Aqueles dias em que você pára para pensar um pouco mais na vida [Alzheimer]

Autor Mensagem
Adrianodevil
Veterano
# fev/10


Meus pais vieram me visitar aqui em SP e resolvemos dar uma ida na casa de alguns parentes. Entre eles, fomos na casa de uma prima do meu pai. Esta prima está agora cuidando da sua mãe, a tia do meu pai. Eu já havia ido na casa desta tia do meu pai quando era muito pequeno e lembro de alguns flashs. Sempre foi uma pessoa muito querida, bondosa e caprichosa com as suas coisas. A vi em muitas fotografias e sempre aparecia sorrindo e parecia estar sempre de bem com a vida ao lado do seu marido, a qual está casada a mais de 50 anos...

A visita não era em vão... Ao chegar lá, nos deparamos com uma outra pessoa. Sentada na cadeira de rodas, os braços e pernas praticamente imóveis e o cérebro completamente destruído pelo mal de Alzheimer. Aparentava 30 kg a menos do que nas fotografias em que esbanjava saúde. Não consegue se alimentar e nem cumprir qualquer atividade sozinha.

A todo tempo chamava por pessoas do passado e, as vezes, chamava pelo próprio nome. Todo tempo repetia que queria ir embora para casa, mesmo estando na sua própria residência. Éramos anunciados para ela na sala e em alguns momentos de lucidez ela dizia ter se lembrado da Aninha e do Luizinho (meus pais). Cinco minutos depois estava a perguntar quem eram aquelas pessoas...

A todo momento, o tio do meu pai que também já possui idade avançada estava ao lado dela. Pegava na mão, dava beijo, ajudava a limpar a boca... Respondia com paciência todas as vezes em que ela perguntava se eles iriam embora para casa. "Nós já estamos em casa amor"

Saí da sala para ir ao banheiro. Ao lavar a mão, me olhei no espelho e num estalo todas as imagens narradas acima vieram de uma vez na cabeça. Fiquei pensando e não sei bem a que conclusão cheguei. Apenas de que a vida é sensível demais...

Grow
Veterano
# fev/10
· votar


Doença cruel... arrepiei lendo seu relato

Ed_Vedder
Veterano
# fev/10
· votar


Adrianodevil

Foda isso mesmo.. tive dois casos na familia, mas nao foram diagnosticados como alzheimer...

Meu tio avô foi dormir normalmente, e acordou sem saber onde estava e sem reconhecer ninguem, esposa, filhos nem nada.. ainda ficou uns tres anos nessa, até falecer.

O padrinho da minha mãe ficou quase 10 anos assim... não tinha lembrança alguma, só conseguiu assimilar, depois de muitos anos, quem eram suas esposa e seu filho, mais nada.

Eu nem sei o que seria de mim, sem as minhas lembranças... sou o tipo de pessoa que lembra-se de tudo, com riqueza de detalhes.

Kensei
Veterano
# fev/10
· votar


Adrianodevil
Acompanhei de perto um caso de Alzheimer, realmente leva a pensar nas coisas, era muito desolador ver aqueles olhos vazios.

Ed_Vedder
Veterano
# fev/10
· votar


Ah, ja gostaria de pedir autorização para ofender o (s) que fizer (erem) a piadinha do mal de alzheimer e mal de parkinson...


posso né?

Mila Turunen
Veterano
# fev/10
· votar


um momente de reflexão para um tópico sério do Adriano, gente. não é todo dia que isso acontece.

Adrianodevil
tive mais ou menos a mesma sensação quando meu avô estava doente, câncer no cérebro. e ele chegou nesse estado, de perguntar quem eram os próprios filhos...
conclusão eu não tive. mas como você, senti que a vida é realmente sensível...

Adrianodevil
Veterano
# fev/10 · Editado por: Adrianodevil
· votar


Grow
Ed_Vedder
Kensei
Mila_Turunem

Realmente é muito desolador e faz pensar bastante... É como o Ed falou, não consigo me imaginar sem as lembranças de uma vida inteira. Não dá pra entender como é que uma doença consegue passar uma borracha tão grande nas coisas... Com certeza, a doença mais triste que eu vi na minha frente...

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Só pra deixar uma dica a todos, principalmente os que tem casos na família (ou seja, tem mais chances de desenvolver a doença): Café previne Alzheimer.

NoAlarms
Veterano
# fev/10 · Editado por: NoAlarms
· votar


A minha avó não reconhece mais nenhum dos netos. Ela lembra, as vezes, dos filhos só.

O Alzheimer é sinistro porque ele tira de você o que, até então, era a única coisa que "ninguém podia tirar": as lembranças.

É foda

Adrianodevil
Veterano
# fev/10
· votar


Ed_Vedder

Já estou com uma lista de palavrões no Ctrl + C prontinha pro primeiro imbecil que fizer a piadinha, mas ajuda é sempre bem vinda ahhaha...

Mila Turunen

um momente de reflexão para um tópico sério do Adriano, gente. não é todo dia que isso acontece.

AUHhuahuahua, eu também sou uma pessoa, apesar de ser um politreco ahahha...

TaylorBass
Veterano
# fev/10
· votar


Minha vó teve, minha tia teve, a vó da minha namorada tem..


bizarro mesmo.

adnz
Veterano
# fev/10
· votar


<o>

Mas respondendo ao tópico: vivi com a minha vó por uns 8-9 anos nquanto ela tinha Alzheimer. Minha mãe provavelmente vai ter também. ;_; Era ruim, mas pelo menos quando a pessoa morre não machuca tanto, já que tu vê ela morrer lentamente. :P

NoAlarms
Veterano
# fev/10
· votar


adnz

O pior é que eu não consigo não rir quando vejo essa imagem. hahaha

adnz
Veterano
# fev/10
· votar


NoAlarms
ehauehauhaeuh, é engraçado. XD

NoAlarms
Veterano
# fev/10
· votar


adnz
mas pelo menos quando a pessoa morre não machuca tanto, já que tu vê ela morrer lentamente.

Já eu acho o contrário. Esse "pelo menos" não existe. Em vez de você ficar triste por 1 mês e depois se conformar com o fato, você fica na merda por uns 10 anos acompanhando o processo degradante da doença

adnz
Veterano
# fev/10
· votar


NoAlarms
Bom... É. Também.

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


Adrianodevil

Passei por este choque de realidade ontem, com minha avó.

Imagino como se sente.

Abç

Simonetti
Veterano
# fev/10
· votar


Adrianodevil
A todo momento, o tio do meu pai que também já possui idade avançada estava ao lado dela. Pegava na mão, dava beijo, ajudava a limpar a boca... Respondia com paciência todas as vezes em que ela perguntava se eles iriam embora para casa. "Nós já estamos em casa amor"

Este parágrafo me comoveu. Sério.

A vida não é frágil... nosso corpo é frágil. O ato de seu tio-avô, narrado parágrafo citado, mostra o quanto somos capazes de atos muito mais fortes e nobres que nosso corpo permite. Seu tio-avô tem demostrado que a vida é forte, sobretudo quando se tem amor.

StriKeWaR
Veterano
# fev/10
· votar


Doença cruel... arrepiei lendo seu relato[2]

luis_loko
Veterano
# fev/10
· votar


isso é só mais uma prova de que nesse mundo não somos NADA.

Sam Keat
Veterano
# fev/10
· votar


Ed_Vedder
concedido soldado

qew
Veterano
# fev/10
· votar


Que triste velho. Nessas horas eu fico feliz em ver que a minha bisavó e a minha vó que moram comigo tem muita saude perto de alguns casos.

Sam Keat
Veterano
# fev/10
· votar


Ed_Vedder
concedido soldado

qew
Veterano
# fev/10
· votar


Ed_Vedder
concedido soldado


erico.ascencao
Veterano
# fev/10
· votar


Tópico relacionado: Sobre o medo de ficar velho.

paulinho pc
Veterano
# fev/10
· votar


Adrianodevil
Saí da sala para ir ao banheiro. Ao lavar a mão, me olhei no espelho e num estalo todas as imagens narradas acima vieram de uma vez na cabeça. Fiquei pensando e não sei bem a que conclusão cheguei. Apenas de que a vida é sensível demais...

...foda né man?! A vida,além de ser sensível e nossa armadura poder ceder perante um breve momento,como através dos dias...mas também fazermos sempre a politica da boa vizinhança,sem preconceitos e na medida do possível,sermos cortês aos demais que vivem no mesmo mundo que nós.
Relatos como esse que vc nos fez quase estar presente na cena através da sua visão,faz-me sentir exatamente isso que eu escrevi aqui.Faz-me sentir e perceber o quanto somos todos iguais,e refletir com a certeza que nossa hora irá chegar tbém...e ter conosco pessoas como seus pais,dando-nos carinho e conforto em uma hora tão misteriosa e complexa.
Abs man,e sempre que puder,abrace seus pais,seus irmãos,amigos e entes queridos.E não perca jamais a oportunidade de dizer a eles que vc realmente os ama!

Sam Keat
Veterano
# fev/10
· votar


qew
vc num intendeu a piada

Soul Wyx
Veterano
# fev/10
· votar


Adrianodevil
Já passei por isso! É triste cara, foi o mesmo esquema! Um momento de Lucidez, e depois volta a perguntar quem somos e onde está e que quer ir para casa... =(

lucas trigueiro
Veterano
# fev/10
· votar


minha vó tem, nao consegue fazer nada sozinha nem fala também :X. Esse ano passado foi um dos piores ela entrava direto na U.T.I.

Guto EADG
Veterano
# fev/10
· votar


o problema todo da vida é que a gente, no fundo, sabe que o desfecho nunca vai ser bom.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aqueles dias em que você pára para pensar um pouco mais na vida [Alzheimer]