Programa para diminuir ruidos de uma gravação

    Autor Mensagem
    vampirinha
    Veterano
    # out/10


    Olá pessoal td bem?
    Estou a procura de um programa de baixo tamanho (tipo no maximo 5 mb...)
    para editar um arquivo de áudio.

    Fiz uma gravação no meu celular e baixei um programinha para converter do formato amr para mp3.

    Agora preciso de um programinha pra fazer 2 coisas...
    amplificar esse som e reduzir ruidos, acho que so isso vai ajudar pra caramba...

    To dando uma olhada na internet, mas so achei programas pesados...quase baixei um so que vi que ele começou a dar problemas e desisti de baixa-lo..

    Alguem conhece algum que seja bom e seja um programa de baixo tamanho?

    Minow
    Veterano
    # out/10
    · votar


    vampirinha
    5 mb é forçar a amizade, né?
    Tenta o Reaper (pirata), e tenta usar algum equalizador.
    Dependendo do ruído, não é o ideal. Nesse caso, por ser uma gravação de celular, imagino que não vá adiantar nada por se tratar de um ruído numa faixa grande de frequências.
    Bons plugins de remover ruído são caros.

    Pra "amplificar" o som, use uma ferramenta chamada normalize.

    froggy
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Reaper.

    só usar o Noise gate que funciona legal.

    Minow
    Veterano
    # out/10
    · votar


    froggy
    O noise gate não serve pra tirar áudio, serve pra minimizar ele quando não tiver som (em primeiro plano) sendo reproduzido. No caso de uma gravação de voz o ruído vai permanecer durante a fala, por exemplo.

    vampirinha
    Veterano
    # out/10
    · votar


    então....tudo bem os ruidos, eu mesmo é igualar o som..
    tipo eu fiz uma gravação e quem tava perto do celular ficou com a voz alta na gravação..só que eu preciso escutar direitinho e no mesmo som o que ta td mundo falando...

    td bem, se 5 mb eh pouco, então que seja uns 15 mb..(aumentei bastante hein)

    mas vcs conhecem que ferramenta eu usaria pra fazer isso?
    igualar os sons???

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # out/10
    · votar


    vampirinha
    Prazer, já te vi em alguns tópicos antigos. Vou te dar uma dica: se baixar o REAPER, e for usar guitarra ou outro instrumento, coloque 2 faixas para cada instrumento, em todas as faixas você coloca pra mostrar o som, tipo, você abre 2 faixas para o mesmo instrumento e deixa rolar, isso vai deixar o som mais incorpado. Se seu PC não for lá essas coisas e for querer colocar efeitos (FX) em algum instrumento, só coloque em uma dessas duas faixas, se deixar nas duas vai pesar muito. Agora, se seu PC for bom, pode colocar nas duas faixas que fica melhor.

    Minow
    Veterano
    # out/10
    · votar


    vampirinha
    O que você chama de igualar o som?

    Olha, as vozes estão todas emboladas ou é uma de cada vez falando? Se for, é mais fácil. Com um equalizador e mexendo na automação do volume (quando ele vai mudando automaticamente) você resolve.

    então que seja uns 15 mb..(aumentei bastante hein)

    É igual querer um photoshop com 15 mb. Seja realista.
    O Reaper é muito bom e pequeno. Com ele você deve resolver.

    ghostbastard
    Veterano
    # out/10
    · votar


    vampirinha


    alem do reaper tem o audacity. É só selecionar uma parte onde so tenha ruido, pedir pra ele identificar o perfil de ruido e depois aplicar o filtro na faixa toda.

    RennanRdC
    Veterano
    # out/10
    · votar


    [M]@a.[K]!ller
    Qq isso tem haver?

    vampirinha
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ghostbastard

    baixei o audacity e quando eu seleciono uma parte que so tem ruidos nao acontece nada...ele pede pra selecionar e eu seleciono, agora como aplico filtro?

    SuperGeo
    Veterano
    # out/10
    · votar


    vampirinha
    vc seleciona o trecho, vai na janela do plugin e no Passo 1 clica em "Perceber Perfil de Ruído". Creio q tu já tenha feito isso.

    Depois vc seleciona a faixa inteira e vai de novo nessa janela que o Passo 2 estará habilitado, vai da pra mexer na barrinha de quanto vc quer tirar etc, daí é só clicar em "Remover Ruído".

    Minow
    Veterano
    # out/10
    · votar


    [M]@a.[K]!ller
    Cara, só uma dica. Se você somar duas trilhas de áudio exatamente no mesmo lugar, vai apenas aumentar volume, não vai deixar mais "encorpado".
    O que fica legal é comprimir uma trilha bastante e abaixar o volume dela ou atrasar um pouco ela, tomando cuidado pra não ficar muito perto e cancelar fase.
    Mas acho que o que ela quer não tem nada a ver com música.

    ghostbastard
    Boa. Nem sabia que o Audacity tinha filtro de ruídos.
    Ou é só gate?

    ghostbastard
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Minow


    Tem, e é eficientezinho.

    Eu precisava de um software simples pra ensinar pro povo do projeto como retirar ruidos das entrevistas que faziam. Usei o Audacity.

    dibass
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Olha eu descobri um lance pra tirar ruídos que é ÓTIMO!!

    Por eu trabalhar em uma rádio e com gravações ruído sempre aparece aí tive que aprender a lidar com isso.

    O lance é o seguinte: é descobrir a frequencia do ruído (20 - 40 - 80 - 160 - 320 - 640 - 1.3k - 2.5k - 5.1k - 10k 20k etc.)

    Assim que descoberta corta-se a frequencia.

    COMOFAZ? : Usa-se o EQ (Equalizer/Equalizador) gráfico aí com a opção de "prever" antes de aplicar o efeito vc vai mexendo e descobrindo.

    Porém até o ouvido estar sensível pra conseguir detectar as frequencias demora um pouco mas funciona e muito bem!!

    froggy
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Minow
    Eu sei, mas eu respondi a isso : diminuir ruidos
    Não disse que ia tirar todos os ruídos, com o Noise gate apenas fica mais legal, eu usei em uma gravação minha e ficou muito bom.

    vampirinha
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Então gente, é como uma aula que eu gravei..
    E como em uma aula, o professor ta lá falando e fica algumas pessoas falando ao fundo...
    O que eu quero é destacar algumas vozes da conversa..
    Se não da pra excluir essas vozes de fundo, queria pelo menos diminuir os ruídos dessas vozes...

    Tentei com o audacity mas ja desisntalei ele...

    acho legal identificar o ruido e diminuir ele da faixa inteira...
    mas to cansando de fazer isso e não ta mudando nada do audacity..
    Tem algum outro programa que vcs me recomendam pra tentar fazer isso???

    Eh como se fosse uma aula essa gravação...
    tudo bem que seja de 300 mil megas o programa se o problema eh esse...
    Se eu coneguir o resultado desejado (ou bem proximo) ja fico satisfeita!

    Obrigada aos que puderem me ajudar ^^

    Dylan Thomas
    Veterano
    # out/10
    · votar


    vampirinha

    Como vc tem o aúdio em apenas um canal aí f***. Talvez até seja possível mas vai dar um puta trabalho.

    Boa sorte garota.

    Dylan Thomas
    Veterano
    # out/10
    · votar


    vampirinha

    Vc pode upar o aúdio pro 4shared para o pessoal tentar resolver esse lance pra vc. Ripa pra mp3, uma parte ou tudo mesmo, passa o link e deixa que a gente resolve.


    Flw

    Minow
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Minow
    · votar


    vampirinha
    tudo bem que seja de 300 mil megas o programa se o problema eh esse...

    O problema não é esse. Tudo depende dos plugins que você usa, pode ser com o Reaper que é pequenininho e super funcional, assim como o Audacity.
    Mas você tem que ser muito mais específica.

    As vozes estão falando junto com o professor?
    A voz do professor está em primeiro plano em relação as outras vozes?

    vampirinha
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Minow

    então, as vozes estão falando junto..
    em alguns momentos...eu queria remover ou diminuir as vozes que ficam no fundo (eh uma escola, imagina na hora do intervalo milhoes de pessoas falando...)e vc grava a conversa nesse momento...

    me desculpe mas nao sei como ser mais especifica, o pode ajudar..
    so sei que o audacity nao me ajudou =/

    Nao sei nem se eh possivel fazer isso que estou querendo fazr...

    Minow
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Minow
    · votar


    vampirinha
    Se a voz do professor estiver bem em primeiro plano, é mais possível (usando o bom senso, você não vai tirar a voz dele e deixar como se tivesse sido gravada num estúdio). Tudo depende da gravação. O que vaza das vozes que você quer tirar, qual a gama de frequências que elas abrangem... DEPENDENDO dá pra melhorar, não tirar.

    Por que você não posta aqui a gravação ou um pedaço dela, pra a gente ver?

    vampirinha
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Minow

    Ah, desisti já hahahaha, acho que não dá pra fazer isso que quero.
    Se desse pra diminuir as vozes de fundo, ficava legal.

    Não é uma aula, é uma entrevista...que foi feita na faculdade ^^
    Estou fazendo um projeto da facul e fiz a entrevista com o cliente (eu e meu grupo...)para o qual terei que desenvolver um sistema.

    Imagina uma entrevista...a gente fez na facul na hora do intervalo, então fica aquela zona de gente conversando...
    E no meio da entrevista vc sem querer pode acabar cortando o que uma ou outra pessoa fala...e o cliente ficou meio longe do meu celular, que usei pra fazer a gravação...
    (culpa minha, deixei o celular em cima da minha mesa, então capta mais a minha voz e a de meu colega que tava bem do meu lado)

    Enfim, quando me referia a ruido, estava dizendo as vozes dos alunos no intervalo.
    Entao a gravação da pessima e pelo jeito nao tem como melhorar isso...
    Cansei rsrsrs, deu mto trabalho e nao consegui, postar aqui a entrevista eh inviavel ^^
    Bom, mto obrigada pela ajuda a todos ;D

    vampirinha
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Minow

    so detalhes ^^
    A gente gravou em uma sala d aula, fechada...então o zumbido dos alunos tava longe...mas mesmo assim eles se sobresaem na entrevista ^^

    qew
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Minow
    O que fica legal é comprimir uma trilha bastante e abaixar o volume dela ou atrasar um pouco ela, tomando cuidado pra não ficar muito perto e cancelar fase.

    Fala mais sobre isso aí :D

    Minow
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Minow
    · votar


    qew
    É bem isso, atrasando um pouco uma trilha você cria um efeito legal, dá uma preenchida, quase um chorus (quase não, é um chorus). Duplica ela e atrasa uma. Experimenta aí.
    O lance da compressão fica legal com guitarras, pra dar um punch. Sem atrasar, comprime bastante uma trilha e deixa ela mais baixa, não é pra dar mais volume, só um corpo a mais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Programa para diminuir ruidos de uma gravação