Linux - distro mais amigavel?

Autor Mensagem
GOREFESTA
Veterano
# jan/11
· votar


Mr. Joe

A distro Dreamlinux tem o XFCE mais bem acabado que eu já vi.

Uia! Anotado, vlw pela dica!

Baseado no Debian, Ubuntu ou alguma outra coisa?

Mr. Joe
Veterano
# jan/11 · Editado por: Mr. Joe
· votar


GOREFESTA
Baseado no Debian, Ubuntu ou alguma outra coisa?

Ela é baseada em Debian, Morphix e Knoppix (distros bem antigas, porém, bem conceituadas).
EDIT: Construída por cima do Debian, mas implementaram várias idéias destas outras.

Aliás, é uma das distribuições brasileiras mais conhecidas pelo mundo afora.

Dá uma olhada: http://www.dreamlinux.net/

Alex Supertramp
Veterano
# jan/11
· votar


A última versão do Debian tá ótima, não essas firulagens dessas distros "baseadas" e é bem estavel..

GOREFESTA
Veterano
# jan/11
· votar


Mr. Joe

Ela é baseada em Debian, Morphix e Knoppix

Como quase toda boa distro brazuca... cara, vi o site e me impressionei, sistema parece mto bem feito msm e cheio de programas incluidos.
Ja to baixando o DVD, se for metade do epidemic ja é uma baita distro

mao
Veterano
# jan/11
· votar


A minha experiência com o Ubuntu 10.10 não foi das melhores. Achei a versão um pouco instável, com alguns bugs um pouco chatos, como o desaparecimento de painéis, de menus, etc.

Acho o Mandriva 2010 com KDE uma boa.

Mr. Joe
Veterano
# jan/11
· votar


mao
A minha experiência com o Ubuntu 10.10 não foi das melhores. Achei a versão um pouco instável, com alguns bugs um pouco chatos, como o desaparecimento de painéis, de menus, etc.


Realmente. Por isso desisti direto do Ubuntu.
Usei por uns 3 dias, aí começou até a dar uns bugs visuais chatos (além do que você falou).

GOREFESTA
Veterano
# jan/11
· votar


mao

A minha experiência com o Ubuntu 10.10 não foi das melhores.

Comigo foi assim tbm, tinha instalado a 10.04 e era uma maravilha, atualizei pra 10.10 e apareceu bug em todo o canto. Tive problemas no flash (video do youtube em tela cheia? Nem pensar), montagem de partições ntfs, dock travava do nada. Não formatei a maquina e deixei o sistema por la sempre atualizando... tem poucas semanas que começou a rodar mais redondo, da até medo de ver o que vai rolar no lançamento da 11.04

Mr. Joe
Veterano
# jan/11
· votar


GOREFESTA
Tive problemas no flash (video do youtube em tela cheia? Nem pensar), dock travava do nada

Exatamente os problemas qu'eu tive.

da até medo de ver o que vai rolar no lançamento da 11.04
Pois é.

mao
Veterano
# jan/11
· votar


Mr. Joe
GOREFESTA

Eu sinceramente quase que desisti do Ubuntu. Antes de instalar a próxima versão esperarei para ler comentários dos usuários após alguns meses de uso.

Nesses últimos tempos eu decidi usar o Mandriva, mas cogitei outras opções como o brasileiro Big Linux, alguém conhece este?

Mr. Joe
Veterano
# jan/11 · Editado por: Mr. Joe
· votar


Bem que o pessoal do fórum podia criar uma distribuição, igual a que os caras do fórum Clube do Hardware criaram (Kurumin)!

Aí cada "ajudante" do OT poderia compilar em seu computador as versões da distro. Assim teria todo tipo de compilação e cada usuário poderia escolher a que mais parece com seu PC, podendo ter um sistema super rápido.

Ok, ok, somente um blefe. hahaha

EDIT: Corrigir alguns erros de português.

GOREFESTA
Veterano
# jan/11
· votar


mao

Nesses últimos tempos eu decidi usar o Mandriva

Otima distribuição, só deveria ter repositorios mais atualizados, se bem que o MIB da conta do recado

Big Linux

Ja li varios comentarios bons sobre essa distro, mas parece que o projeto esta parado ou caminha a passos mto lentos... então não tive mto interesse em testar. Distro legal em KDE baseada em debian é o Epidemic que é brazuca tbm

Mr. Joe
Veterano
# jan/11
· votar


mao
Big Linux

Ouvi falar muito bem dessa distribuição, mas eu nunca a utilizei.

GOREFESTA
Veterano
# jan/11
· votar


Mr. Joe

Bem que o pessoal do fórum podia criar uma distribuição, igual a que os caras do fórum Clube do Hardware criaram (Kurumin)!

Aí cada "ajudante" do OT poderia compilar em seu computador as versões da distro. Assim teria todo tipo de compilação e cada usuário poderia escolher a que mais parece com seu PC, podendo ter um sistema super rápido.


Ideia absurdamente legal caso aqui fosse um forum de informatica hehehehe
Só me falta conhecimento dessas paradas de criar a propria distro

Mr. Joe
Veterano
# jan/11
· votar


Eu estava pensando em instalar o Gentoo aqui, mas é muito trabalho.
Dizem que é a distribuição mais rápida que existe, já que você mesmo compila o "estágio" (são chamados assim os níveis do Gentoo, do tipo: "Compilado parcialmente", "totalmente compilado", "somente source" e etc) do código-fonte e aí fica super rápido. Você clica no ícone e o "bichinho" carrega na hora.

GOREFESTA
Veterano
# jan/11
· votar


Mr. Joe

Eu estava pensando em instalar o Gentoo aqui, mas é muito trabalho.
Dizem que é a distribuição mais rápida que existe


Ja li isso tbm, mas por enquanto estou longe dessas distros hardcore linux. Ja li que mta gente faz para ter um sistema mto rapido é pegar alguma versão server e ir instalando tudo na mão via terminal. Ai tu pega kernel customizado, usa um fluxbox ou window maker da vida, instala programas otimizados e outros esquemas. Desempenho de foguete sem apelar para uma parada mto dificil

Gui
Veterano
# jan/11
· votar


GOREFESTA
Mr. Joe
mao
isso porque acabou de acabar de baixar o ubuntu 10.10

baixando a dreamlinux.

Mr. Joe
Veterano
# jan/11
· votar


GOREFESTA
Ja li isso tbm, mas por enquanto estou longe dessas distros hardcore linux. Ja li que mta gente faz para ter um sistema mto rapido é pegar alguma versão server e ir instalando tudo na mão via terminal. Ai tu pega kernel customizado, usa um fluxbox ou window maker da vida, instala programas otimizados e outros esquemas. Desempenho de foguete sem apelar para uma parada mto dificil


Deste jeito deve ficar um desempenho bom também, mas acho que o sistema completo e compilado fica mais "foguete" ainda, não é?

Gui
Também tem a distribuição Zenwalk (lembrei-me dela vendo os tópicos relacionados a este). A versão XFCE dela é incrível.

Mas enfim, têm milhares de distribuições. Por isso, para não perder tempo, sempre dê uma olhada nos comentários da mesma em fóruns de informática e etc. Assim, não perdes tempo!

Mr. Joe
Veterano
# jan/11
· votar


Outra distribuição renomada é a Arch Linux. Ela é do nível do Slackware.
Tu que instalas o ambiente gráfico completo, tu que instalas os programas, baixas os headers e etc.

Dizem que é tão rápida que chega perto da velocidade do Gentoo compilado.

Mr. Joe
Veterano
# jan/11 · Editado por: Mr. Joe
· votar


Voltei pro Windows XP.
A vontade súbita de jogar ganhou de mim!

E também porque o Linux Mint me enjoou. Agora usar o XP e depois instalar o Slackware, talvez.

EDIT: Voltando... preguiça de instalar, mas vou fazer hoje de tarde msm

Gui
Veterano
# jan/11
· votar


problemas com cartao de memoria!=[

Ian Anderson
Veterano
# jan/11
· votar


Gui

conseguiu arrumar aquele baguio do toch pad?

qew
Veterano
# jan/11
· votar


Ubuntu a versao nova ta com umas opções massa, 10.10 se eu nao me engano

Só nao uso aqui por causa da imcompatibilidade com internet discada... que é minha unica opção no momento, alguem sabe se nessa versão ta mais facil pra ele reconhecer e discar?

Ian Anderson
Veterano
# jan/11
· votar


qew
tem q instalar o gnome ppp

qew
Veterano
# jan/11
· votar


Ian Anderson

eu tentei, mas nao consigo manjar aquelas linhas de codigo que tem que colocar... tu manja?

mao
Veterano
# jan/11
· votar


Ian Anderson
KDE > MS-DOS > GNOME

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jan/11
· votar


Bem que o pessoal do fórum podia criar uma distribuição, igual a que os caras do fórum Clube do Hardware criaram (Kurumin)!

Pra que? Já tem tanta distribuição inútil por aí (Kurumin, Big Linux, Dreamlinux, Mint etc).
Aí cada "ajudante" do OT poderia compilar em seu computador as versões da distro. Assim teria todo tipo de compilação e cada usuário poderia escolher a que mais parece com seu PC, podendo ter um sistema super rápido.

Compilar para um certo processador não melhora muito a velocidade. Aliás, não há testes que comprovem alguma diferença.

Eu estava pensando em instalar o Gentoo aqui, mas é muito trabalho.
Dizem que é a distribuição mais rápida que existe, já que você mesmo compila o "estágio" (são chamados assim os níveis do Gentoo, do tipo: "Compilado parcialmente", "totalmente compilado", "somente source" e etc) do código-fonte e aí fica super rápido. Você clica no ícone e o "bichinho" carrega na hora.

Gentoo está morto. http://exherbo.org/ é seu substituto.

Não é assim que os stages funcionam. Não são "níveis". São apenas relevantes na hora da instalação; servem para se customizar a base do sistema, como qual libc usar, qual compilador C, etc. O melhor a se fazer é usar a stage3, pois já vem tudo padrão.

Outra distribuição renomada é a Arch Linux. Ela é do nível do Slackware.

Muito bugada. Geralmente é que acontece com distros rolling release que visam ter os pacotes mais atualizados possíveis (vide debian sid etc).

Gui
Veterano
# jan/11
· votar


Ian Anderson
nope...mas esse problema é menor que o leitor de cartão de memoria...
tou quase deixando dualboot...

Mr. Joe
Veterano
# jan/11
· votar


And the meek shall inherit the earth
Pra que? Já tem tanta distribuição inútil por aí (Kurumin, Big Linux, Dreamlinux, Mint etc).

Kurumin não era inútil, não (bem, agora é, pois foi foi extinto há uns dois anos)...
É com ele que muito brasileiro aprende a usar o Linux. Houve uma época que foi o sistema Linux mais usado em todo o Brasil.

And the meek shall inherit the earth
Compilar para um certo processador não melhora muito a velocidade. Aliás, não há testes que comprovem alguma diferença.


Baixa algum sistema Linux e compila o Wine e o aMSN.
Vai ver que eles vão abrir bem mais rápido.

And the meek shall inherit the earth
Muito bugada. Geralmente é que acontece com distros rolling release que visam ter os pacotes mais atualizados possíveis (vide debian sid etc).

Também têm as versões stable...

And the meek shall inherit the earth
Não é assim que os stages funcionam. Não são "níveis". São apenas relevantes na hora da instalação; servem para se customizar a base do sistema, como qual libc usar, qual compilador C, etc. O melhor a se fazer é usar a stage3, pois já vem tudo padrão.

Não serve só pra isso. Também pode compilar o sistema direto na instalação. Esse é o stage1, no caso. Ele vem com GCC e o básico no núcleo Linux, e todo o sistema é compilado direto no seu PC.

Se estou errado, corrija-me.

Mr. Joe
Veterano
# jan/11
· votar


aliás, botei o XP aqui de novo.
Até que fica bem bom na minha máquina, usando 100mb RAM enquanto ligado (sem nada rodando)...

GOREFESTA
Veterano
# jan/11
· votar


qew

Ubuntu a versao nova ta com umas opções massa, 10.10 se eu nao me engano

Só nao uso aqui por causa da imcompatibilidade com internet discada... que é minha unica opção no momento, alguem sabe se nessa versão ta mais facil pra ele reconhecer e discar?


Ve se isso aqui ajuda
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg416561.html#msg41656 1

Tem até um script que é para ajudar na configuração

Gui

problemas com cartao de memoria!=[

Não achei nada que possa te ajudar :(
O maximo que achei foi um pessoal que diz que o cartão funciona se ele ja estiver no slot quando dar boot, outros dizem que aqueles leitores de cartoes via USB funcionam 100% (acho meio absurdo colocar um leitor usb em um net que ja tem esse leitor, mas...) e por fim tem gente que aconselha tentar pelo ndiswrapper

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Linux - distro mais amigavel?