Alunos transexuais e travestis podem escolher nome que vão usar na USP

Autor Mensagem
Gui
Veterano
# jan/11


bica: R7

Decreto visa diminuir preconceito e prevê adoção de nome social em órgãos públicos

A USP (Universidade de São Paulo) aprovou uma regra que permite que alunos transexuais e travestis possam escolher o nome que querem usar nos registros da instituição.

Na prática, isso vai permitir que eles adotem nomes femininos ao invés dos masculinos, com o qual não se identificam, ou vice-versa (no caso de transexual nascido no sexo feminino).

A mudança cumpre um decreto do Estado de São Paulo, assinado em 17 de março de 2010 pelo ex-governador José Serra.

A legislação, de número 55.588/10, diz que todos os órgãos de administração estadual direta ou indireta devem tratar os funcionários "trans" (travestis e transexuais) pelo nome social, ou seja, o nome pelo qual ele se identifica.

Inicialmente, o registro vai valer para os diplomas fornecidos pela USP. No futuro, a ideia é que o uso do nome social seja permitido também em sala de aula, nas listas de chamada e no vestibular.

Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), afirma que medidas como essa ajudam a diminuir o número de faltas e o abandono escolar dessa parcela da população.

- Um dos grandes problemas nas escolas é o desrespeito com a identidade do aluno, mais até do que o desrespeito à opção sexual. Normalmente os gays são vítimas de piada e chacota no ambiente escolar. Os "trans" [sofrem] mais ainda, e vários acabam abandonando os estudos. A maioria acaba vendo na prostituição a única alternativa de trabalho.

A nova regra segue o exemplo de colégios, hospitais, secretarias e outros órgãos do governo paulista. Normas similares, de uso do nome social por transexuais e travestis (os chamados "trans"), já valem para escolas de 14 Estados - Pará, Goiás, Paraná, Alagoas, Piauí, Santa Catarina e Pernambuco, entre outros. Maranhão foi o último a aderir.

Os "trans" que trabalham em órgãos federais também têm o direito garantido de usar o nome social - uma portaria do Ministério do Planejamento regulamentou a decisão.

Ódio contra gays

Em 2010, a USP (considerada a melhor do Brasil por rankings internacionais) viveu polêmicas ligadas a homofobia e ódio contra gays. Um jornal produzido por estudantes continha piadas que incitavam outros universitários a jogar fezes em homossexuais.

Em outubro, um casal gay foi agredido durante uma festa organizada por alunos da USP. Henrique Peres, uma das vítimas, foi alvo de socos e chutes vindos de três agressores.


suco de laranja
Veterano
# jan/11 · Editado por: suco de laranja
· votar


e ai? já escolheu o seu?

rodsom
Veterano
# jan/11
· votar


o povo ta gostando dum topico de gay duns tempos pra ca, hein.

Gui
Veterano
# jan/11
· votar


rodsom
acho pertinente.

suco de laranja
e ai? já escolheu o seu?

sim sim, Sofia.

brinks.

ah.=X

rodsom
Veterano
# jan/11
· votar


Gui
e o que é pertinente?

faith_girl
Veterano
# jan/11
· votar


prevejo muitos rapazes tendo surpresas na hora 'H'

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/11
· votar


Aé, chamar um travesti de Paula vai acabar com o preconceito.

hard rock and roll
Veterano
# jan/11
· votar


Black Fire
Aé, chamar um travesti de Paula vai acabar com o preconceito.

Digo mais, vai diminuir o número de faltas e o abandono escolar dessa parcela da população.

Gui
Veterano
# jan/11
· votar


rodsom
pertinente por que e do cotidiano...nao sei na tua cidade..mas aqui no centro de SP, e facil tu olhar pro lado e ver um traveco a qualquer hora do dia.

faith_girl
tem que perguntar se tem "brinde ou vaga"

Black Fire
melhor que chamar de Wanderley

TWT ICE
Veterano
# jan/11
· votar


tem quantos travecos ou trnas na usp?

pacpac
Veterano
# jan/11 · Editado por: pacpac
· votar


vai ter homem/paula entrando no banheiro feminino? õ_o

Gui
Veterano
# jan/11
· votar


pacpac
ja tem...

Rafael Walkabout
Veterano
# jan/11
· votar


Estão dando muitos direitos pra essa "gente".

hard rock and roll
Veterano
# jan/11
· votar


Rafael Walkabout

Na minha opinião, o problema não é esse, é usar métodos paleativos, que a longo prazo não surtirão efeito algum, é preciso alguém para avisá-los que um erro não conserta outro erro.

E a ABGLT parece que não avalia isso, pqp.

Rafael Walkabout
Veterano
# jan/11 · Editado por: Rafael Walkabout
· votar


*duplo*.

jimmy vandrake
Veterano
# jan/11
· votar


Esse lance é meio esquisito.
A maioria dos travestis ou é Jéssica, ou Valeska ou Paula.
Só tem 3 nomes para escolher.

mao
Veterano
# jan/11
· votar


El? - Olá meu nome é Maria Subway, eu estudo na USP!
Ele - Ah, mas por que Subway? Você já trabalhou lá?
El? - hihihihi

(dentro do quarto, El? abaixa as calças)

El? - É Subway porque eu tenho 30 centímetros de pica!

hard rock and roll
Veterano
# jan/11
· votar


jimmy vandrake

Imagina uma chamada do curso de moda:

- Paula?

(mais de 10 alunos de uma só vez) - Presente!

mateussch
Veterano
# jan/11
· votar


e ai? já escolheu o seu?

sim sim, Sofia.

brinks.

ah.=X


Toda brincadeira tem um pouco de verdade...

maspn
Veterano
# jan/11
· votar


Black Fire
Aé, chamar um travesti de Paula vai acabar com o preconceito.


perfeitamente...


PAULO de manhã, PAULA de tarde, PAULA DENTRO a noite, isso que se pode esperar.

EternoRocker
Veterano
# jan/11
· votar


Só podia ser onde né ?!?!?!

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/11
· votar


Se tivesse isso à alguns anos atrás muitos usuários veteranos do OT teriam feito o curso superior.

Gui
Veterano
# jan/11
· votar


EternoRocker
e em mais 14 estados...

Zebreiro
Veterano
# jan/11
· votar


Prazer, me chamo Michely e quero usar o banheiro feminino!

Gui
Veterano
# jan/11
· votar


Zebreiro
Prazer, me chamo Michely e quero usar o banheiro feminino!


mas e uma framboesa mesmo...

maspn
Veterano
# jan/11
· votar


ah, se for assim tem que ter um banheiro pra gays, porque mulher nao vem mijar no nosso banheiro, mas os caras vao mijas nos banheiros das mulher, imagina que desconfortavel, um barbudo mijando com as mulheres... tem que apanhar mesmo.
tem muito gay que é giletão, é perigoso isso até gerar estrupos.

izzystradlin
Veterano
# jan/11
· votar


É o que eu digo sempre:

Se luta-se tanto pra mostrar que ser trans/Bi/Homo é tão normal quanto ser hetero, por que se tem tanto tratamento diferente?

o preconceito começa com o próprio preconceito..

e nem vou falar em heterofobia...

rodsom
Veterano
# jan/11
· votar


muda esse nome ai, minha irma mais velha chama Paula.

suco de laranja
Veterano
# jan/11
· votar


prazer, sukita.

Rafael Walkabout
Veterano
# jan/11
· votar


izzystradlin
Se luta-se tanto pra mostrar que ser trans/Bi/Homo é tão normal quanto ser hetero, por que se tem tanto tratamento diferente?
Eu também acho que vocês colorados não precisam receber tratamento diferenciado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alunos transexuais e travestis podem escolher nome que vão usar na USP