RPG voltado para o ensino

    Autor Mensagem
    Cavaleiro
    Veterano
    # dez/10


    O meu ex-professor e orientador de TCC me ligou esses dias para ver comigo a possibilidade de produzirmos um artigo científico sobre a utilização do RPG para o ensino, no caso em especial de Administração nas tomadas de decisão.

    Ele veio me chamar porque na ocasião apresentamos um plano de negócio de um bar temático com RPG. E desde então ele teve esta idéia para utilização na universidade estadual, mas só agora veio procurar com algo mais sólido.

    No caso, vocês conhecem alguma iniciativa deste tipo, e qual sistema poderia utilizar? Pensei em GURPS por ser um sistema genérico, daria para realizar com algumas adaptações, mas o sistema é muito complexo para iniciantes.

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Cavaleiro
    Não vi nada parecido ainda. Tem como detalhar? Pareceu bastante interessante.

    Cavaleiro
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Rafael Walkabout

    A idéia é simular um ambiente interpretativo para tomada de decisões, você teria que espalhar pontos em alguns atributos, que seriam definidos, como conhecimento, habilidades interpessoais e etc.

    E com eles entrariam as perícias como liderança, finanças, gestão de pessoa, e com cada desafio você teria o acaso dos dados na sua interpretação, mas quanto mais preparado (nível de habilidade) estivesse, mais provável conseguiria atingir os resultados.

    Cavaleiro
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    É basicamente para dar uma iniciada no pensamento sistêmico, tomada de decisão, estrutura organizacional, trabalho em equipe, liderança e planejamento estratégico.

    Arcanjo Lúcifer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    já estudei pra uma prova jogando age of mythology /o/

    mao
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Cavaleiro

    Cara, eu já participei de algumas simulações.

    Acho elas muito interessantes para o desenvolvimento da fala e da capacidade de raciocinar sob pressão.

    Quanto a sua idéia, acho válida. Porém não sei se seria uma boa criar "atributos" que possam cercear a criatividade e a habilidade das pessoas.

    Para simulações, basta a simulação do ambiente e dos fatores com os quais serão trabalhados.

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    mao
    A net fdp caiu e não conectava mais ;/

    falou, dormirei! (preciso acordar as 4:45 ;/)

    Gui
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    tenta D&T...por você poder usar QUALQUER atributo e ser um sistema simples pra iniciantes...

    GOREFESTA
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Cavaleiro

    Pensei em GURPS por ser um sistema genérico

    Acho que algumas escolas usaram o GURPS para ajudar em aulas de história. Não lembro agora se era um sistema "modificado" para a molecada poder jogar melhor, mas era sensação onde foi implantado. Como o Gui disse, sistema facil e bastante personalizavel seria o 3D&T msm, só que toda essa facilidade e simplicidade acaba sendo o ponto fraco do sistema. Se bem que, parece que seu jogo sera mais voltado para a interpretação, então acho que pode rolar tranquilo

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Cavaleiro

    Não manjo nada de RPG, mas aqui em Sampa tem um bar chamado LUdos, que é baseado em jogos. Meu camarada fez um projeto que envolvia uma gincana de sustentabilidade, aí mesmo em floripa.

    IgorC
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Cavaleiro

    basicamente eu entendi a sacada, seria tipo uma simulação, mais ou menos como se faz em Jogos Empresariais? só que individualmente e não em grupo?
    mais ou menos isso?

    Cavaleiro
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Cavaleiro
    · votar


    GOREFESTA
    Gui

    Também pensei nisso, mas o d&t acho que talvez seja simples demais.


    J. S. Coltrane

    Interessante.

    Mas essa gincana de sustentabilidade teve algo a haver com simulações?

    IgorC

    Mais ou menos isso, a grande diferença é que os jogos empresariais não levam em conta o acaso proporcionado pelo dado e nem o treinamento em nível de habilidade para interpretar.

    Na primeira fase, as pessoas normalmente não tem conhecimento suficiente para lidar com tomadas de decisões empresariais complexas.

    Gui
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Cavaleiro
    o D&T é simples e facilmente moldado...por isso gosto dele...tu pode impor regras novas de acordo com sua necessidade...

    talvez isso seja util..

    mas é claro...tu tem que ir aprimorando a medida que for jogando...os novos jogadores podem pensar em possibilidades não previstas por você...

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Cavaleiro

    o que seriam "simulações"?

    DarkMakerX
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Cavaleiro
    Tem um RPG bem fácil, o sistema chama "Primeira Aventura" eu acho. Tinha dois livros e era simples, mas sem perder a graça.

    Talvez ajude aí.

    renansena777
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    D&T é o que há, principalmente pra quem nunca jogou. Simples e objetivo. Mais simples que isso só aquele que vc joga com moeda

    -Dan
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Cavaleiro

    DAEMON. Simples e aprimorado.

    Necrophagist
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    DAEMON [2]

    Cavaleiro
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    J. S. Coltrane

    Interpretação de papéis em um ambiente simulado.

    -Dan
    Necrophagist

    Pode ser uma boa pedida, pena que não conheço muito do sistema, mas já ouvi muitos elogios.

    Valeu pela dica!

    DarkMakerX

    Conheço esse, mas teria que fazer muitas adaptações.

    Gui

    Acho que vai precisar de muito trabalho para adaptar as regras a um mundo empresarial, mas posso estar enganado..

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jul/10
    · votar


    Faz no RPG Maker XP e põe online, bem melhor que RPG de dado(famosa coisa de virgem dos anos 90).

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Cavaleiro

    saquei, acho que não se aplica muito. Mas boa sorte ae!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a RPG voltado para o ensino