AJuda(muito) nerd: Ensaiar espaguete, sim espaguete.

    Autor Mensagem
    Black Fire
    Gato OT 2011
    # mai/10


    Pra quem não sabe, eu faço engenharia civil, e todos os anos os estudantes são coagidos a participar de uma competição de construção de pontes de espaguetes, mesmo eu, que estou no início da faculdade(4º semestre), vou ter que participar dessa porqueria. A competição consiste basicamente em projetar uma ponte com no máximo 750g de espaguete, construí-la e testa-la, a ponte que aguentar mais ganha um prêmio, que eu suponho que deve ser um Kichute, ou coisa que o valha.

    Se estiver com preguiça comece a ler daqui

    O problema é que a tensão admitida pelo o espaguete é um valor pré-estabelecido e, supostamente, testado a 4 anos atrás, mas eu duvido muito que as empresas de espaguete se preocupem em manter a resistência de todos os produtos(xisdê) e suponho que deve haver uma diferença enorme entre um lote e outro. Portanto tive uma grande ideia, levar umas caixas de espaguete pro laboratório de materiais de construção e testá-las. Mas, como estou no começo do curso, não faço ideia de como fazer isso.

    Provavelmente eu vou ter que confeccionar corpos de prova, porque não acho que eu vá conseguir romper um único espaguete(é minúsculo), e, não sei como calcular o que é resistência do espaguete e o que é resistência da cola.

    Segundo, fazendo o teste em uma prensa, como vou saber se o corpo rompeu por compressão ou cisalhamento?
    Como eu posso testar a tração? O único teste de tração que eu fiz foi romper um corpo de prova de concreto em uma prensa e depois aplicar uma fórmula pra calcular, mas esse corpo rompe por cisalhamento e não sei se a equação se aplica a espaguete.

    E aí, quem me ajuda?

    Carpano-Jr.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Se estiver com preguiça comece a ler daqui
    Tarde de mais ):

    Tomaz.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    evidente.

    BokuWa
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: BokuWa
    · votar


    Acho que tu pode usar a equação do concreto no espaguete sim, deve algum coeficiente e pronto (note que não sei que formula tu usa) Mas use a prensa. Creio não vai importar muito se compressão ou cisalhamento no fim das contas, se um lote aguentar mais que outro, já resolveu o seu problema man.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # mai/10
    · votar


    BokuWa
    E a questão da cola? Porque, tipo, pra eu poder usar esse equação eu vou ter que moldar um corpo, se eu por um espaguete só, provavelmente ele vai flambar e romper, aí eu não vou mais conseguir calcular de vez, hehe.

    BokuWa
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    H'm...
    Vai na experimentação então... Vai testando um conjunto de espaguetes já colados, assim tu pode até ver que tipo de cola seria melhor. Dá para fazer isso?

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # mai/10
    · votar


    Sim, acho que vou acabar fazendo isso, vou testar as barras prontas já.

    james_the_bronson
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Ninguém falou da fome na África???

    ROTTA
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Em um sábado chuvoso como este, tudo que posso dizer é: cozinha todos, faz um molho de tomate e seja feliz!

    Abraços.

    TaylorBass
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ROTTA
    true

    EternoRocker
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Sérgio Naya desaprova este tópico !!!

    Atomic
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    nao manjo de engenharia mas tenho a impressao que a resistencia do espaguete deve ser direcional (deve ter termo proprio pra isso) entao talvez compense testar prensando na direçao do eixo e perpendicular.. e talvez ate fazer umas barras misturando as duas direçoes

    acho razoavel levar em consideraçao a densidade tambem ja que a massa eh limitada (talvez um mais resistente tambem seja mais pesado, vai saber)

    pode usar o que mais? cola (varios tipos?)

    Toalhinha
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Toalhinha
    · votar


    pode usar aquele macarrão que é furado no meio?

    Adrianodevil
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Faça um estudo estrutural como se fosse uma estrutura de concreto... Deixe tudo em função das propriedades do material e tente fazer estudos quantitativos sobre o macarrão pra chegar num valor médio... Creio que esse seria o jeito menos trabalhoso...

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Black Fire
    Cara, acho muito válida a sua idéia, mas ela demanda bastante tempo para fazer todas estas considerações. O que é mais válido é você adotar o tal valor adotado por muitos e trabalhar com um coeficiente de segurança alto. Eu fiz um trabalho destes ano passado e o professor sugeria usar coeficiente de segurança 2. O grande barato deste trabalho é a engenhosidade da estrutura, ou seja, deve-se gastar mais tempo tendo idéias de layout da ponte e fazendo os cálculos para ela.

    Sugestão minha: dê uma olhada neste site. Nele há o link para fazer o download de um software de elementos finitos chamado Ansys, além de um tutorial para aprender a mexer com ele. Com este software você pode desenhar o perfil da ponte, entrar com as propriedades do material, determinar os graus de restrição da estrutura e o programa calcula uma caralhada de coisas pra você. Assim, você pode testar várias estruturas diferentes e ver qual aguenta mais. É claro que os resultados que você obtiver não serão reproduzidos na prática, por vários motivos: na hora de montar a ponte ela nunca fica com a mesma geometria prevista na teoria, é muito difícil tentar incluir a influência das colas no modelo matemático, etc.

    Dica inicial: pense numa estrutura em forma de meia-lua.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Achei os vídeos da competição que eu participei:







    PS.: Eu sou o mané de camisa social verde. Sim, a ponte do meu grupo foi vergonhosa, mas aguentou 6 vezes o peso próprio.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a AJuda(muito) nerd: Ensaiar espaguete, sim espaguete.