Considerações sobre a vida do homem médio.

Autor Mensagem
Random_Rampager
Veterano
# jun/11


Bom, eu estou beirando os 30. Para alguns de vocês eu devo ser um pirralho, pra outros um ancião e deve ter alguns que regulam mais ou menos a idade.

Uns 80% dos caras da minha idade estão naquela vibe de "oi, meu nome é João, e eu quero trabalhar pra caralho, me casar, ter um casal de filhos e uma casa de praia e morrer". Não que eles falem nessas palavras, mas a vida dos caras está se encaminhando pra isso.

Até aí tudo bem, se os caras estivessem felizes, mas a maioria nem está. Os outrora nobres, valentes e animados companheiros de caça estão quase todos cabisbaixos, reclamando que as contas consomem todo o dinheiro deles, a família todo o tempo livre e que as respectivas patroas andam azucrinando eles demais. Quando alguém pergunta se eles estão felizes ou se valeu a pena, eles dizem que sim, com uma hesitação que a gente finge que não viu, pra poder continuar a conversa.

Um dia, conversando com um amigo, ele me disse que meio que passou a vida dele sem pensar muito no que ele queria, fazendo o que ele achava que "tinha que fazer", e que agora ele já tinha mulher, 2 filhos, financiamentos pra pagar e já era. Dá umas coisas a se pensar.

Um outro esses dias estava muito chateado porque o pai dele, que trabalhou a vida toda numa grande empresa, foi mandado embora faltando uns 3 anos pra se aposentar, porque o salário dele estava alto demais. dá o que pensar também.

E eis mais algumas coisas pra gente refletir:

-Uns 50% do casamento acabam em divórcio. Dos outros 50%, tem gente que não se separa por causa de filhos, de motivos religiosos, família, contas...

-Um filho, se você for olhar os gastos com escola particular, atividades, saúde etc etc sai por uns R$ 20.000 por ano.

-100% dos homens que entram numa grande empresa entram pensando em crescer lá dentro. Os que conseguem crescer lá, depois de um tempo, falam que nunca mais viram os caras que entraram junto com eles, e provavelmente sequer lembram seus nomes. E, depois de muitos anos, os salários deles vão ficar altos demais e eles serão trocados por 2 recém-formados que fazem o que ele faz por 1\4 do salário.

-Para as mulheres, você pode gastar o seu dinheiro na casa, com ela ou com os filhos. Mas, se você comprar alguma coisa pra você e não levar ela pra jantar, ou não comprar o que seu filho quer, prepare-se para ouvir bastante, amigo.

-Se você tem de uns 15 anos pra cima, lembre-se que um pacotinho de camisinhas custa uns 3 e pouco sempre que você for dar umas trepadas, pílula do dia seguinte custa uns 25 sempre que a camisinha der merda, mas que pensão pra filho custa bem mais caro, cresce com a sua renda e você tem que pagar até uns 24 anos depois, se o filho estiver estudando.

Reflitam e comentem sem muita frescura.

guizimm
Veterano
# jun/11
· votar


"oi, meu nome é João, e eu quero trabalhar pra caralho, me casar, ter um casal de filhos e uma casa de praia e morrer"
a vida do meu pai esta sendo assim ateh agora,lol
-Um filho, se você for olhar os gastos com escola particular, atividades, saúde etc etc sai por uns R$ 20.000 por ano.
me senti mal agora

Rafa-Ban
Veterano
# jun/11
· votar


em outras palavras, use sempre camisinha,não se case,não trabalhe além do necessário e não construa uma carreira numa só empresa.Seria essa a receita bascia de felicidade pro homem moderno?

Random_Rampager
Veterano
# jun/11
· votar


a vida do meu pai esta sendo assim ateh agora,lol
A de todos normalmente é assim, infelizmente.

me senti mal agora
Não se sinta. Saia pra rua, tome umas cervejas, encha os pulmões e exclame: "eu sou a Ferrari que meu pai não teve!" :)

Mas, falando um pouco mais sério aqui, a gente se sente mal mesmo. Pior que na época de faculdade fica bem mais caro ainda, principalmente se você precisar sair da sua cidade.

Random_Rampager
Veterano
# jun/11
· votar


Rafa-Ban
Se é a receita, eu nem sei. Mas, que, pelo que eu tenho visto, fazer o contrário tem grandes chances de dar merda, isso tem.

Penta_Blues
Moderador
# jun/11
· votar


Boa tarde!!!

Random_Rampager
-Um filho, se você for olhar os gastos com escola particular, atividades, saúde etc etc sai por uns R$ 20.000 por ano.
Não imagino quanto eu gasto com meu filho, mas se for isso, de tudo que eu ganho, são os 20 mil mais bem gastos e bem empregados considerando tudo o que fiz e ainda farei na minha vida.
Valeu!!!

fuska77
Veterano
# jun/11
· votar


são os 20 mil mais bem gastos e bem empregados considerando tudo o que fiz e ainda fare


são os 20 mil mais bem gastos, por enquanto!

zaqueu_grunge
Veterano
# jun/11
· votar


Seria essa a receita bascia de felicidade pro homem moderno?

Não acredito que se possa generalizar assim. Obviamente ainda não cheguei nos 30, mas...

Em relação ao casamento, acredito que, mesmo você (supostamente) ter encontrando a pessoa certa pra construir uma vida ao lado, vão sempre haver momentos ruins. Que devem ser superados, não ignorados... O interessante acho que seria conhecer muito bem tal pessoa antes de partir pro casório, morar junto por um tempo, passar por situações difíceis antes de casar.

Quanto aos filhos, acredito muito nos valores da família. Acredito em ralar muito pra dar condições pros filhos, pra esposa, etc. Fazer isso por mim mesmo já me satisfaz, imagino poder fazer isso por quem eu amo. Como diz aquela famosa frase... "Um homem que não se dedica à família nunca será um homem de verdade"...

Random_Rampager
Veterano
# jun/11
· votar


Penta_Blues
Tarde! =)

É sempre bom ver outras opiniões nessas coisas. Inclusive, se tiver mais umas coisas nesse sentido pra falar, é bom e válido também.

O lance deste tópico é que, ao ver os amigos enrolados com bebês, aulas de coisas que eles não se importam com a patroa, dívidas, dúvidas, etc e reclamando da vida, a gente fica bolado mesmo. Aí a gente fica pensando coisas do tipo "deve ter uma coisa além disso".

E, na pior das hipóteses, serve pro pessoal mais novo do fórum entender os sacrifícios que os pais fazem por eles. :)

Random_Rampager
Veterano
# jun/11
· votar


fuska77
É, ainda corre o risco do filho ser uma decepção, também.

zaqueu_grunge
Eu lembro dessa frase no Poderoso Chefão. Apesar que eu acho que o Corleone falou algo do tipo "Um homem de verdade deve passar tempo com a família". Ou às vezes era outra frase, mas enfim.

Quanto ao casamento, concordo com você. às vezes o casal tem amor, mas falta diversas outras coisas que a relação pode ficar insuportável.

Rafa-Ban
Veterano
# jun/11
· votar


Random_Rampager
merda ou não,acho que depois de velho se agente ollhar pra trás e ver que não fez essas merdas todas,acho que deve dar uma tristeza enorme

Random_Rampager
Veterano
# jun/11
· votar


Rafa-Ban
Arrepender e ficar triste, a gente sempre corre o risco, de um jeito ou de outro. Vai ver, de qualquer jeito nós estamos é fudidos mesmo, ahahah!

Rafa-Ban
Veterano
# jun/11
· votar


Random_Rampager


pois é man, nós homens nascemos pra ser bestas huashuahs...se eu puder renascer,acho que vou querer ser mulher,ou cachorro

Random_Rampager
Veterano
# jun/11
· votar


Rafa-Ban
Hm, sei não. Se eu nascesse mulher eu teria que ser lésbica, não sei se seria legal. Quanto aos cachorros, nem sei. A maior vantagem de ser um cachorro é poder lamber a própria naba, mas sei lá se compensa.

Se eu fosse nascer de novo, eu ia querer ser um bilionário.

jimmy vandrake
Veterano
# jun/11
· votar


Random_Rampager

É uma crise nos 30. Alguns começam a ganhar dinheiro e aí percebem que a vida poderia ser mais fácil ou leve sozinho.
Pra galera que casou cedo, muitos terão enormes dificuldades tanto de relacionamento quanto financeiras. As despesas são bem mais altas do que se imagina. Piora ainda mais quando casam com mulheres sem noção que simplesmente transferem para o marido o conforto financeiro que tinha na casa dos pais, ou vive num mundinho azul onde crianças não choram, não ficam doentes, não precisam de alimentação e educação. . . enfim tudo cai do céu.
Nestas horas qualquer um se questiona sobre o andar da carroagem, cheia de imprevistos e imperfeições . Tem os que casaram porque simplesmente casaram, e quando se olha para frente as coisas estão muito perto, não dá para planejar nada.

Random_Rampager
Veterano
# jun/11
· votar


jimmy vandrake
É bem por aí mesmo. Mas talvez eu que seja o sem noção, sei lá. Quando eu vejo a vida dos meus amigos, eu só consigo pensar algo do tipo "eu não quero isso pra mim, não". Crianças, aulas de dança, ganhar bem e ver tudo indo embora, almoço de domingo e depois futebol, levar filho pra isso ou aquilo, eu acho tudo isso meio que um saco.

Aí alguns falam coisas tipo "quando você tiver um filho você vai entender" ou algo genérico e abstrato assim, mas não sei não.

Existe uma certa pressão da sociedade pra nós homens fazermos essas coisas, depois de certa idade os parentes começam a encher o saco, etc, aí os caras acabam fazendo "tudo que eles tem que fazer" sem pensar muito e ficam nessa.

O problema é que quando você percebe que não quer isso fica sem saber direito o que fazer.

jimmy vandrake
Veterano
# jun/11
· votar


Random_Rampager

Eu curti minha vida de solteiro até os 35. Depois me juntei, tenho meu filho hj com 11 e as coisas andam meia boca. Tem minha própria empresa, sou dono do meu salário, horário, responsabilidades.
No geralzão é a história do homem médio. Ja realizei a parte mais pesada da vida, casa, carros etc. . .
O duro é que se vc deixa para ter filhos mais tarde, falta paciência, se é muito cedo, falta grana. Meus amigos que casaram aos vinte e poucos, a maioria já esta no segundo ou terceiro casamento já tem os filhos criados. Tudo marmanjo com vinte e poucos aí tomam cerveja juntos, enquanto eu tenho que lutar espada as dez da noite.

brunohardrocker
Veterano
# jun/11
· votar


Random_Rampager

Ainda não cheguei lá, mas a vida não é nem um pouco fácil mesmo, cara.

Eu penso que se por um lado o que vc disse tá coberto de razão, por outro... que caminho então seguir?

Não acho que simplesmente se manter solteiro até os 40ão faça com que tudo seja diferente.

A vida é um jogo. Se você disse que alguém pode entrar numa empresa, crescer e depois ser substituído, isso pra mim significa que EU tenho que ter jogo de cintura pra que um dia EU seja o patrão. Chegou lá, cresceu, parta pro rumo de montar o seu próprio negócio, pense mais em você, porque quando é pra levar um pé na bunda é daqui pra li.

Rafa-Ban
Veterano
# jun/11
· votar


meu vizinho,ele tem uma filha de 5 anos ele ta beirando os trinta e a mulher dele de ve ter uns 23 anos,qdo o bicho pega entre eles da pra escutar daqui.Da pra sacar que ele não queria casar,nem ela queria ser mãe,dai começam as cobranças e acusações.

Mesmo eles esntando bem financeiramente, ele é meio tosco e por ciume não deia ela retomar os estudos e talz...enfim observando isso ja me faz pensar que casar pode ser um erro

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# jun/11
· votar


Bom, eu estou beirando os 30. Para alguns de vocês eu devo ser um pirralho, pra outros um ancião e deve ter alguns que regulam mais ou menos a idade.

Na minha concepção, com 30 anos o individuo ainda nem chegou no "auge" da vida.

faith_girl
Veterano
# jun/11
· votar


não se case :)

brunohardrocker
Veterano
# jun/11
· votar


E cada cabeça é uma sentença.

Eu conheço pessoas com situações diferentes. Não vejo como estabelecer uma regra pra isso.

Multi de Alguém
Veterano
# jun/11
· votar


Texto copiado de um blog.
Trata mais ou menos desse mesmo assunto.
É longo, mas pra quem se interessa, pode ser uma boa leitura.


"Afinal de contas, quando é que a vida começa?

A vida começa aos 30, aos 40, aos 50, aos 60...
Quem nunca ouviu algumas destas afirmações?
Mas afinal de contas, qual delas é verdadeira? Será que a vida começa e recomeça de 10 em 10 anos?
Ou será que nenhuma delas é verdadeira?

Esses dias levei um puxão de orelha da minha esposa.
"Achei que você iria colocar um pouco mais de você no seu blog" dizia ela. E não que estivesse errada, pois uma das propostas era essa mesmo.
Mas eu tenho uma certa dificuldade com isso. É muito mais fácil para mim, ir depositando migalhas sobre a minha personalidade em forma de opiniões em cima de fatos alheios, do que parar para falar de mim mesmo.
Depois, fiquei meio na dúvida se deveria abordar isso aqui. Não que não valesse a pena ser discutido, mas porque parece mais um texto para a coluna de Reflexões do que um post em si.
Mas até mesmo por achar que este blog está se tornando estereotipado demais para os meus propósitos, resolvi encarar. E o empurrãozinho que faltava, foi a matéria que eu li sobre uma chinesa de 102 anos que enfim começou a estudar.

Recentemente tenho trocado valiosos dedos de prosa com um amigo sobre nossas vidas e nossos propósitos. Embora tenhamos personalidades bem diferentes, acontecimentos em comum em nossas vidas fizeram com que tenhamos visões bem semelhantes. Temos exatamente a mesma idade, casados (cada um com sua respectiva mulher, que fique bem claro), um filho para cada lado, vida financeira estável porém sem regalias, e o lado emocional um tanto quanto desgastado. Pode até ser que surja daí, uma nova dupla sertaneja. Mas ganhar na loteria parece ainda ser um sonho mais viável.

O que acontece é que estamos chegando nos 30 anos de idade. Os sonhos de infância já ficaram para trás, a adolescência foi boa enquanto durou e a maturidade chegou trazendo grandes responsabilidades. O que fazer daqui pra frente? Como transformar projetos e perspectivas em realidade concreta?
Estamos atrás de respostas para estas perguntas, mas nós mesmos nos colocamos contra a parede. Achar que não podemos mais e que não temos mais tempo para errar nos pressiona e nos deixa ainda mais indecisos, acuados. Mas será que a vida realmente começa neste ponto ou é só a "crise dos 30" que nos pegou de jeito? E não adianta falar que na verdade a vida já começou, porque nós não nos demos conta disso antes.

Histórias como a dessa chinesa aí também nos mostra que nunca é tarde para se começar algo que desejas.
Tá certo que é improvável que ela venha fazer uma faculdade. Ao que tudo indica, os chineses não piratearam a Dercy Gonçalves. Mas se Ma Xiuxian, no alto dos seus 102 anos, decidiu ir à escola, é porque ela tem o seu propósito e sabe onde pode chegar. Experiência de vida não lhe falta.
Até aí, tudo muito lindo e muito legal. Porém, por mais que eu não tenha certeza se a vida começa nos 30, também não vou esperar chegar nos 100 para começar!

Mas vamos lá!
Quando nascemos, dependemos de nossos pais para tudo.
O tempo passa e vamos crescendo. Aos poucos, o processo de independência vai avançando. Conseguimos sentar sozinhos, engatinhar, andar, falar, comer, pedir, bagunçar, e por aí vai (ver a minha filha de 2 anos sentar em frente ao computador e falar que vai entrar no MSN e ver um video no YouTube é engraçado demais!).
Com o passar dos anos, damos início àquela fase que toda crianças/adolescente odeia, e todo adulto tem saudade. A idade escolar. Vamos à escola aprender de tudo. E quem já não se perguntou por que raios temos que suportar aquela chata aula de química, se queremos ser advogados no futuro?
Mas a escola é mais do que isso. Ela nos prepara para a vida. Você não aprende apenas as matérias. Aprende a se relacionar com as pessoas, a se concentrar, a ter responsabilidades, a dividir espaços e atenções, a desenvolver ideias e raciocínios, e também aprende sobre pressão por resultados e competitividade. É um processo que vai evoluindo ao longo dos anos, mais ou menos uns 20, sempre no intuito de te preparar para encarar a vida sem sustos ou fracassos.

Nesse meio tempo, vem um período muito importante. Não sei para as mulheres, mas para os homens a maioridade é uma espécie de salvação. Enfim podemos tirar a carteira de motorista (por mais ou menos 5 anos, contamos os dias para a chegada deste momento), comprar a Playboy, sermos donos do nosso nariz. E claro, também tem o lado ruim... Alistamento, obrigação de votar, etc.

Daí então a pessoa se forma, já tem seus 20 e poucos. vai entrar no mercado de trabalho, se adaptar, e tentar colocar em prática tudo aquilo que aprendeu até então.
Lógico que várias pessoas ficam pelo meio do caminho. Nem todos conseguem terminar seus estudos, ou se preparar adequadamente para encarar o mundo como ele é. Mas a verdade é que chegar neste estágio da vida é inevitável. Estando preparados ou não.

E então? É agora que a vida começa? Nos vinte e poucos, quase trinta? Onde temos que tomar as rédeas da nossa vida e rumar à um futuro que nós temos que construir com nossas próprias mãos?
De fato, parece uma teoria legal né?!
Mas e o que foi feito até agora? Seria justo chamar de pré-vida?
E as pessoas que já passaram desta idade e ainda não tem toda essa estrutura? Não viveram nenhum conto de fadas, e ainda não conseguiram projetar o seu ideal de vida?
Muitas dessas pessoas inclusive trabalham durante décadas em algo que nunca foi o seu sonho. E quando chegam na aposentadoria, aí sim dizem que a vida está começando.

A verdade é que este texto tem muito mais pontos de interrogação do que qualquer outro que já postei neste blog. E confesso que não é para todos que eu tenho uma exclamação para colocar na linha seguinte. Porém, acredito que algumas respostas podem ser encontradas dentro de nós mesmos se analisarmos cada feito em nossas vidas.
De fato, vida mesmo nós temos uma só. Mas ela é cheia de fases e regada de esperanças. Às vezes difíceis, com percalços, tropeço e tombos. Mas sempre temos a oportunidade de nos levantarmos e alçar voo novamente.
Dizem por aí que quem voa muito alto pode acabar caindo e se esborrachando no chão.
Mas eu acredito que se voarmos mais além, chegaremos ao ponto onde não existe mais gravidade para nos puxar para baixo. O céu pode até ser o limite. Mas nunca se esqueçam de que o céu é infinito!"


R. Marcone
Veterano
# jun/11
· votar


Eu com 30 já estava casado, tinha casa para morar, carro na garagem e umas contas para pagar. Hoje com 46 vejo que tudo valeu a pena. Faria tudo outra vez!

Random_Rampager
Veterano
# jun/11
· votar


Bem bacana o pessoal estar contando as respectivas experiências aqui.

jimmy vandrake
Segundo, terceiro casamento... Isso dá medo, velho! :P

brunohardrocker

Eu penso que se por um lado o que vc disse tá coberto de razão, por outro... que caminho então seguir?

É mais ou menos isso. Você passa a vida mais ou menos "sabendo" que tem de fazer as coisas desse jeito. Aí, quando vê que não é bem o que você quer, começa a pensar "ta, mas sobra o quê então?"


Rafa-Ban
meu vizinho,ele tem uma filha de 5 anos ele ta beirando os trinta e a mulher dele de ve ter uns 23 anos,qdo o bicho pega entre eles da pra escutar daqui.Da pra sacar que ele não queria casar,nem ela queria ser mãe,dai começam as cobranças e acusações.

Mesmo eles esntando bem financeiramente, ele é meio tosco e por ciume não deia ela retomar os estudos e talz...enfim observando isso ja me faz pensar que casar pode ser um erro

Isso que dá medo de acontecer. Os dois não estão felizes, aí acaba um infernizando o outro mais ainda. Não que eu ache que casar, ter filhos etc é necessariamente um erro, mas, se forem coisas feitas de forma impensada, podem ser sim.

faith_girl
A gente não fala que dessa água não bebe, mas, nem perspectiva de fazer isso é tenho. O negócio vai ser ficar um bom tempo no esquema "rock, drink and fuck" mesmo. :P

Multi de Alguém
Bacana o texto. Eu li.

Random_Rampager
Veterano
# jun/11
· votar


Uma coisa meio engraçada é que, ao mesmo tempo que o pessoal (não aqui do tópico, mas no geral) fala que tudo isso é bom, eles tb vivem falando coisas tipo "aproveita enquanto você é solteiro" "aproveita enquanto vc não tem filho", etc. E também, em tempos de kit gay, restart e demais viadagens, vai saber se é um bom momento pra por filho no mundo. :P

Mas enfim, uma perguntinha para o jimmy vandrake, o
R. Marcone e outros aqui que são mais velhos... Essa "crise" passa depois?

toty
Veterano
# jun/11
· votar


-Um filho, se você for olhar os gastos com escola particular, atividades, saúde etc etc sai por uns R$ 20.000 por ano.


Caralho, é filho de quem esse ai?

jimmy vandrake
Veterano
# jun/11
· votar


Random_Rampager

Passa sim. Os 30 anos são uma divisória entre uma juventude um pouco estendida e a maturidade .
A vida é complicada, nossos sonhos de juventude se misturam um pouco ao deslumbre das possibilidades financeiras, que é exatamente onde alguns começam a se questionar. Os que casaram acham que fizeram burrada, os que não casaram agora com bem menos amigos afinal a maioria da galera de farra praticamente casou, começam a sentir o peso das coisas afetivas não realizadas e não resolvidas.
Fica a dúvida romântica sobre a mulher ideal, bonita, gostosa bem resolvida financeiramente etc. . . será que ela existe? Elas também estão no mesmo questionamento.
Nossos amigos que vieram da infância e adolescencia até aqui já não são os mesmos, muitos são completamente diferentes da igualdade dos tempos de escola, nós também.
Começamos devagarzinho a se tornar exigentes, para não dizer chatos e já não percebemos mais algumas manias adquiridas.
Um certo vazio fica intenso em nós, e cada noite na balada é divertida porém ao chegar em casa novamente o velho vazio é o nosso companheiro de cama. Onde estão meus amigos ? Onde está a minha cara metade ? Dificilmente a gente consegue se imaginar casando ou constituir família e seguir em frente. A farra ainda rende muita diversão.
Acho que ainda lhe resta muito pouco tempo para definir isto, afinal depois dos 35 anos, muitos fios de cabelo já caíram, os que restaram estão branqueando, a barriga cresceu e vc já perdeu o velho encanto. A mulherada que ainda arrisca um flertezinho com vc também não está exatamente em forma. Cabelos pintados, peitos caídos, celulite e estrias disfarçadas em calças jeans apertadas que podem ser contornadas com umas 4 doses de um bom whiskie. O pior é que vc ainda não assimilou a sua idade e aparência, continua se sentindo o mesmo bonitão dos vinte e poucos. Daí para frente é preciso acelerar o passo, o relógio vira um ventilador de tão rápido e sem perceber vc esta sozinho, sem filhos nem mulher, bem quando a vida exige um novo sentido e vc insiste que a vida deva continuar como chegou até aqui, ou seja, vc começa a não perceber que as coisas mudaram e começa a se alimentar do passado e insiste em leva-lo a frente, continuando seus anos de juventude. Perigo, vc parou no tempo e não percebeu.
Os valores mudam, a farra não tem mais graça e o questionamento sobre o porque existimos é inevitável. Se vc tem um filho é diferente, eis que surge uma nova infância, uma nova inocência, um novo propósito. Vc acaba se divertindo com a idéia de um pequenino ter traços parecidos com os seus.
Depois eu continuo.

guizimm
Veterano
# jun/11
· votar


Depois eu continuo.
nem continua se n vo me mata qndo fizer 30 anos

guizimm
Veterano
# jun/11
· votar


eu nunca vou ser um homem médio,eu tenho 15 anos e 1,80 de altura,eu vou ser alto

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Considerações sobre a vida do homem médio.