classe média sofre + tragédia de empregada

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Black Fire

A propósito, o negócio com as empresas de limpeza que eu mencionei existe. No mundo real.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


Bog
Eu sei que existe, meu primeiro emprego inclusive foi numa empresa desse tipo, eu era office boy numa empresa que tercerizava serviços de limpeza pra empresas e condomínios.
E a impressão que eu tenho até hoje é que as pessoas que trabalham lá poderiam ganhar muito mais se trabalhassem como autônomas, contratadas diretamente por quem quer a limpeza, num mundo ideal onde esse tipo de empresa não existisse.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar



A propósito, por que diabos estão falando como se eu fosse um comunistóide de DCE?!


Pra encher a paciência.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Black Fire

Mas aí teria que ser um mundo ideal onde empregadas domésticas não são tratadas como escravas que precisam sobreviver com 500 reais por mês. Senão dá na mesma.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


Bog
Tá, mas no mundo ideal não existe doméstica, ou não existe pobre?

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


Black Fire

Tá, mas no mundo ideal não existe doméstica, ou não existe pobre?

não existe pobre, atrito, aceleração e nem fronteiras. É lá que mora o pessoal da escola Austríaca

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


Não existe essa de "mundo onde não existir pobre". Se o salário mínimo fosse 10.000 reais, quem ganhasse isso ainda ia ser considerado "pobre", pq os padrões iriam ser mais altos.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


tambourine man
Perspicaz.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Black Fire
Tá, mas no mundo ideal não existe doméstica, ou não existe pobre?

Não existe doméstica nos moldes que estamos acostumados a ver.

Random_Rampager
Não existe essa de "mundo onde não existir pobre". Se o salário mínimo fosse 10.000 reais, quem ganhasse isso ainda ia ser considerado "pobre", pq os padrões iriam ser mais altos.

Não se pode assumir que a desigualdade nos padrões brasileiros é uma espécie de lei natural inescapável, porque não é. Esse fatalismo não leva em conta que existem países bem menos desiguais que o Brasil. Existem pobres nestes países, mas no geral o equilíbrio é de um jeito bem diferente daquele que se vê por aqui.

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Não se pode assumir que a desigualdade nos padrões brasileiros é uma espécie de lei natural inescapável, porque não é. Esse fatalismo não leva em conta que existem países bem menos desiguais que o Brasil. Existem pobres nestes países, mas no geral o equilíbrio é de um jeito bem diferente daquele que se vê por aqui.
Existe, mas aí que está. Dizem que o país "menos desigual" do mundo é a noruega. Mas aposto que mesmo lá o lixeiro é considerado "pobre" e o dono de construtora "rico". :)

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Random_Rampager

Bom, no Japão eu, pesquisador, vivia muito bem e almoçava no mesmo restaurante que os pedreiros. De fato, eu ganhava até menos que um operário que faz hora extra e trabalha em turnos alternativos. Mas as minhas condições de trabalho eram bem melhores. Conheço uma guria que mora na Noruega, e ela diz que por lá também é assim. Não existe empregada doméstica como no Brasil, e o pessoal que faz trabalhos como lixeiro e afins ganha um bom salário.

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Não existe empregada doméstica como no Brasil, e o pessoal que faz trabalhos como lixeiro e afins ganha um bom salário.
Pode ser. Mas é exatamente isso que eu estou falando. As pessoas que fazem os trabalhos pior remunerados poderiam até ganhar bem, mas seriam igualmente considerados "pobres" perto de quem é bem remunerado nestes lugares.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


Bog
Tá, mas agora voltando pro mundo não idealizado, ao evitar contratar uma empregada doméstica, você:

a) Acha que está ajudando ela, evitando que faça um serviço degradante e mal pago, e, se você não contratar, ela encontrará um emprego melhor em breve e será feliz para sempre.

b) Sabe que não contratar isso não vai ajudar em nada a vida da dita cuja, muito pelo contrário, vai privar ela de renda, e talvez ela tenha que rodar a bolsinha na praça.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Black Fire

c) Lavo as mãos, porque não poderia mesmo pagar um salário minimamente aceitável para seja lá quem fosse.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


Bog
Talvez o que você chama de salário inaceitável pudesse garantir que uma pessoa que você evita contratar tenha o que comer no fim do mês. Esse é o problema de ter uma postura idealista num mundo não-idealista.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


A propósito, a tua letra b. me lembra um argumento perturbador que já ouvi para justificar o trabalho infantil semi-escravo. Era algo do tipo: "mas pelo menos aqui ele tem o que comer, se eu soltar ele por aí, vai morrer de fome ou virar pivete".

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


Lavo as mãos, porque não poderia mesmo pagar um salário minimamente aceitável para seja lá quem fosse.

Por aí. Duvido que alguem que contrata uma empregada está mesmo preocupado em ajudar a vida da tal mulher. :)

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Black Fire

No momento, eu posso pagar 80 reais. Por mês. Quer ser minha empregada doméstica?

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


Bog
Eu não, mas se alguém pra quem 80 reais faz diferença entre ter pão e morrer de fome, aceitar, o que é melhor? Ganhar pouco, ou passar fome?

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Black Fire

Puxa, ótimo argumento. Vou começar a escravizar meninos de rua, assim pelo menos eles vão ter o que comer e onde dormir.

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Puxa, ótimo argumento. Vou começar a escravizar meninos de rua, assim pelo menos eles vão ter o que comer e onde dormir.
Daí vão achar que você é pedófilo. :P

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


Bog
O que tem a ver um acordo voluntário entre dois maiores de idade, onde um concorda trabalhar por um baixo salário, com escravizar crianças? Isso é reductio ad absurdum, pura e simplesmente.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Random_Rampager

Não, eu não estarei presente. Os capatazes é que tomarão conta deles. Eles estarão alimentados e protegidos nas malocas que eu construirei perto da plantação de cana e dos fornos de carvão. Claro, não vai ser trabalho escravo ESCRAVO, porque eles serão livres para ir embora quando quiserem. Desde que estejam com as dívidas quitadas, é claro. Com certeza, muito melhor dar 50 reais por mês para a meninada trabalhar do que deixar eles morrerem de fome nas ruas, perto do crack e da violência.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


Mas também não vejo qual seria o grande problema, se os meninos de rua pudessem ficar com você voluntariamente, em uma situação menos degradante do que morando na rua, só porque você pos a palavra escravizar no meio pra chocar a plateia que tudo parece pior do que é.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


Claro, não vai ser trabalho escravo ESCRAVO, porque eles serão livres para ir embora quando quiserem

Você está distorcendo tudo.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Black Fire
Isso é reductio ad absurdum

Não. É outra falácia.

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Não, eu não estarei presente. Os capatazes é que tomarão conta deles. Eles estarão alimentados e protegidos nas malocas que eu construirei perto da plantação de cana e dos fornos de carvão. Claro, não vai ser trabalho escravo ESCRAVO, porque eles serão livres para ir embora quando quiserem. Desde que estejam com as dívidas quitadas, é claro. Com certeza, muito melhor dar 50 reais por mês para a meninada trabalhar do que deixar eles morrerem de fome nas ruas, perto do crack e da violência.

HAHAHAHAHAH! Ok, digno então. :P

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


Eu não vejo a ponte de ligação entre ser um sujeito que contrata alguém que precisa de grana por um salário baixo, que é o que você pode pagar, e que seria benéfico pra pessoa, que não tem renda nenhum, contrato esse que pode ser finalizado por qualquer uma das partes a qualquer momento e ser um sujeito que escraviza crianças numa mina de carvão.
Depois reclama quando a gente trata igual malaco de DCE.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Bom, o blablabla tá muito bom, mas o classe média aqui precisa estudar (é, de noite) porque quer passar em concurso para não precisar trabalhar por 80 reais por mês, porque ter pão é melhor que ter fome, mas ter brioche é melhor que ter pão.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Black Fire

Agora é você que não está entendendo o meu refinado senso de humor.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a classe média sofre + tragédia de empregada