Até onde vai a liberdade de expressão e direito de escolha?

Autor Mensagem
QUARESMA
Veterano
# abr/11
· votar


Na moral, só eu que não vejo nada disso do que vcs vêm na midia? Juro que nunca vi nada tão absurdo quanto vcs falam, nunca vi ninguem convencer ninguem a ser gay ou nada do tipo...

assim como as bicholetas saltitantes reinam absolutas nos programas e novelas

Olha isso, é disso que eu to falando, vcs assistem "Gay TV" só pode, poha cade a Juliana Paes, Debora Secco, Mariana Ximenes??? Elas não existem pra vcs?? Mas cada ve o que quer né...

Multi de Alguém
Veterano
# abr/11
· votar


O que eu acho é que as os homossexuais e seus defensores, adoram fazer tempestade em copo d'água. Qualquer coisinha, já é proconceito. Você não gostar de uma coisa deixou de ser opinião, é preconceito.
Você não gostar de uma pessoa só porque ela é homossexual, eu acho ridículo. Mas você TER QUE GOSTAR só para não ser um criminoso, é tão ridículo quanto.

rodsom
Veterano
# abr/11
· votar


Multi de Alguém
se nao for o peidinho é o tetas de calabresa. acertei?

Rato
Veterano
# abr/11
· votar


hummm na verdade ninguém escolhe 'virar viado'.

O sujeito nasce assim, por conta disso não consigo entender tamanha repugnância.

Evite conviver com pessoas falsas, arrogantes e que atraem maus fluídos. Essas sim são nocivas para 'evolução' do seu caráter.

E quanto a 'apologia' que a TV faz, na verdade não incentiva ninguém a virar viado não. Eles tentam mais é encorajar o sujeito a assumir sua posição sexual ao invés de viver recalcado, às vezes casado com uma mulher de fachada por medo do preconceito da sociedade.

:D

brunohardrocker
Veterano
# abr/11
· votar


http://noticias.r7.com/brasil/noticias/manifestantes-se-reunem-na-cine landia-para-protestar-contra-jair-bolsonaro-20110405.html

E agora? Bolsonaro deveria mover uma ação pedindo para que provem que ele mata Judeus?

QUARESMA
Veterano
# abr/11
· votar


brunohardrocker
A faixa esta se referindo a negros e gays, isso não é obvio?

Kobberminer
Veterano
# abr/11
· votar


Rato

Cara, eu não sei. Essa história de ter "nascido assim" é complicado, já que uma das experiências mais famosas que existem pra tentar descobrir a origem do homosexualismo humano foi o tal do Teste dos Gêmeos.

Dois gêmeos univitelinos (do mesmo óvulo e com o mesmo DNA) tiveram com o tempo tendências sexuais distintas. Um deles virou hétero e o outro homo, e se os dois são criados no mesmo ambiente familiar e possuem o mesmo código genético, como é que isso pôde acontecer?

Então isentar totalmente a mídia de culpa accredito ser um tanto precipitado, pra não dizer errado. As influências na sexualidade das pessoas parece ter sim, grande apoio da cultura de massas.

Multi de Alguém
Veterano
# abr/11
· votar


Kobberminer
Cara, você quer definir comportamente e personalidade de uma pessoa pelo seu DNA?

Kobberminer
Veterano
# abr/11 · Editado por: Kobberminer
· votar


Multi de Alguém

E voce acha que DNA só serve pra moldar o teu rosto e o tamanho do teu pau?
Como eu já disse, voce não manja nada de biologia...

QUARESMA
Veterano
# abr/11
· votar


Kobberminer
o tamanho do teu pau?

Não tem nada a ver com a discussão mas o tamanho do pau é mutável...
-----------------------------------------------------------------------------------
http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/494/causas-da-homossex ualidade

Ai ó...pronto.

Multi de Alguém
Veterano
# abr/11
· votar


Kobberminer
Fala logo de uma vez a cura da AIDS pra todo mundo cara.
Desde que nasci vejo o mundo inteiro desesperado por isso, e você aí fazendo charminho.

Rato
Veterano
# abr/11
· votar


Kobberminer
boa guras. Capaz!

claro que tem uma parcela de sem vergonhas. Esses gays, no estilo 'bicha lôca". Na verdade esses mais sem vergonhas assumem logo o seu lado 'drag queen' no dia a dia. Isso sim é horrível.

Agora quanto ao sujeito nascer viado, tenho duas histórias.

A primeira é a do Max. Max é o irmão mais novo de dois conhecidos que moravam aqui perto de casa. Os caras sempre tiveram a fama de serem comedores e tudo levava a crer que o Max tb seria.

Época que trabalhava em uma doceria, Max devia ter seus 7 ou 8 anos.
Todo dia ele ia lá e comprava chiclete de anel, bala da bárbie e tudo mais. Eu intimava - Max, carái; leva o do cavaleiro, do carrinho ou do diabo a quatro. De nada adiantou.

Hoje o Max mudou de nome, pega qualquer cara na balada já que, para quem não conhece sua história, se tornou uma morena sensacional.

O outro trabalhou comigo, gay assumido tb. Depois de um tempo convivendo com o sujeito, em roda de buteco sempre há uma 'roda viva'.

Perguntamos - e aí! qualé que é essa parada de pegar outro cara? E mulher? até hoje nenhuma?

O sujeito falou que até tentou namorar por algumas vezes, pois imaginava q era passageiro. Orra! Será que sou mesmo gay? Se perguntava na pré-adolescência.

Quando beijava uma garota ficava ocm ânsia de vômito, isso desde criança.
Sujeito falou que quando tomou coragem de beijar um cara, falou que foi um momento 'mágico', nesse momento eu que fiquei com ânsia de vômito haha, mas pow, compreensível.

:D

tem outras histórias e a maioria é reflexo parecido dessas duas aí

:D

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/11
· votar


o deputado ainda afirmou que torturaria seu filho se o encontrasse fumando maconha

Bolsonaro NAZIFACISTA!

Kobberminer
Veterano
# abr/11
· votar


QUARESMA
Não tem nada a ver com a discussão mas o tamanho do pau é mutável...

Me lembrou dos "Aumente Seu Pênis" espalhados por este mundo doido chamado Internet :)

Multi de Alguém
Eu só falo de coisas na qual eu tenha (quase) certeza, ou sobre alguma área na qual eu tenha genuíno interesse e procuro pesquisar o máximo possível.

Eu SEI que o DNA está muito além de definir características morfológicas e fisiológicas. O fenótipo atravessa ainda nos animais uma barreira incrível se pensarmos que o código genético nada mais é que um punhado de bases nitrogenadas organizadas em dupla hélice.

Fui áspero contigo porque depois deste comentário acho que no mínimo voce deveria ler um pouco mais (isto é, se voce não tava fazendo uma brincadeira). Se este for o caso, então me desculpe, mas acredito que não seja...

Se voce conseguir dissolver um pouquinho do seu ego recomendo a leitura dos livros "O Gene Egoísta" e "O Fenótipo Estendido", ambos de Richard Dawkins. São ótimas leituras que esclarecem muito sobre o que a genética representa hoje e também dos rumos da ciência de modo geral :)

Multi de Alguém
Veterano
# abr/11
· votar


Kobberminer
Cara, você não é burro.
Não é possível que você leve tão a sério um nick como o meu.

brunohardrocker
Veterano
# abr/11
· votar


QUARESMA
http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/494/causas-da-homosse x ualidade

Ai ó...pronto.


Esse link diz muita coisa.
É o conjunto da obra: genética+influencia do meio.

QUARESMA
Veterano
# abr/11
· votar


brunohardrocker
diz isso tambem...

"Até onde a memória alcança, sempre existiram maiorias de mulheres e homens heterossexuais e uma minoria de homossexuais.
...
Como o presente não nos faz crer que essa ordem natural vá se modificar, por que é tão difícil aceitarmos a riqueza da biodiversidade sexual de nossa espécie? Por que insistirmos no preconceito contra um fato biológico inerente à condição humana?

Em contraposição ao comportamento adotado em sociedade, a sexualidade humana não é questão de opção individual, como muitos gostariam que fosse, ela simplesmente se impõe a cada um de nós. Simplesmente, é!"

By Drauzio

Kobberminer
Veterano
# abr/11
· votar


Rato

Aí que tá. São tantas variáveis envolvidas que buscar um modelo racional e matemático que diga, que nem receita de bolo, que tal coisa vai deixar fulano viado, ou que vai fazer cicrano virar macho, é quase impossível. Opinião pessoal, eu acredito que isso envolva genética, família, sociedade e um pouco de espiritualidade (o foda é determinar a "porcentagem" de cada um deles, heuheueh).

Eu também conheço algumas histórias parecidas. Eu mesmo tive alguns problemas na minha pré-adolescência em relação a coisas bem próximas disso (não vou dar detalhes pra não alimentar os trolls). Hoje eu sei que todos os meus problemas de relacionamento no passado eram quase que "culpa" da minha péssima relação com o meu padrasto, alcóolotra, e que, resumindo, apagou minha auto-estima por um bom tempo, me fazendo cair nestas "dúvidas" (mas nada do nível de "vontade de vomitar quando pegava uma mina", huaHAua). Hoje eu sei que gosto sim de mulher! O triste é encontrar gente disposta a te ajudar nestes casos. Todo mundo acha que o homem e a mulher já nascem sabendo "lidar com a coisa", e é claro, a grande maioria de fato já nasce sabendo mesmo! Só que nem todo mundo é igual a todo mundo, e tem gente que precisa de ajuda...

"As famílias felizes são todas iguais. As infelizes são cada uma a sua maneira"

Então eu acho que há casos e casos, que nem voce falou. Baseado em experiência própria, eu acredito que falta de auto-estima causada por traumas pode ocasionar dúvidas quanto a sexualidade (e a uma infinidade de outras coisas também). Mas não é nada que não se possa mudar e superar. Eu discordo totalmente dos que dizer ser "impossível" mudar a orientação sexual de alguém. É claro que financiar uma linha de pesquisa pra testar esta hipótese já seria uma coisa praticamente "inaceitável" pela nossa sociedade hipócrita... hauhUAH, parece até medo, dá até pra imaginar... os manifestantes duvidando do próprio taco...

Kobberminer
Veterano
# abr/11 · Editado por: Kobberminer
· votar


Multi de Alguém

HuhuahuuHUA. Tá certo. Multi só traz discórdia e alegria pro fórum. É só uma falta passageira de muié com um pouco de saco-cheio da vida, de boa. Espero não chegar no nível do Bassist...

:)

Multi de Alguém
Veterano
# abr/11
· votar


Kobberminer
falta de muié
saco-cheio

Faz sentido...
Tá perdoado.

Ian Anderson
Veterano
# abr/11
· votar


Sinceramente chemaos a um ponto em que os Diritos iguais, são bem desiguais

=P

brunohardrocker
Veterano
# abr/11
· votar


é inverno no inferno e nevam brasas
Por favor, escondam-se todos em suas casas
Pois o anjo caído voa com novas asas
Raimundos, Nativus, Black Alien
Quebrando a espinha de filhos da puta
Como num mergulho de águas rasa

de junho a junho eu nasço
Eu morro de março a março
Presencio cenas impossíveis de traduzir para o cinema
Não perco atuações e atos
Mesmo quando abaixo pra amarrar os cadarços
Espaço, espaço, eu preciso de espaço
Pra mostrar pra esses covardes seu crepúsculo de aço
Imperial, como Carlos, eu passo
Conexão nordestina
Até Niterói, morte e vida Severina
Passando por Brasília...
Reis...

Devil Boy
Veterano
# abr/11
· votar


Mas porra, se dizem que essa decisão de se relacionar com pessoas do mesmo sexo parte da própria pessoa, que já tem uma tendência e inevitavelmente vai ser assim,

Não existe evidência conclusiva nenhuma de que homossexualismo (ou "homossexualidade", para usar o termo mais politicamente correto), transsexualismo e desordens similares tenham causa genética ou congênita. Tenho quatro médicos na família e um colega acadêmico que mexe com psicologia evolutiva e nenhum deles jamais ouviu falar de nada nesse sentido. Os únicos que vejo repetir por aí essa história com ares de "consenso científico" são a militância gay e seus simpatizantes mesmo.

O Justin Raimondo (homossexual, ateu e - contrariando todos os espantalhos inventados sobre a direita -, republicano e um dos ativistas do movimento conservador anti-estatista nos USA) também diz que os argumentos por trás da idéia de que a orientação sexual dele é "genética" são pseudocientíficos e não têm nenhuma base sólida. Se ele (que é um dos maiores interessados do mundo em saber a razão de ser da sua condição) acha que a militância gay não passa de um bando de picaretas dogmáticos, eu não consigo pensar em nenhum motivo razoável para duvidar dele.

Até onde estou informado, o único fato conclusivo nessa questão do homossexualismo (eu realmente prefiro usar o termo politicamente incorreto) é que todo mundo tem o seu próprio palpite e que todas as hipóteses ainda estão em aberto.

Aqui vai um típico exemplo de especulação partindo da Psicologia: a menos que você tenha uma hipercapacidade de memorização no estilo Rainman, todas as pessoas são seletivas quando se trata de lembranças de infância e adolescência. Às vezes, até imaginativas. Na época da faculdade, quando eu reencontrava por acaso alguma menina do colégio que era ou se tornou gostosa, que eu tinha conhecido há tempos, mas por alguma razão não chegara a pegar, freqüentemente eu ficava com a impressão de que ela me dava mole naquela época... ou pelo menos já me deu mole alguma vez e eu que deixei passar.

Com certeza algumas deram mesmo, mas uma boa parte dessas impressões pode ser apenas exagero narcisista teu. Isso é normal. A maior parte do tempo a menina provavelmente nem te via, mas você só vai guardar as lembranças dela conversando contigo, rindo das tuas anedotas ou apertando o teu glúteo. Quando você remonta o filme, parece que ela só vivia correndo atrás de você. Mas se você se esforçar um pouco mais para lembrar, de repente talvez ela fosse assim normalmente.

Já ouvi psicólogos dizendo que é normal alguns adolescentes mais inexperientes sentirem atração por pessoas do mesmo sexo, sem que esse tipo de sensação vá futuramente influenciar sua orientação sexual. Também já vi sociólogos afirmando que, na ausência do sexo oposto, é muito comum ver presidiários(as) recorrendo ao "troca-troca" mas que, ao serem soltos, retornam ao seu padrão sexual anterior e não voltam mais a repetir as brincadeiras da prisão.

Dito isso, não seria impossível que os supostos sodomitas "de nascença" tendessem a lembrar apenas das desmunhecadas ocasionais (que não teriam necessariamente uma causa biológica) e a se esquecerem de todas as vezes que bateram uma para a menina mais gostosinha da classe. Talvez por não saber lidar internamente com a repercussão das desmunhecadas e com a demanda social por um comportamento estereotípico "true macho", eles resolveram ir na onda dos recalcados anti-cristãos de plantão, soltar a franga de uma vez por todas e acreditar que essa condição é "normal" e "natural", e não o produto de uma grande confusão de identidade mal resolvida.

Aliás... como a Biologia explica a velha e notória correlação entre ser criado pela tia ou avó e ter trejeitos efeminados (sem que o sujeito deixe de ser hetero ou tenha inclinações homossexuais propriamente ditas por isso)? Parece-me óbvio que, em muitos desses casos, a família não cumpriu o seu papel adequadamente para com aquele filho, em parte porque faltaram modelos e exemplos a serem seguidos.

Não que eu tenha a mesma fé nessa conjectura especulativa que os gayzistas têm na hipótese do determinismo biológico, mas... com o pouco que se conhece até o momento, quem pode refutar a hipótese de que seria essa a causa, em um tema tão aberto às especulações baratas, como essa que eu fiz? Rejeitar a priori esse tipo de hipótese é apenas ceder à histeria emocional da escória esquerdista, que são a pior espécie de moralista que existe: os que juram de pé junto que não são moralistas, mas vivem fazendo patrulhinha, ameaças, insinuações e ataques difamatórios à honra de quem não segue a moral politicamente correta deles e não vê nada de sacrossanto em um macho comer outro.

Levando em conta também o caso dos presidiários e dos adolescentes inseguros, mesmo que porventura se descubra uma predisposição biológica para o comportamento de alguns homossexuais, isso por si só não excluiria a possibilidade de tal comportamento ocorrer também em pessoas "biologicamente heterossexuais" por motivos não-biológicos, dadas certas condições psíquicas e ambientais. Pode-se argumentar que esses adolescentes e presidiários seriam na verdade homossexuais "de nascença" que conseguiram conter com sucesso suas predisposições biológicas, mas isso seria um tiro pela culatra do ponto de vista dos gayzistas, já que eles estariam caindo em contradição com sua idéia de determinismo biológico e dando munição pesada para os "fundamentalistas religiosos".

Por outro lado, se eles admitem o contrário (i.e., que é possível um indivíduo com predisposição heterossexual desmunhecar e "sair do rumo"), então não se pode falar em determinismo biológico heterossexual. Mas se a mera predisposição biológica a ser heterossexual não é suficiente para garantir uma conduta heterossexual, por que então uma mera predisposição biológica a ser homossexual seria suficiente para garantir um estilo de vida homossexual? Com ou sem predisposições, sob qualquer ângulo que se tente enquadrar a coisa, a idéia de determinismo sexual biológico é precária. Logo, para qualquer pai e mãe que considerem a relação heterossexual moralmente superior à veadagem - ou seja, para a grande maioria das pessoas -, não incentivar a segunda alternativa em hipótese alguma continua sendo a conduta que se espera da família.

E como a história da ciência é essencialmente uma história de teorias incompletas dando lugar a teorias menos incompletas, não é nenhum pouco irrazoável supor que algum dia talvez se encontre um tratamento (psicológico ou fisiológico, tanto faz) de reversão para a condição homossexual. E se esse dia realmente chegar e os homossexuais por algum motivo o desejarem, não vejo por que eles devam ser privados de obtê-lo.

Pessoalmente, eu preferiria ter um filho homossexual a ter um filho drogado, vagabundo, ladrão, gigolô ou petista. Mas se eu puder ajudá-lo a não ser nem uma coisa nem outra, eu o farei.

toty
Veterano
# abr/11
· votar


Nossa, viadagem agora pega pelo ar? tipo conjuntivite? vc olha pro cabloco e vira gayve já quer sair dando o rabicó? essa é nova pra mim!!!
flw

J. S. Coltrane
Veterano
# abr/11
· votar


tem gente que acredita na lei, na família, na genética, no caratér, na moral...



escolha seu deus e pegue sua senha ou tente ir além disso tudo

ZXC
Veterano
# abr/11
· votar


Sobre o ponto de vista da análise sócio-antropológica. a sexualidade não brota do nosso íntimo nato; gênero e sexualidade não são sinônimos, porém andam de mãos dadas; sexualidade sofre variações de acordo com as classes, culturas e espaços em que a sociedade se insere; a heterossexualidade compulsória regulamenta as condutas; a sexualidade como instinto reprodutor nata, foi alterada a partir da abordagem da psicanálise, nos fazendo entender que a partir de nossas interelações é fabricada ou construída socialmente.

As pressões sociais determinam que a sexualidade siga como os moldes de condutas cristalizadas como natural. A 'normalidade' conduzida, policiada e tidas como adequadas na nossa sociedade, traz em sua bagagem a forte idéia da união homem x mulher como única conduta, que a convenção estabelecida e herdada admite e o senso comum absorve como verdade absoluta incontestável. Qualquer alternativa que se desvie das convenções sociais e morais estabelecidas, representam problemas. As regras morais e convenções culturais não admitem em seu bojo avaliativo, nenhum deslize em forma de 'desejo'.
Sendo a avaliação moral um fato social sem trégua, o comportamento sexual se torna uma consequência dessa conduta social moral. A vida sexual portanto, pode ser equiparada a vida social, por ser provocada pelas culturas, épocas e senso comum domesticado.

Estudiosos da sexualidade e gênero firmam que a sexualidade não é biológica e sim produzida e construida ao longo da vida. Analisam o comportamento sexual, considerando que as instruções encontram-se inscritas na prática das instituições sociais, como família, igreja, escolas, etc., a partir das codificações de condutas julgadas apropriadas e ditas como corretas pelo Estado.

Ian Anderson
Veterano
# abr/11 · Editado por: Ian Anderson
· votar


ZXC
quanto tempo vc demora pra escrever um post desses?

certas horas parecere aqueles gerador de Lero-Lero =P, mas faz sentido o q escreve.

hehehe

[\desvirtuada rapida]

brunohardrocker
Veterano
# abr/11
· votar


Devil Boy

Não existe evidência conclusiva nenhuma de que homossexualismo (ou "homossexualidade", para usar o termo mais politicamente correto), transsexualismo e desordens similares tenham causa genética ou congênita.

ZXC
Estudiosos da sexualidade e gênero firmam que a sexualidade não é biológica e sim produzida e construida ao longo da vida. Analisam o comportamento sexual, considerando que as instruções encontram-se inscritas na prática das instituições sociais, como família, igreja, escolas, etc., a partir das codificações de condutas julgadas apropriadas e ditas como corretas pelo Estado.

Sempre vejo argumentarem que a homossexualidade é genética, mas nunca também vi alguma conclusão, alguma prova. O duro é que a coisa chegou num ponto em que qualquer um que discorde dessa hipótese em público é tido como homofóbico, ou seja, já é considerado uma ameaça aos direitos LGBT. Então, na visão deles todos tem que ficar calados, e aceitarem como científico o que a ciência ainda não tirou conclusão alguma, inclusive a Igreja, que na visão dos mais fanáticos, deve ser combatida ou reformada pra que acabe de vez a homofobia.

Pra mim, que sejam o que quiserem, que façam o que quiserem com seu corpo. Mas todo mundo é livre pra não aprovar o comportamento. Essa desaprovação também é inerente ao ser humano. É mais fácil perguntar para uma pessoa que tipo de gente ela desaprova do que o tipo de gente que ela aprova em seus julgamentos.

ZXC
Veterano
# abr/11
· votar


Ian Anderson
quanto tempo vc demora pra escrever um post desses
Talvez menos tempo que os homens desse tópico com suas enormes postagens, e que não vi incluidos em sua reclamação sobre essa liberdade de expressão.ahahah

certas horas parecere aqueles gerador de Lero-Lero =P, mas faz sentido o q escreve.
Leio todas as postagens ...acredito que até os Leros Leros podem me trazer algo de novo e saudável, ou mesmo ampliar minha visão....me fazendo enxergar o que me é cego. ;)

ZXC
Veterano
# abr/11
· votar


brunohardrocker

Concordo com você, também vejo assim, muitos estudos vêm sendo feitos sobre as causas da homossexualidade, mas nada conclusivo. Os comportamentos são reflexos de uma interação entre o biológico, psicológico e o social, que estão amarrados de forma indissociável, construidos em função do contexto histórico, social, cultural e político, e pela impossibilidade de separar esses aspectos.

As práticas sexuais se relacionam aos processos de hierarquizações, que determinam modelos únicos de sexualidade, onde um padrão de normalidade é definido, e tudo que foge das regras é estigmatizado, levando a degradação social e violência. As normas sociais proporcionam orientações e referências como mapas ou roteiros, esquecendo que não somos simples receptores passivos de normas sociais, porém os modelos fornecidos pela família, mídia e religiões estão sendo confrontados pela diversidade da sociedade contemporânea, e vem sendo obrigados a reavaliar seus pontos de vista acerca da sexualidade.
No séc. XIX as teorias cientificas identificavam o homossexualismo como almas aprisionadas em corpos errados, numa inversão sexual da visão do biológico-anatômico. Atualmente a homossexualismo não é mais visto com conotação de doença, patologia ou anomalia sugerida pelo termo forte, e sim como forma de viver a sexualidade.
A heteronormatividade é parte da ordem social, estabelecida pelo poder que privilegia e promove a heterossexualidade como única forma de orientação sexual adequada. As orientações e prescrições sociais não deixam margens para convenções sociais além homem x mulher. As instituições sociais como família, Igreja e escola celebram e estimulam a criação, atitudes, ações e a heterossexualidade com gêneros marcados, desde o nascimento, gerando violência e discriminações para quem não segue essas regras e orientações, ditas como morais.

Hoje o olhar científico está pautado na sexualidade, vinculada a identidade, e no respeito, deixando para trás qualquer tipo de discriminação, admitindo 3 dimensões: desejo, comportamento e identidade. A homofobia é um forte elo do regime de controle social, regulação da sexualidade e do gênero, capaz de monitorar desde ações cotidianas, até nossas escolhas pessoais. Foucault tinha razãoooo...é vigiar e punir.

No mais, que se f@@@ o que fazem com seus corpos...cada um sabe de si. ;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Até onde vai a liberdade de expressão e direito de escolha?