Sobre a Caça Esportiva

Autor Mensagem
Zuzza
Veterano
# jul/10
· votar


southbass
Eu entendi muito bem o que vc quis dizer. Quem não entendeu foi vc... Como vc bem sabe, caçador profissional caça por um motivo: status. Quer ser o machão, gosta de atirar, matar, tirar foto e colocar no orkut... E, se vc não sabe, os ambientalistas que ficaram de ''mimimi'' só conseguiram que proibissem a caça esportiva nesses lugares justamente porque os caçadores profissionais não se contentavam em caçar lebres e perdizes. Eles caçavam animais maiores, entrando no tipo de animal eu eu citei ali em cima. Sendo assim, colocaram em risco várias espécies, que hoje são ameaçadas. Tipo capivara, grandes felinos, tatus, veados... E isso não foi proibido através de ''mimimi'' de ecochato, não. Isso foi proibido porque foi realizado um estudo.
Em alguns lugares, a caça esportiva é aceita, desde que seja realizada com as espécies que estão em desequilíbrio ambiental, as consideradas ''pragas''. Se o camaleão cor de rosa é praga na Holanda, eles vão lá e caçam apenas o camaleão cor de rosa, controladamente. Isso é exceção e nunca aconteceu aqui no Brasil... Os caras liberaram a caça às lebres e, 5 anos depois, as coitadas tinham desaparecido daquela região.
Não há controle sobre caça. Quem vai controlar e fiscalizar quantas lebres vc pode caçar e quem pode caçar? Ngm. Por isso, caçar é afuncional. Acha engraçadinho e natural se enfiar no meio do mato com um rifle e atirar em lebres? Então esquece o rifle um dia em casa e vai caçar... Com o que vc tem, como os animais fazem: dentes, garras, velocidade, técnica. Assim eu sou a favor, porque aí alguns vão perder e outros ganhar e o ambiente permanece equilibrado. Com armas os animais não ganham nunca. É injusto.

Kensei
Veterano
# jul/10
· votar


Em setembro irei ao Pantanal!! Tentarei capturar o maior número possível de animais, com as lentes de uma Nikon!

southbass
Veterano
# jul/10
· votar


Zuzza
entendo o que você quer dizer e você tem razão. mas não dá pra generalizar. como eu disse, Sou de uma região em que todo mundo com mais de 40 anos ja caçou pelo menos uma vez, e a maioria é entusiasta da caça. conheço muitos caçadores, muitos mesmo, e não me lembro de ter visto uma unica vez alguém chegando em casa com caça proibida ou com sua cota estourada.
meu avõ sempre contava que os fiscais sempre encomodavam quanto à caça e sempre que alguem ultrapassasse a cota em uma unica perdiz, era apreendido.
agora que a caça foi proibida, os passaros destroem as lavouras e os agricultores matam muito mais. que que adiantou proibir?
mas cada um tem a sua opinião :)

Kensei
respeitei!

Zuzza
Veterano
# jul/10
· votar


southbass
Quem caça uma vez na vida não pode ser considerado caçador. Eu generalizei quanto aos caçadores, não os caras que vão lá e matam uma capivara na vida, ou o moleque que mata rolinhas com o estilingue. Estou falando de caçador.

meu avõ sempre contava que os fiscais sempre encomodavam quanto à caça e sempre que alguem ultrapassasse a cota em uma unica perdiz, era apreendido.
Sinceramente, nunca vi isso... Em região nenhuma do Brasil. Não tem fiscal pra fiscalizar tudo... Talvez vc tenha contato com esses caras, como o seu avô, que uma vez ou outra caçavam pra comer. Ou seja, isso é fácil acreditar que pode haver um controle. Caçador esportista é bem diferente disso... Tem caras que pagam muita grana pra, ilegamente, caçarem os mais raros animais, com armas, gps, tudo. É feio o negócio... Eu sei e não posso generalizar, mas o fato da caça ser proibida é justamente pra não virar a festa da uva, sabe? Pra ngm se achar no direito de sair por aí caçando tudo que vier na cabeça. Pra tentar inibir os grandes caçadores, não os caras que caçam uma perdiz ou lebre por mês pra fazer um agrado na janta e tal.

Enfim, opinião é opinião. Eu continuo achando que qualquer pessoa que saia caçando, sem necessidade, pra comer ou não, não é muto digno do meu respeito e admiração. Opinião pessoal, como eu vejo a vida e tal.

southbass
Veterano
# jul/10
· votar


Zuzza
eu entendo como caça esportiva esses que vão, dentro da temporada de caça, caçar. e não estes que caçam animais raros porque estão sendo pagos uma fortuna... os caçadores que eu conheço, me referi quanto aos que vão todos os anos caçar suas perdizes dentro do limite estabelecido pelas leis de caça. claro que sou totalmente contra a caça ilegal, principalmente de animais ameaçados de extinção, não tem cabimento. considero esportistas os os caras que caçam uma perdiz ou lebre por mês pra fazer um agrado na janta e tal. tanto que depois que proibiram aqui no RS, ninguem que eu conheço sai pra caçar dentro do estado. caçadores ilegais existiam sim quando a caça era legalizada, mas continuam existindo agora. antes eles estavam tão fora da lei quanto agora. o fechamento das temporadas de caça não impedem que pessoas cacem animais raros por recompensas enormes, apenas impede que "os caras que caçam uma perdiz ou lebre por mês pra fazer um agrado na janta e tal" cacem também. é a minha opinião quanto a isso..

agora, respeito completamente você ser contra a caça de um modo geral, aí já é outra historia

Zuzza
Veterano
# jul/10
· votar


southbass
Vc tem razão na maioria dos pontos. Concordo.
Mas enfim... Caçar é proibido. Mesmo coelhos ou veados, é proibido. Isso que importa.

qew
Veterano
# jul/10
· votar


Caçar é proibido veados, é proibido

Ah, mas emo vale né?


Kensei
com as lentes de uma Nikon!

Já ia te chingar hauehaueha

Boa! =D

Kensei
Veterano
# jul/10
· votar


qew
southbass
Estou ansioso dudes, sempre quis conhecer esse lugar! Into the WILD!

southbass
Veterano
# jul/10
· votar


Kensei
eu imagino! também sempre quis conhecer, deve ser muito legal mesmo. tire bastante fotos, coloque em um flickr da vida e poste aqui pra gente ver!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a Caça Esportiva