O universo existe porque vivemos nele? Se não existíssemos, o universo existiria?

Autor Mensagem
The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil


Pode pular o texto se quiser:

Princípio antrópico

Em Física e Cosmologia, o Princípio antrópico estabelece que qualquer teoria válida sobre o universo tem que ser consistente com a existência do ser humano. Em outras palavras, o único universo que podemos ver é o universo que possui vida. Se existe outro tipo de universo, nós não podemos existir para vê-lo.

O princípio antrópico divide-se em princípio antrópico forte e princípio antrópico fraco. O princípio antrópico forte afirma, em geral, que o Universo comportou-se de forma a adaptar-se ao Homem. O fraco diz que o Universo comportou-se de forma a surgir o homem, sem esse pleito pré-definido.

"A natureza é primorosamente ajustada para a possibilidade de vida no planeta Terra: se a força gravitacional fosse reduzida ou aumentada em 1%, o Universo não se formaria; por uma minúscula alteração na força eletromagnética, as moléculas orgânicas não se uniriam. Nas palavras do físico Freeman Dyson, parece que o 'Universo sabia que estávamos chegando'. O Universo não se assemelha a um lance de dados aleatório. Parece pura e simplesmente proposital [1]

"Vemos o universo da maneira como ele é porque, se fosse diferente, não estaríamos aqui para vê-lo". [2]

Stephen Hawking trabalha com a hipótese de que a natureza continuamente gera universos diferentes uns dos outros. Desses universos poucos geram vida inteligente. O nosso Universo gerou vida inteligente, ao acaso, mas quando nos admiramos do nosso universo, devemos levar em conta que ele é admirável porque estamos aqui, vivos e inteligentes para admirá-lo, enquanto um sem número de universos que não vemos são hostis à vida, inteligente ou não.



Se num universo não há nenhuma forma de vida para perceber sua existência, ele existe?

E ai, o que vocês acham disto?


ps: Discussão de FIlosofia, Física, matemática, Química, biologia, lógica, a ciênca que for!!

Falou de Zeus = desvirtuou = foi contra as regras = denunciado!


Leblues
Veterano
# mai/10 · Editado por: Leblues
· votar


Acho que o universo existe independente de existir formas de vida, visto que os seres viventes tiveram que existir depois da existência de um ambiente, ou seja: existia universo antes do homem existir.

LeD_HaleN
Veterano
# mai/10
· votar


claro que existiria, só que ele não seria reconhecido.

Konrad
Veterano
# mai/10 · Editado por: Konrad
· votar


The Root Of All Evil

Qual tua definição de existir?
Quais as condições para "existir'?

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


acho essa teoria furada.

se ninguem tava lá pra ver, então o big bang não aconteceu?

a gente existe. logo, temos uma origem.
se a origem foi o big bang, ele ocorreu antes de nós existirmos.
se ninguem tava lá pra ver, ele não existiu.
se ele não existiu, a gente nao teve origem.
então a gente não existe.

+_+

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# mai/10
· votar


http://en.wikipedia.org/wiki/Objectivism_%28Ayn_Rand%29

Sou adepto a isto.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Konrad
Qual tua definição de existir?

Sei lá, dê a sua e baseie o que vc acha nela :)

Quais as condições para "existir'?

Eu sei que as condições para a matéria e a vida como conhecemos se formar são exatamente estas que existem. Tanto as leis físicas como as constantes da natureza, se fossem diferentes (note que não disse nem "um pouco diferentes", disse "diferentes", ou seja, qualquer diferença), o universo seria totalmente diferente e a vida como conhecemos não seria possível, este fato já é popular.

O que seria um universo sem matéria? Pra você, ele existiria?

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


kiki
se ninguem tava lá pra ver, então o big bang não aconteceu?

Não é isso que a teoria propõe.

E ainda "poderiamos" ver o Big Band (e outras coisas do passado, como por exemplos vemos todas as noites quando olhamos as estrelas[tudo que vemos são passados diferentes]) acontecendo hoje.

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
Sei lá, dê a sua e baseie o que vc acha nela :)

Ser/estar/ter sido/estado em um ponto do tempo/espaço.

O que seria um universo sem matéria? Pra você, ele existiria?

Se existisse tempo, sim. ;)

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Konrad
Se existisse tempo, sim. ;)

Ai caímos no seu tópico!

Ou pior,
Será que o tempo existe mesmo ou é uma forma que nós temos de perceber o ambiente?


O que é o tempo?

Esta pergunta tem intrigado estudiosos, matemáticos, físicos, filósofos a curiosos ao longo da história da humanidade. Contudo, dificilmente se chegará a um consenso da definição absoluta e definitiva de tempo porque ele é, para o ser humano, apenas um evento psicológico, apenas uma sensação derivada da transição dum movimento. O tempo, apesar de estar vinculado a eventos externos ao indivíduo, sempre será definido de forma idiossincrática, tanto que estudiosos conceituados ousaram sentenciar:

"É o jeito que a natureza deu para não deixar que tudo acontecesse de uma vez só." (John Wheeler)
"Uma ilusão. A distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão." (Albert Einstein)

Crianças de colo não têm a noção de tempo, e adultos com certas doenças neurológicas e ou psiquiátricas podem perdê-la.


Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil

Aliás, não nos esqueçamos de que o observador sempre altera o observado.

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
Será que o tempo existe mesmo ou é uma forma que nós temos de perceber o ambiente?

Eu não vejo o conceito de tempo separado do conceito de movimento.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Konrad

Olha só:

Crianças de colo não têm a noção de tempo, e adultos com certas doenças neurológicas e ou psiquiátricas podem perdê-la.


Caramba, tenho que saber mais sobre isso, imagina só?
Nem consigo imaginar como deve ser.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Konrad
Eu não vejo o conceito de tempo separado do conceito de movimento.

Mas movimento está relacionado a matéria.
Se as leis do universo fossem diferentes não se formaria matéria, pelo menos não como conhecemos.
Ai não teríamos movimento...

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Konrad

A morte térmica é um possível estado final do universo, no qual ele "cai" para um estado de nenhuma energia livre para sustentar movimento ou vida. Em termos físicos, ele terá alcançado entropia máxima. A hipóteses de uma morte térmica universal surgiu das idéias dos anos 1850 de William Thomson (Lord Kelvin), que extrapolou a visão da perda de energia mecânica na natureza da teoria do calor, como as englobadas nas primeiras duas leis da termodinâmica, a uma situação universal.



Meu professor de Astrobiologia falou que este é o mais provável, dos 3 fins que se espera par ao universo.

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
Konrad
Eu não vejo o conceito de tempo separado do conceito de movimento.

Mas movimento está relacionado a matéria.
Se as leis do universo fossem diferentes não se formaria matéria, pelo menos não como conhecemos.
Ai não teríamos movimento...


Mas meu conceito de tempo tem de ser baseado no universo que eu apreendi....

Pode ser que movimento e tempo sejam uma só coisa, e que o primerio seja uma ilusão.

Afinal existem partículas que podem estar em dois lugares ao mesmo tempo.....

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
Caramba, tenho que saber mais sobre isso, imagina só?
Nem consigo imaginar como deve ser.


Eis o nó górdio: como se percebe isso? Neurologicamente, mas como?

The Root Of All Evil
A morte térmica é um possível estado final do universo, no qual ele "cai" para um estado de nenhuma energia livre para sustentar movimento ou vida. Em termos físicos, ele terá alcançado entropia máxima. A hipóteses de uma morte térmica universal surgiu das idéias dos anos 1850 de William Thomson (Lord Kelvin), que extrapolou a visão da perda de energia mecânica na natureza da teoria do calor, como as englobadas nas primeiras duas leis da termodinâmica, a uma situação universal.


Meu professor de Astrobiologia falou que este é o mais provável, dos 3 fins que se espera par ao universo.



Ausência de tempo.... nem que seja só por um tempo....O.o

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Konrad
Eis o nó górdio: como se percebe isso? Neurologicamente, mas como?

Coincidentemente eu estava pensando nisso outro dia.

Não faço idéia, tenho que descobrir se já sabem.


Ausência de tempo.... nem que seja só por um tempo....O.o

Pensar sobre estas coisas me deixa meio estranho!

thebassx
Veterano
# mai/10
· votar


Se uma árvore cai lá na puta-que-pariu e ninguém ouve, ela faz barulho ?

Faz. :O'

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Konrad

Eu devia ter continuado na física ao invés de ir pra biologia!
O que eu aprendi na Biologia qualquer pessoa pode entender, na Física só estudando por anos =/

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


thebassx
e tu nao gosta das coisas que dá pra entender rapido ?

Cara, eu gosto, mas as coisas que eu queria entender (na verdade, todo mundo quer entender) são de compreensão demorada e exigem muitos conhecimentos prévios.

ps: Inverti o tempo, respondi antes da pergunta.

thebassx
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil

e tu nao gosta das coisas que dá pra entender rapido ?

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


thebassx
Se uma árvore cai lá na puta-que-pariu e ninguém ouve, ela faz barulho ?

Faz. :O'


Nossa!
Incrível, vou mandar o Nobel via sedex 10 pra você.

E vou mandar a sua resposta pro Stepehen Hawking, ele provavelmente não pensou neste exemplo maravilhoso, antes de perder tempo com esta questão.

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil

Nada cara. São dois cursos ótimos! (Física é foda...)

Melhor do que eu: Forma-se em um curso inútl: Filosofia, e começa outro tão inútil quanto: Letras.

Mila Turunen
Veterano
# mai/10
· votar


isso ai é assunto até em aula de Lingüística...

estou sem paciência, depois eu posto direito. mas já fikdik :P

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Mila Turunen
isso ai é assunto até em aula de Lingüística...


Oao!!
Interessante, quero ouvir, poste depois ai o que vcs falam.

Konrad
Nada cara. São dois cursos ótimos! (Física é foda...)

Ah, Biologia você tira um mês pra ler o "The Cell" e você saberá tudo que eu sei de Biologia Molecular e genética =/

Forma-se em um curso inútl: Filosofia, e começa outro tão inútil quanto: Letras.

Não sabia que você era formado em Filosofia!!
Que legal saber disso!!
Filosofia deve ser muito legal de estudar também.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Konrad

Depois leia:

http://www.opantaneiro.com.br/noticias/saude-e-vida/93681/forma-como-p ercebemos-o-tempo-depende-da-memoria-diz-estudo

kohler1000
Veterano
# mai/10
· votar


Vou dormir agora, senão não durmo hoje.

Depois discorro dessa discussão divertidíssima.

Scrutinizer
Veterano
# mai/10
· votar


Meu professor de Astrobiologia falou que este é o mais provável, dos 3 fins que se espera par ao universo.
Eu ouvi dizer que é o big crunch, porque a massa do universo é suficiente para isso...

O problema das discussões a respeito do primeiro post é que não há maneiras das teorias a esse respeito serem testadas, até onde sei, e no fim, elas não querem dizer absolutamente nada.

Já sobre o tempo, acredito o tempo é uma "coisa" (não sei que palavra deveria usar) que percebemos à medida em que nos movimentamos unidimensionalmente. Ou seja, nós percebemos porque há movimento.

thebassx
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil


Se tu não consegue perceber a semelhanca entre o meu belissimo exemplo e o teu ctrl-c ctrl-v, sinto muito.
Só nao precisa agir como um cuzão.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O universo existe porque vivemos nele? Se não existíssemos, o universo existiria?