Estudar em outro país

    Autor Mensagem
    Cavaleiro
    Veterano
    # set/10


    Alguém já fez ou pretende fazer graduação ou pós em outro país?

    Se foi conte-nos um pouco de sua experiência, dificuldades encontradas, se valeu a pena, quanto tempo ficou.

    E para os que ainda não foram como eu mas tem vontade, para onde quer ir e porque?

    Bog
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Cavaleiro

    Nota inicial: para quem não sabe, fazer graduação no exterior pode ser um pepino, no caso de profissões regulamentadas (engenharia, medicina, direito, etc.). Exceto em casos que o Brasil tem acordo com outro país, o diploma não é reconhecido no Brasil antes de ser validado por uma universidade brasileira. Pode-se pedir equivalência de disciplinas, mas conheço casos de gente que teve que (re)fazer quase metade do curso no BR depois...

    Dito isso...

    Alguém já fez ou pretende fazer graduação ou pós em outro país?

    Como alguns já sabem, eu fiz doutorado no Japão.

    Se foi conte-nos um pouco de sua experiência,

    (coisa demais)

    dificuldades encontradas

    Idioma ininteligível, diferenças culturais e alimentares, saudades de algumas pessoas, ver os amigos se afastando sem poder fazer nada de concreto a respeito (as vidas simplesmente tomam rumos diferentes), muita burocracia, e uma cirurgia no joelho.

    se valeu a pena

    Demais. Vou voltar para o Brasil bem diferente de como eu vim. Não apenas no aspecto técnico/profissional, de poder colocar um "PhD" no meu cartãozinho, mas a minha própria visão de mundo mudou. Descobri que "cultura" é uma coisa muito mais profunda do que manifestações como música ou literatura - é toda uma postura diante da vida, das relações sociais, do que é certo e errado, do que é normal e esquisito. Vi que certas coisas que eu pensava que eram do mundo eram do Brasil, e que outras que eu pensava que eram do Brasil eram do mundo. Ah, e encontrei a minha esposa!

    Muita gente lembra com saudosismo da época do colégio ou da faculdade. Eu tenho quase certeza que daqui a muitos anos vou me lembrar com muita nostalgia dos anos no Japão.

    quanto tempo ficou.

    Como estudante, de 2005 a 2008. Mas como consegui um trabalho legal, vou continuar aqui até ano que vem.

    brunohardrocker
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Eu me graduei em MT.

    Pretendo voltar para o Brasil no próximo ano.

    Cavaleiro
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Bog

    Direito mesmo é complicadíssimo.

    No meu caso, vou para California ano que vem nos últimos meses do MBA, queria ver se tem como terminar mestrado lá também, aí quem sabe já engatava doutorado.

    Não que eu seja muito fã dos EUA de forma geral, não era o lugar que escolheria para morar, mas é referência em Gerenciamento de Projetos e mesmo em Administração.

    Gostei bastante dos seus comentários, principalmente do "se valeu a pena" esse tipo de experiência deve trazer uma visão bastante diferente como você mesmo citou.

    Codinome Jones
    Veterano
    # set/10
    · votar


    POrra, ia fazer uma piada com o Acre, mas o Bruno ja fez..

    BokuWa
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Eu dava minha avó para conseguir uma graduação no japão. Mas tudo bem, se eu conseguir terminar o curso de física já está valendo.

    Bog
    Veterano
    # set/10
    · votar


    BokuWa
    Eu dava minha avó para conseguir uma graduação no japão.

    Eu não viria. A graduação aqui é normalmente mais fraca (sim, mais FRACA) que a do Brasil. Até o mestrado não é muita vantagem. O ensino daqui não é tão bom quanto se imagina, mas normalmente tem-se mais recursos e tradição para pesquisa que no Brasil - por isso, no doutorado a situação melhora. Fora que depois você precisaria refazer metade do curso no BR para validar o diploma.

    se eu conseguir terminar o curso de física já está valendo.

    Se você for um bom aluno, pode tentar uma bolsa, mesmo se não for nikkei. Eu vim com bolsa. As coisas muitas vezes não são tão inacessíveis quanto parecem à primeira vista... ;)

    Cavaleiro
    California

    Estive lá 2 vezes (para congressos), em San Diego e Los Angeles. Eta lugar mais sem graça, hahahah.

    esse tipo de experiência deve trazer uma visão bastante diferente como você mesmo citou

    Pois é... Eu acho na verdade que o doutorado em si não teria sido muito pior se eu tivesse feito no Brasil, mesmo que "Universidade de Tokyo" pese mais no currículo que "Universidade Federal do Paraná". Mas como experiência de vida, é muito f*. Todo mundo que eu conheci que foi fazer doutorado fora no fim das contas ampliou sua visão de mundo. Altamente recomendável (exceto para quem não consegue lidar bem com mudanças e acaba tentando reproduzir um mini-Brasil onde quer que vá, heeh).

    seek n destroy
    Veterano
    # set/10
    · votar


    tenho a oportunidade,mas não sinto vontade de sair agora.

    Andy TheCatSp
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Cavaleiro
    vou começar a ter aulas particulares de inglês, e em uns 3/4 anos quero ir pro EUA, ou Inglaterra

    _Dio
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Há várias universidades boas por aqui. Acho legal fazer graduação aqui, se estabelecer e depois partir pra fora do país.

    Excelion
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Eu terminei o Ensino Médio nus isteriô (UK)

    Não por opção diga-se de passagem.

    Qualquer coisa manda PM.

    cocomaluko
    Veterano
    # set/10
    · votar


    eu to eh voltando pro brasil pra estudar. se o povo soubesse como estudar no eua(onde eu moro) eh mais dificil, complicado e muito mais muito mais longo nem pensava em vir aki estudar. eu vo me formar no brasil e voltar pro eua.

    Lucy.ana
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Quero fazer mestrado na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, ou simplesmente Paris 1. Referência mundial em humanas... Mas, o meu francês ainda é muito fraco!!! Pela bolsa que eu quero concorrer ficaria tudo numa boa. Porém, sou servidora e teria que pedir licença para estudo no exterior... Fiquei sabendo que não liberam tão facilmente... Valeria a pena, pois a bolsa é 2700 euros!!

    Gianyny
    Veterano
    # set/10
    · votar


    brunohardrocker

    O que você tem contra o Mato Grosso mano brunohardcore?

    fill.zanchez
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Cavaleiro
    Pretendo estudar e morar fora pelo menos por uns 3 anos.

    Cavaleiro
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Bog
    Estive lá 2 vezes (para congressos), em San Diego e Los Angeles. Eta lugar mais sem graça, hahahah.

    Motivador. hahah

    Eu queria mesmo é ir pra London Business School, mas a FGV não tem convênio para Gerenciamento de Projetos lá.

    Lucy.ana

    Tenho uma amiga que terminou direito e tá fazendo pós lá, gostando demais.

    Sedank
    Veterano
    # set/10
    · votar


    A oiio tá na Irlanda!

    BokuWa
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Bog
    É mais por nippon-mania do que por achar que o estudo ai seria melhor. Embora eu saiba que a tradição pesquisa é muito, muito, maior. Tem a prova da embaixada, que dá bolsas para fazer cursos, desde o tecnico até doutorado. Só que antes tenho que aprender o idioma... ^^'

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Lucy.ana
    qual área? Eu penso nisso, mas ainda tenho que terminar umas coisas por aqui.

    Konrad
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Lucy.ana
    Fiquei sabendo que não liberam tão facilmente...

    Estranho isso, trabalho com processo de bolsas para instituições dos países baixos e nunca vi essa dificuldade nos candidatos concursados. Pelo contrario!

    Valeria a pena, pois a bolsa é 2700 euros!!


    Quero saber mais sobre!

    Devil Boy
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Devil Boy
    · votar


    Cavaleiro
    Alguém já fez ou pretende fazer graduação ou pós em outro país?

    Fazendo. Doutorado. Deutschland.

    Aliás, em breve só aceitarei ser chamado por aqui de Dr. Devil Boy.

    Se foi conte-nos um pouco de sua experiência

    Muitos livros, muita coisa nova, muitos ismos, muita teoria, muito operador, muita modelagem, muita viagem, muito congresso, muito seminário, muita briga, muito reductio ad absurdum, muita gozação, muita gente puta da vida. Em suma: muita insanidade.

    dificuldades encontradas

    Adaptação lingüística. Na Alemanha, Áustria e Suíça, cotidianamente não se fala o "alemão-padrão" (i.e., aquele que se usa nos filmes e nos livros), mas sim um monte de dialetos exóticos que variam de estado para estado, de cantão para cantão, e, às vezes, até de cidade para cidade. Sabe as diferenças de vocabulário, pronúncia e entonação que você percebe entre Brasil e Portugal? Não são absolutamente nada perto das (inúmeras) variações dialetais que você vai encontrar dentro do corredor germânico. Uma palavra relativamente simples como "Österreich" pode ser pronunciada pelo menos de umas 20 maneiras diferentes, dependendo do lugar em que você está.

    Mesmo estudando alemão-padrão e o dialeto de Berlin desde criança (tenho dupla nacionalidade), quando cheguei em Bayern levei uns 5 ou 6 meses para poder entender sem perdas o que os bávaros diziam e me comunicar sem parecer um turista obtuso. Fora isso (e as azias que tive no início com a culinária regional), não tenho tido maiores problemas de adaptação.

    se valeu a pena

    Muito. Doa a quem doer, em se tratando do que se chama por aí de "Ciências Humanas", o contexto universitário brasileiro nunca me inspirou muito crédito. E passar esse tempo fora consumindo tudo que circula na Europa ocidental só confirmou o que eu já imaginava sobre a qualidade de 80% do que é publicado (i.e., marxismo, keynesianismo, terceiro-mundismo e relativismo-brocha) nas universidades brasileiras.

    quanto tempo ficou

    Desde 2008 e não tenho data para voltar.

    Lá pelo ano que vem ainda irei para a Bélgica estagiar na universidade em que alguns de meus ídolos atuais são todos catedráticos.

    Só voltarei a residir ao Brasil depois que tiver uma livre-docência e o PT for colocado na ilegalidade.

    Bog
    Veterano
    # set/10
    · votar


    BokuWa
    É mais por nippon-mania do que por achar que o estudo ai seria melhor.

    Se vier, só cuidado para não se decepcionar. Muitos nipomaníacos que vêm para cá acabam se decepcionando ao descobrir que a realidade é diferente do que o mundo idealizado que eles imaginavam. Muitos chegam a ir embora (o que pega MUITO mal para quem selecionou o sujeito, e ironicamente é uma atitude altamente distoante da "cultura japonesa" que eles dizem tanto admirar!)

    Tem a prova da embaixada

    Você provavelmente está falando da bolsa do Monbukagakusho (Monbusho). A seleção é feita pelos consulados. Eu vim com essa bolsa.

    Só que antes tenho que aprender o idioma...

    Tem nada, haahah. Eu até hoje não aprendi direito. Tirei 3,5 na prova de japonês da seleção! Você precisa saber bem inglês OU japonês, e as provas nesta fase são eliminatórias, não classificatórias: i.e. se você for mal em ambas, está fora, mas se for bem em ambas, não tem vantagem sobre alguém que tenha ido só mazomeno bem em apenas uma.

    Esta seleção tem alguns obstáculos para algumas pessoas: primeiro, eles raramente mandam alguém que tenha feito faculdade particular (e quando mandam, é gente da PUC). Fora isso, é uma das únicas situações na vida em que as notas no histórico da faculdade têm um peso significativo. Eles querem mandar para cá bons alunos, gente que já demonstrou durante a faculdade que é aplicada nos estudos. Então, se você tem isso como objetivo, saiba que a preparação começa anos antes. Para mestrado e doutorado, nem tem muitas provas, só as de inglês e japonês - o que vai pesar é o que você mostrou que sabe fazer nos 5 ou 6 anos anteriores.

    Ah, tem outras bolsas também, como a Nippon Zaidan, JICA e as bolsas kenpi, para nikkeis (as kenpi são moleza, hahha).

    Bog
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Devil Boy
    Aliás, em breve só aceitarei ser chamado por aqui de Dr. Devil Boy.

    Hahah, eu não faço a menor questão de ser chamado de Dr. Só vou fazer isso o dia que eu chamar algum advogado/médico/dentista da mesma forma que ele me chamar e ele reclamar. Aí eu digo: "VOCÊ me chama de VOCÊ, por que eu precisaria chamar VOCÊ de doutor?".

    Devil Boy
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Bog

    Foi só uma piada. =)

    Bog
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Devil Boy

    Eu sei. O que eu disse também é (bom, em parte). Mas é fato que já conheci uma advogada que EXIGIA ser chamada de doutora mesmo FORA do âmbito profissional. Ela queria que os SOBRINHOS (?!) dela chamassem ela de doutora, hahaha.

    Lúthien Tasardur
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Devil Boy
    O que vc estuda?, eu tenho vontade de ir pra Alemanha tb, sobre os dialetos eu já estava ciente haha, estudou alemão qto tempo antes de ir aí?

    Lucy.ana
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Konrad

    Estranho isso, trabalho com processo de bolsas para instituições dos países baixos e nunca vi essa dificuldade nos candidatos concursados. Pelo contrario!

    É porque sou servidora pública do Poder Executivo, então no caso se eu for pedir licença quem irá me concender será o Presidente da República; lógico que não é ele quem vai decidir... Mas, de fato, é ele que autoriza. Não é tão fácil liberar o servidor. Mas é o que eu ouvi falar; acho que depende do órgão. No caso, essa licença é sem remuneração, claro! Então a bolsa valeria a pena porque eu não ficaria sem dinheiro...!

    Cavaleiro

    Pois é! Eu iria fazer lá na Paris 1, pois pelo menos a fama é boa... E realmente, acrescenta muito currículo. Só tenho que ficar afiada no francês...

    J. S. Coltrane

    Eu faço Direito; eu iria fazer mestrado em sociologia penal ou direito público, porém se eu fizer este último estaria repetindo minha graduação e nem adiantaria nada... Então, acho que vou fazer sociologia penal.

    Cavaleiro
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Devil Boy
    Só voltarei a residir ao Brasil depois que tiver uma livre-docência e o PT for colocado na ilegalidade.

    Muito digno e sensato.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estudar em outro país