Dupla americana simula milagre de Moisés; divisão do mar teria sido no Nilo

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# set/10


"Segundo o texto bíblico, "um forte vento leste" soprando sobre o mar teria aberto as águas para Moisés e os israelitas que fugiam do Egito. Agora, dois cientistas dizem que o "milagre" é compatível com as leis da física.

Carl Drews, do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas dos EUA, e Weiqing Han, da Universidade do Colorado em Boulder, traçam um cenário que eles consideram "relativamente próximo" do descrito no livro do Êxodo, o segundo da Bíblia.

Em artigo recente na revista científica "PLoS One", eles estimam que um vento de velocidade próxima de 100 km/h, soprando sobre a desembocadura do rio Nilo por 12 horas, teria sido suficiente para empilhar as águas e abrir uma passagem com alguns quilômetros de largura.

Drews e Han chegaram a essa conclusão com simulações, em computador, do comportamento do líquido, e levando em conta como seria a topografia do Egito no fim da Idade do Bronze (por volta de 1250 a.C.). Essa é a época mais aceita para a suposta fuga dos escravos israelitas, liderados pelo profeta Moisés.

Um detalhe importante para que a análise dê certo é que, de acordo com essa hipótese, a travessia dos fugitivos não teria acontecido no mar Vermelho atual.

MAR DE CANIÇOS

A maioria dos estudiosos do texto bíblico considera que a melhor tradução para o termo original hebraico, "Yam Suph", não é "mar Vermelho", mas sim "mar de Caniços". A expressão seria uma referência, portanto, não ao mar entre a África e a Arábia, mas a uma área pantanosa (daí os caniços, plantas aquáticas) onde o Nilo encontra o mar Mediterrâneo.

Acontece que as simulações de como era o delta do Nilo nessa época, levando em conta as rochas e sedimentos da região, indicam a presença de um grande braço do rio, o qual se conectava com uma lagoa salobra, o chamado lago de Tânis.

O vento leste descrito no Êxodo, portanto, teria feito recuar as águas rasas (com cerca de 2 m de profundidade) do braço do Nilo e do lago, o que, em tese, teria permitido a passagem de Moisés e seu povo para longe dos guerreiros do faraó.

EXEMPLOS MODERNOS

Além das simulações e dos dados geológicos, os cientistas citam a ocorrência de fenômenos parecidos em épocas recentes. O vento conseguiu façanha parecida em 2006 e 2008 no lago Erie, nos EUA. No fim do século 19, oficiais britânicos viram algo do tipo acontecer no próprio Nilo (leia texto abaixo).

Como tudo que cerca o lado histórico dos textos bíblicos, a pesquisa já nasce polêmica. Drews, por exemplo, fez algo pouco comum em outros artigos científicos: declarou, logo no início do estudo, que poderia ter conflitos de interesse sobre o tema, já que é cristão e tem um site no qual defende a compatibilidade entre ciência e fé.

Nem ele nem Han dizem ter provado a veracidade do Êxodo. Toda a história da fuga dos israelitas do Egito, aliás, é muito contestada por arqueólogos e historiadores.

Gente como o arqueólogo Israel Finkelstein lembra, primeiro, que não há menções ao épico nos registros egípcios nem artefatos ligados à migração de 40 anos de Moisés e hebreus no deserto.

Em segundo lugar, tanto a língua quanto os artefatos dos povos que formariam mais tarde o reino de Israel são praticamente idênticos aos dos povos que já habitavam a antiga terra de Canaã (hoje dividida entre judeus e palestinos), supostamente invadida pelos israelitas.

Por isso, muitos arqueólogos apostam que o povo de Israel teria surgido dentro da própria Canaã, a partir de tribos que já viviam por lá. "

Tentativa de imagem

Fonte

Dissertem, briguem ou matem alguém.

Abraço para os companheiros pedantes e de discussões religiosas ou filosóficas.

renansena777
Veterano
# set/10
· votar


Tres vivas para a imagem que eu consegui abrir dessa vez!
Viva!
Viva!
Viva!

dibass
Veterano
# set/10
· votar


/prof.Groselio_mode_on

fill.zanchez
Veterano
# set/10 · Editado por: fill.zanchez
· votar


A maioria dos fatos ocorridos na bíblia tem como serem explicados pela ciência, não que isso anule Deus, pelo contrário prova que usa a própria ciência que inventou para Seus feitos.

renansena777
Veterano
# set/10
· votar


fill.zanchez
wat?

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


prova que usa o própria ciência que inventou para seus feitos.

Não prova isso da mesma forma que não anula.

PS: Deus era um mega cientista e/ou um summon de final fantasy cheio de mana.

Trololo
Veterano
# set/10
· votar


E o Moisés achando que tinha cajado mágico kkk... pobre coitado.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/10
· votar


Qual a incidência de ventos de 100km/h durante 12 horas seguidas nessa região?

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Black Fire

Maior que a de messias com cajados separando o mar eu acredito.

fill.zanchez
Veterano
# set/10
· votar


Round One: Fight!

renansena777
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
Deus era um mega cientista e/ou um summon de final fantasy cheio de mana.

Nao é que é cheio de mana...ele é o o criador do final fantasy, o que seria um pequeno riozinho de merda dividido ao meio para um ser como esse?

Black Fire
Gato OT 2011
# set/10
· votar



Maior que a de messias com cajados separando o mar eu acredito.


Faz sentido. Embora não diga muita coisa.

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Black Fire

Sei lá, mas pesquisando por "ventos de 100km/h durante 12 horas seguidas" no google dá pra ver que isso não é tão incomum, só não sei no Nilo.

fill.zanchez
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
Black Fire
Qual a incidência de ventos de 100km/h durante 12 horas seguidas nessa região?
Maior que a de messias com cajados separando o mar eu acredito.

Imagino que feitos milagrosos sejam acontecimentos extraordinários e possíveis, porém acontecidos no tempo indevido e imprevisto, ou seja na hora em que o milagre deve acontecer. Por exemplo chover no sertão, isso é algo raro, mas se uma família pede por isso e acontece na mesma hora? Isso é raro, mas possível, logo se acontece na mesma hora é um milagre possível ao natural mas fora do seu tempo.

Trololo
Veterano
# set/10
· votar


fill.zanchez


fill.zanchez
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro

Maior que a de messias com cajados separando o mar eu acredito.


O Messias foi aquele morreu na cruz. Acho que você tá confundindo as bolas...

http://www.osacarolha.info/wp-content/uploads/2009/06/moises.jpg

http://www.melhordanet.com/webimagens/jesus_cruz.jpg

fill.zanchez
Veterano
# set/10
· votar


Trololo
Vem calar...

Round Two: Fight!

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


fill.zanchez

http://www.scribd.com/doc/3965142/HISTORIA-Hebreus

Moisés era o messias para os Hebreus que viviam no Egito.

Embora até isso seja contestado por arqueólogos.

fill.zanchez
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
Sim, mas quando você dirige a palavra a nós do fórum está retratando Moisés como Messias, e para nós ocidentais o Messias é Jesus.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/10
· votar



Moisés era o messias para os Hebreus que viviam no Egito.


Nem a pau, Moisés era um profeta, o Messias os judeus continuam esperando.

fill.zanchez
Veterano
# set/10
· votar


Black Fire
Nem a pau, Moisés era um profeta, o Messias os judeus continuam esperando.

Concordo contigo, mas penso que talvez o Cavaleiro se baseia em outro estudo sobre aqueles acontecimentos. Mas realmente até onde sei Moiséis era um profeta e o Messias os Judeus não reconheceram como Jesus, somente nós os Gentios.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/10
· votar


http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/prepara_mashiach/home.html

Cavaleiro
Veterano
# set/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Black Fire

Meu conhecimento sobre o tema se resume a Ramses, mas aqui fala algo sobre diversos messias:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Messias#Mois.C3.A9s_de_Creta

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Então Moisés é mais foda ainda.

Conseguiu levar a galera exatamente na hora em que um vento de 100km/h ia incidir por 12h no rio.

Antes ele era só uma marionete do poder de Deus.

Gourmet Erótico
Veterano
# set/10
· votar


Trololo
E o Moisés achando que tinha cajado mágico kkk... pobre coitado.

e a ignorância rola solta.
É óbvio que o cajado dele não era mágico e que ele nmão tinha poderes.

Ele sabia muito bem que tudo que ele fazia de excepcional era por causa da força e da vontade de Deus ¬¬.

E essa descoberta dos cientistas mostra uma das possibilidades de como Deus deve ter realizado esse milagre.

Machine Gun Man
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
Tentativa de imagem

Desiste, velho.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
Mas porra hein velho, você é muito chato, para de criar polêmica sobre religião, em outro tópico você disse pra mim que respeitava e etc. Nem respeita, na boa.

@topic
Bom, me expliquem só uma coisa. Quem é o super-homem que anda normalmente a ventos de 100km/h?

Black Fire
Gato OT 2011
# set/10
· votar



E essa descoberta dos cientistas mostra uma das possibilidades de como Deus deve ter realizado esse milagre.


Deus é um ser tão poderoso que pra realizar milagres não precisa nem existir.

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


e a ignorância rola solta.

O engraçado é ler isso da parte de um teísta.

Dark Luke
Veterano
# set/10
· votar


[M]@a.[K]!ller
@topic
Bom, me expliquem só uma coisa. Quem é o super-homem que anda normalmente a ventos de 100km/h?


O mesmo que supostamente abriu o mar no meio com um cajado e "força de vontade" o.O

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dupla americana simula milagre de Moisés; divisão do mar teria sido no Nilo