Predisposição genética para a religião se reproduz com rapidez, diz professor

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# jan/11


Um cálculo matemático demonstra que os supostos genes responsáveis pela orientação religiosa de um indivíduo se reproduzem com mais rapidez.

A base do estudo teve como ponto de partida análises demográficas, que indicam que grupos religiosos geram mais filhos do que os ateus.

Em média, uma mulher sem qualquer religião teria de um a dois bebês. Para termos de comparação, no caso de uma seguidora do judaísmo ortodoxo, esse número passaria a ser seis.

O resultado a longo prazo é que o "gene da religião" se tornaria mais comum a cada nova geração.

De acordo com Robert Rowthorn, professor emérito de economia do Kings College, em Cambridge (Reino Unido), que desenvolveu o cálculo, essa expansão teria aumentado em até 50% depois de dez gerações.

Rowthorn acrescenta que os genes seriam ainda mais perpetuados e distribuídos se os integrantes do segmento religioso passassem a se relacionar com a população secular.

"Este é puramente um exercício especulativo", diz o autor do estudo a ser publicado nesta quarta-feira no "Proceedings of the Royal Society B".

Ele enfatiza que, até 150 anos atrás, o contraste na taxa de natalidade entre famílias religiosas e não religiosas não existia. O número de nascimentos caiu globalmente e a transição afetou mais alguns grupos do que outros.

Segundo Rowthorn, a progressão matemática demonstrada em seu cálculo indica a hipótese de que a população pode ser mais propensa à religião a longo prazo, mas isso dependeria também da proporção entre fertilidade e "deserção" de membros no grupo religioso.

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/859465-predisposicao-genetica-par a-a-religiao-se-reproduz-com-rapidez-diz-professor.shtml

Estamos fadados a viver eternamente com a religião?

Dissertem, ou não.

O poder é de vocês.

Prof. Grosélio
Veterano
# jan/11
· votar


Cavaleiro

Por isso que eu prego: Irmãs deem à luz!

AnaClara
Veterano
# jan/11
· votar


Cavaleiro

PÔ!! Legal... mas so li até a metade

Cavaleiro
Veterano
# jan/11
· votar


Na realidade achei muito metafísico e especulativo esse estudo.


A matemática demonstra uma progressão, achei um tanto forçado atribuir a genética, já que não foi feito de acordo com a matéria nenhum estudo genético e a causa pode muito bem ser meramente social.

Alex Supertramp
Veterano
# jan/11
· votar


O padres estão sempre tentando passar seus genes para as crianças

Prof. Grosélio
Veterano
# jan/11
· votar


Alex Supertramp
O padres estão sempre tentando passar seus genes para as crianças

O que voce quis dizer com isso? Faz de conta que não entendi!

Alex Supertramp
Veterano
# jan/11
· votar


Prof. Grosélio

Pq? Vc é padre por um acaso?

Prof. Grosélio
Veterano
# jan/11 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Alex Supertramp
Vc é padre por um acaso?

Se fosse não estaria perguntando!
Voce tem alguma coisa contra os padres?

Lenha na fogueira!!!

hard rock and roll
Veterano
# jan/11
· votar


Eles avaliaram as condições sociais/étnicas/históricas das diferentes regiões e povos?

Alex Supertramp
Veterano
# jan/11
· votar


Prof. Grosélio

Contra padres pedófilos sim!

Gourmet Erótico
Veterano
# jan/11
· votar


big bunch of bullshit

Codinome Jones
Veterano
# jan/11
· votar


Cavaleiro
Estavamos com saudade, jovem.

Codinome Jones
Veterano
# jan/11
· votar


Ta explicada a tal predisposição genética



Cavaleiro
Veterano
# jan/11
· votar


Codinome Jones

O que ocorreu na minha momentânea ausência?

Principalmente na questão das modificações solicitadas aos senhores moderadores.

O Root voltou?

DarkMakerX
Veterano
# jan/11
· votar


Cavaleiro
Como você mesmo disse, não foi levado em conta o social, que certamente influência muito para os dois lados.

Antigamente, a maior influência eram os pais. Geralmente o filho seguia a religião dos pais, que seguiram a religião dos avós, etc. Ou se os pais não eram religiosos, o filho também não era.

Hoje não funciona assim. A maior influência são os amigos.
Se meu grupo de amigos é ateu, serei ateu, como qualquer outra coisa que praticamente é forçada em grupos sociais (bebida, cigarro, banda, estilo de se vestir, entre outros).

Um exemplo é minha família. Meus avós são católicos, meu pais são católicos, somos em quatro irmãos: eu sou católico, dois são ateus/agnósticos (não tenho certeza) e minhã irmã é "eclética" (já foi com amiga em coisas de espiritismo e outras).

Hoje é muuuito social essa questão. Em boa parte dos lugares (como aqui) é chato e feio ser religioso.

Codinome Jones
Veterano
# jan/11
· votar


Cavaleiro
Os tempos estão difíceis, o fórum está dominado por novatos sem noção, Coltrane aparentemente está de férias, você também estava. Alguns bons ainda vagueiam por ca, scruto e os brunos.

Penta blues não ta mais no OT, aparentemente.

brunohardrocker
Veterano
# jan/11
· votar


Pode até fazer sentido se atribuir isso tudo a coisas como os costumes e tradições.

Só um exemplo: o casamento e o sonho de ter filhos, formar uma familia, falando assim por alto, vejo acontecer muito mais no meio religioso. Logo teriam mais filhos.
Ateus formam familias sim, mas com certeza não levam todas essas tradições tão a sério quanto os religiosos.

Mas ligar religião à genética? wtf?

AnaClara
Veterano
# jan/11
· votar


Uma vez li uma matéria na Super Interessante que explicava que ideias são genes que que se espalham... como se fossem virus

Como essas modinhas por aí... que podem passar de cabeça pra cabeça... fizeram até um teste com macacos de duas ilhas muito legal...

Acho que tem muito a ver com isso..

Seque a matéria na integra se alguém tiver o interesse de ler...

http://super.abril.com.br/ciencia/dna-ideias-444109.shtml

Cavaleiro
Veterano
# jan/11
· votar


AnaClaraFonseca

Excelente texto, mas a idéia do DNA para mim é puramente comercial, como foi relatado depois, é como se fosse um vírus devido a sua projeção social, que até é abordado na psicologia quando se fala sobre socialização primária e secundária e construtos sociais, ele é comparado ao DNA por tornar-se uma característica sua, mas em nenhum momento afirma que ela é repassada aos outros através da relação sexual por exemplo, é tudo uma questão cultural.


Acho interessante essa necessidade de quantificar tudo dos seres humanos:

"Mas quantos memes serão necessários para constituir, por exemplo, a Igreja Católica?

O Evangelho será todo ele um único meme, ou cada episódio da história de Jesus será um meme independente? David Hull, filósofo darwinista da Universidade Northwestern, Estados Unidos, diz que ainda é muito cedo para que a memética resolva esse problema: "A memética está seguindo um caminho comum a qualquer ciência. Primeiro, tentamos observar regularidades. Só depois definimos quais são as unidades básicas". Hull lembra que o mesmo debate já teve lugar na biologia para fixar, por exemplo, o conceito de espécie."

Muito obrigado pelo link, acho que foi o melhor que já abri aqui no fórum.

Cavaleiro
Veterano
# jan/11
· votar


E quanto a questão dos macacos, tem mais falhas e menos caráter científico que o próprio texto da folha.

AnaClara
Veterano
# jan/11
· votar


Cavaleiro
Muito obrigado pelo link, acho que foi o melhor que já abri aqui no fórum.


De nada...

Eu qd li essa materia... a uns 5 anos atras... tbm não acreditei muito... mas lembrei... pq afinal... é uma ciencia nova... e achei que tinha alguma coisa a ver com a sua materia...

é interessante saber tbm...

Cavaleiro
Veterano
# jan/11
· votar


a uns 5 anos atras...

Que memória hein :O

Sempre que eu leio seu nome, lembro da minha noiva hahah

Ana Carla.

AnaClara
Veterano
# jan/11
· votar


Cavaleiro

Nada... eu li essa materia umas 3 vezes.. pq gostava de super interessante, mas só tinha uma 5 revistas... não trabalhava (pq tinha uns 12 anos ) e ninguem comprava pq ninguem gostava...

Que bonito o nome da sua noiva... Minha meia chará...

:)

brunohardrocker
Veterano
# jan/11
· votar


AnaClaraFonseca

Acredito que o conceito de "meme" não passe de uma grande obviedade, algo parecido já estudado em disciplinas sociais, marketing, política e que um cientista captou em quis transcrever cientificamente.

Mas o grande problema é atribuir ao "meme" o mesmo patamar do "gene".
É uma grande obviedade que idéias são difundidas e passadas adiante e que temos a necessidade disso, mas se as idéias estão sujeitas a serem mudadas dentro de um único indivíduo, fica complicado tratar isso como ciência, a nivel de biologia.

Teríamos que descartar completamente o livre-arbítrio (o que acho um absurdo) para assumir uma posição extrema de que ele não existe.
Idéias podem ser mudadas. Genética pode?

Cavaleiro
Veterano
# jan/11 · Editado por: Cavaleiro
· votar


brunohardrocker

Na verdade o termo meme vem da ciência pelo próprio Dawkins e depois foi utilizado pelo marketing e política.

Codinome Jones
Veterano
# jan/11
· votar


Livre arbítrio é um delírio.

AnaClara
Veterano
# jan/11
· votar


brunohardrocker

Eles não usam a terminologia cientifica... é ciancia para leigos...

Teríamos que descartar completamente o livre-arbítrio (o que acho um absurdo) para assumir uma posição extrema de que ele não existe.

Esse foi um dos grandes motivos de eu achar que essa ciencia ainda precisa ser muito estuda e aperfeiçoada...

Filcrow
Veterano
# jan/11
· votar


Daqui a pouco existirá uma predisposição genética para ser pedófilo, assassino ou estuprador...
Logo esse tipo de comportamento poderia ser comparado a uma deformação genética, isentando toda responsabilidade e culpa dos atos do indivíduo que possui os tais genes...

Isso é um tapa na cara dos sociólogos que passam anos estudando o comportamento da sociedade... é jogar uma academia no lixo...

"perfeito"!!!

Cavaleiro
Veterano
# jan/11
· votar


Filcrow

Verdade. Será mais uma grande obra da hermenêutica jurídica que paira nos dias de hoje.

janick
Veterano
# jan/11
· votar



big bunch of bullshit


E lá vamos nós mais uma vez... vocês dão bola demais para religião. É algum desejo de conversão reprimido por acaso? Só pode.

Para descrentes e ateus, vocês parecem muito interessados!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Predisposição genética para a religião se reproduz com rapidez, diz professor