Matrix o Mito da caverna e The Country of the Blinds

    Autor Mensagem
    Philipi
    Veterano
    # jun/11


    Vocês podem notar a semelhança entre Matrix o Mito da caverna e The Country of the Blind?

    O mito da caverna explica um mundo em que as pessoas presas na caverna desde crianças estão viradas para o fundo da caverna. Nesse fundo da caverna passam sombras de coisas que vem do mundo real, nisso eles acreditam que não exista nada alem daquela caverna nem daquelas sombras.

    Porém um dia um deles resolve sair a procura de algo mais e num primeiro momento e ofuscado pela luz do sol que o incomoda muito, mas após seus olhos se adaptam e então apesar de todo sofrimento ele vê a beleza do mundo verdadeiro que faz com que ele jamais queira voltar para a vida anterior dentro da caverna.

    Logo apos ele por sentir compaixão aos antigos companheiros pensa em voltar a caverna e traze-los ao mundo verdadeiro, mas nisso ele reflete e chega na conclusão de que eles não acreditariam nele e o chamariam de louco e talvez ate o matassem

    Então descobre que somente eles poderiam sair de lá por conta própria assim como ele fez.

    No filme Matrix:

    As pessoas vivem num Simulacro, porém na verdade seu eu verdadeiro esta aprisionado em maquinas, assim com um defeito no sistema da origem ao Oraculo que é por onde eles tentam a começar destruir o sistema e libertar as pessoas.

    Assim o 1º a ser libertado e conhecido é o Neo que tem a escolha de descobrir a verdade, porém ele não é o obrigado, pois se fosse obrigado talvez enlouqueceria e se mataria.

    The Country of the Blinds:

    Um Homem cai num mundo somente de cegos, e não consegue provar que existe a visão, ou que ele possa enxergar nem que existe luz e etc... então é tido como um cara que tem problema nos olhos e desejam remove-los para que ele possa se tornar "normal" como eles.

    Algumas coisas:
    Pessoas foram mortas ao tentar provar coisas ex: tentar provar que a terra e redonda, pois isso era considerado extremamente absurdo e impossível de se acreditar.
    Também era impossível acreditar que não existisse um Deus que controlava toda aquela mágica do mundo, hoje já é possível acreditar que ele possa talvez não existir.

    Por isso sempre que eu escuto ou leio alguma teoria por mais absurda que seja e deixo todos os conhecimentos que já possuo em 2º plano e abro uma porta dando oportunidade para que aquilo talvez seja verdade, porém sem nunca acreditar cegamente em nada.

    Apesar de que tem uma história de que quando eu tinha 2 anos um dia eu ter acordado dizendo que vi minha bisavó sem nunca(talvez) ter ouvido essa palavra antes, que a mesma afirmou no seu leito de morte que não queria morrer sem me conhecer(nasci alguns dias depois que ele havia falecido), ainda assim tenho duvidas de que isso possa ser verdade ou de que possa existir um mundo além...


    Comentem...


    dibass
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Estudei isso no 3° do colégio e no 1° da faculdade.

    Bem interessante.

    Philipi
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    dibass

    Pois é se fizessem todas as aulas serem interessantes como as de Filosofia estaríamos salvos.

    guizimm
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    meu prof de literatura tava explicando isso esses dias flando do classissismo

    seek n destroy
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Philipi
    dibass

    pô, achava aula de filosofia um saco :/
    curtia mais a de sociologia

    Random_Rampager
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Apelidamos nosso professor de filosofia na faculdade de Harry Potter, que ele era magrelo, usava óculos e tinha o pozinho do sono. Mas eu lembro bem do mito da caverna de Platão. Não conheço Country of Blinds, mas parece seguir o mesmo estilo dos outros dois.

    Eu acho que tem duas coisas separadas aí no que o autor falou. Uma é o sujeiro não querer ver as coisas que estão diante do nariz dele, outra é ele ver, mas não poder fazer nada e ser taxado de louco, iconoclasta ou outra coisa, porque "não pode" pensar\considerar\fazer isso. Mas são duas formas de ignorância.

    Tamehiro
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ja estudei isso, concordo com o Random_Rampager

    Random_Rampager
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Pelo menos eu estudei o mito da Caverna antes da República e me desanimar com Platão. Na cidade ideal dele, ninguém trabalha. ¬¬

    Arcanjo Lúcifer
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Arcanjo Lúcifer
    · votar


    Assim o 1º a ser libertado e conhecido é o Neo

    Mas ele não é libertado por Morpheus e seu pessoal? E além deles já existe uma colônia no mundo real com humanos libertados e humanos nativos já nascidos fora das máquinas, não tem?

    Ou devo ter entendido errado a frase, hmm.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Filosofia e Sociologia são aulas pra encher linguiça!
    Praticamente notas de graça, ja que não da pra fazer muita coisa.
    Odeio essas aulas. Os professores ficam dando uma de psicólogos e querem que a gente exponha nossas opiniões sobre coisas pessoais no papel e depois leia pra toda a sala.

    Toda as teorias de sociologia e filosofia que sei eu aprendi aqui no OT.

    Philipi
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Viciado em Guarana

    Depende do professor, tem uns que não sabem dar aula e fazem isso que você falou, aew e um saco mesmo, porém tem uns que são muito bons e dão aulas muito interessantes.

    ROo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Philipi
    Talvez o Matrix faça referência essencialmente ao Mito, mas o que ele realmente quer dizer faz parte de toda a teoria do Platão de alcance do conhecimento.

    Guitar_Gafanhoto
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Matrix: achei chato
    Mito da Caverna: De Platão, lembro de ter estudado
    The Country of the Blind: Li ano retrasado, curti. O cara. "foge" no final

    Philipi
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ROo
    Pois é muito interessante, vale parar para pensar nestas coisas.

    Guitar_Gafanhoto
    SPOILER
    O cara. "foge" no final
    SPOILER hahaha.

    Strato_Master
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    matrix é o melhor filme que eu ja vi na vida...

    guizimm
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Viciado em Guarana
    Toda as teorias de sociologia e filosofia que sei eu aprendi aqui no OT.
    lol
    sociologia eu acho chato,mais filosofia eh mto legal,mais soh pra quem ta afim mesmo,eh coisa pra se refletir com calma

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Viciado em Guarana
    Filosofia e Sociologia são aulas pra encher linguiça!
    Praticamente notas de graça, ja que não da pra fazer muita coisa.
    Odeio essas aulas. Os professores ficam dando uma de psicólogos e querem que a gente exponha nossas opiniões sobre coisas pessoais no papel e depois leia pra toda a sala.


    Se não servem pra nada, porque foram proibidas em alguns lugares na segunda guerra mundial? Será que é porque essas aulas fazem as pessoas terem pensamentos proprios?

    AnaClara
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Mas a intensao do produtor do Matrix foi realmente a comparação com o Mito da caverna. Bom, pelo menos o trabalho que eu fiz sobre o filme e o Mito eu achei esses mesmos exemplos que vc achou. Achei bem interessante. :]

    Codinome Jones
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Tudo empamonhado

    Philipi
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    AnaClara
    Pois é muito interessante, eu amo filosofia, porém a filosofia me leva a ser cada vez mais agnóstico, a filosofia me faz a creditar que o bem e o mau existem em mesma quantidade, o positivo e o negativo para o equilíbrio tem que existir em mesma quantia, pois se não um tomaria conta do outro porém um não existe sem o outro.

    Esse negócio do Matrix pode nos levar a crer que pode existir sim um mundo espiritual porém leva a crer que o criador de tudo é o todo, por isso é onipotente, onipresente, onisciente, assim o criador é 50%bom50%mau, Deus e o Diabo seriam o mesmo ser, porém abaixo desse poderiam existir outros dois seres muito poderosos um mau e outro bom.

    Mas isso me parece estranho pois se for assim cada vez que eu pratico o bem alguém pratica o mau em mesma proporção para manter o equilíbrio, parece que cada resposta leva a outras infinitas novas perguntas.

    Com isso tudo eu acabo por acreditar cada vez mais na lei da atração, porém sabendo que é algo não previsível e que podemos controlar porém sem saber com exatidão quais serão os resultados ou qual velocidade o proporcionalidade etc...

    E assim a compreensão nunca chega a um fim, pois é ilimitada e nos é que temos a mania instintiva de querer limitar tudo, assistimos um filme para chegar no fim, e quando chega ao fim ficamos tristes por ter terminado aquele momento de felicidade que estávamos enquanto assistíamos o filme, nos também temos a mania de medir tudo, temos até um símbolo para o infinito, mas como viveríamos sem fazer isso.

    Outra interrogação é o nosso "eu", quem somos? me parece impossível acreditar que somos totalmente resultado de uma extrema coincidência que um dia terá um fim.

    O importante é sempre estarmos com a mente aberta e nunca acreditar ou "desacreditar" totalmente em nada.

    Abraço.

    [M]@a.[K]!ller
    Dizer que a Filosofia é inútil é desprezar o chão que pisamos, assim como todo conhecimento que possuímos ou usufruímos.

    Codinome Jones
    Olha a pamoeaaaaahahahahahaha.

    AnaClara
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Philipi
    Nao levo em consideração que existam o "mal" e o "bem" nem q o mundo viva em equilibrio

    Partindo do pressuposto que exitem varias verdades relativas, o bem e o mal sao coisas puramente conceituais. O q é bom pra vc pode nao ser pra mim, entao nao há como viver em um equilibrio simultaneo entre todos os seres viventes.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    [M]@a.[K]!ller
    Em momento nenhum eu disse que filosofia é inútil. Eu critico o jeito que ensinam isso. Conseguiram acabar com as aulas de filosofia e sociologia, geralmente elas viram as "aulas de bagunça".

    Professores que não sabem porra nenhuma de filosofia, leêm textos sobre platão e sócrates e depois vem com aquela psicologia barata.
    Não explica merda nenhuma, nem como isso afeta o nosso dia-a-dia, e com isso vira aquela bagunça. Vira a aula da bagunça ou a aula do "textão".

    Você deveria ter menos aulas de filosofia e mais de L. Portuguesa.

    Philipi
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    AnaClara
    É tudo parte da cabeça de cada um, cada coisa e vista de um jeito diferente para cada pessoa, eu mesmo acredito que os coloridos é que são a Besta e o fim do mundo hahhaha, quando tem gente que ama.

    Viciado em Guarana
    Para ser bom professor tem que gostar muito da profissão pois o salário é muito baixo, nosso país é foda bicho.
    As indústrias que aqui residem geram mais lucro para seus países do que para o nosso, e temos pouca indústria própria(relativamente), e juro extremamente altos e mal utilizados, leis porcas etc...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Matrix o Mito da caverna e The Country of the Blinds