Sobre financiar uma casa.

Autor Mensagem
Gianyny
Veterano
# fev/11


O que vocês acham sobre isso ? Vale a pena ?

J. S. Coltrane
Veterano
# fev/11
· votar


considere o consórcio, financiamento é muito juros

J. S. Coltrane
Veterano
# fev/11
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/191549/p3

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/11
· votar


Gianyny
É uma cilada Bino!

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/11
· votar


É gorpe. Vai pagar 5 casas e só vai ser dono quando morrer.

qew
Veterano
# fev/11
· votar


Divida pra mais de 3 anos é absurdo.

Tem gente que faz financiamento de 30 anos o_O

Zep Rose
Veterano
# fev/11
· votar


O que vocês acham sobre isso ? Vale a pena ?

Não

Mr. Joe
Veterano
# fev/11 · Editado por: Mr. Joe
· votar


ou você tem dinheiro para comprar a casa à vista, ou não tem (e portanto financiar só vai servir pa se foder)!

guschard
Veterano
# fev/11
· votar


Gianyny
Se for pelo Minha Casa, Minha Vida, vale a pena.

Excel Lion
Veterano
# fev/11
· votar


Financiar é se iludir.

Você financia uma casa por um preço extremamente superfaturado em 240 parcelas e acha que tem casa própria.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# fev/11 · Editado por: Shredder_De_Cavaquinho
· votar


A moça que trabalhava aqui em casa financiou um apartamento de R$ 60,000 em 36 anos... Quantos apartamentos será que ela vai pagar?

Tamehiro
Veterano
# fev/11
· votar


acho que consórcio é mais negócio, não é pessoal?

jimmy vandrake
Veterano
# fev/11
· votar


O maior problema do sistema de financiamento imobiliario é o prazo.
Normalmente as pessoas fazem em 15 anos ou mais, o que dificulta é não ter garantia de estabilidade de emprego por este período, exceto no funcionalismo público.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# fev/11
· votar


Vale à pena, CLARO. Melhor financiar uma residência por 30 anos, do que ficar pagando aluguel durante todo esse tempo, como muitos fazem. No fim, esse imóvel será SEU, e ele estará sempre valorizando.

Johnny Favorite
Veterano
# fev/11
· votar


KaTy
Vale à pena, CLARO. Melhor financiar uma residência por 30 anos, do que ficar pagando aluguel durante todo esse tempo, como muitos fazem. No fim, esse imóvel será SEU, e ele estará sempre valorizando.

Ai que vc se engana, se você tiver dinheiro para pagar aluguel mas poupar a mesma quantia em 30 anos vc terá uma grana violenta!

KaTy
Miss Simpatia 2012
# fev/11
· votar


Johnny Favorite
Sim, mas e quem é que consegue poupar essa grana? Ser humano dificilmente consegue economizar. Sempre tem no que gastar...

Não adianta dizer: é só guardar no banco. Maioria não consegue...

Gianyny
Veterano
# fev/11
· votar


Beleza pessoal, considerem a seguinte situação:

Vou morar de aluguel e não tenho como pagar o consórcio + aluguel (pelo menos por enquanto, recém-casado, começando a vida agora), além do que dificilmente conseguirei dar um lance pra tirar a casa no consórcio (pensando na minha situação atualmente), então, o que vocês me aconselhariam fazer ? O que fariam nessa situação ?

Agradeço aos que postaram, Vlw.

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/11
· votar


Continue pagando aluguel até melhorar a situação, ou então vá para a favela.


Financiamento é jogar dinheiro fora.

Cavaleiro
Veterano
# fev/11
· votar


Mais vale alugar.

Já falei sobre isso em uns 4 tópicos.

Gianyny
Veterano
# fev/11
· votar


Cavaleiro
Viciado em Guarana

Mas gente, o dinheiro de pagar o aluguel não volta, isso que pesa, não poderia este dinheiro ser empregado em um financiamento. Ao invés de pagar aluguel, pago algo que "Já é meu", ou será.

Pedro_Borges
Veterano
# fev/11
· votar


J. S. Coltrane
considere o consórcio, financiamento é muito juros

Quando você recebe o bem no início, sim, é bom negócio. Pra receber no final, qualquer poupança programada é melhor.

Gianyny
Veterano
# fev/11
· votar


Quando você recebe o bem no início, sim, é bom negócio.

Ai é que está, se não me engano, no financiamento o bem é recebido de início, já no consórcio não, só sai pelo sorteio ou pelo lance. Então penso eu, se eu posso escolher pagar um aluguel e pagar um financiamento, não seria um negócio melhor pagar o financiamento, afinal, que diferença faz ? A diferença é que no financiamento estou pagando algo que será meu, e no aluguel não.

Pedro_Borges
Veterano
# fev/11
· votar


Gianyny
O que vocês acham sobre isso ? Vale a pena ?

No meu caso valeu muito a pena. Comprei uma casa muito boa, usada, com uma bela estrutura. Estava barata na época e em quatro anos, houve valorização de 2,7 vezes. O bairro, que não tinha gabarito liberado para construção de prédios passou a ter, por lei municipal e ai tudo foi lá prá cima.

Eu acho que financiar, por exemplo, apartamento novo, você acaba pagando mais do que ele vai valer no final. Isso porque as construtoras estão contruindo coisa barata e vendendo por preço três vezes mais do que vale. Aí, o que você ganharia de valorização, já ficou com elas.

Para os dias atuais, e dependendo da cidade e do bairro, um imóvel usado cuja localidade tenha futuro, é uma forma de você neutralizar os juros que pagará em todo financiamento. Ou seja, você tem que encontrar a fórmula que faça com que os juros que você pagou seja como se fosse uma poupança. Você os recupera em valorização.

Vlw.

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/11
· votar


Gianyny
Depende do quanto de prestações você financia senão...Vai pagar 5 casas e só vai ser dono quando morrer.

E sempre ouvi que financiamento não compensa.

KaTy
Sim, mas e quem é que consegue poupar essa grana? Ser humano dificilmente consegue economizar. Sempre tem no que gastar...


O ser humano que não consegue economizar está já condenado ao fracasso financeiro de qualquer jeito. O financiamento só irá acelerar o processo com as taxas de juros abusivas.

Pedro_Borges
Veterano
# fev/11
· votar


Viciado em Guarana
Depende do quanto de prestações você financia senão...Vai pagar 5 casas e só vai ser dono quando morrer.

Bom, isso acontece mas como eu disse há exceções que compensam.

Em 1997 me ofereceram um imóvel de 750m2 de terreno com uma casa e as instalações de um bar ripo happy hour. Bairro de futuro e já com construções de prédios pela região. Valor R$ 65.000,00. Sei que seu financiasse eu moraria na casa e com o aluguel do bar Happy Hour eu pagaria as prestações.

Um amigo meu comprou e alguns anos depois, o saldo estava pequeno e resolvei quitar. Mês passado recebeu a proposta de uma construtora que pagou R$ 1.000.000,00. Eu chorei de soluçar, é claro. Não por pela sorte do meu amigo, mas pela minha visão "cavalar" da época.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# fev/11
· votar


Viciado em Guarana
Que experiência você tem com financiamento, aluguel e taxas abusivas?

Você está falando coisas sem noção, não parece ter conhecimento de causa. Aliás, cuidado quando fala que quem não consegue economizar está fadado ao fracasso financeiramente. Isso é muito sério.

É burrice ficar pagando aluguel a vida inteira, ajudando a pagar o financiamento de outra pessoa. Financie uma casa pra vc e pague o SEU imóvel. Imóvel é investimento. Aluguel é dinheiro jogado no lixo.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# fev/11
· votar


Gianyny
Vá até o site da caixa e faça uma simulação.
Faça as contas de quanto gastará com aluguel e quanto lhe sobrará ao fim de um ano. Depois faça o mesmo com o financiamento e veja quanto seu imóvel valorizou. Pois é, qual lhe rende mais? Sem contar que é SEU.

Douglas_
Veterano
# fev/11 · Editado por: Douglas_
· votar


Para o brasileiro comum, que não ganha fortunas o financiamento vale a pena SIM.

Exemplo real:

Valor do Imóvel: R$120.000,00

Aluguel: R$700,00
Prestação: R$1.300,00


Após 01 (hum) ano:

Valor do Imóvel: R$160.000,00 (+ R$40.000,00 em 1 ano)
Saldo devedor: R$115.000,00

Total em Aluguel: R$8.400,00 (no bolso do locador)
Total em Prestação: R$15.600,00


Quanto eu tenho caso decida vender imóvel?

Se for alugado: R$-8.400,00
Se for financiado: R$160.000,00 - 115.000,00 - 15.600,00 = 29.400,00


Então, qual investimento rende 13.800,00 em 01 ano?

Rato
Veterano
# fev/11 · Editado por: Rato
· votar


Financiamento é sempre a melhor saída quando não se tem dinheiro na conta; pelo menos não na sua totalidade.

Em devaneio, ter um compromisso de assumir dívida, de certa forma aguça os sentidos do sujeito a fim de aumentar sua renda.

Por mais que o sujeito tente guardar dinheiro para comprar à vista, precisa ter um ótimo salário, porque senão estará fadado a morar com os pais até os 40 ou 50 anos ... isso ganhando +/- ainda.
Essa obervação vale para os solteiros. Quando casal, é claro que se houver uma junção de renda, tudo facilita.

Inclusive, essa história de comprar casa à vista está longe da realidade da maior parte da população - e estou sendo otimista.

O problema é que sua pergunta desdobra sobre vários aspectos:

- até quanto está disposto a pagar?
- é casa ou apartamento?
- pretende comprar na planta? Se sim, vai financiar direto com a construtora?
- vai comprar em construção? lembre-se que o ajuste do financiamento de imóveis é o INCC até a entrega das chaves e após, geralmente é algum IGP.
- pretende comprar uma casa protinha para morar?
- já pesquisou sobre os preços dos imóveis?
- tem alguma reserva para dar uma entrada?
- tem algum dinheiro no FGTS para utilizar?
- qual sua renda mensal ?
- quanto vc 'aguenta' pagar por mês de prestação?
- pretende entrar no esquema 'Minha Casa minha Vida"?
- já olhou as 'ofertas' de algum feirão da caixa?

Há quem prefira financiar 100% do imóvel por que consegue aplicar no mercado e ter um retorno maior do que a taxa de juros que irá pagar no financiamento.
Há quem diga que comprar imóvel é como ter uma despesa fixa com ativo imobilizado, sendo assim prefer alugar.
A compra de um imóvel também desdobra outras várias despesas fixas. Tem q avaliar :)

enfim ... vai respondendo aí. Dar uma resposta assim, se é bom ou ruim, acaba ficando muito vago pois, o que é bom para um geralmente não é bom para o outro em se tratando de dinheiro :)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/11
· votar


Johnny Favorite

Ai que vc se engana, se você tiver dinheiro para pagar aluguel mas poupar a mesma quantia em 30 anos vc terá uma grana violenta!


Se em vez de pagar aluguel, pagar uma parcela de financiamento e conseguir ainda guardar um valor similar você terá uma ''grana violenta + uma casa quitada''.

Gianyny
É evidente que comprar à vista é muito melhor, mas pagar aluguel é jogar dinheiro fora. Você paga algo que nunca mais volta pra você. A maioria das pessoas que acham que financiamento é algo 'surreal' é por que nasceu já em casa própria e não tem percepção da profundidade do que é comprar uma casa de fato. Morei de aluguel com meus pais até os 21 anos, quando saí para a minha primeira casa, financiada pela CEF. Foi a melhor coisa que fiz em toda a minha vida.

Hoje, com 34 anos, tenho 2 imóveis próprios, sendo um quitado e outro em eminente quitação, mais metade da casa que minha mãe mora. Na boa, se tivesse jogado meu dinheiro em um aluguel, não teria juntado 50% disso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre financiar uma casa.