Teorias: Determinismo no Universo x Caráter Aleatório

Autor Mensagem
AnaClara
Veterano
# abr/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Esse é seu argumento ou vc nao quer argumentar porque eu nao terei resposta?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


AnaClara

"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar." Carl Sagan

ps: o termo "Crente" está no sentido literal da palavra:

dj. 2 gén.
adj. 2 gén.
1. Que crê.
2. Que tem fé religiosa.
s. 2 gén.
3. Pessoa que crê em algo.

Bog
Veterano
# abr/11
· votar


AnaClara

É uma analogia simples e furada.

O Die Kunst der Fuge não vai se dar o trabalho, mas uma das coisas importantes para que uma analogia seja válida é que o raciocínio seja igual para as duas coisas. O problema é que a idéia de colocar as peças em um saco, chacoalhar, e no final ter um relógio montado e funcional tem várias diferenças fundamentais com a forma como se daria a evolução.

Eu não tenho muito tempo agora, mas se você procurar no Google sobre a "analogia do relógio", vai encontrar muitos textos comentando sobre ela. Na verdade, eu já li até um livro CRIACIONISTA falando mal desta analogia.

AnaClara
Veterano
# abr/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Nao precisava ter colocado o significado do termo crente, ok?

Enfim, eu acredito no que acredito, e sei no que acredito. Nao é algo que tirei de tras da orelha.

Eu acredito em uma teoria e você em outra. Mas ok. Se não quer argumentar tudo bem.

AnaClara
Veterano
# abr/11
· votar


Bog

Nao sabia que essa analogia já existia. Foi apenas um pensamento que eu tive durante a leitura do tópico.

Pesquisei, e realmente é furada.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11
· votar


AnaClara
Nao precisava ter colocado o significado do termo crente, ok?

Eu coloquei porque muita gente usa o termo crente pra se referir exclusivamente aos evangélicos, eu queria deixar claro que não era somente aos evangélicos que ele estava se referindo.

AnaClara
Veterano
# abr/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Sim, eu imaginei que fosse por isso.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11
· votar


AnaClara
Eu acredito em uma teoria e você em outra.

Só pra deixar claro, se utilizarmos as definições corretas, a evolução é uma teoria, o criacionismo é, no máximo, uma hipótese.

AnaClara
Veterano
# abr/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Quem disse que eu acredito no criacionismo?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11
· votar


AnaClara
Quem disse que eu acredito no criacionismo?

Bem, eu assumi isso partindo pela sua analogia.

Qual teoria você acredita então?

AnaClara
Veterano
# abr/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Na verdade nenhuma ainda me convenceu completamente

Eu acredito em Deus, mas acredito em partes dessas teorias tbm,

Entao concluo q Deus existe e é um ótimo cientista.

Nem sei se existe alguma teoria assim

brunohardrocker
Veterano
# abr/11
· votar


"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar." Carl Sagan

Fico admirado com essa crença.

JulianaJenner
Veterano
# abr/11
· votar


mvrasseli


e é bom que ela esteja acima de nossa fé para não nos tornarmos fanáticos



Concordo, a 'minha fé' colocada nessas teorias não tem aquele fanatismo da religião. e isso deixa a mente aberta para mais informações.
O fanatico é cego, e é quase impossivel dialogar, justamente por colocar a fé acima de tudo... bem ruim.

brunohardrocker
Veterano
# abr/11
· votar


Uma pergunta pra quem quiser responder:
Uma crença não pode partir de um raciocínio íntimo, o qual se for exposto ao meio externo seria como jogar pérolas aos porcos?
Se esse raciocínio é natural a cada um, ele tem que ser repreendido, quando exposto, porque não passa pelo crivo científico, jurídico e etc? Isso não seria uma afronta ao livre pensamento?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


brunohardrocker
Fico admirado com essa crença.

Pelo menos, a lógica apresentada é perfeitamente coerente, inclusive pelos significados das palavras utilizadas.

"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar."

2. Que tem religiosa.


Só espero que você entenda a enorme-gigantesca-colossal diferença que existe entre afirmar o que ele afirmou, na maneira informal que ele afirmou e afirmar coisas sobre a origem da vida ou do universo e confrontar contra uma teoria científica.

Espero mesmo.

brunohardrocker
Veterano
# abr/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Logo seria impossível um pastor convencer alguém a ser crente, todos os crentes tem uma crença que parte de si mesmos, logo são livres pensadores e o Carl Sagan teria que parar de se preocupar.

rhoadsvsvai
Veterano
# abr/11
· votar


eu acredito no determinismo para os fenomenos sociais todavia sem uma cordenação metafisica.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


brunohardrocker
Logo seria impossível um pastor convencer alguém a ser crente

Não, porque antes de ser convencido, ele não era crente ainda, portanto, ainda era possível convencê-lo de algo.

E, obviamente, tem mais coisas envolvidas, doutrinação infantil, etc etc que só não entende quem não quer, a intenção dele com a frase não era fazer uma definição completamente objetiva do assunto, não tinha que ficar conceituando todos os passos, não era um artigo científico sobre isso, não é uma teoria, nem mesmo uma hipótese, era uma declaração, pra ser entendida.

Resumindo: Você só está se fazendo de besta pra encher o saco.

brunohardrocker
Veterano
# abr/11
· votar


Não, porque antes de ser convencido, ele não era crente ainda, portanto, ainda era possível convencê-lo de algo.

Assim como os crentes que são convencidos a virarem ateus por causa do ônibus mágico da inglaterra ou pelo WO-LO-LO de certos militantes.

Bog
Veterano
# abr/11
· votar


AnaClara
Entao concluo q Deus existe e é um ótimo cientista.

Deus talvez exista, mas dizer que ele é um cientista não faz sentido. Digo, um deus nos moldes daquele em que os cristões acreditam não formula e testa hipóteses, não propõe e avalia modelos, nem investiga fenômenos para os quais não tem explicação - por definição, ele não precisaria fazer nada disso, sendo onisciente. Isso sem contar em outras atribuições comuns a cientistas, como revisar artigos, ter os seus artigos avaliados por seus pares ou orientar estudantes de doutorado, ehhehe. =P

brunohardrocker
Carl Sagan teria que parar de se preocupar.

Na verdade, ele já parou. =P

brunohardrocker
Veterano
# abr/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Enfim, deixando de lado minha chatisse recíproca a muitos ateus, o que eu quis dizer é que ele afirmou algo sem nenhuma explicação mesmo. Talvez, mais pra ficar evidenciado como uma frase sua e ser lembrado.
É fato que existem crentes que são "convencidos" pela ciência a se tornarem descrentes, e em outros casos, muitos aprendem a ciência, estudam ela, são cientistas e mesmo assim, separando sua fé e sua ciência em compartimentos e não vendo contradição, continuam crentes tanto por fé, quanto por evidências.
Essa afirmação dele não leva em conta esse pessoal, portanto, na minha visão, é uma declaração infeliz. Só.

AnaClara
Veterano
# abr/11
· votar


Bog
Eu digo um cientista criador apenas. Ele saberia de tudo e de todas as leis da natureza

Pegando um exemplo, pode ser furado tambem mas creio que de pra entender...

Os cientistas estao descobrindo aos poucos a origem do universo, pesquisando a particula de Deus, testando a teoria do Big Bang

Entao digamos que o Big Bang seja uma teoria confirmada. Os homens agora sabem conseguir um mini Big Bang.

E agora coloca isso em escala maior. Deus sabia o que fazer pra ocorrer o que ocorreu pra criação do Universo, sabia unir os elementos certos pra criação do que existe.

É o que pra mim faz mais sentido.

J. S. Coltrane
Veterano
# abr/11
· votar


brunohardrocker
Logo seria impossível um pastor convencer alguém a ser crente, todos os crentes tem uma crença que parte de si mesmos, logo são livres pensadores e o Carl Sagan teria que parar de se preocupar.

o/

tô com preguiça de transformar os argumentos científicos em tautologias religiosas por artimanhas retóricas

Bog
Veterano
# abr/11 · Editado por: Bog
· votar


AnaClara
Eu digo um cientista criador apenas.

Mas isso não é o que cientistas fazem. Isso já entra no ramo das engenharias ou técnicas, que consiste em aplicar o conhecimento obtido pela ciência para construir coisas (máquinas, prédios, pontes, planos de manejo florestal, sopa de pacotinho, etc).

Tá certo que muitos cientistas acabam fazendo um pouquinho de engenharia ou técnica, e que muitos engenheiros acabam fazendo um pouquinho de ciência. Mas supondo uma separação total, o que você descreveu é um deus engenheiro (e pedreiro, marceneiro, e outras profissões que não existem, hehe), não um deus cientista. :P

AnaClara
Veterano
# abr/11
· votar


Bog
Entao é um Deus engenheiro

Dylan Thomas
Veterano
# abr/11 · Editado por: Dylan Thomas
· votar


Se esse raciocínio é natural a cada um, ele tem que ser repreendido, quando exposto, porque não passa pelo crivo científico, jurídico e etc? Isso não seria uma afronta ao livre pensamento?

É um mundo livre. Todos tem direito a qualquer forma de pensamento. Mas que não outorguem validade universal a algo fora de qualquer domínio racional com meros jogos tautológicos de palavras; a não ser que que estejamos falando de surrealismo, ou esquizofrenia, loucos e hospícios.

AnaClara

fofa =*

AnaClara
Veterano
# abr/11
· votar


Dylan Thomas

=*****

J. S. Coltrane
Veterano
# abr/11
· votar


Entao é um Deus engenheiro

maçom detected

Codinome Jones
Veterano
# abr/11
· votar


Uma crença não pode partir de um raciocínio íntimo, o qual se for exposto ao meio externo seria como jogar pérolas aos porcos?
Se esse raciocínio é natural a cada um, ele tem que ser repreendido, quando exposto, porque não passa pelo crivo científico, jurídico e etc? Isso não seria uma afronta ao livre pensamento?


Ha diferença entre um raciocinio primordial, intimo e um raciocinio subordinado ao crivo cientifico. Podem ser o mesmo, em estagios diferentes. Basta ver os devaneios de Einstein ou a ideia de muitos cientistas de vida em lugares remotos, isso pode partir na forma de crença e acabar por calhar num fato verificavel posteriormente.

Gourmet Erótico
Veterano
# abr/11
· votar


Die Kunst der Fuge
vc tb é crente, por essa sua definição

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teorias: Determinismo no Universo x Caráter Aleatório