DNA de negros e pardos do Brasil é 60% a 80% europeu

    Autor Mensagem
    Cavaleiro
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Cavaleiro


    No Brasil, faz cada vez menos sentido considerar que brancos têm origem europeia e negros são "africanos". Segundo um novo estudo, mesmo quem se diz "preto" ou "pardo" nos censos nacionais traz forte contribuição da Europa em seu DNA.

    O trabalho, coordenado por Sérgio Danilo Pena, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), indica ainda que, apesar das diferenças regionais, a ancestralidade dos brasileiros acaba sendo relativamente uniforme.

    "A grande mensagem do trabalho é que [geneticamente] o Brasil é bem mais homogêneo do que se esperava", disse Pena à Folha.

    De Belém (PA) a Porto Alegre, a ascendência europeia nunca é inferior, em média, a 60%, nem ultrapassa os 80%. Há doses mais ou menos generosas de sangue africano, enquanto a menor contribuição é a indígena, só ultrapassando os 10% na região Norte do Brasil.

    Tentativa de imagem

    Para analisar o genoma, os geneticistas se valeram de um conjunto de 40 variantes de DNA, os chamados indels (sigla de "inserção e deleção"). São exatamente o que o nome sugere: pequenos trechos de "letras" químicas do genoma que às vezes sobram ou faltam no DNA.

    Do ponto de vista histórico, o trabalho deixa claro que a chamada política do branqueamento --defendida por estadistas e intelectuais nos séculos 19 e 20, com forte conteúdo racista-- acabou dando certo, diz Pena.

    Segundo os pesquisadores, a combinação entre imigração europeia desde o século 16 e casamento de homens brancos com mulheres índias e negras gerou uma população na qual a aparência física tem pouco a ver com os ancestrais da pessoa.

    http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/877676-dna-de-negros-e-pardos-do- brasil-e-60-a-80-europeu.shtml

    Qual a implicação de ser mais "europeu"? Parece titulação de pedigree para cachorros.

    Dissertem, ou não.

    O poder é de vocês.

    Sedank
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Tá, e daí?

    leo2505
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    em 2006 vi isso ae no fantástico

    Miko.Mko
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    que bom!!

    Kobberminer
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Do ponto de vista histórico, o trabalho deixa claro que a chamada política do branqueamento --defendida por estadistas e intelectuais nos séculos 19 e 20, com forte conteúdo racista-- acabou dando certo, diz Pena.

    Não se pode esperar comentário mais estúpido do que esse...

    Lucas Borlini
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Kobberminer
    Não se pode esperar comentário mais estúpido do que esse...

    Não vi estupidez no comentário, acho que você não entendeu o texto.

    Kobberminer
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Kobberminer
    · votar


    Lucas Borlini

    OK, os dados não mentem. Temos mais "sangue europeu" do que "outros tipos de sangue" na média da população. Só que as políticas de branqueamento do começo do século XX visavam exterminar a "raça negra" do Brasil, e estabeleceram como meta fazer isso completamente antes da virada do milênio. Como tudo mundo sabe, isso não aconteceu...

    E existem vários outros aspectos genéticos não citados. O cara simplesmente fez uma análise quantitativa; não está se levando em conta coisas básicas como co-dominancia, segregação, alelos múltiplos, e vários outros fatores que de fato, definem o que seria uma "raça"

    Para analisar o genoma, os geneticistas se valeram de um conjunto de 40 variantes de DNA, os chamados indels (sigla de "inserção e deleção"). São exatamente o que o nome sugere: pequenos trechos de "letras" químicas do genoma que às vezes sobram ou faltam no DNA.

    Pelo que eu entendi, ainda usaram o junk-DNA para fazer esse estudo... brincanagem...

    Lucas Borlini
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Kobberminer
    Eu acho que você generalizou um comentário simples do pesquisador.

    Kobberminer
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Lucas Borlini
    Eu só acho que as pessoas não devem falar daquilo que não sabem, ou tem conhecimento limitado

    Não estou questionando o conhecimento científico do pesquisador, mas seus conhecimentos sociológicos com certeza não estão lá corretos (nos dois casos, comigo ocorre a mesma coisa)

    O foda é alguém mais "ignorante" ler um negócio desse e sair por aí falando coisas tipo "o Brasil é um país Sangue Azul, Viva a Raça Ariana!" e então juntar uns camaradas e bater em mendigos negros nas ruas. Qualquer pessoa com importância na sociedade deve escolher muito bem as palavras que irá usar para se dirigir pro "povo"

    Enfim, foda-se isso tudo :)

    Lucas Borlini
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Kobberminer

    Você ta levando isso muito a sério.

    Mas enfim, minha opinião de modo geral:

    Eu acho esse esquema de racismo um puta viadagem.
    Se consideramos que todo ser humano é igual perante a lei, então pronto, o resto é lixo e qualquer esforço pra favorecer qualquer um dos lados é injusto.
    Não vejo sentido em classificar negro, índio, pardo, branco, amarelo, ou colorido se são todos humanos.

    R. Marcone
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Deveria escrever isso em letras bem grandes e colar na bunda dos racistas!

    Vick Vaporub
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    E o DNA europeu é 60% a 80% africano. E agora?

    Lucas Borlini
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Vick Vaporub
    E o DNA europeu é 60% a 80% africano. E agora?

    Ahauhauahaua.

    Então, é todo mundo humano.
    Essas barreiras de ''raça'' são burrice.

    Vick Vaporub
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Lucas Borlini

    Exatamente. Ganhou uma estrelinha do titio vaporúbio.

    TWT ICE
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    hitler não aprova

    wild.man
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    hitler não aprova

    está se contorcendo neste momento

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a DNA de negros e pardos do Brasil é 60% a 80% europeu