Afinal a igreja é contra o que?

Autor Mensagem
Toalhinha
Veterano
# abr/10
· votar


e se eu fosse um garoto crente, eu não veria problema nenhum em casar e morrer virgem. uma garota com perna e suvaco cabeludo pode ser considerada sexy desde quando?

TerraSkilll
Veterano
# abr/10
· votar


Toalhinha
com a quantidade e variedade de sabores, formatos, tamanhos, cores, aromas, marcas e temperaturas diferentes, como alguem pode não gostar de camisinhas? O.O
Talvez prefira fazer sexo sem, oras! hehehe :-)

Toalhinha
e no duro, vcs se limitam muito quando pensam que religião só é critianismo. ou quando pensam que cristianismo é, sequer, uma igreja ¬¬"
De acordo. O tópico surgiu com essa linha de cristianismo, por isso me mantive nela. Mas, se quiser discutir outras coisas, fique à vontade.

Assistam Zeitgeist, estudem história e PENSEM um pouco...
Assistir Zeitgeist está na minha lista de coisas a fazer. História é uma das minhas coisas favoritas, mas está em segundo plano pra mim no momento.

E bah, a igreja católica tira um padre que come criancinhas do cargo, espera uns anos e o recoloca trancado sozinho com outras crianças em uma sala outra vez, anos depois, em outro lugar, sabendo qual é o temperamento dele. Se isso não é apoiar/aprovar/permitir/estimular/incentivar/oquequerqueseja, por favor...
O comportamento deplorável de uma parte considerável dos membros da religião que sigo não me agrada nem tem meu apoio. Quisera eu ter forças (políticas, religiosas ou seja lá o que for) para fazer frente à tal coisa, mas estou um tanto quanto limitado. Nessa limitação, tento seguir a "minha própria doutrina", derivada do cristianismo católico, e ter uma vida "de boa".

Abraço.

Toalhinha
Veterano
# abr/10
· votar


TerraSkilll
Mas, se quiser discutir outras coisas...
na, só tava enchendo =P

TerraSkilll
Veterano
# abr/10
· votar


Toalhinha
na, só tava enchendo =P
Imaginei, mas realmente não me importo. Você tocou num ponto importante (de brincadeira ou não): muita gente (eu inclusive) sabe pouco sobre a religião que segue e a história desse nosso mundão. E depois se perguntam porque o mundo é do jeito que é.

Abraço.

Mila Turunen
Veterano
# abr/10
· votar


E eles são contra a camisinha porque o que está lá dentro já é um ser vivo, então é como se você impedisse seus filhos de nascerem, assim como a bronha

não.
eles são contra camisinha porque o sexo deveria ser somente para reprodução. o que muitos católicos não sabem é que a Igreja Católica espera que o casamento seja puro; depois que o número de filhos desejado esteja completo, o casal não deve mais manter relações sexuais.
históricamente, pela Igreja Católica, o sexo é visto como "um mal necessário".

a maturbação não é indicada pelo fato de que é somente o prazer sexual. se fosse pelo espermatozóide, as mulheres poderiam praticar a masturbação sem nenhum problema, não é? :D
além disso, é só pensar no senso comum. a esmagadora maioria dos meninos contra aborto se masturbam, ou seja, não entendem um espermatozóide como uma vida.

Villts
Veterano
# abr/10
· votar


As igrejas evangélicas são contra o sexo fora do casamento. Só tem virgem!!!!
HAUEHAUEHAUEHUEHAEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEAUHAUHEAUHEA UHE AHAM!

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/10
· votar


TerraSkilll
doutrinam apenas para seguir, não para questionar e pensar a respeito da sua própria religião

80% dos seguidores de religiões são pessoas humildes e poder aquisitivo muito baixo ( Pobre mesmo) e quanto menos cultura uma pessoa tem, mais fácil será para um lider religioso controlar seus atos. É fácil entrar na mente de uma pessoa e tirar dela até o último centavo.
E dizer à esta pessoa se pode fazer isso ou aquilo é mais fácil ainda. O cara diz que recebeu uma palavra divina, e os súditos tem medo de contestar e faz o que lhe é imposto sem nenhúma reação.

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/10
· votar


TerraSkilll
muita gente (eu inclusive) sabe pouco sobre a religião

A questão não é a religião. E sim tentar entender o porque certas atitudes de lideres são totalmente absurdas e contestáveis, mas ninguém contesta.
Eu acho que isso não tem nada com religião, e que são coisas da cabeça dos malucos.

james_the_bronson
Veterano
# abr/10
· votar


A ICAR não é contra sexo sem finalidade de reprodução, é contra sexo fora do casamento e contra métodos contraceptivos artificiais, por isso só pode usar a tabelinha.

Coito interrompido também, né? Haja coordenação...

Aí põe na boca e tal.


Catholic Church supports blowjobs...

brunohardrocker
Veterano
# abr/10
· votar


18 Seja bendita a tua fonte! Regozija-te com a mulher de tua juventude,
19 corça de amor, serva encantadora. Que sejas sempre embriagado com seus encantos e que seus amores te embriaguem sem cessar!

ou

"Portanto, alegra-te com a mulher da tua mocidade... Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias"
Provérbios 5:18 e 19

------------------------------------------------------------

7 Teu porte assemelha-se ao da palmeira, de que teus dois seios são os cachos.
8 Vou subir à palmeira, disse eu comigo mesmo, e colherei os seus frutos.. Sejam-me os teus seios como cachos da vinha.
9 E o perfume de tua boca como o odor das maçãs; teus beijos são como um vinho delicioso que corre para o bem-amado, umedecendo-lhe os lábios na hora do sono.
10 Eu sou para o meu amado o objeto de seus desejos.
11 Vem, meu bem-amado, saiamos ao campo, passemos a noite nos pomares;
12 pela manhã iremos às vinhas, para ver se a vinha lançou rebentos, se as suas flores se abrem, se as romãzeiras estão em flor. Ali te darei as minhas carícias.

Canticos 7:7 a 12


Sexo para o Cristianismo = Amor e/ou reprodução.

Sexo para naturalistas - Amor, reprodução, prazer, tortura, putaria e qualquer outro significado.

james_the_bronson
Veterano
# abr/10
· votar


11 Vem, meu bem-amado, saiamos ao campo, passemos a noite nos pomares;
12 pela manhã iremos às vinhas, para ver se a vinha lançou rebentos, se as suas flores se abrem, se as romãzeiras estão em flor. Ali te darei as minhas carícias.


Correção: Catholic Church supports explicit sex...

TerraSkilll
Veterano
# abr/10
· votar


Prof. Rosélio Araujo
80% dos seguidores de religiões são pessoas humildes e poder aquisitivo muito baixo ( Pobre mesmo) e quanto menos cultura uma pessoa tem, mais fácil será para um lider religioso controlar seus atos. É fácil entrar na mente de uma pessoa e tirar dela até o último centavo.
E dizer à esta pessoa se pode fazer isso ou aquilo é mais fácil ainda. O cara diz que recebeu uma palavra divina, e os súditos tem medo de contestar e faz o que lhe é imposto sem nenhúma reação.

E não foi isso que eu disse?

A questão não é a religião.
Mas foi o ponto que você levantou. Queria falar sobre futebol puxando um assunto sobre religião? :-)

E sim tentar entender o porque certas atitudes de lideres são totalmente absurdas e contestáveis, mas ninguém contesta.
Eu acho que isso não tem nada com religião, e que são coisas da cabeça dos malucos.

De fato. Pessoas com más atitudes e buscando poder existem em todo lugar. Quanto à atitudes dos superiores, basta trocar "religião" pelo que você quiser que a discussão muda pouco. Experimente trocar por política, polícia, capitalismo, OMB (hehehehe). Verá que só mudam os nomes, mas a insatisfação é a mesma. Há os que defendem e os que acusam. A maioria de nós está insatisfeita com nossos políticos, mas quem faz alguma coisa de fato? Eu sou um desses que muito critica e pouco faz, e não me orgulho disso.

Abraço.

Guilherme 90
Veterano
# abr/10 · Editado por: Guilherme 90
· votar


Mas aí está o tal negócio: A igreja Católica é contra camisinha, e já que quem nao é casado nao pode fazer sexo. Por um acaso existe alguém que nao tem vontade de fazer sexo com pessoas diferentes (Tipo, com sua namorada, depois com outra ficante, etc) ? É impossível porque esse é o prazer da vida, aí está a diversão. A carne é fraca mesmo..

Prof. Grosélio
Veterano
# mai/10
· votar


TerraSkilll

Não entendi nada do disse.

torresmo vermelho
Veterano
# mai/10
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Aqui você encontra sua resposta: http://www.diocesejoinville.com.br/pt/formacao/artigo.php?artigo=FORMA CAO_MTk2

Nesse trecho temos uma boa explicação: a Igreja não é contra o exercício da sexualidade, desde que a mesma seja praticada com responsabilidade, maturidade, e respeito para consigo e com o parceiro. A posição da Igreja, embora seja considerada conservadora e tradicionalista por vários setores da sociedade, está em sintonia com os princípios éticos, morais e teológicos que sedimentam a doutrina cristã católica, que visa sobretudo o crescimento pessoal do indivíduo, não apenas como membro da comunidade de fé, mas também dentro de uma perspectiva social, engajada com a construção de uma sociedade justa e feliz.
O simples incentivo do uso indiscriminado de preservativos funciona muito mais como um convite à promiscuidade, ao sexo livre e banalizado, que privilegia o uso do corpo como um fim em si mesmo, endeusando o sexo, tornando as pessoas escravas dos seus próprios instintos, incapazes de reagir a esse torpe esquema de mercantilização do sexo. A Igreja não pode compactuar com tamanha barbárie, pois seria um acinte aos verdadeiros propósitos da existência do sexo nos seres humanos, uma vez que Deus deu o sexo como um complemento a mais para a felicidade humana. Pensar que a Igreja é conservadora quanto à moral sexual é apostar num falso liberalismo, que ao invés de melhorar a sociedade, têm contribuído para um sem número de problemas, como por exemplo o aumento de gravidez entre jovens e adolescentes, a disseminação de doenças sexualmente transmissíveis, a incidência de adultérios, o aumento do turismo sexual relacionado com a prostituição infantil, e a relativização dos sentimentos (materializada em relações efêmeras e passageiras, mais conhecidas como "ficar").


torresmo vermelho
Veterano
# mai/10
· votar


Apesar de ser complexo ler mais do que três linhas para muitas pessoas, vale a pena ler sem preconceitos, é uma visão bem interessante, até mesmo para eu, que não creio no Deus Todo-Poderoso da Igreja: Quem acusa a Igreja de ser antiquada em relação à moral sexual, se esquece de que a família, que é a base da sociedade, onde aprendemos a viver e a conviver, não pode ser fundamentada apenas no encontro de dois órgãos genitais, mas no encontro de duas vidas comprometidas com a formação de valores éticos e morais, capazes de realizar plenamente o indivíduo, afetivamente e também sexualmente, numa relação de equilíbrio sadio e sensato entre os desejos do corpo e os ditames do coração. A Igreja é uma das poucas intuições do mundo moderno que ainda apostam no caminho do amor, como o único verdadeiramente capaz de conduzir o ser humano à felicidade, libertando-o da pressão do erotismo exercida pela sociedade de então.

torresmo vermelho
Veterano
# mai/10
· votar


Tenhamos ânsia ou não de bater na Igreja Católica, realmente faz sentido, a melhor maneira de precaver DSTs, gravidez indesejada e outros é através da abstinência, da preservação do próprio corpo, de não se render ao apelo social do "sexo, quanto mais melhor". Para isso exige-se muito mais racionalidade e autocontrole.

torresmo vermelho
Veterano
# mai/10
· votar


Mila Turunen

Falou besteira e falácias que qualquer conversa com um padre lhe desmentiriam.

Devil Boy
Veterano
# mai/10 · Editado por: Devil Boy
· votar


a melhor maneira de precaver DSTs, gravidez indesejada e outros é através da abstinência, da preservação do próprio corpo, de não se render ao apelo social do "sexo, quanto mais melhor". Para isso exige-se muito mais racionalidade e autocontrole.

Por isso que eu adoro reductio ad absurdum:

A melhor maneira de não cair no meio do oceano atlântico é nunca viajar para a Europa de avião.
A melhor maneira de não ser atingido por um raio na porta de casa é nunca sair de casa.
A melhor maneira de não sofrer um acidente de carro é nunca ter um carro.
A melhor maneira de não ser atropelado é nunca atravessar a rua.

PS.: Não estou fazendo apologia da promiscuidade. É que é patético ver essa gente tentando usar argumentos terroristas para impôr valores aos outros na marra, pela via da intimidação.

A turma da ICAR e afins simplesmente não se tocam que toda e qualquer avaliação de riscos e benefícios é sempre inexoravelmente subjetiva.

Se você pegar uma dor de dente na sexta-feira à tarde e estiver sem pomada anestésica para não sentir nada até ir ao dentista na segunda-feira, você deixará de pegar o carro para ir à farmácia comprar o remédio, apenas porque não é 100% seguro que você vá e volte vivo nas mesmas condições? Talvez aí um católico oldest-school entregasse o ouro: "mas tratar a sua dor de dente e saciar seus impulsos sexuais sujos não são ações igualmente nobres!"

A falácia óbvia desse raciocínio é que isso só é verdade para quem acha que a cartilha de moralidade sexual da Igreja merece algum crédito, o que automaticamente exclui qualquer pessoa que não veja nada de imoral em trepar com camisinha ou pílula.

Leucocieetus
Veterano
# mai/10 · Editado por: Leucocieetus
· votar


Tentativa fail de mostrar que conhece Nietzsche detected.

Se ser contra anti-semitismo, alemães (e quase todo o povo europeu), cristianismo, racionalismo, comunistas, anarquistas, e só pagar pau pro Schopenhaeur e Wagner (e depois passar a quase odiá-lo), se achar o rei da cocada e escrever livros fazendo escárnio de tudo não é ser contra quase todo mundo, então nem sei o que é. oO

Ele é praticamente o boca do inferno da filosofia, coé.

Devil Boy
Veterano
# mai/10
· votar


brunohardrocker

O que você - como cristão - acha da prática do sexo oral e do coito anal entre marido e mulher?

TerraSkilll
Veterano
# mai/10
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Não entendi nada do disse.
Acontece às vezes... :-)

A falácia óbvia desse raciocínio é que isso só é verdade para quem acha que a cartilha de moralidade sexual da Igreja merece algum crédito, o que automaticamente exclui qualquer pessoa que não veja nada de imoral em trepar com camisinha ou pílula.
De acordo. Se você não tem nada com a "cartilha de moralidade sexual" da Igreja, então não se preocupe com ela. Talvez o problema, como colocado pelo Professor Rosélio, seja que muitas pessoas "se importam" e ficam "atazanando" os que não se importam.

Abraço.

brunohardrocker
Veterano
# mai/10
· votar


Devil Boy
O que você - como cristão - acha da prática do sexo oral e do coito anal entre marido e mulher?

Eu só tenho que achar alguma coisa daquilo que eu e minha (futura) mulher fizermos, ela também vai 'achar' alguma coisa disso. Pra mim tudo depende da consciência, da intenção, não tratando o corpo como lixo e não ferindo a liberdade do outro... Quanto ao que os outros fazem, eu só não devo atirar pedras. Nem em prostitutas nem em quem se sente bem se mantendo virgem pela vida inteira.

torresmo vermelho
Veterano
# mai/10
· votar


Devil Boy

Patético o seu textinho, não há falácia nenhuma, e como vocês ateus malandrões adoram esse termo. O fato é que através de uma melhor escolha de parceiros e evitando-se deixar levar por qualquer oportunidade de sexo barato, se evitam DSTs, com certeza. As suas comparações são infantis, o que a igreja diz é que dá pra evitar o sexo com qualquer um, se preservar até o casamento, e aí então a proveitar, não ficar tratando o seu corpo como um parque de diversões.

Mila Turunen
Veterano
# mai/10
· votar


torresmo vermelho
Falou besteira e falácias que qualquer conversa com um padre lhe desmentiriam.
HAHA. :}
não sou quem está dizendo.

"Os primeiros cristãos, julgando que a morte e ressurreição de Cristo eram sinais de que logo viria o Juízo Final e a imortalidade seria reconquistada, graças à Redenção, consideraram desnecessárias as relações sexuais, pois já não havia por que nem para que perpertuar a espécia humana; inúmeras seitas proibiram o sexo. Essa idéia ressurgiu com a aproximação do ano 1000 [...] reapareceu na grande crise do papado do Sacro Império Romano-Germano, no século XIII, quando muitos esperavam a vinda do anticristo.
[...] A vinculação do sexo com a morte e, consequentemente, do sexo com a procriação, faz com que na religião cristã a sexualidade se restrinja à função reprodutora. Embora o sexo esteja essencialmente atado ao pecado, todas as atividades sexuais que não tenham finalidade procriadora são considerados ainda mais pecaminosos, colocados sob a categoria da concupiscência e da luxúria e como pecadores mortais. Além disso, como o sexo é função vital de um ser decaído, quanto menor a necessidade sexual sentida, tanto menos decaído alguém se torna, purificando-se cada vez mais. Donde toda uma pedagogia cristã que incentiva e estimula a prática da continência (moderação) e da abstinência (supresão) sexuais . 85

Numa outra perspectiva cristã, mais tardia (da época do Renascimento), a diferença se transforma em hierarquia: o amor profano não é inteiramente rejeitado, mas é hierarquicamente menos perfeito do que o amor divino.
[...] Enfim, noutra perspectiva cristã, a relação entre os dois amores poderá ser a da representação, isto é, há amores profanos que são uma expressão de amor divino: é o caso, por exemplo, do amor pela família. [...] Mas para chegar a essa perspectiva, um longo e complicado percurso terá de ser feito: nele, o casamento, abominado por Gregório, Tertuliano, Graciano e outros padres da Igreja, irá transforma-se em sacramento.
[...] São Paulo classifica os pecados em cinco categorias: contra Deus, contra a vida, contra o corpo, contra as coisas e os bens e por palavras. [...] Considerado por São Paulo [...] o corpo não pode ser tratado de qualquer maneira, pois é recinto sagrado. Contra ele, erguem-se os pecados da carne: fornicação, adultério, masturbação e homossexualismo. Essa classificação esclarece por que, na impossibilidade da virgindade, somento o casamento servirá como remédio.
[...] Santo Agostinho, por sua vez, irá combinará duas tradições: a de Tertuliano e a de São Paulo. Assim, como o primeiro, prefere evitar o casamento, escrevendo: "Quanto ao matrimônio, apesar de o permitirdes, ensinastes-me que havia outro estado melhor. E porque mo concebestes, abracei-o antes de ser nomeado dispensor de vosso sacramento". Mas, como o segundo, partindo do primeiro relato bíblico ("Sede fecundos, multiplicai-vos"), toma o casamento como lei divina e remédio. Dessa maneira, nele encontramos o núcleo do ideário cristão que conserva o par virgindade-castidade privilegiado, como atesta o celibato dos padres católicos e das freiras, e o casamento-remédio que levará, durante a Idade Média, ao elogio do casamento casto (isto é, sem sexo após o cumprimento sem dever da procriação, dever tanto mais sagrado se cumprido sem prazer, muitos dos teólogos considerando o prazer no casamento adultério e, portanto, pecado). Esse elogio iria produzir, no correr dos séculos, a imagem da mulher ideal como mãe assexuada e honesta esposa frígida.
Repressão Sexual - Marilena Chauí, páginas 85 a 90.

eu não conversei com padre, mas li sobre em um livro de uma professora de Filosofia da USP, serve? :D
tem outros excertos curiosos, mas acho que o post já está grande o suficiente. :)

torresmo vermelho
Veterano
# mai/10
· votar


Mila Turunen

Então, mas só pesquisar a doutrina da Igreja, o texto mesmo que postei, essas deduções são baseadas em pensamentos ultrapassados e minoritários, o sexo não é só para proriação no cristianismo, na verdade, ele é visto como fundamental para a igreja na manutenção da felicidade alheia, ela só recomenda que seja feito de maneira saudável, não promíscua. E claro, o ponto chave, o qual eu discordo profundamente, é que eles são contra você fazer o sexo usando maneiras de evitar que a reprodução aconteça, mas eles só aceitam utilizar a tabelinha, você pode fazer sexo quando quiser segundo a igreja, mas deve deixar a natureza agir, se segue um instinto natural, siga-o completamente, é um conceito que discordo, mas bem diferente do que a "estudada" da Chauí fala.

brunohardrocker
Veterano
# mai/10
· votar


Mila Turunen
Repressão Sexual - Marilena Chauí, páginas 85 a 90.

Ela se aproveita das concepções que as pessoas tinham há mais de mil anos atrás, e por ela ser dos dias de hoje trata como repressão, o que naquele tempo as pessoas não achavam ser repressão.

Mila Turunen
Veterano
# mai/10
· votar


torresmo vermelho
não sei o que te leva a escrever "estudada" sobre uma doutora e mestre em Filosofia.

enfim.
se você estudar o processo histórico da Igreja Católica em relação a sexo e casamento (família em geral), perceberá que a discussão não existe apenas entre igreja X sociedade, e sim que dentro da própria instituição há discórdias. é claro que se a Igreja tivesse mantido a mesma doutrina desde o início, ela não seria popular hoje.

sendo o tópico sobre a opinião da igreja, e não minha ou sua, preferi não expor minha idéias. mas é interessante perceber como a doutrina católica é passível de mudanças. eu sempre pensei que os ensinamentos fossem os mesmo, não sendo possível atualizações.

além disso, achei curiosíssimo você chamar Santo Agostinho e São Paulo de minoria e ultrapassados. na Wikipedia, após apresentar Santo Agostinho, a frase que segue é: "Agostinho é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Ocidente". e isso tem muito mais sentido se levado em consideração que a Wikipedia é escrita por cidadãos, quase um "senso comum" da população. :)

Mila Turunen
Veterano
# mai/10
· votar


brunohardrocker
você leu o livro?

torresmo vermelho
Veterano
# mai/10
· votar


Mila Turunen

Estou me referindo a doutrina atual da igreja, e esse pensamento sobre a castidade sexual exposto pela "estudada" contradiz o que Catecismo da Igreja ensina, e é feio que uma "Doutora" escreva besteiras por aí sem embasamento, contaminando a mente de jovens menos informados.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinal a igreja é contra o que?