A Sexualidade masculina

Autor Mensagem
Thiago Yoshiki
Veterano
# mar/10


A Sexualidade Masculina

A sexualidade masculina continua secreta! O homem fica recolhido na solidão de seu próprio ser, sem espaço social para tratar de suas questões de forma mais autêntica e respeitosa. Isto traz sérias consequências.



São inúmeras as revistas femininas, que tratam da questão da sexualidade, sedução, paquera, beleza, etc. Este é um dos temas mais comentados das mulheres. A libertação sexual, a ampliação dos direitos sexuais femininos é e continua sendo tema de inúmeras matérias. Quando estão no grupo de amigas, as mulheres adoram falar sobre suas questões pessoais e com certas amigas falam inclusive sobre sua vida sexual, com detalhes, dúvidas, trocando experiências.

Porém quando falamos do comportamento masculino tudo isto é diferente. As revistas voltadas para o público masculino têm como temas assuntos gerais como negócios, carros, sexo. Este último tema é geralmente tratado através de fotos de mulheres nuas ou de sexo explícito, em que o aspecto da sexualidade enfatizada é o da performance sexual, sempre com impessoalidade. No grupo de amigos é só curtição! Brincadeiras e papos, divertidos, mas gerais. Os homens quase nunca ou nunca colocam em discussão suas vidas pessoais, muito menos suas vidas sexuais. Quando falam de sexo, geralmente é de forma exagerada ou bastante estereotipada. Falam sobre mulheres, principalmente sobre aquelas com quem tiveram relações mais superficiais, poucas vezes sobre aquelas com as quais realmente estão envolvidos afetivamente.

" Parece que a liberdade dos homens de se expressarem publicamente, seja no serviço, nas ruas, com os amigos, esconde, em sua vida particular e em sua intimidade, um misterioso silêncio". (BRUNS & GRASSI, 1994, p.21)

Este comportamento dos homens parece estar relacionado a estereótipos sociais em que eles são vistos como sabendo e conhecendo tudo sobre sexo. Não tendo dúvidas ou dificuldades.

Se as mulheres sofriam uma repressão sexual de não poderem demonstrar e expressar desejos, de desapropriação de seus próprios corpos e prazeres, os homens sofrem de falta de espaço para serem mais humanos, com limites, dificuldades e dúvidas. O homem é ainda refém da imagem de parecer com "super homem, sabedor de todas as questões referentes ao sexo". E isto é tão terrível quanto uma mulher ter sua sexualidade reprimida.

Essa obrigação dos homens de se verem obrigados a corresponder a uma imagem de super heróis tem sido uma enorme fonte de angústia. Já que além de serem os melhores na cama, têm que ser os melhores em tudo: no trabalho, com os amigos, família, etc.

É verdade que as coisas têm mudado e alguns homens já podem mostrar sensibilidade, dúvidas e dificuldades sexuais, sem serem considerados "frouxos". Mas isto ainda é tão complicado, que a propaganda em que Pelé tratava de um assunto como dificuldade de ereção virou uma grande piada. É assim que os homens têm tratado de suas vidas sexuais, como uma grande brincadeira, sem importância e o homem que se arrisca em falar sobre suas dúvidas e dificuldades vira motivo de chacota.

Como resultado disso temos o sexo masculino liderando as estatísticas mundiais de suicídios, de mortes violentas e de envolvimento com álcool. De cada quatro dependentes de drogas em todo o mundo três são homens. Dados do Ministério da Saúde revelam que dos 6.985 suicídios ocorridos no Brasil em 1998, 5.530 foram cometidos por homens. Os homens vivem, em média, dez anos menos que as mulheres. E também são os mais acometidos por doenças cardiovasculares, crises de hipertensão, diabetes e obesidade. Além do aumento de problemas relacionadas ao sexo: impotência, ejaculação precoce, dentre outros.

"... com essa história de terem a obrigação de ser bem-sucedidos, viris e seguros, os homens estão precisando desesperadamente de socorro". (DIEGUEZ & ROGAR, 2001, p.118)

Está na hora dos homens assumirem que têm dificuldades, falando sobre si mesmos e isto não é parecer frágil e vulnerável: é apenas ser humano! Pense nisso!

Autor(a): Salete Monteiro Amador


Psicóloga formada pela PUC-SP
Aprimorada em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde/FUNDAP.
Supervisora e Terapeuta Comunitária formada pelo Dr. Adalberto Barreto.
Realiza atendimento psicológico em consultório particular (Vila Madalena) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Arthur Bispo do Rosário, da Prefeitura de São Paulo.


Referência:
DIEGUEZ, C. ; ROGAR, S. Homens também choram. Revista Veja. São Paulo: Editora Abril. 22 de agosto de 2001, p.116-123.


BRUNS, M. A. De T. ; GRASSI M. V. F. C. A face oculta da sexualidade masculina. Revista Viver Psicologia. São Paulo. Outubro/Novembro, 1994, p.20-21.

http://www.sermelhor.com/artigo.php?artigo=24&secao=sexualidade

Sumerrew
Veterano
# mar/10
· votar


vc está tentando fazer os homens pensarem que são gays e nao querem admitir com esse texto ai


é uma merda, o cara é macho e a sociedade fica falando que o homem não tem coragem de admitir seus sentimentos e o escambal, que tem muitos tabus e tal, mas e se o cara é homem mesmo e não tem porra alguma pra admitir ou demonstrar? aí fica sempre nesse loop

izzystradlin
Veterano
# mar/10 · Editado por: izzystradlin
· votar


"... com essa história de terem a obrigação de ser bem-sucedidos, viris e seguros, os homens estão precisando desesperadamente de socorro".

só quem tem cabeça fraca...

sexo jamais vai ser a principal atração da vida, e homem de verdade é aquele que descobre que um dia ele vai tá velho, sem saude e sem pinto e vai precisar algm que goste de verdade dele pra fazer comida e trocar a fralda...

eu não preciso de socorro, ainda bem =)

brunohardrocker
Veterano
# mar/10 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Alguém aí já falou de amor, romantismo em rodas de amigos?

izzystradlin
Veterano
# mar/10
· votar


e sobre a fragilidade, eu choro, meus amigos choram, e muito homem por ai chora num canto por alguma pessoa..uns demonstram mais e outros menos...

a diferença é que mulher em determinados momentos parece uma "criança" em sua volta, cheia de brincadeirinhas e fragilidade, querendo carinho e coisinhas meiguinhas, pra dali a 20 minutos, a mesma tá lutando por direitos de não sei o que feminista, querendo ser pedreira, jogadora de futebol e machona...mulher tem dessas coisas de ser duas personalidades sempre...e homem, por natureza é fechado e não tem prazer em se mostrar frágil...é isso que nos dá força, sofrer quieto...

não vale pra todo mundo, mas na maioria de nós...

Simonetti
Veterano
# mar/10
· votar


Thiago Yoshiki
As revistas voltadas para o público masculino têm como temas assuntos gerais como negócios, carros, sexo. Este último tema é geralmente tratado através de fotos de mulheres nuas ou de sexo explícito, em que o aspecto da sexualidade enfatizada é o da performance sexual, sempre com impessoalidade.

A autora do texto precisa conhecer a revista Men's Health.

Esta revista quebra o paradigma referido pela autora. O texto dela talvez fosse verdade nos anos 80. De alguns anos pra cá muita coisa mudou.

Esta autora do texto deve ser alguma anti-homem, e tem uma idéia totalmente errada da cabeça masculina, pelo menos nos dias de hoje.

Thiago Yoshiki
Veterano
# mar/10
· votar


izzystradlin
e sobre a fragilidade, eu choro, meus amigos choram, e muito homem por ai chora num canto por alguma pessoa..uns demonstram mais e outros menos...

a diferença é que mulher em determinados momentos parece uma "criança" em sua volta, cheia de brincadeirinhas e fragilidade, querendo carinho e coisinhas meiguinhas


exatamente

minha intenção ao postar isso não foi falar que somos gays incubados, mas sim que vejo um monte de "machões" se fudendo na vida pq não são sinceros com as pessoas a quem dizem que amam principalmente consigo mesmo.

Todos podem estar alegres, tristes, raivosos e etc, mas fingir que estão mas na verdade não estão, é infantil, é querer aparecer.

Thiago Yoshiki
Veterano
# mar/10
· votar


Simonetti

Essa revista realmente é muito boa, mas a versão portuguesa é um lixo, muito ruim.

Anti-homem talvez não, mas anti-trogloditas talvez.

Konrad
Veterano
# mar/10
· votar


Minha sexualidade é ferro nas roias.

Konrad
Veterano
# mar/10 · Editado por: Konrad
· votar


Thiago Yoshiki
Anti-homem talvez não, mas anti-trogloditas talvez.

Faz parte do processo de feminilização do homem.

Ser macho não é ser troglodita... as feministas impuseram isso e os homens acreditam.

A igualdade dos sexos para as feministas é o aniquilamento das características masculinas, não da desigualdade.

Quanto mais eu conheço as feministas, mas eu percebo como a aflta de sexo distorce a percepção das pessoas.

Abç

Jani Kristian Liimatainen
Veterano
# mar/10
· votar


Em rodas de amigos esses papos nunca dão certo, sempre tem um engraçadinho que vai fazer piada do que tu falar haha...
Se quiser falar algo assim, procure um amigo que tu possa conversar sobre isso, geralmente mais que 2 vira várzea haha

Konrad
Veterano
# mar/10
· votar


Jani Kristian Liimatainen
Se quiser falar algo assim, procure um amigo que tu possa conversar sobre isso, geralmente mais que 2 vira várzea haha

Isso ai.

Thiago Yoshiki
Veterano
# mar/10
· votar


Konrad
Então vou ser O MACHO ALFA, cuspir que nem um camelo, andar igual a um babuíno e falar palavbrão bebendo cerveja.

Creio que não seja por aí. O equilíbrio é o ponto chave, mulher gosta de homem romântico, isso é fato!

masssss... mulher gosta de homem selvagem, isso é fato!

Como assim? é paradoxal! Mas é difícil de entender mesmo, cada momento pede uma postura, mas sem deixa de ser você mesmo.

O X da questão é, quando você perde a sua essência? Quando que você age como um babuíno? Maior parte do tempo? E quem era você uns anos atrás?

Thiago Yoshiki
Veterano
# mar/10
· votar


Jani Kristian Liimatainen
18 anos
Konrad
23 anos

Seus amigos têm a mesma idade das suas? E as idades mentais? Lembrem-se que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiências e o que se aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.

kiki
Moderador
# mar/10
· votar


Thiago Yoshiki
bom tema pra discussão...

eu tenho alguns amigos pra discutir isso, mas não é comum mesmo.

Bizet
Veterano
# mar/10
· votar


Então vou ser O MACHO ALFA, cuspir que nem um camelo, andar igual a um babuíno e falar palavbrão bebendo cerveja.

Agora tá virando homem.

Konrad
Veterano
# mar/10
· votar


Thiago Yoshiki
Konrad
Então vou ser O MACHO ALFA, cuspir que nem um camelo, andar igual a um babuíno e falar palavbrão bebendo cerveja.

Creio que não seja por aí. O equilíbrio é o ponto chave, mulher gosta de homem romântico, isso é fato!

masssss... mulher gosta de homem selvagem, isso é fato!

Como assim? é paradoxal! Mas é difícil de entender mesmo, cada momento pede uma postura, mas sem deixa de ser você mesmo.

O X da questão é, quando você perde a sua essência? Quando que você age como um babuíno? Maior parte do tempo? E quem era você uns anos atrás?


Mas é isso que eu disse. Equilíbrio é fundamental.

E esse próprio exagero "cuspir no chão e etc" é meio que uma armadilha falaciosa das feministas... ehhe

O fato é que mulher gosta do que não tem. ;)

Konrad
Veterano
# mar/10 · Editado por: Konrad
· votar


Thiago Yoshiki
Seus amigos têm a mesma idade das suas? E as idades mentais? Lembrem-se que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiências e o que se aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.

Hahhaha. Meus amigos têm mais de 40, quase sempre. Não suporto moleques.

E outra, desqulificar alguém por causa da idade é sempre idiota, principalmente se você estiver na mesma faixa etária.

Abç

Thiago Yoshiki
Veterano
# mar/10
· votar


Konrad
Desculpe, não foi minha intenção te desqualificar, muito pelo contrário, apenas queria salientar que, jovens, na maioria das vezes, não estão preparados para discutir assuntos polêmicos como esse. Você é jovem, eu também, e estamos discutindo isso de uma maneira muito saudável, mas e seus amigos? Discutem de maneira inteligente?

Foi isso que queria fazê-lo pensar com minha pergunta, desculpe-me se não fui claro, é que hoje só querem saber de bbb, novela e futebol, aí fica difícil.

Konrad
Veterano
# mar/10
· votar


Thiago Yoshiki
Foi isso que queria fazê-lo pensar com minha pergunta, desculpe-me se não fui claro, é que hoje só querem saber de bbb, novela e futebol, aí fica difícil.

Pois é. Estamos em um vácuo intelectual mesmo.

Meu ponto é que há muito preconceito e concepções tortas contra os homens, o que é um byproduct do feminismo (aliás o termo é errado) setentista.

Vivemos em uma sociedade feminilizada, de valores fracos, e de muito relativismo.

Muitas políticas são sexistas, favorecendo as mulheres, o humor é depreciativo quanto aos homens, e na verdade não há disparidade entre salários. Mas não é o tipo de coisa que se fala às abertas....

Mas discutir isso aqui toma tempo e é inútil. hehehe

Abraço e me desculpe também.

PS: daqui a pouco me chamam de machista e retrógrado, na verdade estou pelo contrário. hehe

Hawkings
Veterano
# mar/10
· votar


As mulheres querem que a gente se abra, e demonstre que temos "Sentimentos", todas são assim ou pelo ao menos grande parte. É meio que uma conquista pra elas.

Lembro de uma colega minha, que não gostava dos meus atos, por que eu não "me abria" pra ela, quando eu passei a falar de "sentimentos" com ela, ganhei muito mais do que quando estava com a minha postura fria de não demonstrar nada.

Elas querem homens assim, homens sentimentais, mas que também não sejam completos frouxos, um cara que seja ponderado.

Mas quanto ao esteriótipo do Homem machão que cospe no chão e tudo mais, como foi dito aqui é algo que foi imposto pelas feministas, isso daí não define um homem de verdade, já conheci caras que não são assim e são muito mais machos que esses aí
(isso pego meio mal... xD)

Hawkings
Veterano
# mar/10
· votar


Thiago Yoshiki

Foi isso que queria fazê-lo pensar com minha pergunta, desculpe-me se não fui claro, é que hoje só querem saber de bbb, novela e futebol, aí fica difícil.


Verdade, o pessoal da minha idade só fala de coisas fúteis assim, quando eu vou falar sobre algo sério, eles sempre mudam de assunto, e me chama de estranho por não discutir as coisas que eles gostam. :/

Por isso que a maioria das minhas amizades são com pessoas mais velhas que eu.

Jani Kristian Liimatainen
Veterano
# mar/10
· votar


Thiago Yoshiki
Seus amigos têm a mesma idade das suas? E as idades mentais? Lembrem-se que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiências e o que se aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.

Alguns sim, outros não, talvez eu esteja errado, mas na minha opinião, independente de idade mental, essas conversas não dão certo com muitas pessoas... se eu conversar com 15 amigos ao mesmo tempo o papo não vai render. Agora, se eu conversar sobre isso com os mesmos 15, só que com 1 de cada vez, com certeza nos entenderemos... mas essa é a minha opinião hehe

Jani Kristian Liimatainen
Veterano
# mar/10
· votar


Hawkings
Por isso que a maioria das minhas amizades são com pessoas mais velhas que eu.

Eu também tenho muitos amigos mais velhos, mas como o Thiago Yoshiki disse, isso depende muito da idade mental... geralmente as conversas mais sérias sobre sentimentos e essas coisas são com um amigo da minha idade mesmo...

brunohardrocker
Veterano
# mar/10
· votar


"O Homem Que Elas Querem"

Elas querem um homem de verdade!
Que seja macho...mas não seja machista,
Que saiba falar...mas que esteja disposto a ouvir,
Que seja firme e decidido...mas que também saiba ser flexível,
Que queira conhece-las por inteiro...e não apenas o seu corpo todo,
Que seja romântico e mande flor...mas que saiba ser safado na medida certa na hora de fazer amor!


Elas querem um homem que as amem!
Que as respeitem...em todos os sentidos,
Que as aqueçam...com beijos quentes,
Que saiba oferecer carinho...e não apenas fazer carícias,
Que as protejam...sem querer dominá-las,
Que saiba conquistar e seduzir...não apenas na hora do sexo!

Elas querem encontrar num homem 7 qualidades!
Não apenas um namorado...mas também um amigo,
Não somente músculos...mas também neurônios,
Não apenas alguém que tenha dinheiro...mas também que tenha " caráter ",
Não somente promessas vazias ou juras apaixonadas...mas também manifestações de amor,
Não apenas um exterior atraente...mas também um conteúdo surpreendente,
Não somente alguém que saiba fazer cenas de ciúmes...mas também alguém que saiba atuar em lindas cenas de amor,
Não apenas alguém que fale bem ou escreva bonito...mas um homem que sobretudo contribua para que a vida faça sentido!

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=1330607&tid=5409302660052821 228&start=1

r2s2
Veterano
# mar/10
· votar


izzystradlin
eu choro, meus amigos choram

Emo, vaza, aqui é tópico de homem.

-GUS-
Veterano
# mar/10
· votar


Jani Kristian Liimatainen

Alguns sim, outros não, talvez eu esteja errado, mas na minha opinião, independente de idade mental, essas conversas não dão certo com muitas pessoas... se eu conversar com 15 amigos ao mesmo tempo o papo não vai render. Agora, se eu conversar sobre isso com os mesmos 15, só que com 1 de cada vez, com certeza nos entenderemos... mas essa é a minha opinião hehe


véio, isso é fato. e não importa se são homens, mulheres, gays, lésbicas, novos, velhos, cristãos, ateus, muçulmanos, budistas, palmeirenses, corintianos, brasileiros ou argentinos.
Rodas de amigos(as) muuuito raramente saem dos papinhos superficiais, engraçados e inúteis.

izzystradlin
Veterano
# mar/10
· votar


rSrS

tncv
Veterano
# mar/10
· votar


eu não acho homem sexy não

r2s2
Veterano
# mar/10
· votar


izzystradlin
rSrS

hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Sexualidade masculina