.

Ele também estudou gastronomia e fala inglês, espanhol e hebraico. Diz não querer ficar muito tempo sem fazer nada, mas não reclama. "Não está ruim, o que pega mesmo é na hora da grana."

O jovem costuma sair todos os dias nos bairros Itaim Bibi, Vila Madalena e Morumbi. A grana, lógico, vem do bolso dos pais. Ele não tem carro próprio, mas isso não é problema. "Em casa sempre tem um na garagem que eu posso usar."

Segundo a psicóloga Kênia Piacentini, esse estilo de vida pode ser consequência do comportamentos dos pais dos jovens.

"São geralmente pessoas com dificuldade de se verem independentes dos filhos, gerando uma proteção exagerada que faz com que esses jovens se acomodem, cria dependência."

EMPRESAS PODEM VER COM MAUS OLHOS PASSADO DE ÓCIO

A vida mansa pode trazer prejuízos no futuro, diz o gerente de relacionamento da Foco Talentos, Gustavo Nascimento.

"Um período curto de descanso pode ser algo natural, mas [se houver exagero] as oportunidades talvez se tornem mais escassas. Organizações preferem investir em jovens talentos que se preparam desde cedo."

http://www1.folha.uol.com.br/folhateen/925863-jovens-de-classe-media-a dotam-a-preguica-como-profissao.shtml

DISSERTEM, depois darei a minha opinião.

Excel Lion
Veterano
# jun/11
· votar


Meu irmão tá nessas.


Eu estava até a um tempo atrás também, a desculpa era intercâmbios haha. Mas não dá, ócio demais cansa.

Simonhead
Veterano
# jun/11
· votar


Esse estilo de vida pode ser consequência do comportamentos dos pais dos jovens.

Nem duvido. Tem pai/mãe que parece não preparar o filho/a para a vida.

toty
Veterano
# jun/11 · Editado por: toty
· votar


Edit*

opnião irrelevante...

The Fixer
Veterano
# jun/11
· votar


Minha profissão atual, já que passei para o segundo semestre.

Viva!

Insomniac_
Veterano
# jun/11 · Editado por: Insomniac_
· votar


Fdps que tem oportunidade e estrutura o suficiente pra estudar em paz sem precisar trabalhar ao mesmo tempo e depois de formados conseguirem logo um trabalho legal, ficam mamando o dinheiro dos pais em vez de aproveitar a condição privilegiada que tem.
Vergonhoso isso.

janick
Veterano
# jun/11
· votar


Meu irmão tá nessas.


Eu estava até a um tempo atrás também, a desculpa era intercâmbios haha. Mas não dá, ócio demais cansa.


Mentira. Trabalho demais cansa!

Eu to doido pra sair do meu hahuahauhau

Xeper
Veterano
# jun/11
· votar


A conclusão que se chega de acordo com a matéria é que todo estudante de gastronomia é vagabundo

EternoRocker
Veterano
# jun/11
· votar


Simonhead
Nem duvido. Tem pai/mãe que parece não preparar o filho/a para a vida.

Tem pai e mãe que mal sabem que têm filho... largam na mão da babá e já era.

Mas nas fotos estão bonitos... todos juntos e tals.

Aí depois reclamam da falta de amor dos filhos... que só torram seu rico dinheirinho.

Suzane Von Richthofen apoia meu post !!!

Fidel Castro
Veterano
# jun/11
· votar


Fdps que tem oportunidade e estrutura o suficiente pra estudar em paz sem precisar trabalhar ao mesmo tempo e depois de formados conseguirem logo um trabalho legal, ficam mamando o dinheiro dos pais em vez de aproveitar a condição privilegiada que tem.
Vergonhoso isso.


Nem todo mundo gosta de trabalhar.

Anderson Eslie
Veterano
# jun/11
· votar


A conclusão é que classe média é tudo bando de leite com pêra.

The Fixer
Veterano
# jun/11
· votar


Acho que a grande maioria dos que postam aqui pertencem a classe média, portanto, a conclusão é que a classe média é tudo leite com pêra e hipócrita.

Anderson Eslie
Veterano
# jun/11 · Editado por: Anderson Eslie
· votar


Maldita net que cai e duplica o post.
Editado.

Zandor
Veterano
# jun/11
· votar


Fiquei sem fazer nada entre 2OO6 e 2O1O

Simonhead
Veterano
# jun/11
· votar


EternoRocker

Não conheço todos os detalhes do trato dos pais daquela guria para com ela e o irmão. Ainda assim, aquilo tudo foi cruel.

ROTTA
Veterano
# jun/11 · Editado por: ROTTA
· votar


Ela não é, claro, a única jovem com boa formação que optou, com a anuência dos pais, pelo ócio como forma de vida.

Em destaque acima, o mais forte motivador para esta realidade: vida mansa dada pelos pais "carentes" (mesmo sem ser ricos!). Olhando sob a ótica dos filhos, eu acho um lapso de infantilidade e de coragem para enfrentar o mundo real.

Abraços.

ROTTA
Veterano
# jun/11
· votar


EMPRESAS PODEM VER COM MAUS OLHOS PASSADO DE ÓCIO

A vida mansa pode trazer prejuízos no futuro, diz o gerente de relacionamento da Foco Talentos, Gustavo Nascimento.

"Um período curto de descanso pode ser algo natural, mas [se houver exagero] as oportunidades talvez se tornem mais escassas. Organizações preferem investir em jovens talentos que se preparam desde cedo."


Pode apostar que sim! Já avaliei muita gente para posições nas empresas onde trabalhei, e um longo período de ociosidade sempre será questionado. Chama muito a atenção do entrevistador.

Abraços.

thebassx
Veterano
# jun/11
· votar


eu to nessa, mas eh pq nao to conseguindo emprego mesmo...

Rafa-Ban
Veterano
# jun/11
· votar


a cconclusão é: teve chance de ter uma profissão? e quer *********** RUA!

thebassx
Veterano
# jun/11
· votar


Fidel Castro
Nem todo mundo gosta de trabalhar.


o fidel que o diga, né?

thebassx
Veterano
# jun/11
· votar


ROTTA

sim, eu conheço gente que pensa assim "eu nao vou procurar emprego, pq, vai que eu acho?"
daí tipo, o cara ta com 23, 24 anos, e tem medo do mundo e tal, gosta de tar na casa dos pais, que é um hotel....

thebassx
Veterano
# jun/11
· votar


eu to na casa dos meus pais, e to me sentindo um fudido.

EternoRocker
Veterano
# jun/11
· votar


Simonhead

Claro claro...

Eu entendo... e eu tb nem aprovo o que ela fez... foi bizarro.

Mas era evidente que ela não tinha nenhum apego emocional aos pais dela... mas tão somente ao $$$.

Só estou puxando um fiozinho pra reflexão geral... mas quem sabe não seja assunto para outro tópico né ?!?!?

Rafa-Ban
Veterano
# jun/11
· votar


desculpem pelo post acima ,não sabia que era uma palavra imprópira aqui

DrStrangelove
Veterano
# jun/11
· votar


Adotar preguiça é uma forma muioto fácil de ganhar a vida.

Elas não correm, comem só uma vez por semana. A única parte difícil deve ser limpar a sujeira.

Codinome Jones
Veterano
# jun/11
· votar


Se eu pudesse mamar na teta de alguém e passar o resto da vida estudando, o faria sem vergonha nenhuma.

Xeper
Veterano
# jun/11
· votar


Se eu pudesse mamar na teta de alguém e passar o resto da vida estudando

Só virar funcionario publico...

Codinome Jones
Veterano
# jun/11
· votar


Xeper
Menos do Estado, ai é sacanagem.

Johnny Favorite
Veterano
# jun/11
· votar


Se eu tivesse uma grana guardada que me rendesse uns 10 barão por mês mas eu não trabalharia nem fodendo!

Chad Stroke
Veterano
# jun/11
· votar


Andréa, porém, está confortável com a sua situação de "ni-ni"

Quero ver quando o OT estiver em manutenção...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Jovens da classe média adotam preguiça como profissão