O português popular.

Autor Mensagem
R. Marcone
Veterano
# mai/11


Existe o português correto e que todos deveriam saber. Mas por que não respeitar a fala popular? Por que corrigir a pessoa que fala um português supostamente errado, mas que todas as pessoas do Brasil inteiro o entende?

Surpreende com as características do português brasileiro escrito não padrão presente nos letreiros das feiras, em cartazes, placas, impressos volantes, tabuletas e correspondências de populares. Com exemplificação abundante, retrata o léxico, a grafia e a gramática dessa modalidade de nossa língua, e mostra como é arraigada a consciência das diferenças entre língua falada e língua escrita na população.

R. Marcone
Veterano
# mai/11
· votar


"Fuçando". Olha o que achei.
http://forum.outerspace.terra.com.br/showthread.php?t=354925

"não há nenhum problema em se falar "nós pega o peixe" ou "os menino pega o peixe".

Excel Lion
Veterano
# mai/11
· votar


O português popular.

R. Marcone
Veterano
# mai/11
· votar


Excel Lion

Não conheço!

Kobberminer
Veterano
# mai/11
· votar


R. Marcone

Segundo a teoria da comunicação, um "erro" só ocorre quando o receptor não entende a informação transmitida pelo emissor. Ou seja, tanto faz voce falar "nós pega o peixe" ou "os menino pega o peixe", porque nos dois casos voce entende perfeitamente o que o outro quis dizer :)

Mas é claro que os pseudo-intelectual nunca vão aceitar isso...

R. Marcone
Veterano
# mai/11
· votar


Kobberminer

Então por que aqui no fórum, um errinho qualquer os outros caem matando? Frescura, ou estes pobres idiotas se acham melhores do que os outros?

Kobberminer
Veterano
# mai/11
· votar


R. Marcone

Um pouco dos dois, uHAuahUA

thebassx
Veterano
# mai/11
· votar


tipo, todo mundo sabe que a lingua é ocasional. eu nao vou apresentar um projeto no emprego, com o mesmo portugues que uso pra falar com meus amigos, ou pra escrever no OT.......
daí resolveram escrever isso em um livro didatico, e fizeram um auê....
BLAH.

marcus c. f.
Veterano
# mai/11
· votar


Kobberminer
Segundo a teoria da comunicação, um "erro" só ocorre quando o receptor não entende a informação transmitida pelo emissor.

Essa teoria também tá meio mal elaborada, hein? Basta ser entendível que tá valendo? Até "bife de figo"? Só porque "dá pra entender" não quer dizer que esteja certo. Mas também entendo que me ensinaram umas coisas completamente fora da realidade, como "não se inicia frase com pronome oblíquo", sendo que esse é um costume de mais de um século no Brasil (segundo li numa dessas revistas de língua portuguesa).

Codinome Jones
Veterano
# mai/11
· votar


Na verdade,por definição tudo é diversidade linguistica contanto que haja entendimento.

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


Seria melhor se todos no planeta falassem num único idioma.

marcus c. f.
Veterano
# mai/11
· votar


Será que no futuro os dicionários vão registrar "figo" como possível sinônimo de "fígado"? O.o

Multi de Alguém
Veterano
# mai/11
· votar


Seria melhor se todos no planeta falassem num único idioma.
Aí, todo mundo junto, faríamos uma construção gigantesca pra alcançar o céu... Estaria pronto o Fielzão.

Codinome Jones
Veterano
# mai/11
· votar


marcus c. f.
existe a forma normativa ( vulgarmente conhecida como 'correta') e suas variações ( a 'errada'), mas tecnicamente você não pode usar correta e incorreta, é tudo variação.

Carpano-Jr.
Veterano
# mai/11
· votar


"nós pega o peixe" ou "os menino pega o peixe".
Esses exemplos ficaram meio forçados, pelo menos por aqui se falaria "Nós pegamo o peixe" ou "A gente pega o peixe" e "Os menino pegam o peixe". Que se foda tbm, criança nenhuma lê esses livros mesmo.

Kobberminer
Veterano
# mai/11
· votar


marcus c. f.

Mas aí "bife de figo" porra... eu não entendi! UAHuahU

Não é só a compreensão do texto em si, mas especialmente, do seu significado. Por isso que linguagem dos surdos-mudos faz sentido. Eles não usam palavras, porém mesmo assim transmitem informações, que alguém por exemplo que não conhece linguagem surdo-mudo não entenderá porra nenhuma. Isso acaba não constituindo um erro formal. Neste caso, o único erro foi o do próprio receptor (se eu não me engano, na teoria, corresponde a um erro de decodificação).

Mas também entendo que me ensinaram umas coisas completamente fora da realidade, como "não se inicia frase com pronome oblíquo", sendo que esse é um costume de mais de um século no Brasil

Huehuehua, também deveriam abolir os pronomes átonos seguidos da lingua. Fazê-lo-ei, dirá-me-ás... misericórdia...

Codinome Jones
Veterano
# mai/11
· votar


ta de brinks, mesóclise é legal pracaralho

Kobberminer
Veterano
# mai/11 · Editado por: Kobberminer
· votar


Também acho... mas se já é enrolado pra falar certo, imagina na boca do povão...

"Ahh muié... falô-ze-ia onti qui me levá pra roça mas num foi-nois-vá pur causa do pé d'água doido qui caiu..."

SuperGeo
Veterano
# mai/11
· votar


marcus c. f.
Até "bife de figo"? Só porque "dá pra entender" não quer dizer que esteja certo.

Não entendi o que é "bife de figo" até tu falar sobre o dicionário.

ghostbastard
Veterano
# mai/11
· votar


Kobberminer
R. Marcone


Existem diferenças entre a linguagem culta e linguagem coloquial. Cada qual tem sua aplicação: ninguém vai escrever um documento em linguagem coloquial, ou uma redação de vestibular. Já é estranho quando você encontra uma pessoa falando pela norma culta numa conversa do dia-a-dia.

Quanto a desprezar alguem por falar 'caxa' e não 'caixa', isso se chama preconceito linguistico. A lingua é algo vivo, sempre em transformação. Dificil estabelecer o certo e errado, ta mais pra recomendável e não recomendável.

Multi de Alguém
Veterano
# mai/11
· votar


A lingua é algo vivo, sempre em transformação.
Gene Simmons que o diga...

Codinome Jones
Veterano
# mai/11
· votar


ta mais pra recomendável e não recomendável.

coisa de tiazona

R. Marcone
Veterano
# mai/11
· votar


ghostbastard
A lingua é algo vivo

Mas por que não se respeita esta forma de falar? E por que não escrever da mesma forma que se fala?

Lúthien Tasardur
Veterano
# mai/11
· votar


R. Marcone
Mas por que não se respeita esta forma de falar?

Pq o povo é ignorante e preconceituoso, como já disseram, o que temos na língua são as variantes, e como aqui no Brasil isso varia de região pra região..a região "x" pensa que a dela que está certa e da "y" pensa que a dela que está certa, mas isso não passa de fonemas diferentes, muda o som mas não muda o significado.

E por que não escrever da mesma forma que se fala?

Pq isso é impossivel, na fala podemos deixar claro o que se quer passar também com expressões faciais e corporais, gestos etc

Isso no na escrita é impossível, e para se entender o que está escrito precisamos de um "padrão" pra todos poderem seguir

é só vc ler no forum mesmo, as faltas de pontuações...é preciso uma regra pra um melhor entendimento.

raf.pp
Veterano
# mai/11
· votar


R. Marcone

Cara eu acho que um "sotaque" não tenha grandes problemas, como no caso o caipira.

Mas exemplos como: "O pobrema do curintia são o juiz ladrão" ou " Noss mano, essa parada de prastico é toda zuada" e por fim " Nóis capota mas num breka!" são imperdoáveis...

paulinho pc
Veterano
# mai/11
· votar


aqui na cidade que resido,existe uma cultura dentre os daqui oriundos em falar a palavra "poblema",ao invez de problema. Todos falam,as professoras falam,o prefeito que é médico fala,enfim...não é burrice,pois pessoas inteligentes falam. Mas que é feio,é! Porém,escrevem corretamente.
Outra coisa aqui que acho muito feia é usar a palavra "bosta" como parametro em qualquer comparação. Por exemplo,se passa uma moça bonita,eles dizem: Eita,a moça é bonita por bosta! Se um cara joga bola bem,dizem: Porra...o cara joga por bosta!
Feio...muito feio...aliás...feio por bosta!!!!

toty
Veterano
# mai/11
· votar


paulinho pc

Bosta está mais para o time do curintias...
Exemplo obvio.
_ O time do curintias é uma bosta!!!
/riaria

james_the_bronson
Veterano
# mai/11
· votar


R. Marcone
E por que não escrever da mesma forma que se fala?

Porque se você deixa tudo sem nenhuma norma, pode ser que daqui a pouco surjam frases com sentido duvidoso. Neste caso, falar e escrever de maneira coloquial acabariam comprometendo o entendimento...

Não sei se faz muito sentido começarem a pesquisar cada detalhe do idioma para ver onde tem brecha e onde não tem, para no final das contas tentarem simplificar. Ainda assim acabaria sendo uma norma e muito provavelmente surgiriam variações...

Por que não usar algarismos romanos???

McBonalds
Veterano
# mai/11
· votar


Tudo tem sua hora e seu lugar. A norma coloquial só é considerada 'errada' se for usada em local/ hora impróprios.

rodsom
Veterano
# mai/11
· votar


R. Marcone
Então por que aqui no fórum, um errinho qualquer os outros caem matando?

ganhar positivos, uai. porque mais seria?

não há nenhum problema em se falar "nós pega o peixe"
errado, o certo é nois pega o peixe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O português popular.