É o que tem mais valor. Ou é o sonho de todos?

Autor Mensagem
Prof. Grosélio
Veterano
# mai/10


Ontem estava lendo sobre o sonho da casa própria. E fiquei pensando se é um sonho, ou é prioridadde. Eu nunca paguei aluguel. Mas será que faz tanta diferença, que vale qualquer sacrificio.(Ví casos extremos)
Sei pouco sobre o assunto.
Não encontrei outro tópico semelhante. Se tiver pode fechar este.

guschard
Veterano
# mai/10
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Ahh, acho que é mais pelo sonho mesmo. Pelo lado financeiro, dependendo da pessoa, não é tão vantajoso assim... E ainda tem gente que compra uma casa em 5.000 vezes e paga por duas casas só de juros.

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# mai/10
· votar


ah é pela tranquilidade de ter algo que é seu...
aluguel vc terá que pagar pra sempre...ai se quer fzer uma reforma, já fica foda pq a casa é de outro
por mais que um financiamento leve 20 anos...ele vai acabar um dia e vc não terá que pagar mais nada por aquilo...será um patrimonio no seu nome

Sam Keat
Veterano
# mai/10 · Editado por: Sam Keat
· votar


1.4. Deixe claro o assunto do tópico no título.
:)

be5
Veterano
# mai/10 · Editado por: be5
· votar


Sempre tem um mongol que decora as regras e quer bancar o espertão/certinho né?



Cara, em casa sempre pagamos aluguel, e acho que além de sonho é necessidade, pois pagar a vida inteira (e não é um valor baixo) por uma coisa que nunca vai ser sua, não é nem um pouco vantajoso :/

Horcruxes
Veterano
# mai/10
· votar


ah é pela tranquilidade de ter algo que é seu...
aluguel vc terá que pagar pra sempre...ai se quer fzer uma reforma, já fica foda pq a casa é de outro
por mais que um financiamento leve 20 anos...ele vai acabar um dia e vc não terá que pagar mais nada por aquilo...será um patrimonio no seu nome
[2]

BuBu Vodka
Veterano
# mai/10
· votar


o be5 tá certo...

é horrivel pagar aluguel...
e as vezes nem vale o valor que você paga..

normalmente o dono da casa écheio de frescura.. não pode .. não pode .. não pode...
é complicado...
se vc tem uma casa sua... você paga por ela e pronto.. é sua...(claro depende tambem do $$)se quer reformar reforma (como já foidito), se quer pintar.. pinta... se quer derrubar.. derruba.. se quer bicho de estimação e filhos tambem pode...


então acho q vale a pena

southbass
Veterano
# mai/10
· votar


Prof. Rosélio Araujo
as vezes o cara paga mais na parcela do que pagava de aluguel mas pelo menos não corre o risco de ser despejado após um ano de contrato, por exemplo.

gaabe
Veterano
# mai/10
· votar


acho que depende do caso...
tipo minha mae mora numa cidade pequena do RS, ela ta pagando a casa dela.. vale a pena.. pq é bairro nobre e não é caro..
mas eu moro em floripa e não vejo vantagem nenhuma comprar imovel aqui.. fiz as contas e se eu pagar aluguel num lugar legal pelo resto de minha vida vou poupar alguns mil do que se eu fosse comprar um imovel num lugar legal..
dependendo a cidade é muito caro.. ja vi cada cafofo aqui por 200 mil.. coisa absurda ''/

e aqui quase sempre da pra fazer acordo com o dono pra reforma e tal.. tipo se eu quiser reformar onde eu moro o dono vai descontando o material do aluguel.. mas dae tambem vai depende se o dono é parceria ;)

Prof. Grosélio
Veterano
# mai/10
· votar


Sam Keat
1.4. Deixe claro o assunto do tópico no título


Foi mal!!!!!

E financiar uma casa em 25 anos, correndo o risco de se não pagar as prestações, o banco vai tomar a casa. Dá para dizer que a pessoa mora em casa própria?

Sam Keat
Veterano
# mai/10
· votar


Prof. Rosélio Araujo
E financiar uma casa em 25 anos, correndo o risco de se não pagar as prestações, o banco vai tomar a casa. Dá para dizer que a pessoa mora em casa própria?


é mais do banco do que dela, ate pelo menos a metade do pagamento
eusehsuheusuehusheuhsuehsuehusheush

Sam Keat
Veterano
# mai/10
· votar


be5
a Vá

russobass
Veterano
# mai/10
· votar


que papo chato.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/10
· votar


gaabe
O problema em aluguel, é que tu nunca vai ficar sempre no mesmo lugar (provavelmente), pois o dono pode pedir a casa, aí tu te ferra porque tem que se mudar, e aí tem muitos transtornos e tals.

Casa própria é residência fixa, além de ser algo necessário independentemente do lugar que se mora, pois, no fim, acaba sendo mais vantajoso que aluguel. Além de ser um sonho.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/10
· votar


russobass
Sai do tópico, então.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/10
· votar


Eu já passei pelas duas situações e posso dizer por experiência que deixar de pagar aluguel traz uma tranqüilidade muito grande, mas quando o imóvel que você compra está bem localizado. Como a Katy disse, no aluguel há o fato de você talvez ter que sair por conta de uma necessidade do proprietário, mas tb há a possibilidade de mudar de casa, pensando numa melhor localização. Quando você compra, tem que escolher bem, pois pra mudar é muito mais complicado, só vendendo.

Conheço muita gente que comprou no limite do que poderia pagar no ímpeto de sair do aluguel e hoje está desesperado pra vender e comprar em uma melhor localização, disposto até a ficar com um prejuízo na mão.

gaabe
Veterano
# mai/10
· votar


KaTy
pode ate ser.. mas tambem vai depender do tipo de contrato que tu vai fazer.. tipo o maluco dono da casa que eu moro é parceria.. da pra gente mexer na casa e talz.. e ele ainda desocnta do aluguel o valor do material \o

mas eu só financiaria uma casa se valesse a pena e eu realmente gostasse do lugar.. mas aqui pra mim não vale a pena ''/

gaabe
Veterano
# mai/10
· votar


Christhian
beem isso xD

be5
Veterano
# mai/10
· votar


Cara, não tem como pagar aluguel ser mais vantajoso do que comprar um imóvel. Em hipotese nenhuma.

Se vc aluga o imóvel, mora durante 10 anos pagando aluguel, sem poder fazer o que quer na casa, sempre tendo que pedir autorização pro dono do imóvel se precisar colocar uma porta nova, ou qualquer outra coisa, e além disso, quando você sai, é adeus, e boa vida pra você. Isso se ele não cobrar os buracos do prego que vc fez, buraco no azulejo da cozinha e etc.

Agora, se vc compra o imóvel, toda a grana que vc pagou vai estar lá pra vc se algum dia você precisar. Imóvel é uma das melhores maneiras de "guardar dinheiro". Pois é muito dificil de desvalorizar, e se vc investe, as vezes ganha o dobro do que pagou em uma casa.

Cara, na boa mesmo, só quem vive de aluguel sabe o como é chato, e completamente desvantajoso pra pessoa que paga esse aluguel.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/10 · Editado por: KaTy
· votar


be5
Ponto!

Tudo bem não ter interesse ou condições de comprar uma residência própria, mas dizer que não é vantajoso e que pagar aluguel é melhor, é exagero (não seria essa a melhor palavra :S ).

Guilherme 90
Veterano
# mai/10
· votar


Sam Keat
a Vá

[/panico]

gaabe
Veterano
# mai/10
· votar


KaTy
não que pagar aluguel seja vantajoso.. mas dependendo do valor que tu vai pagar a casa e do valor que tu paga o aluguel as vezes o aluguel compensa por ser mais barato.. mas com certeza ter uma casa é muiiito melhor..

be5
paga aluguel é o uó..
--'

be5
Veterano
# mai/10 · Editado por: be5
· votar


gaabe


Claro, há casos e casos.

Você vai ficar por 6 meses a trabalho sem SP (exemplo), sendo que você mora no RS. Ai é óbvio que o aluguel é o mais indicado.
Mas se for sua moradia fixa, não vale à pena.

Pagar aluguel é horrível, nem me fale.

Ainda vou dar uma casa para minha mamãe o/

gaabe
Veterano
# mai/10
· votar


be5

o ruim é que os imoveis com melhores preços e localizações nem são tão caros se tu tiver o dinheiro na mão..

aqui em floripa vi um apartamento enorme por 120 mil.. só que o dono só vendia a vista.. isso que é foda.. se fosse fazer o mesmo apartamento financiado ia sair no final das contas 250 mil.. mais que o dobro.. e la se vão 30 anos pagando isso ''/

EternoRocker
Veterano
# mai/10
· votar


Bom dia querido amiguinhos !!!

Prof. Grosélio... ótimo tópico.

Esse tema do "sonho da casa própria" é muito interessante por diversos fatores a iniciar por essa palavra, "sonho".

No tópico foi questionado se sonho ou prioridade. Ao meu ver, os dois.

Sonho pq, infelizmente, no Brasil a custo habitacional é muito elevado, e prioridade pq trata-se do seu lugar, seu ponto de referência.

Foi-se o tempo em que se esgotavam os recursos de determinados lugares havendo a necessidade da migração para outros. Claro que estou considerando centros urbanos (antes que alguém venha com exemplos lá do interior da Bahia).

Acho que todos buscam seu canto, um lugar para dizer "aqui mando eu !!!", para fixar moradia, criar sua família. Ocorre que para quem paga aluguel essa realidade pode mudar a qualquer momento, posto que o proprietário pode requerer a devolução do imóvel, ou seja, é uma vida cercada de incerteza quanto ao futuro. O locatário não terá segurança, por exemplo, para se comprometer com o pagamento das parcelas de um automóvel, ou de outro bem de valor mais elevado, até mesmo gastos com estudos. Vai ter sempre na cabeça o pensamento de que no final do mês deverá pagar o aluguel, caso contrário, será despejado.

Infelizmente essa é uma realidade dura, e só quem já foi despejado ou já presenciou um despejo sabe o quão foda é não ter uma casa própria.

Por isso é um sonho... Tamanha prioridade e dificuldade, torna-se um sonho.

Depois que se conquista o imóvel próprio, amplia-se a possibilidade de sonhar com carros, reformas, viagens... digamos que a estabilidade verdadeira começa a ser buscada após a aquisição de um imóvel. De que adianta ter carro do ano, TV Lcd de 52 pol, um jogo de sofás novinho... e não ter onde guardar ???

De fato, a aquisição da casa própria é muito difícil e por vezes se faz necessário recorrer aos financiamentos. Financiamento realmente é foda... muitos anos, muitas parcelas, muito juros, muita dificuldade para pagar... mas se bem planejado, é a saída mais interessante para aquisição.

Tem gente que prefere passar 20 anos pagando aluguel por algo que não é, e nem nunca vai ser, seu do que passar 20 anos pagando por algo que no futuro vai lhe trazer estabilidade e tranqüilidade.

Eu vejo o aluguel como algo que mina o patrimônio da pessoa, e por isso sempre aconselho que se faça projeto para aquisição de um imóvel... mas daí cada um sabe de suas prioridades e possibilidades de orçamento... aí vamos cair nas questões de baixos salários, custo de vida elevado... coisas que dificultam a aquisição do imóvel e, mais uma vez, vamos tratar da casa como um sonho.

Vejo a casa própria como uma vitória que deve ser buscada a qualquer preço. Sei que é muito difícil, mas as vantagens de se tê-la são enormes.

be5
Veterano
# mai/10
· votar


gaabe


Ah minha querida, infelizmente é isso mesmo. Não só nos imóveis como em todo o tipo de patrimônio que você venha a adquirir.


Quanto mais dinheiro você têm, menos você gasta. Eis a realidade.

guschard
Veterano
# mai/10
· votar


be5
Cara, em casa sempre pagamos aluguel, e acho que além de sonho é necessidade, pois pagar a vida inteira (e não é um valor baixo) por uma coisa que nunca vai ser sua, não é nem um pouco vantajoso :/

Como eu já disse antes, o aluguel PODE SIM ser financeiramente vantajoso. O aluguel gira em torno de 1% ao mês do valor do imóvel. Há quem consiga investimentos de mais de 1% ao mês. Para essas pessoas, vale mais a pena manter o capital circulante e investir ele do que comprar um imóvel.
Em relação à financiamentos, normalmente também não são vantajosos. Dependendo da parcela paga, você poderia pagar aluguel, juntar uma grana e, ao final dos 10, 15 ou 20 anos que você estaria pagando o financiamento, você terá dinheiro pra comprar uma casa à vista.

Lembrando que isso depende da pessoa, porque são poucos que conseguem investir a essas taxas, mas pra essas pessoas compensa sim.

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


Um dos principais problemas é que nós brasileiros estamos acostumados à instabilidade economica

se nao for funcionario publico oiu alguma companhia grande, fica o medo de ser mandado embora sem mais nem menos.
os alugueis sobem sempre. a inflação, agora um pouco melhor, costmava ser descontrolada.

nao é de se espantar que todo mundo queira garantir pelo menos seu teto.

be5
Veterano
# mai/10 · Editado por: be5
· votar


guschard

Da mesma maneira que quem ganha a vida vendendo bosta como adubo, não são muitos, mais pra eles a bosta é muito vantajosa.


Agora voltemos para as grandes massas. Coloco eu como exemplo.

Assalariado, sem um puto guardado no banco. A unica maneira de eu comprar uma residência seria num financiamento.

Agora, vamos lá.

Quero comprar uma casa de 2 quartos, achei uma linda e muito interessante por 150 mil, num bairro legal e agradável, sem muita violência. Um local em que eu passaria o resto da minha vida mto bem localizado. No fim, fiz o financiamento e a casa que custara 150mil agora custa 210mil, sem entrada nenhuma, parcelei em 25 anos e sairá a bagatela de 700 reais por mês. Antes fosse fácil assim.

Eu moro no ipiranga, SP. E a casa mais barata de 2 quartos aqui perto que encontramos foi 800 reais. Sair do bairro custaria ainda mais caro, pois meus irmãos estudam ali, minha mãe trabalha ali, amigos, namoradas, tudo está ali.

Não tenho casa própria, moro de aluguel. No meu caso, comprar a casa seria infinitamente mais vantajoso, até pq independente de quantos meses, anos, decadas, minha mãe/eu estariamos pagando uma casa NOSSA, não dos outros.

Infelizmente não é fácil assim, pois a burocracia mata na hora de um financiamento. Exigem uma entrada exorbitante que não temos condições de pagar. Enquanto isso, agente continua no aluguel, com minha mãe sonhando em ter a casa dela todo dia.

Cara, pra quem tem, não é todo esse mar de rosas que as pessoas dizem. Agora, pra quem não tem, é esse mar de rosas, com número, telhado, e endereço fixo.

gaabe
Veterano
# mai/10
· votar


be5
aaaaa pois é..
tipo eu pago 400 de aluguel.. pra mim que vou começar a estudar (de novo) é vantagem investir em estudo agora.. pq se fosse fazer financiamento de uma casa eu pagaria uns 700 de parcela.. eai tchau estudos.. digo tchau pq eu não dependo de mais ninguem alem de mim pra viver.. e por orgulho besta (ou não) não quero dinheiro da minha mae..
porquanto fico com o aluguel.. mas com certeza vou querer comprar uma casa daqui uns anos \o

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É o que tem mais valor. Ou é o sonho de todos?