Teólogos de plantão. . .

Autor Mensagem
Dogs2
Veterano
# abr/10
· votar


Benjamin_the_Linus
vc quer enterrar de vez o tópico né

Benjamin_the_Linus
Veterano
# abr/10
· votar


Dogs2
a-há, sabia q vc ia reclamar

Dogs2
Veterano
# abr/10
· votar


Benjamin_the_Linus
a-há, sabia q vc ia reclamar

mas A-Ha é legal...

Benjamin_the_Linus
Veterano
# abr/10
· votar


Dogs2
tmb sabia q vc ia fazer essa piadinha, por isso q escrevi com hífen =)

Devil Boy
Veterano
# abr/10 · Editado por: Devil Boy
· votar


Eu só conheço a perspectiva de Tomás de Aquino e da tradição escolástica.

A lógica católica mainstream sobre o suicídio é bem simples. Basta assumir esses pressupostos:

A. Se Hitler tiver se arrependido e pedido perdão a Deus por seus pecados no último instante antes de morrer, ele será salvo. Lembram, por exemplo, de Dimas, o criminoso "bonzinho" que morreu em uma cruz ao lado da de Jesus Cristo e conseguiu ser perdoado por este nos últimos segundos de vida?

B. Se você é um não-cristão, mesmo tendo levado uma vida baseada nos valores da família, da honestidade e da caridade, você irá para o Inferno de qualquer jeito. Isso é indiscutível. Afinal, não interessa o quanto você tenha amado "o seu próximo como a si mesmo" quando você esqueceu o primeiro mandamento: não amou o seu Deus acima de todo o resto e não foi temente a Ele. A única maneira de um não-cristão obter a Salvação é se arrependendo do seu pecado (no caso, a descrença no Deus cristão) e pedindo o perdão divino. O problema é que, se o cara realmente é descrente, jamais implorará algo a alguém cuja existência ele não leva a sério de jeito nenhum.

C. Você não é proprietário do seu corpo e da sua vida. Simplesmente tire essa idéia da cabeça. Você só habita esse corpo porque Deus o emprestou para você em regime de comodato. E Ele fez isso porque quer que você viva a Boa Vida, uma existência permeada pela Virtude, até o dia em que Ele virá pegar de volta o que é dEle por direito.

Daí, no momento em que você se suicida, você está ao mesmo tempo: i. quebrando o mandamento de dedicar sua existência a "fazer o Bem" pelo tempo que Deus desejar, ii. interferindo e rejeitando o plano que Deus tem para a sua vida (i.e., a forma como você iria morrer, sem o suicídio) e iii. violando o direito de propriedade que Deus tem sobre o seu corpo (seria análogo a eu emprestar um carro para você e você jogá-lo de um precipício).

Se você deseja se matar, mas não o faz por temor a Deus e tenta buscar uma solução para a sua mágoa, você não está pecando.

Se você deseja se matar, não o faz por temor a Deus, mas não tenta buscar uma solução para a sua mágoa, você está desperdiçando a sua vida e, por isso, pecando.

Se você deseja se matar, mas não o faz apenas porque não tem coragem para cortar os pulsos, está pecando em pensamento. Assim como no caso daqueles que cobiçam a mulher do próximo mas não chegam a comê-la porque ela é fiel ao marido, basta que você tenha o dolo, i.e., a intenção de pecar, para que haja pecado.

Se você sabe que irá morrer e não pode impedir, então, ao se conformar ou sentir alívio com a eventual morte, você não está pecando, mas sim aceitando a Vontade de Deus. Por exemplo, Paulo (o ex-perseguidor de cristãos), antes de ser decapitado, disse: "lutei o bom combate, terminei a carreira, mantive a Fé. Desde agora, a coroa da Justiça está guardada para mim".

Se você sabe que irá morrer, não pode impedir, mas resolve "adiantar" o seu destino (p.ex., eutanásia em caso de câncer terminal), você está pecando.

Se você sabe que irá morrer, pode impedir, mas não impede, você está pecando como todo suicida. Exceção: Estevão, que, segundo a lenda, mesmo sendo apedrejado a cada frase que dizia, continuou pregando a palavra de Deus para os ímpios até o final. Isso vale para todo os mártires cristãos que foram perseguidos e mortos por expressar suas crenças no Deus Único e Verdadeiro.

Se você pede a alguém para lhe ajudar no suicídio, você está danando a alma de ambos.

Marco Hietala
Veterano
# abr/10
· votar


sim, pega 30 anos de cadeia ainda...



fora as apostilas...


OT...

Pesquisei aqui.
Suicídio não é considerado crime pois a morte do sujeito ativo em qualquer caso acarreta a extinção da pena.
Tentativa (fato não consumado) também não é enxergada pela lei como crime, pois a lei não pune a auto lesão e também por bom senso, pis para a justiça um indivíduo que tenta praticar suicídio precisa de ajuda e não punição.

Crime seria instigar e auxiliar de alguma maneira alguém a cometer o suicídio. Psicologicamente ou materialmente (oferecendo a arma).

Mas em alguns lugares os suicidas eram punidos com sepultamento fora de solo sagrado.

Para o cristianismo, o suicídio é pecado mortal e talvez o pior deles.

McBonalds
Veterano
# abr/10 · Editado por: McBonalds
· votar


Não sou uma igreja cristã, mas vou responder o que eu acho:

Se um cara tenta se suicidar e em vez disso só consegue um fail bonito e sobrevive, o que será de sua alma segundo as igrejas cristãs se ele:

- Ficar inconsciente, sem chance de se arrepender ou reafirmar para si a vontade de suicídio e morrer por outro motivo?


Se ele causou algum dano para si mesmo, vai ter que pagar por esse dano, se não, creio que será dada uma oportunidade de ele se arrepender, tendo se suicidado ou não.

- Se arrepender enquanto morre?

Como disse acima, o fato de ele se arrepender não significa que ele não vai ter que pagar pelo que fez (senão era muito fácil hehehe)

Se um cara quer dar fim à própria vida, mas sem ser ele mesmo a consumar o ato, o que será de sua alma segundo as igrejas cristãs, se ele:

- Pedir para um conhecido realizar o ato?


Se lascam ele e o conhecido, hehehe.


Se o cara não pensa em suicídio, mas sabe que vai morrer, o que será de sua alma segundo as igrejas cristãs, se ele:

- Se sente satisfeito por não ter tido que ter ( yay ) uma iniciativa, seja de pensamento ou de ação, sobre sua morte?


Ué, se sentir satisfeito (seja pelo que for) não é pecado, então se ele não foi o responsável pela sua própria morte, tá liberado.

Excelion
Veterano
# abr/10
· votar


Ninguém respondeu minhas dúvidas º_º

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/10
· votar


Excelion


E como ficam as pessoas que se permitem morrer apenas ao não tomar iniciativa perante a morte?


Não é pecado, porque a pessoa está aceitando a vontade de Deus.



E a eutanásia por escolha de um paciente terminal, ou por escolha da familia de um paciente em coma há décadas?

O mandamento diz "Não matarás", não diz "Não matarás pessoas saudáveis", portanto étão assassinato quanto esfaquear alguém.

E o aborto?

Partindo do princípio que a vida começa na concepção, aborto é tirar uma vida, é matar.

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/10
· votar


Alguém sabe a visão do espiritismo sobre pessoas que recusam tratamento médico, sabendo que sem o tratamento vão morrer?

Excelion
Veterano
# abr/10 · Editado por: Excelion
· votar


O mandamento diz "Não matarás", não diz "Não matarás pessoas saudáveis", portanto étão assassinato quanto esfaquear alguém.

Mas e se matar for acabar com a dor e sofrimento do paciente?

A minha opinião é que a Bíblia é defasada pois foi escrito pelos sábios (ou não) a séculos atrás, que hoje em dia...

Bom, eu aceitaria uma reforma na Bíblia pra acabar com umas coisas que o pessoal segue que não funciona mais hoje em dia, como o não pode usar camisinha, ou o anti-homossexualismo (não que eu goste, mas acho que não rola proibir hoje em dia). Teria que ser feita por um Papa com ótima aceitação, senão o rebanho não aceitaria. Aí seria só a Igreja Católica tecer uma imagem de Santo no Papa e pronto.

Machine Gun Man
Veterano
# abr/10
· votar


Black Fire
Partindo do princípio que a vida começa na concepção, aborto é tirar uma vida, é matar.

E pra onde vai a alma correspondente a essa vida?

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/10
· votar


Excelion
Mas e se matar for acabar com a dor e sofrimento do paciente?


O mandamento não tem qualquer ressalva.


Bom, eu aceitaria uma reforma na Bíblia pra acabar com umas coisas que o pessoal segue que não funciona mais hoje em dia, como o não pode usar camisinha, ou o anti-homossexualismo (não que eu goste, mas acho que não rola proibir hoje em dia). Teria que ser feita por um Papa com ótima aceitação, senão o rebanho não aceitaria. Aí seria só a Igreja Católica tecer uma imagem de Santo no Papa e pronto.


Completamente ridícula essa ideia. Não é o Papa quem decide o que está escrito na Bíblia, ele tem, segundo a crença católica, poder pra interpretá-la, não pra modificá-la.

Machine Gun Man

E pra onde vai a alma correspondente a essa vida?


É salva.

McBonalds
Veterano
# abr/10
· votar


E pra onde vai a alma correspondente a essa vida?

É salva.


Ela só seria salva se fosse batizada, não?

Machine Gun Man
Veterano
# abr/10 · Editado por: Machine Gun Man
· votar


Black Fire
E pra onde vai a alma correspondente a essa vida?

É salva.


Quer dizer que o santíssimo Papa e esse projeto de gente vão pro mesmo lugar? ò.ó

Que injustiça! Fizeram um favor a esse serzinho! Ele não merece... não houve tempo para crer, para fazer boas obras, nem nada. Deus deveria pegar essa alma e colocar no próximo embrião a ser gerado, e aí sim ele seria salvo (ou não) segundo sua conduta. Ou se é justo ou não é.

Oh, ok. "Ele é puro." Isso porque ele não tem nem cérebro, como seria diferente? Se essa alma for desenvolvida post mortum, será que Deus não iria se arrepender? Se não for, ela vai ser sempre uma alma-girino boiando por lá?

A vida na Terra é passageira, daqui nada se leva, a não ser a salvação. E as chances de salvação não são lá essas coisas... essa alma iria passar por muito tormento, muitas tentações, iria pecar mais um tanto, mas pulou essa terrível experiência mundana e foi direto pra Glória!

No fim, não há nem um mal sendo feito a ela. Em vez de olhar pela nossa perspectiva terrestre, segundo a qual uma vida está sendo tirada, deveríamos ver pela perspectiva extramundana: uma vida está sendo ganha. Vida eterna, ainda por cima. :P

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/10
· votar


McBonalds
Na verdade, salvas não é bem o termo, elas são salvas do inferno, mas não vão pro paraíso, ficam num meio termo, onde não há sofrimento.

Machine Gun Man
Sei lá, se você discorda manda uma carta pro Papa, eu estou tentando explicar a visão teológica, não estou debatendo religião.

staind
Veterano
# abr/10
· votar


Na verdade, salvas não é bem o termo, elas são salvas do inferno, mas não vão pro paraíso, ficam num meio termo, onde não há sofrimento.
Umbral, nao?

Machine Gun Man
Veterano
# abr/10
· votar


Black Fire

Eu não estou discordando de você.

Na verdade, salvas não é bem o termo, elas são salvas do inferno, mas não vão pro paraíso, ficam num meio termo, onde não há sofrimento.

Aí é mais justo. Você sabe se há algo sobre isso na Bíblia, ou se foi definido pela Igreja?

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/10
· votar


Umbral é espírita, o termo católico é limbus infantium.

staind
Veterano
# abr/10
· votar


Black Fire
Achei que estavam falando do termo espirita.

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/10
· votar


Machine Gun Man
Sei que foi instituído o conceito de limbo pelo Papa gregório, mas não sei a fundamentação bíblica.

EternoRocker
Veterano
# abr/10
· votar


Judas mó mané....

Pisou na bola duas vezes.

Tsc tsc.

Dogs2
Veterano
# abr/10
· votar


Benjamin_the_Linus
tmb sabia q vc ia fazer essa piadinha, por isso q escrevi com hífen =)

e eu pensando que vc escreveu com o teclado...


(sessão Praça É Nossa)

Excelion
Veterano
# abr/10 · Editado por: Excelion
· votar


Completamente ridícula essa ideia. Não é o Papa quem decide o que está escrito na Bíblia, ele tem, segundo a crença católica, poder pra interpretá-la, não pra modificá-la.

Mas o Papa está no topo da hierarquia católica. Com a aceitação necessária (não muito difícil se ele estiver popular) o cara faz o que quer. Na verdade, ele nem precisa dizer que mudou, e sim que encontrou manuscritos mais antigos da Bíblia do que a versão atual em algum beco do Vaticano... Enfim, burro ele não é.

Mas e Deus, não está acima do Papa? Sim, mas dou meu cú pro Papa e todos os Arcebispos se Deus aparecer pra dar uma bronca no Papa por ter mudado a Bíblia, que não passa de um lviro escrito e reescrito mil vezes por profetas aleatórios. Só que absurdamente influente. E um best seller.

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/10
· votar


Excelion
Cara, isso tudo que você falou não faz o menor sentido.

Dogs2
Veterano
# abr/10
· votar


reforma na Bíblia ahuhauhaua

Excelion
Veterano
# abr/10 · Editado por: Excelion
· votar


Black Fire

Talvez... Não sei, estou de barriga cheia de carne de boi e cerveja.

hahaha nem sei o que estou falando, não sou católico e nem sei o que tem na Bíblia, acho que eu só vi umas duas ou três vezes na minha vida, e nem abri hahaha.

GProtti
Veterano
# abr/10
· votar


O que me impressiona é o tanto de vezes que nego repete "Satanás, tu és derrotado".

Se o sujeito já foi derrotado por que incomoda tanto a ponto de repetirem isso sempre?

GProtti
Veterano
# abr/10
· votar


E como o cara que inventa o sexo casual pode ser derrotado? Isso é vitória pura!

brunohardrocker
Veterano
# abr/10
· votar


Achei que o James fosse fazer perguntas difíceis. Já vi pelo tópico que foram respondidas.

O cara pode ser ateu hoje, mas se foi cristão, ao menos na infância, quando ia na igreja com os pais, ou na catequese no caso dos católicos, é capaz de entender isso.

Eu admiro como tem sujeitos que viram ateus na fase dos 15 anos, depois de ter vivido no meio cristão, e não são capazes de ao menos entender a visão cristã, mesmo não seguindo ela.

Seria como um hippie resolver se empenhar em ganhar dinheiro para virar um porco capitalista, depois olhar para os hippies e não entendê-los.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teólogos de plantão. . .