Voltei ao velho discman! Compartilhando a experiência

Autor Mensagem
ghostbastard
Veterano
# jan/10 · Editado por: ghostbastard
· votar


fill.zanchez


sabe de uma coisa?

eu ODIAVA comprar cd.

Odiava ir na loja e achar 15 cds que eu adoraria comprar, mas só tinha dinheiro pra um.

Odiava quando chegava em casa, abria o cd e descobria que o encarte era uma foto, preto e branco e borrada, dos caras num show, fazendo algo que não dava pra entender.

Odiava ouvir depois, no carro, sentindo dores a cada tremor que o carro fazia, porque o cd ia riscar e eu tinha pago uma fortuna.

Odiava quando, depois de uns dois meses, eu ja tinha perdido ou quebrado a capinha.

Odiava quando, depois de seis meses, o porta cds tinha riscado toda a borda do cd.


Por isso prefiro o vinil. É maior, mais parecido com uma obra propriamente dita. Um vinil não é portátil, é criado pra ser apreciado.

ROTTA
Veterano
# jan/10 · Editado por: ROTTA
· votar


Eu acho que cada mídia tem o seu valor, com um lado bom e outro ruim:

No vinil, gostava de "ver a música girando", o som parecia mais "quente", mas os arranhões dos discos eram ruins e qualquer batida mais forte pulava.

No CD, o som era limpo e o formato mais "compacto", mas no começo era bem caro (ainda é, eu acho!).

O MP3 (e outros) é compacto, conveniente, e não tem mais volta. Nem vou falar do preço... Mas ouví-lo no computador ou em players com fone é uma heresia à qualidade musical.

Abraços.

ROTTA
Veterano
# jan/10
· votar


MajorKong
Não entendi. Tanto tinha como eu baixava.

Quis dizer que a variedade era enorme. Se achava de tudo no Napster.

Abraços.

ghostbastard
Veterano
# jan/10
· votar


No CD, o som era limpo e o formato mais "compacto", mas no começo era bem caro (ainda é, eu acho!).


a fragilidade tbm era um problema.

Portabilidade e fragilidade são duas coisas que não combinam.

MajorKong
Veterano
# jan/10
· votar


A meu ver, o prazer de escutar música independe do veículo.

ROTTA
Veterano
# jan/10
· votar


MajorKong
A meu ver, o prazer de escutar música independe do veículo.

Eu acho que varia, sim. Ao vivo, por exemplo, geralmente é muito mais interessante...

Abraços.

fill.zanchez
Veterano
# jan/10
· votar


ROTTA
A primeira coisa que me fascinou baixar foi um vídeo de um novo jogo do Sonic em meados de 1999, mas eu já usava modem 56k.
(se bem a conexão ficava nuns 30k tmb uahuahuaha)

CDs pra mim são como livros ou quadros, e não há tecnologia digital que consiga substituir o prazer de tê-los em casa.

abç.

MajorKong
Eu não vejo nenhum tesão em comprar um disquinho de plástico frágil.

Me chamem de doido, mas eu gosto da música pela música.


Como disse nosso amigo ROTTA o MP3 por ser executados em plataformas multi-tarefa nos leva as vezes a ouvir música fazendo outras coisas e não aproveitando ao máximo o som, além de a maioria dos players portáteis vir com fones podres que ferram o som. Música por música tudo bem, mas cada geração de equipamentos veio acompanhado de seus respectivos modos de ouvir música, e a tendência infelizmente é piorar cada vez mais... Por ex:

- Na época do vinil o vovô sentava na cadeira e relaxava ouvido seu disco preferido (eu mesmo quando criança fazia a mesma coisa).

- Depois veio o K7 e o CD, as pessoas começaram a ouvir música no carro ou andando por aí, e isso nos roubou a atenção ao ouvir música... Mas pelo menos ainda vinha a capa do CD o que te fazia entender que VOCÊ adquiriu algo pra SER OUVIDO, era meio que uma incumbência psicológica.

- Agora com o MP3 no computador ou player portártatil a música virou uma merDa distração pra teclar no msn, ou ir pra o trampo/escola se distraindo com alguma coisa...

Claro, não são todos os casos, mas é o que mais vejo por aí.

_Dio
Veterano
# jan/10
· votar


ROTTA
Claro. Mesmo tendo alguma nostalgia hoje em dia, aderi ao MP3 quando tomei conhecimento, lá em 1997/1998, e logo depois estava usando o Napster que nem doido. Achava rapidamente músicas que há tempos procurava. O que eu sinto mais falta é de (1) "parar para ouvir" um CD ou música com cuidado, pois hoje se faz tudo ao mesmo tempo e (2) da qualidade musical, hoje diminuída pelas caixinhas de PCs, fones de ouvido fracos e afins.

Ah, e muito do que eu aprendi sobre música foi lendo encartes de CDs e vinil quando o MP3 ainda não tinha dominado.

Abraços.


fill.zanchez
Porém isso traz vantagens de desvantagens. Eu por ex. tenho a facilidade de no trabalho ligar para a banda e perguntar se eles vão ensaiar alguma música nova, caso sim eu baixo e escuto durante a semana. É mais prático...
Porém só quem aos seus 12 anos pegou um CD raro de se encontrar emprestado e correu pra casa numa expectativa absurda de ouvi-lo sabe da emoção e boas lembranças que estou falando :)
Hoje é só search pra cá, search pra lá... :/ facilitou mais perdeu a graça.



Entendo. Nessas horas eu vejo que não tive adolescência :(

Benjamin_the_Linus
Veterano
# jan/10 · Editado por: Benjamin_the_Linus
· votar


ah, como eu era besta
qndo eu tinha lah pra uns 9/10 anos
ganhei um CD dos hits do Simon And Garfunkel da minha tia.



ela coitada, soube q eu nem ouvi o disco, pq depois de pouco tempo perdi ele, nem me intressava por música.


se a gente pudese voltar no tempo mudaria cada coisa mínima como essa =/

fill.zanchez
Veterano
# jan/10
· votar


MajorKong
Diga isso pra quem viveu ao longo do século XX freqüentando as grandes salas de concertos americanas e européias.

Digo, entre o Vinil, o CD e o MP3... ;)

estamos falando de mídias hehe

ghostbastard


sabe de uma coisa?

eu ODIAVA comprar cd.


Cada um tem suas experiencias hehe, as minhas foram boas com o CD, mas uma coisa é fato, o MP3 não traz experiência e lembrança nenhuma, baixar dez álbuns .mp3 não marca a vida de ninguém... q m...

_Dio
Veterano
# jan/10
· votar


fill.zanchez
Claro, não são todos os casos, mas é o que mais vejo por aí.

Na verdade, eu tento aproveitar os trajetos de ônibus pra ouvir alguns discos inteiros no celular. Sempre pego um que não ouvi e ouço, já que o caminho é longo.

Benjamin_the_Linus
ah, como eu era besta
qndo eu tinha lah pra uns 9/10 anos
ganhei um CD dos hits do Simon And Garfunkel da minha tia.



ela coitada, soube q eu nem ouvi o disco, pq depois de pouco tempo perdi ele, em me intressava por música.



Heresia pura, man. IMPERDOÁVEL

ROTTA
Veterano
# jan/10
· votar


É por causa de tópicos como este que ainda acho que o OT vale a pena.

Começou todo atravessado, com comentários irrelevantes, e depois foi virando uma discussão decente.

Abraços.

_Dio
Veterano
# jan/10
· votar


ROTTA
Exceção pura uhahuauhahua

ghostbastard
Veterano
# jan/10 · Editado por: ghostbastard
· votar


fill.zanchez


ah, isso não. MP3 É um formato 'pra bater'.

Mas entre o cd e o vinil vou de vinil. Por isso lá em casa temos só a vitrola e a coleção de vinis na sala.

É engraçado, porque muitas vezes compramos os mesmos albuns que já tinhamos em cd, mas, e é engraçado compará-los um ao lado do outro.


Mas me dá pena quando passo por algumas lojas de cd e vejo tudo vazio.

fill.zanchez
Veterano
# jan/10
· votar


ghostbastard
Não tenho nada contra o vinil, na verdade tenho boas lembranças dos meus discos de criança como "Carrossel" hehe =p

Mas me dá pena quando passo por algumas lojas de cd e vejo tudo vazio.

Não entendi...

B.Frusciante
Veterano
# jan/10
· votar


Esse tópico me deu vontade de escutar novamente meu Texas Flood :]]


fui

Benjamin_the_Linus
Veterano
# jan/10
· votar


_Dio
pois é cara, eu custei pra gostar mesmo de msk
e pra ouvir musica boa então...pff
só no final do ano passado

acho q naquela idade eu curtia só shania xD

MajorKong
Veterano
# jan/10
· votar


fill.zanchez

- Agora com o MP3 no computador ou player portártatil a música virou uma merDa distração pra teclar no msn, ou ir pra o trampo/escola se distraindo com alguma coisa...


Talvez eu não sinta isso por não ter esse hábito. Escuto muito pouca música no computador. E olha e eu tenho mais de 10000 na minha lista do winamp.

Música me distrai muito. Só escuto quando eu tô com vontade de escutar algo específico. Aí eu fico lendo esse fórum ou jogando algo pra não ficar fazendo nada.

MajorKong
Veterano
# jan/10
· votar


Também não entendo o motivo de mudar de mídia pra mudar de hábito quando você pode fazer isso voluntariamente.

fill.zanchez
Veterano
# jan/10
· votar


MajorKong
Talvez eu não sinta isso por não ter esse hábito.

Como eu disse não são todos os casos.

Também não entendo o motivo de mudar de mídia pra mudar de hábito
Cada um na sua...

Headstock invertido
Veterano
# jan/10
· votar


mano, não tem vantagem alguma, nem que ele leia mp3, hoje existem mp3 players do tamanho de sua unha e tu não precisa ficar carregando um monte de disco na mochila ._.

fill.zanchez
Veterano
# jan/10
· votar


Headstock invertido
mano, não tem vantagem alguma, nem que ele leia mp3, hoje existem mp3 players do tamanho de sua unha e tu não precisa ficar carregando um monte de disco na mochila ._.


Mas quem disse que eu comprei um discman pra ouvir MP3?! Eu comprei foi pra ouvir meus CDs mesmo, no mais cristalino formato .CDA hehe

DarkMakerX
Veterano
# jan/10
· votar


muitos álbuns ainda não estão disponíveis

Difícil hein.

Mas admiro quem compra CD. Eu não gastaria nem R$10 com um, infelizmente.

Chespirito
Veterano
# jan/10
· votar


Esses dias escutei o disco de vinil do Top Surprise, com várias músicas internacionais na época, em 1993.

Mosrite
Veterano
# jan/10
· votar


na minha humilde opinião, um arquivo no formato de MP3 com 320kbps VBR é altamente aceitavel e se iguala em qualidade a uma musica em formato original..

também existem vários formatos de arquivos comprimidos que não geram perda de informação e qualidade, exemplo o FLAC.. ai com uma boa placa de audio 5.1 fica de boa já..

Su Sukita
Veterano
# jan/10
· votar


Discman trás muitas lembranças... nossa. Tirou do fundo do báu. O foda do CD é que ele arranha, e aí já era.

Aced
Veterano
# jan/10 · Editado por: Aced
· votar




comprei um discman

Puta merda.



por R$ 65,00.



PUTA MERDA!

comprar um CD

Puta merda.


Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jan/10
· votar


Ué, e iso é ultrapassado? :(

Eu tenho, uso, compro CD's, uso fones de arco, compro LP's, escuto na vitrola do meu pai :) Muito mais lecal ouvir o Machine Head pela Vitrola ou Starway to heaven por lá tbm. É bem mais trú o som, não fica perfeitinho, por isso que é bom :)

Sedank
Veterano
# jan/10
· votar


Eu tenho um vinil no meu sítio!

Crazy Batera
Veterano
# jan/10
· votar


Black Fire
Comprou mais o que? Uma Belina?

ahUAHuahuahuhUAHUahuhuah
-----------------------

bom, meu discman só utilizo ele na bateria para ouvir cds enquanto acompanho.
E isso apenas porque meu mp3 já era.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Voltei ao velho discman! Compartilhando a experiência