exFAT: sistema de arquivos 64 bits para pen-drives, da Microsoft

Autor Mensagem
Simonetti
Veterano
# fev/10


Para quem tem Pen-drives com 4Gb ou mais, e eventualmente precisa gravar nele arquivos com mais de 2 Gb, a informação que segue é bem útil:

como se sabe, o formato padrão para pen-drives é o FAT32. Só que o FAT32 tem uma séria limitação: o tamanho máximo de arquivos é apenas 2 Gb. Ou seja: aquela ISO do DVD (ou game!) que vc ficou horas gastando a internet rápida da sua empresa não poderá ser gravada inteira no pen-drive com FAT32... vc teria que quebrá-la em arquivos menores (com WinRAR ou winZip por exemplo), o que leva horas em arquivos grandes, e depois recriar a ISO em sua casa.

Outra alternativa, seria usar o sistema de arquivos NTFS: ele permite arquivos na casa do terabytes, mas para pen-drives ele é um veneno. Por ser um sistema de arquivos seguro e do tipo "journaling", ele diminui a vida útil da sua pen-drive em até 75%. Isto é o seguinte: o chip de memória das pen-drives tem uma quantidade de limitada de gravações que podem ser feitas nele. Quando se grava um arquivo num drive NTFS ele grava muito mais coisas do que apenas o arquivo: ele grava um "jornal" de todas as operações de gravação que foram feitas naquele drive, bem como data de último acesso, usuário, segurança, etc. Isto aumenta o nº de gravações feitas na pen-drive, reduzindo sua vida útil.

Pensando nisto, a Microsoft criou uma extensão ao atual FAT32, que é o FAT64, também chamado exFAT. Ele é, basicamente, uma FAT de 64 bits, que é muito mais rápido que a FAT32, mas sem suas restrições, ou seja, ideal para pen-drives que serão usados com arquivos grandes, ou mesmo HD's em que a velocidade de acesso é essencial e não se precisa dos recursos de segurança e journaling do NTFS.

Aqui tem uma comparação entre os 3 sistemas de arquivos:

http://www.ntfs.com/ntfs_vs_fat.htm

O exFAt, para quem se interessar, pode ser instalado gratuitamente em qualquer computador XP, Vista, win7, 2003, etc, e o pessoal da NTFS_3G já está trabalhando em uma extensão para Linux.

Para baixar o exFAT para Windows:

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=1cbe3906-ddd1 -4ca2-b727-c2dff5e30f61&displaylang=en

thiaguinhu
Veterano
# fev/10
· votar


bacana =]

Kensei
Veterano
# fev/10
· votar


Interessante, mas não resolveu meu problema.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# fev/10
· votar


ext2

EternoRocker
Veterano
# fev/10 · Editado por: EternoRocker
· votar


Mal aê... foi o inseto do meu sobrinho...

Marcos Francês o lindo Galã da Periferia
Veterano
# fev/10
· votar


nao entendi mto bem.
o FAT32 é de no maximo 2Gb, entao um pendrive d 4Gb tinha "dois" FAT32?

e agora ao inves disso vai ter um FAT64? serio me ajuda a entender melhor isso

Kensei
Veterano
# fev/10
· votar


Marcos Francês o lindo Galã da Periferia
Não é isso, é que o sistema FAT32 só aceita arquivos de até 2GB.

GProtti
Veterano
# fev/10
· votar


ext2 (2)

Simonetti
Veterano
# fev/10
· votar


Marcos Francês o lindo Galã da Periferia
o FAT32 é de no maximo 2Gb, entao um pendrive d 4Gb tinha "dois" FAT32?

é como disse o Kensei. Você tem apenas uma "partição" na pen-drive, formatada como sendo FAT32, mas o tamanho máximo de arquivos que ela aceita é 2 Gb.

A FAT64, entre outros benefícios, remove este limite.

Marcos Francês o lindo Galã da Periferia
Veterano
# fev/10
· votar


Kensei
aah, acho que entendi
entao qm tinha(tem) um pendrive de 8gb nao conseguia por um arquivo de 3gb, 4gb +?
que estranho nunca tinha reparado isso

Kensei
Veterano
# fev/10
· votar


Marcos Francês o lindo Galã da Periferia
Exato, se o pendrive tivesse em /FAT32, eu tenho um de 8 GB que coloquei em NTFS.



Simonetti
A FAT64, entre outros benefícios, remove este limite.

O chato é que em muitos dispositivos que não possuem o windows continuarão limitados...

Simonetti
Veterano
# fev/10
· votar


Marcos Francês o lindo Galã da Periferia
entao qm tinha(tem) um pendrive de 8gb nao conseguia por um arquivo de 3gb, 4gb +?

Se estiver na formatação original do pen-drive, SIM!

Pode ser que a pessoa use ext2 (linux) como já disseram, ou use NTFS. No caso de usarem NTFS, estão reduzinho drasticamente a vida útil da pen-drive, e perdendo capacidade, pois um pen-drive de 8Gb, formatado como NTFS, perde cerca de 100Mb para gravação dos dados internos do NTFS.

Simonetti
Veterano
# fev/10
· votar


Kensei
O chato é que em muitos dispositivos que não possuem o windows continuarão limitados...

Algumas TVs da LG já possuem suporte a exFAT.

A Microsoft está licenciando o código da exFAT desde maio / 2009.

Kensei
Veterano
# fev/10
· votar


Simonetti
Tava pensando justamente em dispositivos desse tipo, TVs e PS3, tenho uma TV Samsung que diz ler em FAT32, mas na real até mesmo em FAT32 é uma dificuldade tremenda para abrir fotos em alta resolução.

Simonetti
Veterano
# fev/10
· votar


Kensei
na real até mesmo em FAT32 é uma dificuldade tremenda para abrir fotos em alta resolução.

O que acontece aí são três fatores:

1) se for uma TV full HD, por exemplo, sua resolução é 1920x1080. Se a foto for maior que isto, ela precisa ser diminuída para caber na tela. Se for menor, ela ou usa apenas a área que precisa ou, para ocupar toda a área, é aumentada, via interpolação. Em qqr um destes 2 casos, a implementação destes algoritmos na TV é muito lenta. Uma TV não possui CPUs como Core 2 Duo, mas sim CPUs bem inferiores e mais lentas, portanto este é um processo lento.

2) A TV não tem tanta memória quanto um computador, portanto precisa ter os algoritmos acima extremamente eficientes em termos de uso de memória, mas em detrimento da velocidade

3) O fabricante (Samsung, no seu caso), pode não ter a implementação mais otimizada da FAT32, portanto lenta. Se o arquivo no pen-drive estiver fragmentado, aí então é pior ainda

De qqr forma, a idéia inicial da MS é justamente dispositivos móveis e memórias portáteis (como pen-drives), que hoje são limitados (exceto pelo Android, que usa ext2)

Kensei
Veterano
# fev/10
· votar


Simonetti
Bacana velho, boas explicações, nunca tinha parado pra pensar no porque da demora...

luis_loko
Veterano
# fev/10 · Editado por: luis_loko
· votar


Gostei, vai ser muito útil

aliás, joga o tópico no utilidade pública do OT.

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


O sistema Mac Os Extended , além de ser (bem) mais rápido que o FAT32, pode aceitar arquivos com o tamanho máximo de 8589934592 Gigabytes (eu não inventei o número, fiz a conta).

O FAT libera um pouco mais de espaço (alguns mb, que não são nada considerando o tamanho dos drives novos), porém tem uma velocidade de transferência menor. E ao copiar um grande número de arquivos (tipo 200+), pode levar minutos pra terminar, ao passo que no Mac ext a transferência é feita em menos de 10 segundos. Isso considerando um tamanho geral de mais de 1Gb.





"lol windows"

Simonetti
Veterano
# fev/10
· votar


Minow

Mac Os Extended



Sim, mas ele (também conhecido como HFS Plus) possui journal e atributos de segurança, portanto é tão ineficiente quanto o NTFS quando o caso são pen-drives.

O caso aqui não é apenas permitir arquivo gigantescos, pois isto o NTFS já faz. O que está em questão é uma escrita e leitura otimizados para dispositivos que possuem uma vida-útil muito mais limitada do que discos rígidos.

Qualquer dispositivo de estado sólido (como pen-drives, cartões de memória, etc), possuem um ciclo de vida de aprox. 100.000 escritas. Os filesystems com journal e segurança (HFS Plus, NTFS, etx3, reiserFS, ext4, XFS, etc, etc) escrevem muito mais do que simplesmente os dados desejados, e estas escritas indesejadas para pen-drives encurtam a vida útil destes dispositivos, sacou?!

Além disto, o HFS Plus, segundo própria documentação da Apple, é mais indicado para servidores em rede do que dispositivos móveis.

Conte ainda o fato de que o exFAT pode ser facilmente instalado em qqr computador Windows e em poucos dias em qqr Linux. O mesmo não se pode dizer do HFS Plus.

rotlfmao MacOS!

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


Simonetti
Além disto, o HFS Plus, segundo própria documentação da Apple, é mais indicado para servidores em rede do que dispositivos móveis.

Existem vários tipos de HFS, não tem porque botar um journaled num pendrive. O ext comum é o mais rápido e prático, portanto:

Os filesystems com journal e segurança escrevem muito mais do que simplesmente os dados desejados, e estas escritas indesejadas para pen-drives encurtam a vida útil destes dispositivos, sacou?!

Not.

Porque um HD eu vou formatar com journal, um pendrive não.

Conte ainda o fato de que o exFAT pode ser facilmente instalado em qqr computador Windows

Eu tou cagando pra isso.
Leio e escrevo em FAT, HFS, NTFS e a porra toda.
Aqui em casa tem 3 macs, pra que vou querer FAT?
Só deixo um pendrive em fat porque a digníssima usa pc.

Curve-se diante da magnitude e modernosidade explícita da maçã.







lol windows.

Simonetti
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
Curve-se diante da magnitude e modernosidade explícita da maçã.

Never! I'll be a cold day in hell before I bow before Apple. ;)

Leio e escrevo em FAT, HFS, NTFS e a porra toda.

Ou seja, você pagou vários milhares de reais para fazer a mesma coisa que meu Linux faz de graça!

Aqui em casa tem 3 macs, pra que vou querer FAT?

Tudo bem... este é seu caso, pois você representa, no Brasil, 0,000001% da população que possui computadores, pois o seu é um Mac. Meu texto obviamente não lhe interessa, e não vou tentar lhe evangelizar.

No entanto, todos os outros 99,999....% de usuários, que usam Windows (incluindo os que usam Linux + Windows) podem ser beneficiados por este novo filesystem.

O exFAT não é - bem como nenhum filesystem é - uma panacéia. Ele possui seus altos e baixos, mas vem no entanto, suprir uma demanda existente no mercado de computadores Windows, <evil grin>QUE DOMINAM O MERCADO!!!!</evil grin>

paranauê
Veterano
# fev/10
· votar


Simonetti
Existem vários tipos de HFS (2)

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


Simonetti
Never! I'll be a cold day in hell before I bow before Apple. ;)

Com todo o respeito, mas o problema é seu. (:

Ou seja, você pagou vários milhares de reais para fazer a mesma coisa que meu Linux faz de graça!

Claro, rodar o Logic Pro 9, o Pro Tools 8, o Photoshop e o Final Cut Pro, ter a interface mais bonita e amigável do mundo, um sistema 64 bits que funciona redondinho e leve, uma máquina que não trava, as melhores peças, uma bateria que dura 8 horas, o melhor trackpad do mercado, um SAC de primeira (que eu nunca vou usar) e o melhor design de informática do mundo.

Dei mole. =/

Meu texto obviamente não lhe interessa, e não vou tentar lhe evangelizar.

No entanto, todos os outros 99,999....% de usuários, que usam Windows (incluindo os que usam Linux + Windows) podem ser beneficiados por este novo filesystem.


Me interessa sim, inclusive eu provavelmente irei usar algum dia esse sistema, pra usar na digníssima ou na faculdade.

computadores Windows, <evil grin>QUE DOMINAM O MERCADO!!!!</evil grin>

Hahaha
Felizmente! Assim a demanda de malware fica toda pro Windows enquanto eu uso o melhor sistema do mundo.

Mas falando sério, eu fico feliz por quem usa Windows e gosta. Porque além de ser mais barato, é mais acessível mesmo.
Fico mais feliz ainda por quem usa Linux, porque pelo menos usa um sistema que presta.
Mas quem já teve um Mac nunca mais vai querer outra coisa, isso eu posso ter certeza.
Sou macfag assumido mesmo.

TG Aoshi
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
Cara, sério, eu admiro você, mas quando o assunto é PC/win/mac, eu tenho, no mínimo, vontade de te matar.

Fag, chupa-saco de empresa não devia opinar em porra nenhuma.

Sei que tem muita verdade no que você diz, mas o que leio de merda vinda de você também não é brincadeira, puta que pariu...

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# fev/10
· votar


Mas quem já teve um Mac nunca mais vai querer outra coisa, isso eu posso ter certeza.
Já tive.

sux

Eric 146
Veterano
# fev/10
· votar


E se o cara quer jogar?
Faz o que com um MAC? (NÂo vale dizer que roda o Unreal 99)
To falando de games novos TOP, não existe
Roda emulador de Super Nintendo
huahauhauahaua
O sistema é bom, mas não pra todos os tipos de usuários

GProtti
Veterano
# fev/10
· votar


E se o cara quer jogar?
Cresce, vira adulto e pára com joguinho.

Minow
Veterano
# fev/10 · Editado por: Minow
· votar


TG Aoshi
Fag, chupa-saco de empresa não devia opinar em porra nenhuma.

Sei que tem muita verdade no que você diz, mas o que leio de merda vinda de você também não é brincadeira, puta que pariu...


O que eu falei de merda?
Sou fã da Apple mesmo, as coisas dela funcionam, Só isso. Não tenho esse direito? Assim como sou fã da Bose, LaCie... eu sei que qualquer coisa dessas marcas que eu comprar vai ser boa.
O que eu acho engraçado é que tem gente que nunca teve um mac e fica falando mal. Você por exemplo, nem tava na discussão e ficou todo mordidinho sei lá porque. Pelo menos o Simonetti sabe do que tá falando, é educado e leva na brincadeira as palhaçadas que eu digo (ou você leva tudo a sério?). Você que nem na conversa tá já chega com uma pedra na mão.
Não vou tentar converter ninguém, eu só apresento argumentos. Se o cara não quiser acreditar em mim, bom pra ele, afinal no fim das contas é uma questão de opinião.
A diferença é que eu tenho um mac porque gosto da Apple, não gosto da Apple porque tenho um mac. É isso que muita gente confunde e resolve criticar.

Eric 146
Não sou muito de jogar não, mas tava jogando Far Cry 2 agorinha no meu mbp.

And the meek shall inherit the earth
Se você passar um mês usando só mac (de verdade), duvido que você queira outra coisa na vida. (:

Isso é outra discussão. Eu só comentei do HFS que já fazia isso há séculos e melhor do que o FAT. E pra ninguém ficar mordidinho, assim como eu leio e escrevo em NTFS, dá pra quem usa windows fazer o mesmo com HFS, é só baixar os drivers.
Vocês é que começaram a discussão de pc x mac. Não vou mais discutir isso aqui, estou muito feliz com meu computador que funciona, mas isso só diz respeito a mim. Se isso irrita alguém, paciência. Só acho graça.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
Se você passar um mês usando só mac (de verdade), duvido que você queira outra coisa na vida. (:
Been there, done that.

sux

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


And the meek shall inherit the earth
Haha
Mentiroooouso!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a exFAT: sistema de arquivos 64 bits para pen-drives, da Microsoft