Tudo em Deus, nada fora de Deus, nada contra Deus.

Autor Mensagem
renansena777
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker
Pior que nao tenho nada pra fazer no trampo...e como nao tem topicos inuteis para floodar agora, resta ler as paginas repletas de achometros xD

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Gourmet Erótico
O meu ponto é que na minha concepção, eu só pertenceria a uma religião que eu achasse que está correta em tudo que eles ensinam.

Eu entendi o que vc quer dizer. Mas o que eu quis dizer com meu comentário é que "o que acho correto" é fundamentalmente se espelhar em Cristo para saber como é o cristianismo, e não esperar por doutrinas, por denominações religiosas, por padres, por pastores... veja como biblicamente Cristo se opõe aos "homens da lei", aos fariseus, aqueles que ditam as normas e atribuem a salvação humana a meros costumes. Veja como biblicamente é errado emitir julgamentos aos outros, como muitos fazem, em todas as igrejas cristãs, reparando nos erros dos outros e se proclamando correto perante os semelhantes.

Isso tudo é errado, e o melhor que tenho a fazer é ter consciência dos meus erros e evitar ao máximo ser um hipócrita que julga sem ter autoridade pra isso.

Machine Gun Man
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker
Cadê o argumentinho que "não preciso de religião pra ser bom"?

"Argumentinho"? Você não acha que isso é verdade? O.o

Nem vou entrar na discussão... vou terminar de comer sossegado esse feto humano que eu mesmo extirpei.

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Machine Gun Man
"Argumentinho"? Você não acha que isso é verdade? O.o

Você analisou o contexto em que eu usei?

Mas respondendo a pergunta isolada: eu acho verdade sim.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Acho engraçado o estigma social da associação do fascismo com Deus.

Se você tem uma pessoa no comando inevitavalmente terá um absolutismo, desde que a sociedade tornou-se monoteísta, existe sim uma correlação, mas ela não é necessariamente ruim.

Assim como eu não vejo um lado negativo na correlação do
J. S. Coltrane da religião com a ciência e o capitalismo, apesar de ser contra a religião e defensor dos outros dois.

O Coltrane é contra tudo que está no mainstream e é aceito pela sociedade.

Machine Gun Man
Veterano
# nov/10
· votar


Gourmet Erótico
Estou falando que A Igreja Católica não foi cristã ao realizar a inquisição.

"Um médico é médico, no exato momento em que ele erra?"

O que eu percebo nessas discussões religiosas é que os cristãos, em geral, procuram distinguir o que chamam de Igreja Material da Igreja Espiritual - ou seja: instituições x seguidores de Jesus Cristo.

Mas não é a última quem dá legitimidade à primeira?

Machine Gun Man
Veterano
# nov/10
· votar


Porque não vejo uma separação clara entre as duas. O que vejo são crentes defendendo as instituições de seu tempo.

É óbvio, hoje nenhum católico se orgulha e se identifica com as atrocidades da Inquisição... mas na época também foi assim? Havia uma instituição sádica separada de um povo justo? Ou idéia, dogmas e práticas se misturavam enquanto todos, em pleno acordo, apreciavam churrasco de hereges?

Será que muito do que ainda hoje é feito/dito em nome de Deus amanhã não será atribuído apenas à instituição, enquanto os seguidores de Cristo - sempre fazendo questão dessa distinção - saem outra vez intactos?

Acho tosco.

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Machine Gun Man
mas na época também foi assim?

Assim como na Alemanha nazista (que vocês fazem questão de nos responsabilizar) muitos cristãos temiam o poder do Estado que se formou, tinham que se calar e não eram de acordo a matar judeus. Assim como na época da escravidão (que vocês fazem questão de nos responsabilizar) muitos cristãos temiam o poder do império, tinham que se calar e não eram de acordo a escravizar negros.
Na inquisição, por interesses nada cristãos, com um império articulando tudo por debaixo dos panos, ainda temos que nos responsabilizar e achar que a plebe estava de acordo?

Hoje em dia ninguém mais usa a religião para estabelecer um império, mas a usam "democraticamente" em questões eleitoreiras. (Eleições para presidente no Brasil, 2010)

É assim na minha cidade, na sua, e não vai ser diferente em outro canto.

Resta saber por que vocês tem o costume de empurrar a culpa toda para uma instituição religiosa sendo que as pessoas envolvidas nelas estão sujeitas ao sadismo de interesses exclusivamente POLÍTICOS.

É mais cômodo assim? Enfrentar padres é menos perigoso que enfrentar políticos?

Machine Gun Man
Veterano
# nov/10 · Editado por: Machine Gun Man
· votar


brunohardrocker
(que vocês fazem questão de nos responsabilizar)

Vocês quem? Não concordo e nunca disse nada parecido.

Na inquisição, por interesses nada cristãos, com um império articulando tudo por debaixo dos panos, ainda temos que nos responsabilizar e achar que a plebe estava de acordo?

"Com um império articulando tudo por debaixo dos panos"? Isso é um erro histórico.

Enfim... você fugiu da questão ao falar do nazismo e da escravidão. Não tinha pensado em interesses políticos, a não ser nos da própria Igreja. O ponto que eu levantei foi a distinção entre Igreja-instituição (que, se não é a vilã, também não tem lá grande heroísmo) e os cristãos, seguidores de Cristo, sempre muito sensatos e conscientes, que não tomam parte na culpa que é da instituição.

Massa de manobra de um ou de outro, em seu auto-discurso os "seguidores de Cristo" não compartilham da podridão das instituições que eles mesmos legitimam.

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Machine Gun Man
Vocês quem? Não concordo e nunca disse nada parecido.

Vocês = ateus.

Assim como "vocês" usam o "vocês = crentes".

"Com um império articulando tudo por debaixo dos panos"? Isso é um erro histórico.

Claro, o nome de Constantino passa até despercebido quando podemos colocar a culpa de quem matou pessoas em conflitos na religião que ele declarou ter se convertido.

Com Hitler, o marketing negativo até que fica bem dividido entre a religião e o sistema de governo.

Enfim... você fugiu da questão ao falar do nazismo e da escravidão. Não tinha pensado em interesses políticos, a não ser nos da própria Igreja.

...

O ponto que eu levantei foi a distinção entre Igreja-instituição (que, se não é a vilã, também não tem lá grande heroísmo) e os cristãos, seguidores de Cristo, sempre muito sensatos e conscientes, que não tomam parte na culpa que é da instituição.

Dentro do catolicismo existem os certos e os errados, os "da esquerda e da direita", os a favor e os contra, os liberais e conservadores, pessoas idôneas e criminosas, os comunistas e capitalistas... e se eu não tomo parte da culpa, ao menos admito sem problema algum que é uma instituição que reflete a humanidade toda.

Machine Gun Man
Veterano
# nov/10 · Editado por: Machine Gun Man
· votar


brunohardrocker

Na inquisição, por interesses nada cristãos, com um império articulando tudo por debaixo dos panos, ainda temos que nos responsabilizar e achar que a plebe estava de acordo?

Claro, o nome de Constantino passa até despercebido quando podemos colocar a culpa de quem matou pessoas em conflitos na religião que ele declarou ter se convertido.

Legal.. eu tô falando da Inquisição e você vem me citar Constantino, que viveu quase mil anos antes dos primeiros passos da Inquisição. E ainda não é um erro histórico.. =]

(e com um erro de interpretação e outro histórico, você fugiu completamente do meu questionamento... =/ )

Vocês = ateus.

Assim como "vocês" usam o "vocês = crentes".


Não.. não me inclua. E é feio justificar seu erro com o dos outros. =]

Gourmet Erótico
Veterano
# nov/10
· votar


Machine Gun Man
Gourmet Erótico
Estou falando que A Igreja Católica não foi cristã ao realizar a inquisição.

"Um médico é médico, no exato momento em que ele erra?"


Vc não entendeu o que eu quis dizer.
Eles nunca perderam a "denominação" de uma religião da cristandade.

O que eles perderam foi a aprovação de Deus.
Vc não pode julgar o Cristianismo instituído por Jesus pela forma como certos líderes religiosos o praticam.

O Cristianismo que Jesus ensinou é sem falhas. Quem tem falhas são os humanos.
O Cristianismo não é perverso, mas um cristão pode agir perversamente e assim perder a aprovação de Deus.

Ele pode até perante os outros continuar se proclamando como tal. Mas quem irá julgar toda a humanidade será Deus, e não há como esconder nada Dele.

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Machine Gun Man
Legal.. eu tô falando da Inquisição e você vem me citar Constantino, que viveu quase mil anos antes da Inquisição dar seus primeiros passos. E ainda não é um erro histórico.. =]

Citei não só ele, também citei Hitler.

Agora pegue a inquisição e aplique o mesmo julgamento. Nos países que ocorreu, qual a participação do Estado?

Machine Gun Man
Veterano
# nov/10
· votar


Gourmet Erótico
Vc não entendeu o que eu quis dizer.

Mas eu nem disse nada.. só citei uma frase pra reflexão. E ela é muito mais útil ao teu ponto de vista, aliás.


Eu escrevo mal pra caralho. Ninguém me entende.. =/

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


Oi.

Gourmet Erótico
Veterano
# nov/10
· votar


Machine Gun Man
mas a frase para reflexão que vc postou não foi justamente para contrariar o que vc citou de mim?

Gourmet Erótico
Veterano
# nov/10
· votar


Codinome Jones
olá.

lembre-se que aqui é proibido trollar e quem colocou a regra foi a Tia Rute!

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


Gourmet Erótico
Posso dar minha opinião sem correr o risco de ver um xiita mimizendo ficando putinho?

Machine Gun Man
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker
Agora pegue a inquisição e aplique o mesmo julgamento. Nos países que ocorreu, qual a participação do Estado?

Se você tivesse de atribuir apenas uma natureza à Inquisição, qual seria? Política ou religiosa?

É ingenuidade achar que a Igreja era só um instrumento, numa época em que ainda tinha tanto poder.

Gourmet Erótico
Veterano
# nov/10
· votar


Codinome Jones
todas as pessoas têm a resposta para essa pergunta

Não requer experiência tanto quanto prática.
Qualquer adulto faz e qualquer criança se diverte.

É só usar o bom senso

Machine Gun Man
Veterano
# nov/10
· votar


Codinome Jones
Posso dar minha opinião sem correr o risco de ver um xiita mimizendo ficando putinho?

Não, não pode. Isso aqui é questão pessoal. Questão de honra.

Impossível tentar. =]

Bah, o que eu comecei tentando dizer foi ignorado e o foco acabou ficando em um aspecto irrelevante (pelo menos para o que eu quis dizer). Acho que já deu..

Machine Gun Man
Veterano
# nov/10
· votar


Gourmet Erótico
mas a frase para reflexão que vc postou não foi justamente para contrariar o que vc citou de mim?

Se você leu e entendeu, sabe que não.

Dogs2
Veterano
# nov/10 · Editado por: Dogs2
· votar


Tudo no universo, nada fora do universo, nada contra o universo

o universo e o fascismo tem muito em comum

universo ditatorialzaço

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Machine Gun Man
Se você tivesse de atribuir apenas uma natureza à Inquisição, qual seria? Política ou religiosa?

É inegável que se envolveram preceitos religiosos. Mas é muito mais política que religiosa.
Aliás, se eu tivesse estômago pra ir mais a fundo e aguentar meus olhos em frente a tela do computador por uns 2 dias seguidos, eu diria e mostraria como as ações da inquisição foram anti-religiosas.

É ingenuidade achar que a Igreja era só um instrumento, numa época em que ainda tinha tanto poder.

A Roma pagã tinha tanto poder quanto, antes de se tornar cristã. Se uma religião é tida como "poderosa" enquanto o Estado anda de mãos dadas com ela, e depois esse poder todo transfere-se para outra, mas o Estado continua, é porque o Estado é que está por trás de tudo.

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker
eu diria e mostraria como as ações da inquisição foram anti-religiosas

E isso mostra o quê? Que eles são anti-religiosos ou apenas religiosos incoerentes?

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Codinome Jones
E isso mostra o quê? Que eles são anti-religiosos ou apenas religiosos incoerentes?

..... qual é a diferença prática?

Ps: anti-religiosos = no sentido de: desobedecer os preceitos da própria religião.
anti-científico = no científico de: desobedecer o método científico dentro da ciência.

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker
Ah semântica.

Deixe, não leva à nada.

Machine Gun Man
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker
O problema é que você salta de um tempo a outro, aplicando o que é dito sobre um período em outro. Não tem cabimento falar da mesma forma sobre a relação Império-Igreja durante o que chamam ainda de Antiguidade Tardia e a Idade Média, por exemplo.

A Roma pagã tinha tanto poder quanto, antes de se tornar cristã.

Roma tinha poder, e ponto. O poder tinha natureza política, apesar da pretensão no uso do termo "pagã".

Se uma religião é tida como "poderosa" enquanto o Estado anda de mãos dadas com ela, e depois esse poder todo transfere-se para outra

Existia uma instituição religiosa tão "poderosa"?

e depois esse poder todo transfere-se para outra, mas o Estado continua, é porque o Estado é que está por trás de tudo.

O que você quer dizer com isso? Que a Igreja não era autônoma e não tinha interesses independentes dos interesses do Império? E a disputa entre poder sacerdotal e poder secular, que foi pano de fundo durante praticamente toda a Idade Média?

Agora, releia meus primeiros posts no tópico, e veja quão distantes estamos do que eu propunha discutir. O que eu apontei era a omissão dos "seguidores de Cristo" frente à responsabilidade dos atos das instituições que eles mesmos legitimam. Você tá indo longe pra não dizer nada diferente do que eu disse, e confirmar essa omissão até em termos práticos (não é o mesmo que você está fazendo?).

Dylan Thomas
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker
Gourmet Erótico

A fim de reforçar a argumentação de vocês, faço uma pequena ressalva: a língua do antigo testamento é o hebraico e a do novo, em sua maior parte, o grego koiné (uma versão vulgar do grego clássico) e o aramaico (uma versão vulgar do hebraico), mas as traduções conservam a interpretação, podem ser mais objetivas ou subjetivas, mas em muitos aspectos elas mantêm uma fidelidade ao original, ainda que em detrimento da estilística, métrica e etc. Logo o argumento de que a doutrina é mal fundamentada, baseado na discrepância da tradução, não é válido.

Achei interessantes alguns de seus argumentos e gostaria da opinião de vocês sobre o estado das doutrinas do cristianismo, qualquer forma das mesmas.

Qual o sentido dessas infinitas correntes doutrinárias, de interpretação do cristianismo? Em alguma parte das escrituras está escrito que os seguidores de cristo devem reunir-se (criar igrejas, cultos, debater preceitos religiosos e etc.)? Qual seria o marco fundamental do cristianismo que o diferenciaria do panteísmo (da forma de Baruch Spinoza, por exemplo)? Na visão de vocês, o cristianismo conserva os preceitos de cristo?

Já se disse, em uma visão mística e romântica, que Sócrates seria um dos arquétipos de Cristo, e que Atenas ruínas do paraíso. Já se disse também que cristo renegaria sua doutrina caso retornasse à terra: "Acreditai-me, meus irmãos! Morreu cedo demais: abjuraria ele mesmo a sua doutrina, se tivesse chegado à minha idade! Nobre bastante, era ele, para fazê-lo".

Ps. Não estou trollando, apenas seria interessante que vocês expusessem suas visões sobre a discrepância entre Cristo e o cristianismo, notem que eu vejo esses conceitos como coisas completamente distintas.

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
O Coltrane é contra tudo que está no mainstream e é aceito pela sociedade.

e contra o resto também. =D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tudo em Deus, nada fora de Deus, nada contra Deus.