Mesa Quadrada - 2005 está de volta.

Autor Mensagem
toty
Veterano
# dez/10
· votar


Torcer contra o Internacional, somente se for Gremista, ou Curintiano msm, pq o resto se fizer isso, é pura dor no cú mesmo!!!
Sou Torcerdor do Porcão, mas vou estar de vermelho logo mais.\o/

Gui
Veterano
# dez/10
· votar


DarkMakerX
o proprio RC6 disse que vieram pra cá em ritimo de férias..que ninguém achava que aquilo era sério.

Ed_Vedder
Veterano
# dez/10
· votar


Eu nunca entendo esse negocio de torcer pra outros times. As unicas vezes que fiz isso, foi lá no inicio dos anos 90, nas finais do são paulo contra milan e barça.. porque na epoca eu nem manjava ainda sobre rivalidade direito...

E agora recentemente, torci pelo Flu, contra o São Paulo e Boca, na libertadores, mas só por causa do Renato mesmo, e ainda assim, na final contra a LDU, achei bem feito que eles sentaram na graxa.

Eu torço pro meu time e pronto, o resto quero mais é que se explodam, imagina o ointer então.. esses eu seco até o embarque no aeroporto.

izzystradlin
Veterano
# dez/10
· votar


toty
Torcer contra o Internacional, somente se for Gremista, ou Curintiano msm, pq o resto se fizer isso, é pura dor no cú mesmo!!!
Sou Torcerdor do Porcão, mas vou estar de vermelho logo mais.\o/


\o/

Kensei
Veterano
# dez/10
· votar


Bom, deixa pra lá

Rafael Walkabout
Veterano
# dez/10
· votar


Gui
Ninguém disse que ele não ganhou título nacional. Mas aí unificar com brasileirão forçaram.

DarkMakerX
Veterano
# dez/10
· votar


Gui
E você acha que o Barça jogou tudo contra o Inter? O Liverpool foi raçudo em campo contra o São Paulo? A Inter vai jogar a sério contra o Inter?

Ed_Vedder
Veterano
# dez/10
· votar


E você acha que o Barça jogou tudo contra o Inter? O Liverpool foi raçudo em campo contra o São Paulo? A Inter vai jogar a sério contra o Inter?


ahuahuahau, uma das coisas mais patéticas que ja li aqui.

Teccláudio
Veterano
# dez/10
· votar


O santos quer contratar o Conca, que piada.hahaha

Gui
Veterano
# dez/10
· votar


Rafael Walkabout
se for falar de formula..o o brasileirão deve ser contado desde 2003

se for falar por nome..ele só passou a ser brasileiro em 89 se não me engano...antes era nacional.

a burrice não reconhecer...atesta que não conhece NADA sobre história do futebol..

se a CBF quiser manter só a partir de 71, excluam os 3 mundiais ganhos antes de 71 pelo brasil...

DarkMakerX
sim.

Ed_Vedder
Veterano
# dez/10 · Editado por: Ed_Vedder
· votar


Gui

Man, conhecer a historia do futebol é coisa de santista, os paleontologos da bola.

Rafael Walkabout
Veterano
# dez/10
· votar


Gui
a burrice não reconhecer...atesta que não conhece NADA sobre história do futebol..

Não tem nada a ver uma coisa com a outra.

DarkMakerX
E você acha que o Barça jogou tudo contra o Inter? O Liverpool foi raçudo em campo contra o São Paulo? A Inter vai jogar a sério contra o Inter?
Que absurdo. O SPFC tomou um totó de bola naquele jogo e achou um gol. O Rogério Ceni pegou muito. E o Barça perdeu porque entrou com a certeza de que ia ganhar, achavam que o gol sairia cedo ou tarde.

Gui
Veterano
# dez/10
· votar


Rafael Walkabout
Tem sim:

Nesta discussão que tenta diminuir o valor da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, poucos se lembram, ou não sabem, que a instituição do Campeonato Nacional, a partir de 1971, competição estimulada pelo governo militar, significou um grande retrocesso no futebol brasileiro.

Já se tinha chegado a uma fórmula vencedora e lucrativa com o Torneio Roberto Gomes Pedrosa/ Taça de Prata, que representou uma evolução da Taça Brasil, primeira competição oficial a dar ao seu vencedor o título de campeão brasileiro.

O Torneio Roberto Gomes Pedrosa, disputado de 1967 a 1970, que nos últimos três anos, organizado pela CBD, também foi chamado de Taça de Prata, era tudo que uma competição moderna de futebol precisa ter: poucos e poderosos participantes, os melhores jogadores do Brasil – e do mundo –, ótima média de público, jogos de alto nível, credibilidade e excelente cobertura da mídia.

Tudo isso se perdeu gradativamente com o advento do chamado Campeonato Nacional, que por priorizar o interesse político, tornou-se um grande "cabide de emprego", enchendo-se de clubes que não tinham qualidade para disputar a competição mais importante do país.

Ficou famosa a frase: "Onde a Arena vai mal, mais um time no Nacional. Onde vai bem, mais um time também". A Arena era o partido do governo e através de convites a clubes de todas as regiões do Brasil, contentava-se as suas torcidas e se garantia a simpatia do povo.

Deixou de haver o mérito esportivo. Clubes sem currículo ou tradição eram convidados por conveniência política. Os militares viviam a febre da integração do país, com o Projeto Rondon, a Transamazôniza e o futebol. Para entrar no Nacional, bastava a indicação e a proteção de um político influente.

Cada vez maior, mais fraco e mais deficitário

O Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que há três anos mantinha o mesmo número de 17 participantes, reunia a nata do futebol brasileiro e teve uma média de 20.155 pagantes por jogo.

Essa estrutura permitia aos grandes clubes manter os seus craques. Tanto é que todos os jogadores, titulares e reservas, da Seleção Brasileira campeã da Copa de 70, jogavam no Brasil. O privilegiado torcedor brasileiro podia ver os melhores jogadores do mundo competindo entre si.

Todas estas conquistas foram rapidamente destroçadas com o advento do malfadado Campeonato Nacional. Em sua primeira versão, de 1971, acrescentaram apenas três equipes, o regulamento foi similar à Taça de Prata do ano anterior e a média de público também se manteve na casa dos 20 mil pagantes. Mas, nos anos seguintes, o inchaço atingiu proporções gigantescas e a qualidade despencou.
Em 1972 o total de equipes passou a 26. Foram incluídos times de Amazonas, Pará, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte. A média de público caiu para 17.591. Em 1973 acrescentaram-se mais 16 participantes, chegando-se a 40, e a média caiu para 15.460 pessoas por jogo.

Bem, para resumir a história, basta dizer que em 1979 o Campeonato Nacional, cujo nome oficial passava a ser Copa Brasil, foi disputado por 94 equipes, com um público médio de 9.136 pessoas por partida, menos da metade do que o Roberto Gomes Pedrosa tinha alcançado dez anos antes.

Em uma época em que os clubes viviam exclusivamente das arrecadações, é fácil adivinhar a situação de penúria que passou a afligir grande parte dos grandes times brasileiros devido a esta estrutura de campeonato. A inclusão de muitas equipes sem gabarito contribuía para reduzir drasticamente o nível técnico da competição e diminuir-lhe o interesse.

Campeões de vida fácil

Como o objetivo maior do campeonato era "integrar o país pelo futebol", os times de maior tradição eram obrigados a jogar com os mais fracos nas fases iniciais. Assim, as muitas chaves eram feitas de tal maneira que dificultavam os clássicos e permitiam que um clube chegasse à final, ou ao título, sem enfrentar adversários mais fortes.

Em 1980, por exemplo, quando a competição teve 104 participantes, 40 da Taça de Ouro e 64 da Taça de Prata, que depois embocavam em uma competição só, o Flamengo enfrentou apenas quatro times dos de maior tradição e força no futebol brasileiro: Internacional, Santos, Atlético-MG e Palmeiras.

Os outros adversários do rubro-negro carioca na campanha que lhe valeu seu primeiro título brasileiro foram: Botafogo da Paraíba, Mixto (MT), Ferroviário (CE), Itabaiana (SE), Bangu, Ponte Preta, Santa Cruz, Coritiba e Náutico.

Esse fenômeno aconteceu várias vezes nesse período: Em 1977 o campeonato reuniu 62 times, mas, dos mais fortes, o campeão São Paulo só precisou enfrentar cinco: Palmeiras, Corinthians, Internacional, Grêmio e Atlético-MG.

Em 1981, eram 88, mas o Grêmio só pegou três "pedreiras": Corinthians, Botafogo e São Paulo, mesmo número que o Flamengo em 1983, que só fez clássicos contra Santos, Corinthians e Vasco.

Do caos veio o Clube dos Treze. Mas ainda falta muito...

O campeonato que começou em 1971 chegou a uma situação caótica em 1986, provavelmente a sua edição mais desorganizada (mais ainda do que as de 1971, 1979, 1984 e 1985). Em 1986 a Confederação Brasileira de Futebol resolveu juntar as Taças de Ouro, Prata e Bronze (respectivamente séries A, B e C) numa única competição, com nada menos que 80 clubes.

A bagunça, que gerou várias demandas jurídicas, afastou o público, provocou insistentes críticas da imprensa, afetou ainda mais a credibilidade da CBF e fez os grandes clubes brasileiros fundarem, em 4 de julho de 1987, o Clube dos Treze, que organizou o campeonato nacional daquele ano.

Batizado de Copa União, o campeonato contou com "apenas" 32 participantes, divididos em dois módulos, vencidos por Flamengo e Sport (por ter se recusado a jogar a decisão, o Flamengo perdeu, na justiça, o título para o clube pernambucano. Porém, a CBF ainda não tem uma posição definitiva sobre o caso).

Apesar da esperança de dias melhores, o campeonato nacional, que passou a se chamar "Brasileiro" apenas em 1989, continuou com altos e baixos. Impossibilitada pela justiça de organizar a competição no ano 2000, a CBF passou novamente a incumbência para o Clube dos Treze, que realizou a confusa Copa João Havelange.

Com equipes de várias divisões que se cruzavam no final, a Copa reuniu 116 times, teve público médio de 11.546 pagantes e acabou revelando o São Caetano, que veio de baixo e chegou à final contra o Vasco, tornando-se vice-campeão brasileiro.

Mesmo com a fixação, a partir de 2003, do campeonato por pontos corridos, interrompendo 32 anos consecutivos de mudanças de regulamento, o Campeonato Brasileiro jamais atingiu o nível técnico e o sucesso de crítica e público do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Entre 2007 e 2009, a média de público do Brasileiro superou 16 mil espectadores por jogo, mas em 2010 voltou a ficar abaixo de 15 mil.

Taça Brasil, Robertão, Nacional... Todos têm o mesmo valor

O Campeonato Brasileiro que se tem hoje, com 20 clubes, jogado em pontos corridos e em dois turnos, creio que seja a fórmula adequada para se apurar o melhor time do país. Porém, para se chegar até ela, muitas outras foram testadas, a maioria delas inútil e desnecessariamente.

Se formos rigorosos, teremos de não aceitar como válidas muitas das edições do campeonato nacional a partir de 1971. Na edição de 1974 usou-se até a arrecadação das equipes como critério de classificação. Entretanto, as competições foram realizadas, mobilizaram jogadores, árbitros, jornalistas, dirigentes, atraíram milhões aos estádios e muitos mais através da imprensa, foram oficiais, estão documentadas, portanto não há o que contestar.

Depois de se atingir um sucesso invejável com a Taça de Prata, o Campeonato Nacional representou um retrocesso técnico e financeiro profundo, que deixou boa parte dos grandes clubes brasileiros à beira da falência. Mas, fazer o quê? A história dessas competições não pode ser apagada.

Da mesma forma, não se pode, através de julgamentos anacrônicos, que pretendem analisar o passado com os olhos do presente, querer apagar da história as primeiras competições nacionais de clubes, regulares e oficiais: a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Poderiam ter sido melhores? Sim, como as edições do campeonato nacional a partir de 1971. Mas também mobilizaram jogadores, árbitros, jornalistas, dirigentes, atraíram milhões aos estádios e muitos mais através da imprensa. Enfim, foram oficiais, estão documentadas, não há o que contestar.

É só isso que precisa ser entendido: que a história não distingue a importância das competições por seus regulamentos, número de participantes ou nível técnico (se fosse assim, edições do Nacional a partir de 1971 teriam de ser impugnadas). Ela as distingue pela sua finalidade. E todas elas, da Taça Brasil, ao Campeonato Brasileiro atual, tiveram e têm um só objetivo: definir o campeão brasileiro da temporada.


Bica: Blog do Odir Cunha, responsavel pelo Dossiê entregue pra CBF.

guitarrista_rock
Veterano
# dez/10
· votar


Teccláudio

O santos quer contratar o Conca, que piada.hahaha

Quem não quer contratar o Conca?
Os torcedores que inventam história...

izzystradlin
Veterano
# dez/10
· votar


DarkMakerX
Gui
E você acha que o Barça jogou tudo contra o Inter? O Liverpool foi raçudo em campo contra o São Paulo? A Inter vai jogar a sério contra o Inter?


mimimimimi desmerecer os coloridos mimimimimi

DarkMakerX
Veterano
# dez/10
· votar


izzystradlin
Lógico que não. Senão desmereço meu Corinthians também.
Estou falando que o título que o São Paulo e o Inter tem é o mesmo que o do Corinthians, sendo levado a sério ou não pelos europeus.

Gui
Veterano
# dez/10
· votar


DarkMakerX
errado..o titulo do curintia que não deve ser contabilizado...torneio de verão.

DarkMakerX
Veterano
# dez/10
· votar


Gui
Na época ninguém reclamou do mundial.

renansena777
Veterano
# dez/10
· votar


E você acha que o Barça jogou tudo contra o Inter? O Liverpool foi raçudo em campo contra o São Paulo? A Inter vai jogar a sério contra o Inter?

Só eu aqui concordo com isso?
Parece que os europeus nao tao nem aí pra esse titulo

Gui
Veterano
# dez/10
· votar


DarkMakerX
Na época ninguém reclamou do mundial.
não???

hAOUEIHEAOIUHEAiuoEAHEAUIHaeiuheauioeAHEAIOU

OK, conta aquela do Padre.


maluco...antes de conquistar o mundo, tem que ganhar a américa...

servo e fiel
Veterano
# dez/10
· votar


DarkMakerX

Na época ninguém reclamou do mundial.

Cê tá de brincadeira... a não ser que vc fosse uma criança e não percebeu que foi uma das coisas mais desacreditadas e zombadas na época...

RafaelValeira
Veterano
# dez/10
· votar


Porra, parece que ninguém viu o jogo da final do São Paulo x Liverpool...
O Liverpool pressionou o SPFC o jogo inteiro. Não marcaram gol por causa de umas defesas milagrosas do Ceni.

servo e fiel
Veterano
# dez/10
· votar


renansena777

Parece que os europeus nao tao nem aí pra esse titulo

Querer ganhar eles querem, mas não é objeto de ostentação como é aqui, tipo, se perder, segunda-feira é um novo dia. Ou domingo de madruga mesmo já é caça.

guitarrista_rock
Veterano
# dez/10
· votar


NINGUÉÉÉÉM sabia que começaria o chororô depois que acontecesse a unificação, né?!

http://esportes.terra.com.br/futebol/noticias/0,,OI4842328-EI1832,00-S aopaulino+ironiza+unificacao+e+como+chamar+D+Pedro+de+presidente.html

Esses dirigentes do Corinthians e do São Paulo que ficam de palavrinha atravessada são ridículos DEMAIS, pqp!
Mas não é surpresa nenhuma. Surpresa seria se aceitassem numa boa e fossem profissionais lidando com adversários uma vez na vida.
Por isso eu pago pau pra nova diretoria do Santos, trabalha, e trabalha quieta.

Enfim, o choro é livre. O Santos e o Palmeiras serão octa campeões.

ENTREGUEM A TAÇA DAS BOLINHAS!

renansena777
Veterano
# dez/10
· votar


RafaelValeira
O Liverpool pressionou o SPFC o jogo inteiro. Não marcaram gol por causa de umas defesas milagrosas do Ceni.

Fora o "gol impedido" anulado pelo juizão

renansena777
Veterano
# dez/10
· votar


Enfim, o choro é livre. O Santos e o Palmeiras serão octa campeões.

E quem liga?
O Santos é uma Portuguesa e o Palmeiras nao assusta mais nem o Goiás.

guitarrista_rock
Veterano
# dez/10
· votar


renansena777

Caralho, quer desmerecer tudo de todos os times para os quais vc não torce?

Aliás, torce pra quem? Algum time que já caiu pra série b? Algum que não vai jogar a libertadores no ano que vem? Algum que não ganhou nada esse ano? Algum que não foi beneficiado pela unificação? Fala ae! A gente vê se você tem argumentos suficientes pra conversar com um torcedor da Portuguesa...

renansena777
Veterano
# dez/10
· votar


guitarrista_rock
Nao to desmerecendo, só acho que isso nao valerá pros torcedores. Os saopaulinos e flamenguistas continuarao dizendo que sao os maiores campeoes brasileiros, pode apostar

Gui
Veterano
# dez/10
· votar


guitarrista_rock
ENTREGUEM A TAÇA DAS BOLINHAS!

deixa eles com a taça de bolinhas..é mais util pra eles...

usam as bolinhas...tailandesas?

renansena777
O Santos é uma Portuguesa
Santos nunca foi rebaixado, não precisa de CBF pra ganhar titulos..

quem fala isso não entende nada de futebol..só é.

guitarrista_rock
Veterano
# dez/10
· votar


renansena777

Se FIFA reconhece, a CBF reconhece, os torcedores de Cruzeiro, Fluminense, Santos, Palmeiras, Botafogo e Bahia querem, quem liga pra flamenguista e bambi?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mesa Quadrada - 2005 está de volta.