Pq os indios não tem barba?

Autor Mensagem
Headstock invertido
Veterano
# dez/09


Calma lá! Os índios têm pêlos na cara, sim. Tá certo que são poucos, mas é possível encontrar índios de algumas tribos com bigodes e, mais raramente, alguns que usam barba. É o caso dos guatós, que vivem no Pantanal, no Mato Grosso do Sul, e hoje estão quase extintos. Mas eles são exceção. Em regra, existem três razões principais para que existam poucos índios barbados. Acompanhe:

1. Razão cultural

A maioria dos índios raspa os pêlos do rosto ou os arranca fio a fio (ui!) simplesmente por considerar a barba um troço anti-higiênico e antiestético.

2. Razão genética

A população indígena que vive atualmente no continente americano tem origem em povos que habitavam o norte e o centro da Ásia. "A ausência de barba é uma característica dos índios brasileiros que bate com a herança de seus ascendentes, os grupos asiáticos, que também têm poucos pêlos", diz o antropólogo Rui Morrieta, da Universidade de São Paulo (USP).

3. Razão ambiental

A barba nunca foi um "acessório" essencial para os índios que se estabeleceram em regiões tropicais, como é o caso do Brasil. Os pêlos, você sabe, servem para reter calor. Se nossos índios vivessem num clima frio, provavelmente eles ostentariam barbas espessas, como os nativos dos povos de origem européia. Já no nosso Brasil-il-il, um índio tipo Tony Ramos ou Lula passaria um bruta calor. Por aqui, os povos indígenas desenvolveram um outro mecanismo para não sofrer tanto com o clima local. "Do ponto de vista adaptativo, a falta de pêlos dos índios foi compensada por um escurecimento da pele para protegê-los do Sol"

Kaíque
Veterano
# dez/09
· votar


agora eu sei! uhool.

joaormrt
Veterano
# dez/09
· votar


Bom tópico, não tinha visto ainda.

lucas_in
Veterano
# dez/09
· votar


Questão genética, quem nem japoneses que geralmente tbm não tem

LeD_HaleN
Veterano
# dez/09
· votar


agora eu posso morrer sossegado

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar



3. Razão ambiental


Detesto quem quer meter evolução em tudo. E os africanos, que tão no calor há nmais tempo e tem barba?

E os ancestrais dos atuais índios viviam há apenas 12 mil anos no Alasca da era do gelo. Já deu pra perder a barba?

Dazoo
Veterano
# dez/09
· votar


lucas_in

Tá falando da barba ainda? _hm

LadyRay
Veterano
# dez/09
· votar


Eles se depilam...

lucas_in
Veterano
# dez/09
· votar


Dazoo


li só o titulo do topico

B.Frusciante
Veterano
# dez/09
· votar


MajorKong
Comentário infeliz o seu.

O tópico que você citou não se refere à evolução. Está mais ligado à necessidade, e não a que sobrevivem em maior proporção os que têm pouca barba, muito menos num período de tempo suficiente para gerar alterações genéticas, selecionando os que têm essa característica; ou seja, Seleção Natural.

Headstock invertido
Veterano
# dez/09
· votar


Ready....


..............FIGHT!

lula_molusco
Veterano
# dez/09
· votar


Por que Deus quis assim.

/3milhõesdepáginasdediscussão

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


B.Frusciante

Muito pelo contrário. Evolução é, mas o mecanismo não é seleção natural. Tá mais pra efeito do fundador.

Machine Gun Man
Veterano
# dez/09
· votar


B.Frusciante
"Do ponto de vista adaptativo, a falta de pêlos dos índios foi compensada por um escurecimento da pele para protegê-los do Sol"

B.Frusciante
Veterano
# dez/09
· votar


MajorKong
Muito pelo contrário? Aonde está o argumento?

Evolução sem seleção natural? De que evolução estamos falando?

Como assim 'efeito do fundador'?


Expresse-se melhor.



(não considere nada disso como sendo agressivo, embora pareça...)

B.Frusciante
Veterano
# dez/09
· votar


Machine Gun Man
Nesse caso é evolução, mas estávamos falando sobre o crescimento da barba.

B.Frusciante
Veterano
# dez/09
· votar


Headstock invertido
Qual é a fonte do texto?

Bob do recife
Veterano
# dez/09
· votar


sempre me perguntei como eles raspavam o rosto sem gilette..

mas eles arrancam...
indios fazendo moda :P

Kaíque
Veterano
# dez/09
· votar


Bob esponja do recife
no facão ué!

Machine Gun Man
Veterano
# dez/09
· votar


simplesmente por considerar a barba um troço anti-higiênico e antiestético.


hahaha, é bem típico do índio pensar assim, né?

Laura Pausini a cantora
Veterano
# dez/09
· votar


eu tenho sangue de índio certeza, não tenho quase nada de pelo no corpo... no maximo pelugem branquinha... estranha
e tenho uns traços indigenas ehhe

Machine Gun Man
Veterano
# dez/09
· votar


Bob esponja do recife

Rochas e conchas.

joaormrt
Veterano
# dez/09
· votar


COMO Q UM TÓPICO SOBRE BARBA ACABA VIRANDO SOBRE RELIGIÃO??

GuitarHome
Veterano
# dez/09
· votar


Pq os indios não tem barba?

Pois ele usam o novo barbeador Max 20 da Gillette.

Para um barbear suave, rente e duradouro.
[/clichê]

Machine Gun Man
Veterano
# dez/09
· votar


"Entre tantas hipóteses, destaca-se aquela segundo a qual os índios brasileiros teriam vindo da Ásia, pois os costumes a linguagem e o tipo físico se assemelham aos dos habitantes daquele continente. Para demonstrar isso, podemos citar:
a) os indígenas, segundo alguns historiadores, lembram os mongóis asiáticos, pela cor amarelada misturada ao vermelho pálido, altura mediana, face cheia, arredondada, nariz curto, cabelos negros e corridos, possuem pouco pêlo no corpo e dentes sadios;[...]"
- Profª Sônia Maria Viegas Andrade (UFMG)

"Os cabelos deles são corredios. E andavam tosquiados, de tosquia alta antes do que sobre-pente, de boa grandeza, rapados até por cima das orelhas." - Pero Vaz de Caminha

Já li sobre os portugueses terem ficado impressionados com a forma com que os índios se raspavam, mas não me lembro onde foi. :S
Eu ACHO que tem alguma verdade tanto na explicação 1 quanto na 2, embora dizer que se raspam "simplesmente por considerar a barba um troço anti-higiênico e antiestético" é ser simplista demais.

B.Frusciante
Veterano
# dez/09
· votar


COMO Q UM TÓPICO SOBRE BARBA ACABA VIRANDO SOBRE RELIGIÃO??


O tópico não virou sobre religião.

Headstock invertido
Veterano
# dez/09
· votar


B.Frusciante
MundoEstranho

Chespirito
Veterano
# dez/09
· votar


Boa pergunta.

Aced
Veterano
# dez/09
· votar


MajorKong

Para de repetir o que o seu professor de medicina fala.

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# dez/09
· votar


Os pêlos, você sabe, servem para reter calor.

Já raspaste a cabeça no zero alguma vez? Se não, faça isso, vá à praia e me diga como foi a sensação...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pq os indios não tem barba?