Mini-desabafo sobre a burocracia

Autor Mensagem
jimmy vandrake
Veterano
# jun/11
· votar


Bog

O pior é que os burocratas se acham intelectuais por criarem processos dos mais truncados possíveis. Muitos deles garantem seus empregos diante da centralização e complexidade de suas exigências. É mais ou menos assim, se o fulano não estiver no departamento ninguém resolve.

Snakepit
Veterano
# jun/11
· votar


Multi de Alguém
Aconteceu algo parecido comigo. Complicaram tanto acabei abrindo a conta de qualquer maneira, mas até hj não tenho cartão de credito. O que foi uma obrigação na hora acabou sendo algo bom, prefiro o cartao infatil chamado conta-poupança mesmo.

Bog

Cara, ta voltando entao? Por bem ou por mau?

Benva
Veterano
# jun/11
· votar


Bog

Meu cadastro é relativamente antigo, mas fiquei um bom tempo sem acompanhar isso aqui, então... Bog, o que você pesquisa?

Bog
Veterano
# jun/11
· votar


jimmy vandrake

Pois é, às vezes as formalidades chegam em um ponto estranho onde o seu único papel é alimentar a máquina mesmo. É aquele tal documento com nome complicado que ninguém lê mas que garante o emprego de um monte de gente cuja única função é saber como conseguir documentos com nome complicado que ninguém lê.

Snakepit
Cara, ta voltando entao? Por bem ou por mau?

Desde 2008 eu já sabia que voltaria em 2011. O plano sempre foi este.

Benva
Bog, o que você pesquisa?

Visão computacional e aprendizado de máquinas.

J. S. Coltrane
tradutor juramentado cobra 3X mais pelo mesmo serviço

Se eu mesmo pudesse fazer a tradução, seria de graça. E provavelmente faria melhor, já que eu pelo menos entendo os termos técnicos.

Multi de Alguém
Cheguei ao Brasil em agosto do ano passado, depois de uma longa jornada no exterior

Hehe, ah então você é você mesmo. =P

Fico curioso para saber por que voltou. Não queria que a criança fosse a alien da escola?

T-Rodman
Veterano
# jul/11
· votar


Bog
essa semana o Br resolveu até dar bolsas de estudo pra brasileiros no exterior. Em tese, isso serviria para aumentar a leva de profissionais com graduação lá fora, algo do tipo que você está fazendo por conta.

E receio que em sua área, o que não falta hoje em dia é proposta de emprego, mas na iniciativa privada. Pelo menos é o que as reportagens daqui falaram em relação ao anúncio.

amplexos

T.

MMJr
Veterano
# jul/11 · Editado por: MMJr
· votar


""Cheguei ao Brasil em agosto do ano passado, depois de uma longa jornada no exterior, e precisava abrir uma conta em um banco.
Fui lá, mas não consegui porque meu CPF não estava regularizado.
Me mandaram ir aos Correios para fazer isso...
Fui lá então, e a moça falou que não dava pra fazer porque eu não tenho título de eleitor.
Pedi então para fazer o título, mas isso também não dava por era período eleitoral e eles não emitiam mais títulos naquela época.

Depois de muita correria e desencontros, consegui uma carta de um juíz eleitoral dizendo o porque de eu não conseguir o título, e então fui diretamente na Receita para enfim regularizar meu CPF.
Nisso tudo, foi-se quase 1 mês."""


Multi de Alguém

Voce deveria saber dessas regras antes de negligenciar suas obrigacoes como eleitor e pessoal fisica no Brasil....

Eu moro fora do Brasil a quase 13 anos e com 5 minutinhos por ano no site da receita federal consigo manter todos meus documentos em dia....

Esse tipo de burocracia ate que nao me pega muito....O que me deixa "p" da vida e a corrupcao desenfreada...

Valeu...

Bog
Veterano
# jul/11
· votar


T-Rodman
isso serviria para aumentar a leva de profissionais com graduação lá fora, algo do tipo que você está fazendo por conta.

Eu fiz graduação no Brasil. ;)

E se eles não mudarem as regras do jogo, essa galera toda vai chegar depois no Brasil com diplomas que "não valem". Um engenheiro formado no exterior volta para o Brasil e tem um longo caminho a percorrer até poder se filiar ao CREA. Às vezes, precisa refazer metade do curso. Recentemente, a comissão de educação e cultura da câmara (é, aquela da qual o Tiririca faz parte...) fez uma audiência exatamente para discutir este assunto. Eles pensam que a CAPES (ou era o MEC?) poderia avaliar cursos no exterior e criar uma lista de cursos com reconhecimento garantido. Assim, um engenheiro formado pelo MIT não precisaria chegar no Brasil e ficar mais 1 ano esperando uma universidade federal (tem que ser federal) reconhecer que ele não é um malandro que comprou o diploma numa universidade do Paraguai.

receio que em sua área, o que não falta hoje em dia é proposta de emprego, mas na iniciativa privada

Receio? =P

A iniciativa privada não tem como costume contratar doutores para fazer pesquisa, até porque são poucas as empresas que fazem pesquisa no Brasil. Eu sou da computação, mas sou pesquisador. É isso que eu sei fazer. Se tentasse entrar em uma dessas empresas de TI, meu conhecimento é básico, o mesmo de um cara que está na faculdade agora. Digo, se eu olho as vagas de empregos no jornal, encontro entre os requisitos um monte de siglas que eu nem sei o que significam. Seria um doutor de 30 anos concorrendo com gente que nem se formou. Se for assim, é como se eu perdesse 10 anos de carreira, porque o que eu fiz neles não conta para uma empresa que procura um analista de sistemas ou um gerente de redes.

emaniox
Veterano
# jul/11
· votar


Onde eu trabalho demorou 6 meses para reconhecer um diploma de doutorado emitido no Brasil mesmo. Pelo menos as recompensas serao retroativas.

Bog
Muito provavelmente vc vai tentar algum concurso em algum lugar pra algum cargo. As vezes, pode parecer que o concurso é muito dificil, que esta acima do seu alcance. Mesmo assim, tente. As vezes da certo. Baseado numa história real.

Flw.

Bog
Veterano
# jul/11 · Editado por: Bog
· votar


emaniox

Cara, eu sempre "mirei alto" primeiro, para baixar a bola só depois. Eu conheci um monte de gente que falava coisas do tipo "ah, bem que eu queria estudar no Japão, mas deve ser muito difícil conseguir a bolsa, quem me dera". O cara nem tentou e já está derrotado. Claro, não adianta tentar sem se preparar, ou tentar algo para o que você não leva o menor jeito, e muito menos ficar insistindo em uma estratégia que fracassa tentativa após tentativa. Eu adoto um demotivator como mote:

Quitters never win
Winners never quit
But those who never win and never quit are idiots

Heheh, dito isso, antes de vir eu pensava em tentar concurso para professor nas melhores universidades que eu encontrasse. Mas resolvi "puxar o freio" por outras razões que não têm a ver com a dificuldade do concurso (tem a ver com família e com trabalhar 12 horas por dia). Restringi minhas opções às universidades federais e estaduais do PR.

Obviamente, isso tudo se não decidirem que o meu doutorado não valeu... =S

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mini-desabafo sobre a burocracia