Decisão final. Crucifixo nas escolas públicas. Corte de Direitos Humanos da União Europeia decide re

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# jun/10 · Editado por: Cavaleiro


"1. A Corte de Direitos Humanos da União Europeia, com sede em Estrasburgo (França), começa a decidir hoje, em sessão plenária (Grande Conselho), o recurso interposto pelo governo italiano sobre poder manter os crucifixos nas escolas públicas.

Como já informado com exclusividade neste espaço Sem Fronteiras de Terra Magazine, uma das câmaras da chamada Corte de Estrasburgo (Corte de Direitos Humanos da União Europeia), em reclamação apresentada pela mãe de um estudante, vetou a possibilidade de manutenção do crucifixo em todas as escolas públicas italianas. Para a Câmara, vale a regra do "Estado laico", consagrada pela União Europeia.

O Estado italiano, pelo presidente Giorgio Napolitano (o premiê Berlusconi é só chefe do governo), apresentou recurso ao Grande Conselho da Corte de Estrasburgo.

No recurso, em resumo, fala-se da tradição cultural, ou seja, o crucifixo, nas salas de aula dos estabelecimentos públicos de ensino, representa um símbolo, o emblema a exprimir o "elevado fundamento dos valores civis no ordenamento do Estado""

Fonte: Terra

No Brasil também possuímos crucifixos (ou possuíamos, não tenho certeza) em tribunais de justiça e diversos órgãos públicos, principalmente de direito.

Aliás, nossa lei é bastante julgada e pautada em princípios cristãos.

O que vocês acham disso?

-Dan
Veterano
# jun/10
· votar


Crucifixos servem/serviam pra vc lembrar que vc é o culpado por ter crucificado Jesus. Ficar com um instrumento de tortura miniatura no peito, na parede, eu não curto.

Mas hoje acho que é só um adorninho, como disseram, cultural.

Animal Mother
Veterano
# jun/10
· votar


A esquerda européia tem uma obsessão anti-religiosa tão babaca quanto o fundamentalismo islâmico que pulula lá.

southbass
Veterano
# jun/10
· votar


não vejo porquê a mãe do aluno ir reclamar e comprar uma briga dessas.

Clauber guns
Veterano
# jun/10
· votar


Nas escolas por aqui não tem mais
pelo menos não nas que eu vi
Mas na ETE tem, e acho que a maioria dos lugares públicos tem também

Sei lá, a mim não incomoda, sendo ateu, pra mim é só um adorno pendurado na parede

Clauber guns
Veterano
# jun/10 · Editado por: Clauber guns
· votar


Edit: Duplo

Bidal
Veterano
# jun/10
· votar


Foda-se, cada um usa aquilo que dá na telha, desde que não prejudicando ninguém...

Trololo
Veterano
# jun/10
· votar


Na minha faculdade tem.










estudo na puc rsrsrsrs

russobass
Veterano
# jun/10
· votar


Trololo

má é um zé mesmo

Clauber guns
Veterano
# jun/10
· votar


Trololo
¬¬'

uauahauhauahuah

LeandroP
Moderador
# jun/10
· votar


Nas escolas daqui não tem porque os alunos roubam...


não vejo porquê a mãe do aluno ir reclamar e comprar uma briga dessas.


Pois é... Também não vejo.

Clauber guns
Veterano
# jun/10
· votar


Trololo
¬¬'

uauahauhauahuah

Fenrisulfr
Veterano
# jun/10
· votar


Trololo
Na minha faculdade tem.










estudo na puc rsrsrsrs (2)


Minow
Veterano
# jun/10
· votar


Clauber guns
Pra mim também, mas o negócio é que um estado laico não deve "favorecer" nenhuma religião. Por que uma cruz e não uma estrela de David? Mas no caso de um estado separado da religião, o correto seria não ter nada na parede.
Acho certa a decisão.

Bog
Veterano
# jun/10 · Editado por: Bog
· votar


Cavaleiro
O que vocês acham disso?

Particularmente, acho que SE HÁ ALGUÉM INCOMODADO, prédios públicos não deveriam exibir símbolos religiosos, e o estado não deveria usar dinheiro público para comprá-los.

Isso não é uma questão apenas para os "ateuzinhos revoltados", porque também afeta qualquer seguidor de outra religião que não seja a católica. Muitos católicos não se sentiriam à vontade entrando em um tribunal com uma baita estrela de Davi na parede, ou pior, uma cruz suástica (que era um símbolo religioso muito antes de ser associado ao nazismo). Mesmo outros cristãos podem se incomodar com a flagrante idolatria. A exibição de um símbolo católico, ao meu ver, pega tão mal quanto isentar de impostos igrejas católicas mas não outras denominações.

Se ninguém ligasse, não haveria problemas, mas se há incomodados, o estado não deve "tirar o corpo fora" simplesmente alegando que "é uma tradição". Existem muitas tradições que são abandonadas quando confrontadas com uma nova realidade. Um erro cometido por gerações não é menos erro por isso. Do contrário, deveríamos preservar outras coisas tradicionais, como os balões no mês de Junho, a palmatória, o coronelismo (quase folclórico!), e por aí vai.

Enfim, tradicional ou não, eu não apoio a compra e exibição de quaisquer símbolos religiosos por parte de instituições públicas. Já indivíduos e instituições privadas que exibam o símbolo de sua preferência.

Cavaleiro
Veterano
# jun/10
· votar


Bog


Particularmente, acho que SE HÁ ALGUÉM INCOMODADO, prédios públicos não deveriam exibir símbolos religiosos, e o estado não deveria usar dinheiro público para comprá-los.

Aí que eu queria chegar. Assino embaixo no que você falou.

_Dio
Veterano
# jun/10
· votar


Tanto faz como tanto fez. Nâo me influencia à nada mesmo.

J. S. Coltrane
Veterano
# jun/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Bog

Se o estado fosse realmente laico não daria dinheiro para cientistas que ficam brincando com o que não entendem. 90% do DNA é não codante e aparentemente inútil e o pessoal ainda quer mexer nos 10%...

Animal Mother
Veterano
# jun/10
· votar


J. S. Coltrane

Se o estado fosse realmente laico não daria dinheiro para cientistas que ficam brincando com o que não entendem. 90% do DNA é não codante e aparentemente inútil e o pessoal ainda quer mexer nos 10%...


http://www.blendedtechnologies.com/wp-content/uploads/2007/07/sensethi spicturemakesnone.jpg

Cavaleiro
Veterano
# jun/10
· votar


J. S. Coltrane

Não acho a comparação válida. Ao meu ver religião e ciência não estão no mesmo patamar, a religião vive de crenças, não pode entrar em uma padronização, conformidade ou seguir critérios.

Quando você vai buscar recurso do governo para um projeto ele tem que produzir um resultado ou gerar valor (mesmo com perspectiva futura).

Os maiores repasses ocorrem quando o recurso produzido obedece a VRIO - Validade, Raridade, Imitabilidade e Organização.

Aliás estão propondo uma lei onde todas os estudos científicos tem que objetivar resultados úteis para que recebam recurso.

Mas sou contra essa medida.

Konrad
Veterano
# jun/10
· votar


Nunca entendi porque o Estado Laico tem figuras representativas do imaginário cristão em seus prédios públicos.

Se é cultural, que coloquem O Caboclo Sete-Ruas, Exu-Caveira e Iemanjá lá também.

Clauber guns
Veterano
# jun/10
· votar


Minow
Sim, eu concordo com a decisão também
A mim não incomoda, mas o mundo não se resume a cristãos e ateus, há várias religiões, então ao invés de ter uma parede folheada de simbolos religiosos o mais certo seria não ter nenhum

LeandroP
Moderador
# jun/10
· votar


Bog

Mudei de opinião depois de ler a sua postagem.

Se ninguém ligasse, não haveria problemas, mas se há incomodados, o estado não deve "tirar o corpo fora" simplesmente alegando que "é uma tradição". Existem muitas tradições que são abandonadas quando confrontadas com uma nova realidade. Um erro cometido por gerações não é menos erro por isso. Do contrário, deveríamos preservar outras coisas tradicionais, como os balões no mês de Junho, a palmatória, o coronelismo (quase folclórico!), e por aí vai.

Atum Bluesman
Veterano
# jun/10
· votar


J. S. Coltrane
90% do DNA é não codante e aparentemente inútil
A ideia de Junk DNA já não é usada por cientistas a algum tempo, apesar de ainda existir o termo.

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/10
· votar


Nunca entendi porque um estado com 90% de católicos tem necessariamente que ser laico e respeitar minorias invasoras.

torresmo vermelho
Veterano
# jun/10
· votar


Gostaria que colocassem vaginas nas paredes da faculdade, iria de encontro a minha religião.

Clauber guns
Veterano
# jun/10 · Editado por: Clauber guns
· votar


Edit: Duplo de novo <o>

Minow
Veterano
# jun/10
· votar


J. S. Coltrane
Se o estado fosse realmente laico não daria dinheiro para cientistas que ficam brincando com o que não entendem. 90% do DNA é não codante e aparentemente inútil e o pessoal ainda quer mexer nos 10%...

Tá bom, Cláudia. Senta lá.

Incrível a quantidade de fail em um só post.


Black Fire
Não importa a religião da maioria, o que importa é que o estado é separado da religião.

Animal Mother
Veterano
# jun/10 · Editado por: Animal Mother
· votar


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/79/Bundesarchiv_ Bild_183-S72707%2C_Heinrich_Himmler.jpg/245px-Bundesarchiv_Bild_183-S7 2707%2C_Heinrich_Himmler.jpg

Konrad
Veterano
# jun/10
· votar


Black Fire
Nunca entendi porque um estado com 90% de católicos tem necessariamente que ser laico e respeitar minorias invasoras.

Então sua capacidade de interpretação e conhecimento da língua estão bem abaixo do mínimo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Decisão final. Crucifixo nas escolas públicas. Corte de Direitos Humanos da União Europeia decide re