Post mega-ultra-nerd: Carro automático indo da Itália até a China

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# ago/10 · Editado por: Bog


Acho que comentei em algum tópico sobre isso, mas talvez seja uma curiosidade para alguns.

Estou trabalhando na área de sistemas de transporte inteligentes com "trens que enxergam". Um dos objetivos que vêm sido buscados há décadas por outras pessoas desta área é o "carro automático", um carro que se auto-dirige, faz ultrapassagens, se mantém na faixa, sem atropelar gente ou sair batendo por aí nas coisas. Tudo com sensores: radar, laser, lidar, ultrassom, e principalmente câmeras. Pois bem, apesar da área ainda estar longe de sistemas comerciais funcionais, os primeiros testes de protótipos estão sendo realizados já fazem uns bons 10 anos. Um grupo da Universidade de Parma está com um projeto enorme (a logística me assustou) com dois veículos que estão indo, neste exato momento, da Itália até a Feira Mundial, na China. Enquanto escrevo este post, o carro está quase saindo da Ucrânia. Não sem problemas, claro. Agora pouco os carros tiveram que parar, porque alguma coisa saiu fora do lugar - só deu para ver algumas pessoas da comitiva discutindo e fazendo caras de preocupação enquanto mexiam na parafernália que os carros carregam.

Enfim, o site é meio bugado, e a transmissão ao vivo quase nunca aparece, mas:

http://viac.vislab.it/

PS - O mais legal é ter uma boa noção de como algumas das coisas nesse projeto foram feitas. Putz, ter trocado de área (antes eu trabalhava com problemas de redes de computadores) foi a minha melhor decisão profissional dos últimos anos. É *MUITO* mais divertido!

adnz
Veterano
# ago/10
· votar


Bog
Interessante. Esses carros dirigem em vias normais com outras pessoas ou em vias especiais? Se for em vias normais então realmente é muito foda.

Esses dias mesmo eu tava vendo um vídeo (de 10 anos atrás) sobre supervised machine learning onde um carro aprendia a se manter na pista depois de uns minutos de observar um ser humano dirigir. Pra fazer só isso já é um monte de frescura.... Nem consigo imaginar a complexidade do projeto desse aí que vai pra China.

MaicolBrevia
Veterano
# ago/10
· votar


Bog

Depois que inventaram o GPS, tudo mudou...

fernando tecladista
Veterano
# ago/10
· votar


Bog

aos poucos cada parte dessa tecnologia vem para o consumidor final
por exemplo o carro que estaciona sozinho da VW


MaicolBrevia
Depois que inventaram o GPS, tudo mudou...
quem criou isso merece uma estatua em cada cidade

Cheap Trick
Veterano
# ago/10
· votar


eu sempre acho que isso e possivel.

na minha cabeca, basta juntar o gps, sensor de estacionamento, cambio automatico, e algum esquema para os semafaros interagirem e tanam.

temos um carro com piloto automatico.

renansena777
Veterano
# ago/10
· votar


Eu vi uma reportagem na discovery que falava sobre os "carros do futuro". Acho que se tratam desses ai...Se for sao os carros eletricos que vc programa o destino e ele vai automaticamente pra la.

A vantagem e diminuiçao que nao emite gases poluentes, nao tera atropelamentos e as ruas ficariam limpas, ja que os carros andariam suspensos tipo num trilho aonde temos os fios eletricos.

Mas eu acho que isso vai demorar muito pra se tornar "normal" e tambem acho que muitas pessoas nao iam gostar do fato de nao poderem ter o "controle" do seu veiculo

MaicolBrevia
Veterano
# ago/10
· votar


Mas eu acho que isso vai demorar muito pra se tornar "normal"

vou te dizer que está perto!

Foto do carro!

brunohardrocker
Veterano
# ago/10 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Bog

Gostaria de saber se já teve algum contato com as tecnologias que estão utilizando na agricultura!
Já trabalhei numa empresa que vendia os equipamentos (GPS, Piloto Automático e Monitor de Plantio) e acho fantástico o esquema. Acredito que pra você deva ser algo mais simples, hehe.

O funcionamento do GPS e Piloto Automático acredito que pra você não tenha segredo, é o mesmo dos carros. Porém, o sistema que integra o 3 aparelhos em um trator, faz com que ele plante sozinho. Com o mapeamento da área via satélite, o sistema faz todos os comandos, da direção, manobras e até mesmo dos pistões hidráulicos da maquina. Faz todo o trabalho, acima de tudo com mais precisão do que se fosse guiado por pessoas.

Tenho um vídeo em que um homem senta numa cadeira, com uma garrafa de água e fica observando o trator plantar toda sua área, sem nenhuma pessoa a bordo.

Edit: O sistema mais conhecido nessa área é o AMS, fornecido pela John Deere.

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


fernando tecladista
Depois que inventaram o GPS, tudo mudou...
quem criou isso merece uma estatua em cada cidade


Foi criado com intenções militares, assim como a internet =/

Bog
Veterano
# ago/10 · Editado por: Bog
· votar


adnz
Interessante. Esses carros dirigem em vias normais com outras pessoas ou em vias especiais? Se for em vias normais então realmente é muito foda.

Vias normais. Algumas bem precárias. Ô.o

MaicolBrevia
Depois que inventaram o GPS, tudo mudou...

O carro usa GPS para saber mais ou menos para onde deve ir, mas ele obviamente não serve para dizer que ele está no limite da faixa, que ele deve parar no sinal, como desviar de outros carros, o que fazer em caso de emergência...

A ferramenta básica que o carro usa para tomar decisões é a visão computacional.

fernando tecladista
aos poucos cada parte dessa tecnologia vem para o consumidor final

Sim, sim, esta é a idéia. Uma coisa legal de conferências de Intelligent Transportation Systems é que tem uma presença forte da indústria: Toyota, Honda, Daimler, Ford, GM e cia. Nunca vi tanto japonês e alemão junto em conferências de outras áreas!

Cheap Trick
na minha cabeca, basta juntar o gps, sensor de estacionamento, cambio automatico, e algum esquema para os semafaros interagirem e tanam.

Cara, está bem longe de ser tão simples. O GPS não tem como captar o comportamento dinâmico do trânsito. Não vai falar que tem um ciclista na beira da rua, um bêbado no meio da via, um carro parado em fila dupla... E o custo para instalação e manutenção de semáforos inteligentes é ridiculamente alto.

Por sinal, no último congresso que eu fui, conheci um engenheiro brasileiro que tinha trabalhado em um sistema piloto de sinais que se comunicavam entre si numa cidade do interior de SC. Foi um fracasso: quando liberaram verba para comprar os equipamentos, faltou para instalar, quando instalaram, levou um mês até tudo começar a pifar, e aí até consertarem... Ele falou que isso convenceu ele de que o melhor lugar para começar com a brincadeira não é na infraestrutura, e sim nos carros. Os motoristas que paguem tudo, hahahaa.

O meu trabalho em parte tem a ver com isso, mas em ferrovias: já existem trens quase que completamente automáticos, e para evitar obstáculos basta fazer o caminho todo em via elevada... mas por isso custar muito caro, a maior parte dos trens ainda depende muito do maquinista.

renansena777

Acho que não estavam falando deste tipo de carro. Esse aqui roda em vias normais mesmo. Nada de trilhos suspensos.

Diga-se de passagem, promessas de trilhos suspensos me soam tão paleo-futuristas...

Mas eu acho que isso vai demorar muito pra se tornar "normal" e tambem acho que muitas pessoas nao iam gostar do fato de nao poderem ter o "controle" do seu veiculo

Essa de mudar a cultura do motorista é um dos grandes problemas (outros incluem o grau de dinamismo do trânsito e questões legais sobre responsabilidades). É um dos motivos que fazem com que hoje em dia aviões e trens possam rodar de um jeito muito mais seguro que há 50 anos, enquanto os carros continuam deixando todo o serviço sujo na mão do motorista. E muitos não querem parar de fazê-lo!

"Queque esse computador idiota tá apitando, acha que eu não sei dirigir?"

Bog
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker
Gostaria de saber se já teve algum contato com as tecnologias que estão utilizando na agricultura!

Não, mas achei a idéia muito legal. Eu só acho que se basear somente em GPS é extremamente arriscado, visto que o mesmo não vai fazer o trator parar se encontrar uma árvore imprevista, ou pior, um menino desatento que tropeça enquanto corre feliz em volta do trator automático. O.o

Até por ser a minha área, eu gosto de ver sempre uma boa dose de "inteligência" nesse tipo de veículo - observar o cenário, interpretar o que está acontecendo, agir e reagir com base no que ele está enxergando (ou sentindo).

BuBu Vodka
Veterano
# ago/10
· votar


meu que foda esse negocio..
pra mim isso ainda era coisa de filme

lula_molusco
Veterano
# ago/10
· votar


Ele para pra abastecer e paga a conta sozinho?

Bog
Veterano
# ago/10
· votar


BuBu Vodka

Mas lembre-se que entre os primeiros protótipos e o consumidor final pode existir um loooooooooooongo tempo.

brunohardrocker
Veterano
# ago/10 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Bog
Não, mas achei a idéia muito legal. Eu só acho que se basear somente em GPS é extremamente arriscado, visto que o mesmo não vai fazer o trator parar se encontrar uma árvore imprevista, ou pior, um menino desatento que tropeça enquanto corre feliz em volta do trator automático. O.o

Essa tecnologia só é recomendada para áreas planas e sem nenhum obstáculo. (por aqui não existem nem pedras). Não necessariamente áreas grandes. Já vi o trator fazer manobras em balizas com uma margem de erro de menos de 5 cm. Numa área plana e reta, a margem de erro do gps é insignificante!

A diferença é que no trator (ainda) não existem censores de obstáculos, sempre o primeiro traçado (caminho) é feito por uma pessoa dirigindo. Depois disso ele pode percorrer o mesmo caminho sozinho e também fazer a manobra e percorrer caminhos paralelos (mesmo em curva), que é o esquema de plantar em carreiras.

Quanto a segurança, a própria máquina tem as sinalizações, nenhuma pessoa pode se aproximar enquanto estiver trabalhando. =]

Essa tecnologia é também usada na pulverização (defensivos) e em partes, já é aplicada na colheita.
(o desemprego agradece!)

Mas esses sensores de obstáculos também seria um desafio!

Bog
Veterano
# ago/10 · Editado por: Bog
· votar


lula_molusco
Ele para pra abastecer e paga a conta sozinho?

Heheh, não. Os carros são elétricos, e tem uma equipe grande que anda junto com eles. Essa gente que vai lá e pluga o carro na tomada (os sistemas de controle funcionam com energia solar)... =P

BuBu Vodka
Veterano
# ago/10
· votar


Bog
sim sim...

mas tá avançado já o negocio... moh orgulho da merda do ser humano

Bog
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker

Pô, legal. Eu acho que seria bem bacana trabalhar num projeto para, por exemplo, melhorar a segurança de um equipamento desses.

Eu ultimamente ando fazendo pesquisa "na fronteira" entre o prático e o aplicado. Fico com um pé na ciência e outro na engenharia. É muito mais "pés no chão" do que pesquisa básica pura, e ao mesmo tempo você pode viajar muito mais do que na pesquisa aplicada total. Eu fico inventando meus brinquedos e eles ainda podem ter a chance de ter uma aplicação no futuro.

Semana passada eu estava brincando com uma plataforma móvel com uma câmera que eu fazia ficar seguindo uma bolinha vermelha de um bilboquê, hahahaha. Às vezes, nem parece que eu tô trabalhando. =P

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# ago/10
· votar


Bog

No caso dos aviões a facilidade de desvio de rota tornam as regras de negócio bem mais simples... acho que no caso dos automóveis, sensores em todos os carros facilitariam isso... pena que ñ dá pra botar chips nas criancinhas, árvores e etc Agora imagino as leis se adaptando, já que vão ter que tratar com a questão de responsabilidade dos acidentes... as empresas vão ter que se blindar mesmo.

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


Bog

Se tiver interesse, aqui tem um video interessante:

http://www.youtube.com/watch?v=rDo3GeGFAxw

Se um dia voltar para o Brasil, isso aí é o que está dando dinheiro!

The Blue Special Guitar
Veterano
# ago/10
· votar


Interessante, não imaginava que isso já fosse possível.

MaicolBrevia
Veterano
# ago/10
· votar


Bog

Correto!

Claro que só com GPS o carro não iria se orientar(nas ruas), somente para dar a orientação/posição correta do destino. O restante é a visão computacional que vc disse.

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


Bog
Semana passada eu estava brincando com uma plataforma móvel com uma câmera que eu fazia ficar seguindo uma bolinha vermelha de um bilboquê, hahahaha. Às vezes, nem parece que eu tô trabalhando. =P

haha...
eu não tenho cabeça pra isso, mas ainda farei alguma engenharia. Sonho da infância era inventar coisas!

adnz
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker
Não precisa ser engenheiro pra inventar alguma coisa... :P

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


adnz

sei, mas eu tenho que abrir os horizontes, sou muito limitado =]

Bog
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker

Legal mesmo, cara! Nem sabia que já era um produto no mercado.

Su Sukita
Veterano
# ago/10
· votar


Essas coisas ainda me deixam espantada... parece coisa de filme. [2]

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


Bog

Nos EUA está há muito tempo e no Brasil já é muito comercializado nas regiões de agricultura de exportação.

Sabe, você falou em Inteligência Artificial. Creio que esse sistema não seja propriamente uma forma de inteligência artificial, estou certo?

O que me veio a cabeça agora é que a Inteligência Artificial, como você propõe para o uso nos trens, pode vir a ser uma nova revolução na agricultura. E acredito que o mercado, tanto americano como brasileiro, paga pelo preço.
Esses equipamentos que eu vendia eram cotados em dólar aqui no Brasil, valiam mais ou menos o preço de um carro popular. E o cliente compra porque o retorno é muito provável.

Tem coisa que ninguém imagina que existe na agricultura. Ninguém imagina que existem monitores em maquinas que registram a média de sementes plantadas por hectare, que medem e fazem um mapa da fertilidade do solo numa determinada área e geram um arquivo... tem muita coisa. Eu era mais ligado nessas coisas, conversei com um engenheiro de fábrica que veio nos visitar, ele na verdade tinha conhecimento tanto de engenharia como de agronomia para poder desempenhar o seu trabalho.
Acho isso fascinante!

Bog
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker
Sabe, você falou em Inteligência Artificial. Creio que esse sistema não seja propriamente uma forma de inteligência artificial, estou certo?

Sim. É um sistema de automação mais "convencional".

Tem coisa que ninguém imagina que existe na agricultura.

Estou fugindo do assunto do tópico, mas...

Acho que no Brasil, muitos urbanóides e esquerdóides da vida têm aquela visão meio romântica do campo, do agricultor familiar, que provê o sustendo da família e do país com o seu suor e sua foice. O agronegócio é evil, é desumanizador, tira o toque da mão do agricultor e substitui por uma máquina malvada, tudo em busca do lucro e da manutenção dos grandes latifúndios do mal.

Os caras se esquecem que, sem a mecanização das lavouras, sem as pesquisas PRÉ-transgênicos (como as que o Embrapa faz há muito tempo), se toda agricultura do mundo fosse orgânica, romântica e familiar, as profecias catastrofistas malthusianas já teriam se concretizado há décadas.

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


Bog

Exatamente! Sem contar que, se por um lado a mecanização substitui a mão-de-obra (que na verdade seria um trabalho bastante braçal e em alguns casos, quase escravo, primitivo), por outro ela emprega um número maior de pessoas na indústria.
É lógico que se fazer a conta a indústria é o setor que mais emprega e gera renda, mas muitas indústrias trabalham para o agronegócio/dependem dele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Post mega-ultra-nerd: Carro automático indo da Itália até a China