Sobre se preocupar com a vida dos outros.

Autor Mensagem
goodhatin
Veterano
# set/10
· votar


DarkMakerX
Animal, ele está assumindo um erro e perguntando se outras pessoas também cometem esse erro!

Interpretação de texto ruleia aqui.

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


DarkMakerX
Pô cara, respondi a mesma coisa ao renansena777, e está no meu primeiro post do tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/242041/#7023355

Como o goodhatin disse... ele está assumindo um erro e perguntando se outras pessoas também cometem esse erro!


DarkMakerX
Veterano
# set/10
· votar


Headstock invertido
Desculpa :)
Fiquei com preguiça de ler tudo. Daí só esperei que ninguém tivesse perguntado.

Geralmente o primeiro post é piadinha XD

qew
Veterano
# set/10
· votar


Headstock invertido
Tá, então coma um morcego e não morra .__.

haha

Então, quanto ao tópico, eu acho inevitavel nos preocuparmos com o bem estar das pessoas que a gente gosta/ama, consequentemente, vamos acabar por cuidar da vida delas sim... quando digo gosta/ama/ficcionado englobo pai, mae, tia, prima, namorada, ficante... Nos casos 'nao familiares' a tendencia de a pessoa nao entender isso e se distanciar de vc por te achar possessivo é muito maior.

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


qew
Interessante.

Até que ponto será que essa interferência pode ser vista como algo bom pela outra pessoa?

Existe a distinção entre uma interferência "benigna" e uma "maligna"? Ou é tudo igual, apenas interferências na vida alheia?

Só que o que eu acho babaquice é divagar sobre ações que não dizem respeito a você. As ações de um familiar, mesmo que não dirigida a você especificamente estaria indiretamente ligada a você simplesmente pelos laços de sangue?

Manubio
Veterano
# set/10
· votar


Headstock invertido

Existem sim interferências benignas e malignas.

Exemplo de filme de criança: Decisão de profissão, a partir do momento em que um familiar decide o que o outro quer ser, isto é uma intervenção altamente maligna.

Se um familiar passou várias vezes em uma rua e diversas vezes foi assaltado, e ele te avisa, foi uma intervenção benigna.

Só que o que eu acho babaquice é divagar sobre ações que não dizem respeito a você. As ações de um familiar, mesmo que não dirigida a você especificamente estaria indiretamente ligada a você simplesmente pelos laços de sangue?

Teria algo a ver com amor, ou algum sentimento forte, que te faz sentir-se bem quando esta pessoa esta bem e mal quando esta pessoa está mal.

Abraço

luiztx
Veterano
# set/10
· votar


me preocupo, mas de um jeito estranho. Com as pessoas pelas quais tenho afeto é realmente preocupação pura, é o querer bem a pessoa, já quando é alguem de fora, é por pura curiosidade comportamental, tentar entender como funcionam as mais variadas linhas de raciocínios, até onde vão os valores das pessoas e coisas do tipo.. e as vezes sem querer faço isso com as pessoas de quem gosto e isso me incomoda muito.. pensar demais em personalidade e comportamento vai fazendo com que você passe a não ter mais autopercepção (é assim que escreve?) e sei lá parei com isso por uns tempo quando percebi que não conseguia me definir com palavras... ai quando as ideias voltaram a funcionar e eu voltei a ter uma boa consciencia de mim, ai eu voltei a "estudar" as pessoas.. e isso cria um vínculo (uma preocupação) estranha, é alguém que não faz a minima diferença mas que você torce pra que algo aconteça (seja bom ou ruim, é preocupação), acho estranho isso.. ok agora já ta devidamente ruim de entender, reli o que escrevi e entendi uns 65% (to com sono) então tá ótimo..
(ok, acho que escrever com sono num é o melhor quando se quer fazer entendido, mas acho que deu pra entender né?)
e a propósito, interessantíssimo o tema do tópico..

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


luiztx
Acho que entendi, ou está bem claro ou eu estou mais drogado que você hahaha.

e isso cria um vínculo (uma preocupação) estranha, é alguém que não faz a minima diferença mas que você torce pra que algo aconteça (seja bom ou ruim, é preocupação)

Exato. Confesso que quando criei o tópico estava pensando na interferência maligna, de esperar o mal pra pessoas desconhecidas pelo simples fato de ela te irritar em algo que faz, sendo que essas coisas que ela faz não tem absolutamente nada a ver contigo e você não vai ganhar absolutamente nada com o fracasso, digamos assim, dessa pessoa.

E só pelo fato de você passar a acompanhar de modo indireto a vida dessa pessoa, ou simplesmente ficar curioso com o que ela está fazendo (seja pra alimentar mais ainda o ódio que sente por ela ou pra monitorar se o esperado fracasso já aconteceu) você querendo ou não já criou um vínculo com uma pessoa sem nenhum motivo óbvio pra isso.

Acho estranho demais.

Manubio
É, pelo visto, quando a pessoa de quem você "monitora" a vida é um parente, uma pessoa próxima ou que você goste muito, essa monitoração é motivada pelo fato de que mesmo que as coisas que essa pessoa faça não tenham nada a ver contigo, você sabe que essas ações vão trazer uma consequência pra essa pessoa, seja boa ou ruim, e por você estar ligado emocionalmente com ela essas consequências serão refletidas indiretamente em você.

Engraçado que pensando assim o que aparentemente seria um ato altruísta (se preocupar com o bem estar de alguém) se revela um exemplo de egoísmo. Ao que parece, no fim, o que importa mesmo é como você vai ficar.

Eu hein, acho que to viajando demais já g.g.

TaylorBass
Veterano
# set/10
· votar


Eu tento.. juro.. mas não consigo.
Fico com vergonha alheia quando a Juh_Cruz quer aparecer.

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


TaylorBass
Hahahahahahahaha

TaylorBass
Veterano
# set/10 · Editado por: TaylorBass
· votar


Eu acho que não devo me importar com o que os outros falam.
Todo mundo se importa.. alguns mais.. outros menos..

Juh_Cruz
Veterano
# set/10
· votar


TaylorBass
hauhauhauhauahuahuahuahuah
aparecer? onde?
o que eu posso fazer se vc acha q eu fico querendo aparecer, vou parar de postar?
Se liga!

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Opa! Briga, um experimento prático.
Vou observar...

GOREFESTA
Veterano
# set/10
· votar


Headstock invertido

Tópico interessante, não me irrito com nada aqui no OT, era mais irritado com o forum de guitarra, onde o nivel de boçalidade e pagação de pau é absurdo. Engraçado que os novatos não são os piores, eles estão lá apenas para fazerem as msm perguntas de sempre, ai sobra veterano que escreve que nem criança de 8 anos, o carinha que só paga pau de outros veteranos, o xiita vintage, o maniaco por musica classica que só considera opniões de seus amiguinhos metidos a maestros e etc.
Fiz um favor pra mim msm, nem olho mais o forum de guitarra hahahahaha
Aqui no OT só tenho um pouco de vergonha alheia de algumas atitudes desesperadas de individuos querendo se sobressair ou chamar a atenção da horda de salames daqui. Mas eu acabo achando graça dessas atitudes, no final da no msm :)

/diva

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


GOREFESTA
Identifiquei alguns usuários nas sua descrições hahahaha.

Tem esse lado também. Você zoar por achar aquilo engraçado, mas ao perceber que o zoado está levando aquilo a sério e isso está causando um mal estar real nele seria a hora de parar?

GOREFESTA
Veterano
# set/10
· votar


Headstock invertido

Você zoar por achar aquilo engraçado, mas ao perceber que o zoado está levando aquilo a sério e isso está causando um mal estar real nele seria a hora de parar?

Eu evito comentarios mais acidos sobre a maioria dos assuntos justamente pela galera se levar a serio demais. Tu acabou de ver o que aconteceu só pq alguem citou a Juh_Cruz em um post...
Ironicamente, quase ninguem liga quando alguem zoa o pink floyd hahahahahahahaa

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


GOREFESTA
Hahaha.
É, acho que falta discernimento tanto em quem zoa, pra saber a hora de parar, quanto pra quem é zoado, pra não levar inutilidades a sério.

Mas como o Taylor disse: Todo mundo se importa.. alguns mais.. outros menos..

Manubio
Veterano
# set/10
· votar


Headstock invertido

Nem tanto é um pensamento egoísta, pois as vezes o que fará bem para quem você ama não fará bem para você.

Tipo, minha namorada, a gente se ama e pretende casar assim que der, se ela arranja um emprego na Holanda e a gente só vá se ver 1 vez por mês.
Eu me sentiria feliz por ela ter se realizado profissionalmente, mas ficaria extremamente triste por ela estar longe.

Mas ainda assim a incentivaria a ir, pelo bem que faria a ela.


Abraço

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Manubio
Haha não tinha tocado nesse assunto porque é muito raro achar seres humanos que coloquem a pessoa que ama a frente de si mesmo. Só conhecia 2 contando comigo :P

Andy TheCatSp
Veterano
# set/10 · Editado por: Andy TheCatSp
· votar


ja fui citado nesse topico...

qew
Veterano
# set/10
· votar


Headstock invertido
Até que ponto será que essa interferência pode ser vista como algo bom pela outra pessoa?

Eu acho que é relativo.
Pessoas com baixo estima, acredito que devem até gostar disso. Pessoas com personalidade mais categorica e autentica, não.

Existe a distinção entre uma interferência "benigna" e uma "maligna"? Ou é tudo igual, apenas interferências na vida alheia?

Na minha opinião é tudo interferencia na vida alheia. Não vejo problemas em dar ou receber um conselho. Isso depende da pessoa, novamente. ´Há quem goste, há quem não suporte. Bom ou ruim, é interferencia, se isso vai ser bom ou não, vai depender da interpretação da pessoa no momento.

As ações de um familiar, mesmo que não dirigida a você especificamente estaria indiretamente ligada a você simplesmente pelos laços de sangue?

Não. Mas acredito que a pessoa que irá interferir na vida de alguém direta/indiretamente irá fazê-lo pensando nos laços de sangue sim. Foi o que eu disse, a tendencia a vc querer cuidar de alguém vem da vontade que vc tem de proteger alguém amado, e em alguns casos, os laços de sangue estao englobados nisso.

Minha opinião, claro.

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


qew
Ótimo, sem objeções. Entendi perfeitamente teu ponto :)

qew
Veterano
# set/10
· votar


Headstock invertido

\o

TaylorBass
Veterano
# set/10
· votar


Juh_Cruz
xiu, piriguete.
:]

luiztx
Veterano
# set/10
· votar


Headstock invertido
entendeu direitinho sim..

outra coisa curiosa que observo, agora nem tanto nesse aspecto principal do tema (resumindo, leve desvirtuada, me dei essa liberdade porque tive a impressão de que vc gosta de discutir comportamentos padrão de uma parcela grande das pessoas)... é quando uma pessoa cria um vinculo com outra por uma simples carencia de algo na vida (seja bom ou ruim) tipo, a pessoa faz alguma merda muito grande, mas não pode falar pra ninguém próximo por que a pessoa tem medo de magoar alguém... ai busca em alguma outra pessoa o "esporro" que levaria de alguém próximo, tipo pra se libertar da culpa ouvindo de alguém algo obvio que ela mesma já sabia... é meio que como uma droga usada como fuga... e o curioso que as pessoas em que observei esse comportamento, isso é recorrente, realmente um vício...
agora a parte que tem a ver com o tópico (desdesvirtuando).. tipo já tive esse tipo de laço com umas duas ou três pessoas, e acabei criando isso mesmo de uma preocupação, acho que pelo fato da pessoa me dar liberdade total de julgar e me isentar do uso de eufemismos, é como poder expressar meus valores verbalmente (sou beeeem ortodoxo quanto a algumas coisas)... e tipo percebi com o tempo que tanto a pessoa precisava ouvir eu falando que ela tava errada, quanto eu precisava falar essas coisas... era estranho, meio que um vicio comportamental... um laço torto que tem um "que" de preocupação...
[[se achar muito viajado, me fala que eu edito e tiro o texto pra despoluir o tópico... e hoje a razão pro texto prolixo é o sono e a dor de cabeça devido ao calor excessivo...]]

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


luiztx
Nada cara, tu tá colocando pontos muito interessantes.

é quando uma pessoa cria um vinculo com outra por uma simples carencia de algo na vida (seja bom ou ruim) tipo, a pessoa faz alguma merda muito grande, mas não pode falar pra ninguém próximo por que a pessoa tem medo de magoar alguém... ai busca em alguma outra pessoa o "esporro" que levaria de alguém próximo, tipo pra se libertar da culpa ouvindo de alguém algo obvio que ela mesma já sabia... é meio que como uma droga usada como fuga...

Interessantíssimo. Também acho estranho esse comportamento onde a pessoa precisa de afirmação externa, mesmo que pra algo óbvio e já sabido.

Não sei, acho que vejo isso como um certo medo de consequências. Por exemplo, você fez uma grande merda, sabe que é culpado e sabe qual o julgamento que certas pessoas terão a seu respeito ao saberem o que fez. Isso gera uma consequência interna, que vai depender de cada indivíduo, um pode sentir depressão por não ter mais uma aprovação positiva das pessoas, outro pode desenvolver uma personalidade agressiva por agora ser o "incompreendido" e etc...

Essas consequências são algo muito relevante na vida dessa pessoa, e acho que, por mais que essa pessoa saiba qual vai ser sua "sentença" perante a sociedade ou a uma pessoa específica, essa pessoa não arrisca receber logo essas consequências sem antes ter a plena certificação, que é a afirmação externa. Aí ela usa um bode expiatório pra ter a absoluta certeza de que estava certa, e agora sim, assumir sua sina, sem o risco de se arrepender por achar que teria um julgamento sendo que na realidade teria outro, achar que seria visto como um miserável mas na realidade seria perdoado, etc...

tipo já tive esse tipo de laço com umas duas ou três pessoas, e acabei criando isso mesmo de uma preocupação, acho que pelo fato da pessoa me dar liberdade total de julgar

Outro ponto interessante. A única forma de saber se a pessoa subconscientemente te dá essa "permissão" pra interferir na vida dela é... interferindo. Daí de acordo com os fatos e situações que forem ocorrendo você percebe se essa preocupação constante com a vida de outra pessoa está sendo algo saudável pra você e pra ela ou se na tua cabeça aquilo é uma ajuda, uma favor prestado a essa pessoa, ma pra ela isso é algo desconfortável.

Você não vai chegar na cara da pessoa e perguntar: "Ei, posso viver preocupado com tua vida a ponto de opinar e interferir em suas ações? Você deixa?"

Índio_DT
Veterano
# set/10
· votar


Falem bem ou falem mal. O importante é que falem de mim.

Não sei se é um pensamento mais retrógrado, até porque eu já me ferrei com isso. Porém, é válido. Só sao comentados os que são lembrados.

luiztx
Veterano
# set/10
· votar


Headstock invertido
tipo, a pessoa que vinha me procurar, pq tipo em ambiente escolar nunca fui muito cheio de frescuras pra falar, e nunca liguei muito pros hábitos (quanto a valores) das pessoas pelas quais eu num tenho afeto nenhum (diferente da preocupação discutida no tópico)... ai acho que isso de eu num me manifestar contra, além de falar que a pessoa ta fazendo merda (quando ela mesma ja sabe disso e tem medo de conviver com isso sozinha)... ai quando a pessoa se auto-afirma ela some, é curioso, de um instante pra outro a dependencia que a pessoa criou some, e ela vai tocar a vida... e o laço se desmancha de ambos os lados...

tipo pra mim é saudavel sim... sou uma pessoa de pensamento racional aplicado a TUDO na vida prática (mesmo tendo uns pensamentos "aparentemente contraditorios" mas que fazem todo o sentido se discutidos com profundidade, tais como fé e apego a valores morais, que se "opõe" a ciência [isso é mentira] e a vida contemporânea [mais pura verdade]... levo tudo isso como um aprendizado, é bem torto isso, tenho o hábito de "estudar" as pessoas e vou criando na minha cabeça padrões e vou "organizando" as pessoas.. dividindo primeiro por valores, e depois por pensamentos, e por ultimo pelo quanto os atos dessa pessoa condiz com seus pensamentos e valores... tipo com o tempo você vai vendo que 90% das pessoas pelo menos são iguais... e isso é assustador... tipo, comportamento típico das pessoas quanto a sentimento... (vou usar a palavra todas pra generalizar, sei que existe uma quantidade razoável de pessoas diferentes)... todas querem um grande amor, todas têm medo de sofrer com isso e reprimem isso, ou com umas "pegadas" casuais, ou com pseudo-namorados, ai por terem medo de arriscar realmente se envolver sabendo da possibilidade de quebrar a cara, continuam nesse ciclo sem fim, assim se alienando emocionalmente... o que abala a mente, o corpo, e ai a pessoa fica uma merda porque está se traindo consigo mesma... e ai pra se libertar usa metodos evasivos, como a busca por muitos "amigos" pra se sentir querido, ou vicios, ou vidas paralelas.. tudo isso por incapacidade de aceitar que o ser humano é passivel de ter sentimentos e crescer com eles... é um descompromisso com a própria saúde (em todos os aspectos, mas principalmente mental e emocional)... ai com essa receita vc tem a maior parcela da humanidade, que fica com uma auto-estima de merda, e se acostuma com uma vida medíocre pelo medo de olhar pra dentro e descobrir o que realmente é, pensa e sente... ai fica criando dependencias sociais e culpando os outros pelo seu fracasso na vida como um todo com coisas como "machismos", "feminismos", e todos os outros "ismos" segregadores e pseudo-libertadores...
ai se der sorte aos 90 cria uma certa consciência de mundo e percebe que estragou a própria vida, por não vive-la, porque até na hora de fazer merda, num tava sendo sincera com ela mesma...
enquanto seria muito mais simples (não necessariamente facil) aceitar sua própria postura (a real, não a que se mostra na frente dos outros) e aprender a transformá-la na real, obviamente respeitando o bom senso... ai nessa falta de identidade a pessoa procura alguém pra se "preocupar" com ela e pra falar pra ela algumas verdades obvias das quais ela se esconde (e esconde dos outros).. não sei se você já reparou mas quanto mais inventam moda, (tipo a frase que eu vou falar o texto em si num tem sentido mas no contexto vc vai entender) tipo quanto mais tentam "ser diferentes" por carencia de atenção (principalmente deles com eles mesmos) quanto mais heterogenea se diz a sociedade, mais as pessoas se tornam todas iguais, previsiveis, e com os mesmos argumentos enlatados de hoje em dia... até os valores morais pra construir um argumento social a pessoa tá copiando completamente do outro... tipo a pessoa procura ela mesma nos outros... e como isso é um ciclo vão ficando todos iguais, só com a casca e com desculpas diferentes... (cacete e tudo isso partindo do assunto inicial do tópico)

o ruim de ficar observando e pensando sobre isso é que as vezes quebro uma regrinha minha... que é a de nunca "estudar" as pessoas pelas quais eu tenha afeto... pra não deixar o relacionamento mecânico, felizmente aprendi a lidar com isso e nem faço isso com frequencia...

Kaos Brasillis
Veterano
# set/10
· votar


gay...

luiztx
Veterano
# set/10
· votar


Kaos Brasillis
caso esse comentário tenha sido pra mim..
leia seus tópicos recentes e sobre seus problemas com a própria pseudo-namorada e seu instrumentozinho, e depois reveja se esse seu post não foi se referindo a si próprio

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre se preocupar com a vida dos outros.