sobre investir no tesouro nacional

Autor Mensagem
thiaguinhu
Veterano
# dez/09


Aos que entendem do assunto (Rato?!): investir no tesouro nacional é uma boa?

Tiaguh
Veterano
# dez/09
· votar


investir no tesouro nacional... WTF?

luis_loko
Veterano
# dez/09 · Editado por: luis_loko
· votar


thiaguinhu
pelo que eu conheço, a longo prazo, é.

edit: no livro que eu te emprestei, tem uma boa explicação sobre investimento no tesouro nacional. Me baseio muito por este livro.
Como diz o próprio autor, você só perderia o valor investido se o Brasil entrar em falência.

thiaguinhu
Veterano
# dez/09
· votar


luis_loko
você só perderia o valor investido se o Brasil entrar em falência.

mas é justamente isso que me preocupa :P

brunohardrocker
Veterano
# dez/09
· votar


thiaguinhu
mas é justamente isso que me preocupa :P


Impossível:
http://home.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=3&id=578359 7&titulo=Impostometro+atinge+R$+1+trilhao+nesta+segunda

thiaguinhu
Veterano
# dez/09
· votar


brunohardrocker
luis_loko
bem o fato é que me chamou a atenção o valor cobrado pela corretagem .... penso que a longo prazo (entre 5 e 10 anos) pode ser uma boa ...

Queria saber se alguem aqui no forum possui esse tipo de investimento. Ao meu ver é mais vantajoso que um fundo de investimento (esses oferecidos pelos bancos ...por exemplo)

luis_loko
Veterano
# dez/09
· votar


brunohardrocker
se fosse os impostos que gerassem a renda das aplicações no tesouro nacional, um título do governo que você compra e você estaria podre de rico...

thiaguinhu
mas é justamente isso que me preocupa :P

não tem como o Brasil falir, em constante crescimento, já passou a crise, e outra, na hipótese de qualquer coisa de ruim que pode acontecer (guerra é um exemplo), você pode vender a papelada.

Rato
Veterano
# dez/09 · Editado por: Rato
· votar


é uma boa

:)

apesar q depende muito do que vc quer com essa aplicação.
É a longo prazo?
Qto espera de retorno?
Irá aplicando com o passar do tempo?
Pretende se aposentar com isso?
Vai só "experimentar"

os rendimentos ficam ligeiramente acima da selic e são bemmm melhores que a poupança.

só precisa ficar esperto com o vencimento pq vc tem q segurar.
Se inventar de vender antes de vencer, leva ferro
=/

tem uma porção de títulos que estão disponíveis. Quando for comprar, compre direto pelo site do Tesouro Nacional ^^

quanto a "quebrar", sem chance. O risco existe sim mas é nulo.
Aqui mesno na empresa, no auge da crise recebemos a incumbência de aplicar tudo no Tesouro Direto ,.. mas horas, da na mesma que aplicar no banco do Brasil por exemplo ... é como se o risco do Banco do Brasil fosse igual ao do Tesouro direto.
Sem estresse :)

se liga só:



LTN: Letras do Tesouro Nacional

Por se tratar de título prefixado, o investidor tem a exata noção do retorno do título se carregá-lo até a data de vencimento.

Vantagens:
• O investidor sabe exatamente a rentabilidade a ser recebida até a data de vencimento;
• O investidor sabe exatamente o valor bruto a ser recebido por unidade de título na data de vencimento (R$ 1.000,00):
• Tem fluxo simples: uma aplicação e um resgate;
• Maior disponibilidade de vencimentos para a negociação no Tesouro Direto;
• Indicado para o investidor que acredita que a taxa prefixada será maior que a taxa de juros básica da economia.


Desvantagens:
• Rendimento nominal. O investidor está sujeito a perda de poder aquisitivo em caso de alta de inflação;
• O investidor que não conseguir "carregar" o título até o vencimento pode ter rentabilidade maior ou menor do que a acordada.

Perfil do investidor: menos conservador.


NTN-F: Notas do Tesouro Nacional – Série F

Como a LTN, o investidor sabe exatamente o retorno do título se carregá-lo até a data de vencimento. Entretanto, no caso da NTN-F, o investidor recebe um fluxo de cupons semestrais de juros, o que pode possibilitar aumento de liquidez e reinvestimentos.

Vantagens:
• O investidor sabe exatamente a rentabilidade a ser recebida até a data de vencimento;
• O investidor sabe exatamente o valor bruto a ser recebido por unidade de título na data de vencimento (R$ 1.000,00);
• Indicado para o investidor que deseja obter um fluxo de rendimentos periódicos (cupons semestrais) a uma taxa de juros pré-definida;
• Indicado para o investidor que acredita que a taxa prefixada será maior que a taxa de juros básica da economia.


Desvantagens:
• Rendimento nominal. O investidor está sujeito a perda de poder aquisitivo em caso de alta de inflação e juros.
• O investidor que não conseguir "carregar" o título até o vencimento pode ter rentabilidade maior ou menor do que a acordada.

Perfil do investidor: menos conservador.


NTN-B: Notas do Tesouro Nacional – Série B

Permite ao investidor obter rentabilidade em termos reais, se protegendo da elevação do IPCA. Além disso, o investidor recebe um fluxo de cupons semestrais de juros, o que aumenta a liquidez possibilitando reinvestimentos.

Vantagens:
• Proporciona rentabilidade real;
• Indicado para o investidor que deseja obter um fluxo de rendimentos periódicos (cupons semestrais);
• Indicado para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada ao IPCA;
• Indicado para o investidor que deseja fazer poupança de médio/longo prazos, inclusive para aposentadoria, compra de casa e outros.

Desvantagens:
• Preço do título flutua em função da expectativa de inflação dos agentes financeiros. O investidor que não conseguir "carregar" o título até o vencimento pode ter rentabilidade maior ou menor do que a acordada.

Perfil do investidor: conservador.


NTN-B Principal

Permite ao investidor obter rentabilidade em termos reais, se protegendo da elevação do IPCA.

Vantagens:
• Proporciona rentabilidade real;
• Indicado para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada ao IPCA;
• Indicado para o investidor que deseja fazer poupança de médio/longo prazos, inclusive para aposentadoria, compra de casa própria, etc;
• Traz mais conforto ao investidor, pois suprime a preocupação e o trabalho necessários ao re-investimento, e reduz o custo de transação;
• Formação de preços simplificada, com metodologia de cálculo mais fácil para o investidor em relação NTN-B que paga cupom de juros semestral.


Desvantagens:
• Preço do título flutua em função da expectativa de inflação dos agentes financeiros. O investidor que não conseguir "carregar" o título até o vencimento pode ter rentabilidade maior ou menor do que a acordada.

Perfil do investidor: conservador.


LFT: Letras Financeiras do Tesouro

Vantagens:
• Indicado para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada à taxa de juros da economia (Selic);
• Fluxo simples: uma aplicação e um resgate.


Desvantagens:
• Preço do título flutua em função da expectativa de taxa de juros dos agentes financeiros.

Perfil do investidor: mais conservador.


Rentabilidade

JowR
Veterano
# dez/09
· votar


Rato
Prefiro suas lições sobre róias.

Rato
Veterano
# dez/09
· votar


JowR
haha

espero q vc esteja comendo alguém pelo menos

=/

-Toolbar-
Veterano
# dez/09
· votar


thiaguinhu
você só perderia o valor investido se o Brasil entrar em falência.

mas é justamente isso que me preocupa :P


Dificilmente. É um país em desenvolvimento. Acho que deve ganhar mais que um país já desenvolvido não sei.

Se investir na China ganhará pacarái.

JowR
Veterano
# dez/09
· votar


Rato
Comeeendo, comeendo, não.
Mas to quase lá.




/hm.

thiaguinhu
Veterano
# dez/09
· votar


Rato
a idéia é ficar uns 5 ou 10 anos ...e sim ir investindo uns 200 mangos por mês....

mas não sei ..tou estudando ainda ..por enquanto tou só nos fundos de investimento... apliquei em um lá do itaú de risco médio...

-Toolbar-
Se investir na China ganhará pacarái.
e tem como fazer isso?! (leigo no assunto)

Joe Road
Veterano
# jan/10
· votar


interessante

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


E aí, vou começar agora com essa parada. Alguma dica? Tõ pensando em colocar 50% atrelado a SELIC e 50% na inflação

dicas?

Tamehiro
Veterano
# dez/11
· votar


quanto mais ou menos dura esse 'longo prazo'?

Konrad
Veterano
# dez/11
· votar


tambourine man

Eu fiz a mesma coisa. Quase na mesma proporção.

Tamehiro

Tem título com resgate em 204o e alguma coisa.

Cavaleiro
Veterano
# dez/11
· votar


tambourine man

Quando eu faço um tópico recomendando fazer isto você xinga

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


Cavaleiro

dica: eu só critico coisas boas. As ruins têm o meu desprezo

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


Não tenho nenhum dinheiro pra investir, pelo menos quando a crise chegar de verdade ano que vem, vou rir muito.

Cavaleiro
Veterano
# dez/11
· votar


tambourine man

:)

Black Fire

Esta e uma boa pratica, falar que vai ter uma crise todos os anos, um dia você acerta e fica famoso.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


Cavaleiro
Pode escrever aí.

Excelion
Veterano
# dez/11
· votar


Cavaleiro

E rico.


Ah se eu tivesse a influência de alguns consultores, estaria jogando cricket com o filho do Kim Jong Il.

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


^
^
oráculo

russobass
Veterano
# mar/12
· votar


tambourine man

achei muito interessante!!

Você fez alguma aplicação??

como anda o processo???

Benva
Veterano
# nov/12
· votar


Estou com uma dúvida:

Por exemplo, se eu escolho uma corretora com taxa de 0,20% a.a. (descontando as taxas da Bovespa no momento de compra e impostos na hora da venda), eles podem cobrar alguma outra taxa de custódia ou de inatividade da conta, por não fazer operações de compra de ativos na bolsa, mesmo?

Alguém aí manja?

One More Red Nightmare
Veterano
# jun/14
· votar


up pelo dinheiro trabalhando por você

st.efferding
Membro
# jun/14
· votar


up(2)

quem dessa galera que comentou no passado tem grana aplicada no TD? como estão as expectativas/planos/mudanças/rendimentos/perdas ?

brunohardrocker
Veterano
# jun/14
· votar


st.efferding

Eu ia aplicar o dinheiro da venda do meu terreno ha 2 anos. Daí eu quis comprar um carro pra ficar mais bonito. =\

st.efferding
Membro
# jun/14
· votar


brunohardrocker

O carro é indispensável na sua rotina?

Você consegue obter rendimentos mensais extras (além do principal - salário, etc., usado para manter seu padrão de vida atual) cujo valor supere ou ao menos iguale o custo estimado mensal de (valor de compra do carro)/(coeficiente do custo mensal de se ter um carro na cidade onde mora) ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a sobre investir no tesouro nacional