Existe certo e errado? Bom ou Mau ? Porque agem como existisse?

Autor Mensagem
Codinome Jones
Veterano
# mai/10 · Editado por: Codinome Jones


O topico dos vicios me inspirou e me fez refletir sobre o assunto..

Vocês acreditam que as coisas* tem um significado intrinsico e inerente que seja passivel do nosso julgamento como bom ou ruim ou as coisas são o que são e que não só apenas julgamos como Atribuimos o significado e o tornamos inerente ao objeto ou ideia..

* qualquer objeto,ideia(amor,moral,felicidade) etc..

Para quem aderir a 2ª opção

Pra mim a resposta é bastante clara.. Ai entramos em outra etapa..

Porque as pessoas agem como se existisse um significado inerente as coisas? Vocês acham que é apenas um recurso argumentativo, uma vez que para justificar quando dizer que ''tal coisa é ruim ou boa'' ou É algo inerente ao ser humano atribuir significado e inerencia às coisas que vivencia ???

Debatamos..

Codinome Jones
Veterano
# mai/10
· votar


topico ultra cerebral onde somente pseud0 cults e trolls são bem vindos..

joaormrt
Veterano
# mai/10
· votar


sei lá, acho q é da natureza que o ideal mesmo que inconscientemente é que todos vivam em harmonia com o menor conflito possível, por isso que o q vai contra isso é classificado como mau, ou errado, como queira.

rodsom
Veterano
# mai/10
· votar


prof roselio, para de roubar senhas. segunda vez só hoje, uai.

Prof. Grosélio
Veterano
# mai/10
· votar


rodsom
prof roselio, para de roubar senhas. segunda vez só hoje, uai.

Tem alguma coisa errada ahi. Eu não estou roubando nada. Depois vão me punir por algo que não estou fazendo.

rodsom
Veterano
# mai/10
· votar


Prof. Rosélio Araujo
como nao? um topico desse so pode ser ideia sua.

Tiaguh
Veterano
# mai/10
· votar


http://odbimagens.files.wordpress.com/2010/03/animalyawn.gif

este tópico me deu sono.

Leucocieetus
Veterano
# mai/10
· votar


São artificialidades que desenvolvemos propositalmente, de fato.

Mas te desafio a dizer o que em nós é natural.

Hawkings
Veterano
# mai/10
· votar


Vocês acreditam que as coisas* tem um significado intrinsico e inerente que seja passivel do nosso julgamento como bom ou ruim ou as coisas são o que são e que não só apenas julgamos como Atribuimos o significado e o tornamos inerente ao objeto ou ideia..

As coisas são o que são.

Eu acho que esses julgamentos de "certo e errado" "bom e mau" não passam de pontos de vista que partem da pessoa sobre algo.

Porque as pessoas agem como se existisse um significado inerente as coisas? Vocês acham que é apenas um recurso argumentativo, uma vez que para justificar quando dizer que ''tal coisa é ruim ou boa'' ou É algo inerente ao ser humano atribuir significado e inerencia às coisas que vivência ???

Por que é algo meio que "instintivo" do homem julgar as coisas como "boas" e "ruins" como forma de prevenção.

:)

Tomaz.
Veterano
# mai/10
· votar


sim, existe certo e errado

Codinome Jones
Veterano
# mai/10
· votar


Tomaz.
sim, existe certo e errado

existe o que parece ser certo e errado pra você.. Ou você discorda disso?

Bog
Veterano
# mai/10 · Editado por: Bog
· votar


A: Não existe certo ou errado.

Se A estiver certa, não existe certo, e A não pode estar certa.
Mas se A estiver certa, não existe errado, e A não pode estar errada também.
Ou seja, se A estiver certa, A não existe.
O.o

Já se A estiver errada, está errada, e pronto.

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


Codinome Jones

Agora falando sério, o relativismo é discutido há séculos:

http://en.wikipedia.org/wiki/Relativism

Particularmente, eu acredito que certos juízos de valor não são absolutos, mas existem verdades que independem de opiniões. Isso se aplica especialmente a leis naturais, eventos, e propriedades físicas. Por exemplo, a afirmação "Lula é um bom presidente" é claramente sujeita a interpretações e discordâncias, mas poucos aqui questionariam o fato de que "Lula é o presidente do Brasil", e menos ainda questionariam o fato de que "o Lula existe".

É preciso tomar cuidado com o super-relativismo, a idéia de que não existe certo ou errado de maneira em toda e qualquer circunstância, e que tudo é uma questão de opinião.

LucasGuitarMaster
Veterano
# mai/10
· votar


eu julgo o bom e o mau me baseando nos prejuízos e vantagens que a coisa pode trazer ao próximo.

acho que as pessoas podem fazer o que quiser se não invadirem a liberdade do outro e, assim, não estariam fazendo nem bem, nem mal, apenas estariam 'neutras'.

se ajudarem o outro, estariam fazendo algo bom, e se prejudicarem estariam fazendo algo mau.

mas as coisas, no sentido de objetos, não posso julgar bons ou maus, apenas o uso que se faz deles.

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/10
· votar


Codinome Jones

Não há nenhum parâmetro que não seja cultural, histórico-social. Logo certo e errado são somente um momento de nosso julgamento. Precisamos deles para dar sentido a nossa vida que, a rigor, não tem sentido nenhum.

Codinome Jones
Veterano
# mai/10
· votar


J. S. Coltrane
Precisamos deles para dar sentido a nossa vida que, a rigor, não tem sentido nenhum.


Vindo de você, é no minimo surpreendente esse comentario..

Ps: concordo..

Codinome Jones
Veterano
# mai/10
· votar


Bog
É preciso tomar cuidado com o super-relativismo, a idéia de que não existe certo ou errado de maneira em toda e qualquer circunstância, e que tudo é uma questão de opinião.

Ai está outro ponto.. Definir o certo e o errado ao ser afirmar (seguindo seu exemplo) se o lula é presidente ou mesmo é facil..
Mas para questões que não são exclusivamente naturais ou fisicas é dificil achar o ponto limite para não se tornar um super-relativista..

thebassx
Veterano
# mai/10
· votar


bom senso e imunização racional

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/10
· votar


Codinome Jones

A questão é como vai ser travado esse limite, os interesses por trás. Aí tem muita coisa mesmo.

Codinome Jones
Veterano
# mai/10
· votar


J. S. Coltrane
acredito que esse ponto seja tão pessoal quanto o assunto em voga..

Talvez ''achar que tudo é pessoal'' seja também um mecanismo de defesa da mente humana..

brunohardrocker
Veterano
# mai/10
· votar


Vocês todos são organelas autômatas desse planeta que chamam de Terra, romantizam tudo o que vêm pela frente, são capazes de acreditar que o "amor" existe, que a "paz" existe, quando na verdade são reações químicas do nosso cérebro. Delimitam uma área de terra depois de muitas guerras e sangue derramado e chamam de "Brasil" e outros 200 nomes, depois "amam" esse território. Se não fossem os oceanos ninguém chamaria isso aqui de "américa". Vão a um lugar que chamam de "cinema" assistir a uma coisa que chamam de "filme", quando poderiam estar colhendo frutas na selva e se reproduzindo. Dão "nomes" aos seus descendentes e registram isso num "cartório", se "casam", formam "familias", chamam os progenitores de "pai" e "mãe"... tsc tsc

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/10
· votar


brunohardrocker

Tolos humanos.

/arrogante

southbass
Veterano
# mai/10
· votar


Vocês todos são organelas autômatas desse planeta que chamam de Terra, romantizam tudo o que vêm pela frente, são capazes de acreditar que o "amor" existe, que a "paz" existe, quando na verdade são reações químicas do nosso cérebro. Delimitam uma área de terra depois de muitas guerras e sangue derramado e chamam de "Brasil" e outros 200 nomes, depois "amam" esse território. Se não fossem os oceanos ninguém chamaria isso aqui de "américa". Vão a um lugar que chamam de "cinema" assistir a uma coisa que chamam de "filme", quando poderiam estar colhendo frutas na selva e se reproduzindo. Dão "nomes" aos seus descendentes e registram isso num "cartório", se "casam", formam "familias", chamam os progenitores de "pai" e "mãe"... tsc tsc

realmente, a vida humana é extremamente superstimada. no fim a gente é só um minusculo grupo de seres vivos que surgiu de algumas evoluções e que vai deixar de existir logo logo. os dinossauros não passaram milhares de anos evoluindo só pra no fim nem existirem mais? ta aí, ó

Codinome Jones
Veterano
# mai/10
· votar


realmente, a vida humana é extremamente superstimada

Hell yeah

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


AHUsuhsuh pensei em criar um tópico com esse assunto..

usei a busca e de quem é o tópico?


dorgas..

Gui
Veterano
# set/10
· votar


conceitos bem relativos..mas existe certo e errado, bom e mau..

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


Gui

universal e pré-determinado?

TWT ICE
Veterano
# set/10
· votar


Quando se fala em opinião não existe certo ou errado.

Claro, os bons costumes falam que qualquer preconceito é errado, mas por outro lado isso não é errado como uma verdade absoluta, pode ser certo também, depende do ponto de vista.

Gui
Veterano
# set/10
· votar


Codinome Jones
não..não é universal..

pré-determinado..acho que não conseguiria responder essa..

talvez um "na maioria das vezes, sim!"

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


Gui
Existe certo e errado. Claro, as leis do nosso país ditam o que é certo e o que é errado. A biblia/corão/gene egoista diz o que é certo e o que é errado.

você sabe o que é certo/errado pra você, enfim

Embora as pessoas sejam intelectualmente capazes de ver que isso e aceitar que o que ela acredita não é uma verdade absoluta não consigo imaginar alguem pondo isso em prática, ou melhor, aceitando esse fato alem da '' boca pra fora''

talvez eu seja relativista demais nesse ponto

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Existe certo e errado? Bom ou Mau ? Porque agem como existisse?