O ser sempre transcende a aparência.

Autor Mensagem
Juh_Cruz
Veterano
# jan/10


''Assim que vc começa a descobrir o ser que há por trás de um rosto muito bonito ou muito feio, de acordo com seus conceitos e preconceitos, as aparências superficiais somem até simplesmente não importarem mais. Qualquer aparência que mascare essa verdade está destinada a cair. ''

Retirei do livro: A Cabana

Bem, estou lendo esse livro e resolvi postar aki essa parte, pq eu gostei muito.
É bem assim mesmo, as vezes conhecemos alguém que não nos chama atenção por sua 'aparência', mas depois de um tempo aquela pessoa, através de seu carisma, simpatia, charme, ou outra coisa, acaba te conquistando, e já aquela pessoa q é linda, as vezes, qdo vc vai conhecer bem, vc perde totalmente o encanto.
Ou seja, no final, o que vale mesmo é o ser, a personalidade da pessoa.

Bem, dissertem :)
Boa noite!

Anderson Eslie
Veterano
# jan/10
· votar


Juh_Cruz
Eu sou lindo em aparência e essência. (Y).

Juh_Cruz
Veterano
# jan/10
· votar


Anderson Eslie
E também muito modesto! ;)

Anderson Eslie
Veterano
# jan/10
· votar


Juh_Cruz
Sabia que iria falar. huashauhsuahsuahsahusua...
Podes crer, sou mesmo, até pra admitir que sou bonito (Y).

Horcruxes
Veterano
# jan/10
· votar


Acredito plenamente nisso.
Podemos moldar nossa aparência, mas nossa essência não pode ser mudada. =)

Headstock invertido
Veterano
# jan/10
· votar


Bom tópico e isso é uma bela verdade. :)
Mas jajá aparece o pessoal do contra true from hell dizer que é hipocrisia.

Juh_Cruz
Veterano
# jan/10
· votar


Anderson Eslie
Para de ser tão modesto assim!!!
hsauhsauhasuhsa

Pseudonimum
Veterano
# jan/10
· votar


O que é "o ser"?

Kantianos... tsc.

Juh_Cruz
Veterano
# jan/10
· votar


Horcruxes
Verdade! :D

Headstock invertido
É mesmo neh! :)

ahhh, nem me fale!
Sempre tem q ter os do contra!
hasuhsauas

Anderson Eslie
Veterano
# jan/10 · Editado por: Anderson Eslie
· votar


Juh_Cruz
Hegel já dizia que não podemos extrair a verdade do "espírito" através da aparência. A essência, segundo ele, seria o próprio espírito e que este fazia o seu movimento de alienação, ou seja, sair de do ser-em-si, para o ser-para-si. Na verdade essa alienação do ser seria mais ou menos vc passar a pensar sobre si no mundo, sobre si com o outro, enfim. O espírito alienado é o espírito que fez essa volta e retornou melhor, pois soube identificar e corrigir erros ou potencializar acertos.
Sartre já eleva a questão da aparência e essência quando diz que o homem primeiro "existe", pra depois "ser". Mas que porra é essa? Para Satre, vc primeiro existe no mundo (como um bebê que não tem pleno desenvolvimento daquilo que está fazendo). Depois que vc passa a pensar sobre si, vc passa não só mais a "existir" (como uma cadeira, uma pedra), mas vc passa a "ser" no sentido ontológico do termo. Entender aparência e essência está para além de vermos pela questão do belo, é mais complexo que isso. Como já diria Hegel, "só a obra de arte expõe o espírito na aparência, ou seja, a obra de arte é aparência e essência ao mesmo tempo".



Bem, num sei se isso vai ajudar hahahahahaha...

Juh_Cruz
Veterano
# jan/10
· votar


Pseudonimum
Bem, é a personalidade da pessoa, acredito eu.
Se não for, podem me corrigir.

Kantianos... tsc. (?)

thaicovsky
Veterano
# jan/10
· votar


Legal o tópico. Pena que poucos levem a sério isso de conhecer a essência das pessoas, por causa da mídia hoje em dia o que conta mais é a aparência mesmo. Uma pena..

Juh_Cruz
Veterano
# jan/10
· votar


Anderson Eslie
Sartre já eleva a questão da aparência e essência quando diz que o homem primeiro "existe", pra depois "ser". Mas que porra é essa?

Oxe, e não é assim?
Me cafundiu tudo, hsauashu, legal seu post! :D

thaicovsky
É verdade, é uma pena!
As pessoas olham a aparência e não o coração.

Tripa-Seca
Veterano
# jan/10 · Editado por: Tripa-Seca
· votar


Juh_Cruz

Meu amigo tinha esse livro, e me disse que abordava temas do tipo:
"Se Deus é tão poderoso por que não faz nada pra amenizar nosso sofrimento?"
Enfim, ele jogou o livro fora.

O livro fica falando de Deus? o.o

Anderson Eslie
Veterano
# jan/10
· votar


Juh_Cruz
É pq a galera acreditava no contrário. Lembra da máxima de Descartes do "penso, logo existo"? Quando Sartre fala isso, rompe com essa ideia, pq um bebê pensa, inclusive pra poder imitar nossos gestos e talz, mas ele num tem "consciência" daquilo ele faz sacou agora? O grande lance é esse, quando vc rompe a barreira da mera existência, vc passa a ver e rever seus atos, ter consciência das coisas que faz, que fala, isso é a "essência", ou pelo menos a aparição do "espírito" hegeliano no seu estágio mais pleno. Entendeu ou deu outro rolo na cabeça? hahaha....


Tripa-Seca
Meu amigo tinha esse livro, e me disse que abordava temas do tipo:
"Se Deus é tão poderoso por que não faz nada pra amenizar nosso sofrimento?"
Enfim, ele jogou o livro fora.

O livro fica falando de Deus? o.o


hahahahahaha, euri. Que amigo besta. Ele deve ter só aparência. (Y).

Juh_Cruz
Veterano
# jan/10
· votar


Tripa-Seca
Que pena que ele jogou o livro fora.
Sim, fala de Deus.

Em um mundo cruel e injusto, A Cabana levanta um questionamento atemporal: "Se Deus é tão poderoso por que não faz nada pra amenizar nosso sofrimento?"

Isso esta no livro :)

Juh_Cruz
Veterano
# jan/10
· votar


Anderson Eslie
Agora entendi melhor, hsauhsuahsauhs :)
Então, eu não existo pra depois ser, penso, logo existo ... Humm, concordo.

Tripa-Seca
Veterano
# jan/10
· votar


Anderson Eslie
hahahahahaha, euri. Que amigo besta. Ele deve ter só aparência. (Y).


Não tem motivos pra risos, não fiz piadas. E outra, o ser sempre transcende a aparência.
O título do post já diz tudo.

Anderson Eslie
Veterano
# jan/10
· votar


Juh_Cruz
Calma, calma. Vc sempre existirá rsrsrsrs.... Vc vai sair do estágio de somente "existir" para "ser" quando refletir sobre si, ter consciência de seus atos, atitudes, enfim. Vc transcenderá a barreira da aparência, sacou????

=***

Tripa-Seca
Eu sei que não fez piada. Ri pq achei deveras estúpido o cara jogar o livro fora por causa de um questionamento válido.

Juh_Cruz
Veterano
# jan/10
· votar


Anderson Eslie
to entendendo, calma, hsauhaushsa :)
Então eu já 'sou' !!!
Certo?

Boa noite, =*

Anderson Eslie
Veterano
# jan/10
· votar


Juh_Cruz
Vc já "é", pq vc tem plena consciência sobre si, sobre suas atitudes, sobre sua relação com as outras pessoas, sacou agora? Vc num é só aparência mais (e as pessoas hão de convir comigo que a sua aparência é muito bonita rsrsrsrs), vc mostrou que tem uma essência e as pessoas identificam essa sua essência, seja na sua personalidade, seja na forma como fala/trata as pessoas ao seu redor, seja quando vc reflete sobre si nas coisas que fez, que faz e que ainda vai fazer, planos pro futuro e talz, understand??????

Agora sim, sem dúvida. Beijos querida, depois retornamos a esse papo filosófico-fenomenológico-ontológico-sem noção. hahahaha...

Tripa-Seca
Veterano
# jan/10
· votar


Anderson Eslie

Ele jogou fora por que ele era ateu. Não é estupidez, é um ponto de vista.

Anderson Eslie
Veterano
# jan/10
· votar


Tripa-Seca
Ele jogou fora por que ele era ateu
Ah ta, poderia ter dado a uma pessoa que estivesse interessada no livro, melhor que jogar fora.

Tripa-Seca
Veterano
# jan/10
· votar


Anderson Eslie
poderia ter dado a uma pessoa que estivesse interessada no livro, melhor que jogar fora.

Não tiro a sua razão, mas não sou ele.
Vou dormir, abraços.

adnz
Veterano
# jan/10
· votar


É bem assim mesmo, as vezes conhecemos alguém que não nos chama atenção por sua 'aparência', mas depois de um tempo aquela pessoa, através de seu carisma, simpatia, charme, ou outra coisa, acaba te conquistando, e já aquela pessoa q é linda, as vezes, qdo vc vai conhecer bem, vc perde totalmente o encanto.

Concordo. Eu por exemplo

Juh_Cruz
Veterano
# jan/10
· votar


Anderson Eslie
hsauhasuhsa, ta certo! Agora eu entendi bem :)
Valew pela explicação! :D
-

adnz
Somos 2 :)
-

Bom domingo!!! =**

TASIVA
Veterano
# jan/10
· votar


Retirei do livro: A Cabana

li esse livro em uns dois dias ...gostei a beça

Carol_line
Veterano
# jan/10
· votar


É claro que beleza ajuda em tudo na vida. É hipocrisia dizer que não. A questão é vc não ser só isso.
A casca muitas vezes não condiz com o conteúdo.

Juh_Cruz
Veterano
# jan/10
· votar


TASIVA
Eita! Tão rápido assim?
hsuahaushsa :)
Tbm to gostando bastante!
Já até chorei! hehe

Juh_Cruz
Veterano
# jan/10
· votar


Carol_line
É claro que beleza ajuda em tudo na vida. É hipocrisia dizer que não. A questão é vc não ser só isso.
A casca muitas vezes não condiz com o conteúdo.


Concordo plenamente!!! :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O ser sempre transcende a aparência.