o OT tá virando tópico Religioso?

Autor Mensagem
J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


Dylan Thomas

yep

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


The Root Of All Evil
Eu e o Cavaleiro estávamos falando logicamente, racionalmente, cientificamente. Achei que você também estivesse, quando respondeu a pergunta, por isso obviamente postei um dos princípios da lógica e do método científico.

E eu também estava falando. Se vocês falaram que não pode ser provado eu também falei. Qual é o problema?

O único problema que vejo é vocês ficarem procurando chifre em cabeça de cavalo. Se a proposta é fé pessoal não exija que seja provado, não tem cabimento. Se uma pessoa pudesse provar, todas as outras poderiam, não existiria quem esperasse por provas e quem quisesse te convencer.
"Deus é uma entidade criada" <- cadê o método científico nessa afirmação?


Mas ai sua resposta apelou/fugiu pra fé, íntimo e exigir que eu acredite, ora bolas, o que não se encaixa na discussão proposta pelo Cavaleiro.

Não é uma apelação e ao meu ver se encaixa muito bem na discussão. Vocês estão exigindo provas de quem não se propõe a provar, ou seja, procurando chifre em cabeça de cavalo, comprando pneu em padaria e etc.

Lucas Borlini
Veterano
# nov/10
· votar


Ninguém desafia o mestre Wittgenstein.

Eu desafio!

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
Isso nem sempre é verdade, e você descobre isso quando monta uma empresa e é processado pelo seu empregado.

A lei trabalhista + decisão do juiz, sempre tendem a abrir as pernas para o funcionário.
Mas não sei o que isso tem a ver.


Sem contar que eu falei brincando, mas o argumento do Root é válido:

Deus é uma entidade criada, cabe a quem afirma que ele existe provar que é necessário.


A pessoa pode afirmar que existe e a intenção não passar de uma convicção pessoal, nesse caso ela não tem obrigação de apresentar provas. E o que eu deixei bem claro é que a proposta é baseada em fé, não exija provas de quem não se propõe a provar.

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


A proposta do Cavaleiro foi clara.
Vocês querem entrar nela com argumentos de fé, onde obviamente eram requisitadas provas.


Proposta: Quero que o líbero da seleção de vôlei me mostre que é bom em cobrar escanteios na partida de basquete.

Resposta: Ele é jogador de vôlei.

Réplica: Tá querendo fugir é? Responda dentro da minha proposta.

Machine Gun Man
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker
Mas você entrou..

Dylan Thomas
Veterano
# nov/10
· votar


haha... Dou um pirulito e um gibi da turma da mônica àqueles apreciaram a dialética transcendental do argumento do feriado religioso.

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Machine Gun Man

A alegação é dele, ele que decide o que fazer com ela.

Skider
Veterano
# nov/10
· votar


Dylan Thomas
Argumente contra, se for capaz! kkkk

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Skider

O argumento é fraco, de verdade mesmo :P
Você poderia ter falado do proselitismo de que eles tanto acusam os religiosos e praticam o mesmo.

Skider
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker
Eu sei, eu poderia citar Hawkings ou Atkins para ilustrar isso, mas é que ontem deu vontade de "trollar"; kk

+ 1

Dogs2
Veterano
# nov/10
· votar


fernando tecladista
talvez não religioso, mas de bitolados em geral

OT entendo que é pra distrair, como o FCC é um fórum músical comparo o OT como uma piada entre uma música e outra em um ensaio de banda, uma conversa sobre cotidiano enquando se viaja 3 horas em uma van pra se tocar longe...

mas tem gente que leva isso muito a sério, visto o inumero casos de estressados com outros usuarios, nervosos com tópicos fechados e gente que não entende alguma piada e leva comentários bestas a sério

tem muitos aqui que precisam desligar o pc uma semana


Perfect

The Root Of All Evil
Galera se incomoda pelos outros.

É tão difícil não entrar num tópico que não te agrade?
Eu nunca entro em tópicos que não me interessam, todos deveriam fazer o mesmo.


É Root, mas essa discussão contamina todo o fórum, tem inúmeros casos de desvirtuamento pra vir a mesma ladainha.

EternoRocker
Veterano
# nov/10
· votar


Não me importa... dando risada da cara de fanáticos... tanto de um lado quanto do outro...

Pra mim já basta !!!

~:0]

Dylan Thomas
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker

Então você admite que provar ou racionalizar algo que não tem fundamento algum na razão é uma proposta absurda. Você deve admitir que um princípio irracional (ente metafísico) só pode ser analisado a partir da própria irracionalidade. Assim, você toma uma posição quanto à sua fé. E agora pode reduzir as propostas racionais de elucidação de um ente metafísico ao absurdo. O que nós estamos fazendo.

Skider

Parabéns. Te mando um pirulito pelo correio.

Skider
Veterano
# nov/10
· votar


Você poderia ter falado do proselitismo de que eles tanto acusam os religiosos e praticam o mesmo.


Poisé, no fim das contas ateísmo não passa de uma de visão de mundo que tem como fundamento (e único fundamento sólido) a fé, e que conta com seus cultuantes para pregar as boas novas de libertação;

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Dylan Thomas

Então você admite que provar ou racionalizar algo que não tem fundamento algum na razão é uma proposta absurda. Você deve admitir que um princípio irracional (ente metafísico) só pode ser analisado a partir da própria irracionalidade. Assim, você toma uma posição quanto à sua fé. E agora pode reduzir as propostas racionais de elucidação de um ente metafísico ao absurdo. O que nós estamos fazendo.

É você quem está dizendo isso é irracional, eu não tenho nada a ver com isso.

Skider
Veterano
# nov/10
· votar


Dylan Thomas
pirulicoptero?

EternoRocker
Veterano
# nov/10
· votar


Até pra não se acreditar em nada deve-se acreditar em alguma coisa.

Profundo né ???

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Paradoxalmente este que esta falando mal de tópicos religiosos tornou-se um dos mais discutidos.

brunohardrocker

Ok. Isso quanto a Deus.

Mas agora você acha que não tem fundamento criticar a religião assim como o Coltrane?

Acho que tenho o mesmo direito de criticar a religião quanto ele tem de criticar o capitalismo, já que somos vítimas da pseudodemocracia.

Skider
Veterano
# nov/10
· votar


O sistema ateísta e teísta nao se diferenciam exceto pela convicção!

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
Mas agora você acha que não tem fundamento criticar a religião assim como o Coltrane?


Acho que tenho o mesmo direito de criticar a religião quanto ele tem de criticar o capitalismo, já que somos vítimas da pseudodemocracia.

Tem fundamento e tem direito sim. Tem toda a liberdade pra isso. Mas eu não me lembro de ter tentado calar alguém, só apontei o erro no raciocínio.

Dylan Thomas
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker

Se algo não pode ser demonstrado racionalmente ou não é passível da aplicabilidade de qualquer ferramenta racional, logo, isso só pode ser irracional. Se você dispõe de algum argumento que fundamente seu ente metafísico racionalmente, exponha-o. Mas isso o rebaixaria ao nível daqueles que complementam a falta de fé com argumentações baratas relacionando ciência e ente metafísico.

Skider

Leia os seus gibis da turma da mônica e não desvirtue o assunto.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker

Só estava querendo saber sua opinião mesmo, no demais eu concordo com o que o Dylan Thomas falou.

Skider
Veterano
# nov/10 · Editado por: Skider
· votar


edit

Skider
Veterano
# nov/10
· votar


Se você dispõe de algum argumento que fundamente seu ente metafísico racionalmente, exponha-o.

Esse argumentos seriam provas?

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Dylan Thomas
Se algo não pode ser demonstrado racionalmente ou não é passível da aplicabilidade de qualquer ferramenta racional, logo, isso só pode ser irracional.

Diga-me quais são as ferramentas usadas para definir se algo é racional ou irracional.

Se você dispõe de algum argumento que fundamente seu ente metafísico racionalmente, exponha-o.

Primeiro me diga o que é racional e o que não é.

Mas isso o rebaixaria ao nível daqueles que complementam a falta de fé com argumentações baratas relacionando ciência e ente metafísico.

Abstenho-me.

Dogs2
Veterano
# nov/10 · Editado por: Dogs2
· votar


pensando bem...

Danza Macabra
Veterano
# nov/10 · Editado por: Danza Macabra
· votar


brunohardrocker
"Deus é uma entidade criada" <- cadê o método científico nessa afirmação?


Acredito que ele tenha utilizado "entidade" no sentido que ela é utilizada nas teorias.

Por exemplo, no modelo atômico um dia propuseram que haveriam partículas positivamente carregadas no núcleo, os prótons.

Isso era uma entidade. Foi criada para melhor a capacidade explicativa do modelo atômico.

Como foi dito, as entidades só devem ser criadas quando forem necessárias à explicação. Por causa disso, demonstraram por meio de experimentos, cálculos e tudo mais a necessidade da existência dos prótons e então eles foram incorporados ao modelo atômico.

Da mesma forma, deus é uma entidade criada porque as pessoas afirmam que eles devem existir para ter criado todo o universo, portanto, cabe a quem propôs a existência desta entidade provar que ela é necessária.

Sendo assim, o que ele quis foi explicar o motivo do ônus da prova ser de quem afirma que deus existe ou não. É importante frizar que isso é independente se as pessoas querem ou não provar que deus existe. Hipoteticamente falando, se quisessem, seria deles o ônus da prova.

Acredito que tenha sido esta a proposta do Cavaleiro. Não foi uma proposta a quem segue a fé, obviamente. Foi uma proposta às pessoas que acreditam em deus não por base na fé, mas por outros motivos, e que porventura possam estar a fim de tentar provar logicamente a existẽncia de deus.

Mas o que é claro é que o ônus da prova é de quem afirma que deus existe, pelo que foi explicitado acima.

Deu pra entender?

Dylan Thomas
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker

Podemos delimitar as fronteiras de aplicabilidade da razão em três pontos crucias: a relação da razão com a verdade empírica, seu papel na investigação científica, e sua análise epistemológica. Sua ferramenta pode ser qualquer área do conhecimento que trabalhe com deduções, induções, hipóteses, inferências e etc. Qualquer apreensão cognitiva da realidade que se enquadre num modelo satisfatório de descrição da mesma é racional.

Agora, se você se abstém da demonstração de qualquer evidência racional de seu ente metafísico, suas indagações sobre racionalidade não fazem sentido. Bem como o método maiêutico que você aplica a fim de levar o argumento à contradição.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Danza Macabra

Exato, meu caro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a o OT tá virando tópico Religioso?