Tópico Oficial da Sustentabilidade

Autor Mensagem
dibass
Veterano
# nov/10


Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.




Como ja é batido, debatido o desenvolvimento sustentável além de necessário gera muita coisa boa!!


Assim, a ideia do tópico é a galera dar dica, informações, críticas, sugestões à cerca da sustentabilidade desde dentro de casa à nível de mundo!


SALVE O PLANETA!!

p.s. não sou nenhum ecologista, mas axo interessantíssimo tratar do assunto.

Konrad
Veterano
# nov/10
· votar


Nas minhas traduções, vejo essa palavra 57834873248328357879 vezes por hora.

O conceito estranho e "de modinha."

dibass
Veterano
# nov/10
· votar


Alguns portais de ongs



http://www.ecologiaurbana.com.br/

http://fbds.org.br/fbds/rubrique.php3?id_rubrique=1

http://www.revistasustentabilidade.com.br/

http://www.sustentabilidade.philips.com.br/

http://brasilsustentavel.org/artigos.php?men_id=1

dibass
Veterano
# nov/10
· votar


Konrad
O conceito estranho e "de modinha."


Se bem que é uma moda que só tem a ajudar né?

Dylan Thomas
Veterano
# nov/10
· votar


A sustentabilidade aliada ao capitalismo é algo utópico, por que a própria sustentabilidade deveria restringir, através da técnica, o domínio do capitalismo.

Felipe26
Veterano
# nov/10
· votar


o nome é modinha a atitude é boa!

dibass
Veterano
# nov/10
· votar


Dylan Thomas

Pode explicar mais??

raf.pp
Veterano
# nov/10
· votar


O conceito estranho

Não vejo nada de estranho... é bem simples na verdade.

Porém o que o Dylan Thomas falou é verdade, mas o próprio capitalismo veem se alterando no decorrer dos anos... não vivemos mais na época industrial que colocava crianças para trabalhar com maquinas perigosas

Bassist_rsl
Veterano
# nov/10
· votar


Tópico Oficial da Sustentabilidade

Deixa eu me lembra de algo sobre sustentabilidade...

O SWU é o festival da sustentabilidade porque quem vai lá é sustentado pelos pais.

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Dylan Thomas
A sustentabilidade aliada ao capitalismo é algo utópico, por que a própria sustentabilidade deveria restringir, através da técnica, o domínio do capitalismo.

Esse é o propósito.

qew
Veterano
# nov/10
· votar


Eu tenho um pai que me sustenta, então eu tenho sustentabilidade.






Mentira, nem é assim. =\






Mas eu queria que fosse.

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


o argumento da sustentabilidade está preparando o caminho para a total mercantilização da natureza. É climatologicamente impossível associar somente o aumento de CO2 ao aumento de temperatura, a atmosfera não é tão simples. Baseado nessa falácia são vendidos créditos-carbono, e o ar vira uma mercadoria.

O discurso da sustentabilidade é mais uma ideologia necessária para a expansão de um sistema que não encontra por onde se reproduzir.

servo e fiel
Veterano
# nov/10
· votar


A sustentabilidade aliada ao capitalismo é algo utópico, por que a própria sustentabilidade deveria restringir, através da técnica, o domínio do capitalismo.

É algo bem dificil de associar, pois as empresas continuam crescendo e aumentando sua produção, o desenvolvimento ainda é erroneamente associado a crescimento econômico, tendo o PIB o papel de indicador máximo dessa falácia.

O modelo de produção e associação contínua pela busca aos lucros, prejudica em muito a adoção de uma produção que priorize o uso responsável dos recursos. Afinal, há competição faz com que recursos sejam utilizados e recursos sejam descartados de acordo com a volatilidade do mercado.

Dylan Thomas
Veterano
# nov/10
· votar


dibass

A técnica seria um produto capitalista que, ao ser comercializado para a sustentabilidade estaria apenas fortalecendo o próprio capitalismo. Afinal, a sustentabilidade hoje depende completamente da técnica.

Há, sobretudo, a própria irreversibilidade do sistema vigente que engloba e dita suas leis a qualquer iniciativa contrária – como na própria relação entre capitalismo e sustentabilidade, onde a sustentabilidade é mero produto submisso do capitalismo – e no fim, tudo se adéqua a seus propósitos.

J. S. Coltrane
É climatologicamente impossível associar somente o aumento de CO2 ao aumento de temperatura

Não seria o contrário?

servo e fiel

No fim, a sustentabilidade passa a ser só mais um fetiche do capitalismo.

cao fofo
Veterano
# nov/10
· votar


isso me lembrou aquele gerador de lero lero

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane
É climatologicamente impossível associar somente o aumento de CO2 ao aumento de temperatura, a atmosfera não é tão simples. Baseado nessa falácia são vendidos créditos-carbono, e o ar vira uma mercadoria.
O discurso da sustentabilidade é mais uma ideologia necessária para a expansão de um sistema que não encontra por onde se reproduzir.


Conhece algum estudo ou material que suporta o que tu diz?

rootdevolveminhasenha/

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


Dylan Thomas

exato, existem mais fatores envolvidos, nada é tão simples assim no clima mundial

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Dylan Thomas

A sustentabilidade aliada ao capitalismo é algo utópico

Discordo. O capitalismo está transformando a sustentabilidade numa commoditie.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,acoes-verdes-sao-opcao-rentav el-e-consciente-para-investidores,576652,0.htm

dibass
Veterano
# nov/10
· votar


Nossa, mas esse negócio n tem nenhum lado bom??

Dylan Thomas
Veterano
# nov/10
· votar


cao fofo

Muito bom. Quando vc se mudar para o meio do mato e montar sua casa, seu terreno e a sua vida auto-sustentável, lembre-se de recorrer aos produtos e serviços da minha empresa para suprir a tecnologia necessária. Afinal, o capitalismo é só um conto de fadas mesmo.

Dylan Thomas
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
O capitalismo está transformando a sustentabilidade numa commoditie.

Mas foi o que eu disse. A rigor, não existe sustentabilidade alguma.

Dylan Thomas
Veterano
# nov/10
· votar


dibass
Nossa, mas esse negócio n tem nenhum lado bom??

O lucro.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Dylan Thomas

Existe um aumento na preocupação com a sustentabilidade e ações que impactem diretamente, mesmo que os motivos sejam mercadológicos, mas pragmaticamente funciona.

Estamos longe de uma autosustentabilidade total porque para isso o mundo tem que mudar estruturalmente, principalmente no nível de consumo de bens.

A sustentabilidade aumenta com a commoditização através do capitalismo, entretanto reconheço que esta é uma medida paliativa.

Por essas e outras que o capitalismo não é sustentável (edit: em relação ao meio ambiente), apesar de defendê-lo.

dibass
Veterano
# nov/10
· votar


Uma coisa que eu tava pensando hj, na embalagem da Cocacola tem uma parte que fala que (se nao me engano) 56,5% das embalagem são recicladas. Se for analizar quantas embalagens do refrigerante são produzidas é uma quantidade absurda reciclada ,porém também é uma quantidade monstruosa de embalagens plásticas que vão direto pro meio ambiente.

Será que é só capital? ou o meio ambiente é só mero objeto de lucro?

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


dibass
é insustentável vender líquidos para serem bebidos por embalagens plásticas. Mesmo reciclando, o gasto energético é muito alto para um produto inútil.

Temos que pensar sempre em toda a cadeia produtiva e no gasto energético

O capitalismo é termodinamicamente burro, o seu fim é otimizar lucros, e não os recursos.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane
O capitalismo é termodinamicamente burro

Eu fico impressionado com sua capacidade de abstração ao fazer um comparativo entre capitalismo e termodinâmica.

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Cavaleiro

aka transgressão disciplinar

dibass
Veterano
# nov/10
· votar


MAs em outras palavras não seria pior sem estes projetos sustentáveis?

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


dibass
eis a desgraça de nossa civilização: ela só pode escolher o menos pior.

Dylan Thomas
Veterano
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane

O happy-ending não passa de mero mimo industrial. E ainda temos que dosar o niilismo, a fim de não optar pela solução de Camus.

Ei-nos, inexoráveis Sísifos da decadência desconstrutivista pós-moderna.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial da Sustentabilidade