Potência em Watts RMS. Será?

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # nov/09


    Eu acho que o Inmetro deveria dar uma boa fiscalizada em todos estes equipamentos sonoros que estão disponíveis hoje em dia no mercado, porque na minha opinião tem muita propaganda enganosa por aí.

    Eu ainda tenho um som antigo da marca Philco que nas especificações técnicas diz que ele tem 60 Watts RMS, e o som dele é muito bom para um ambiente médio, aí no ano passado eu comprei um Home Theater da Philips que diz ter 300 Watts RMS, só que comparando o som destes dois equipamentos, este de 300WRMS é um pouquinho mais forte que o de 60WRMS (quase que empatam). Dizer que um é 5 vezes mais potente que o outro é um absurdo.
    Hoje em dia se vê no mercado muitos Home Theaters com 1000 Watts RMS, e por aí vai.
    Cara!!! 1000WRMS é uma potência descomunal, é uma pressão sonora absurda.
    Ou estamos sendo enganados!! Ou 1 Watt RMS mudou e não é mais 1 Joule / seg

    izzystradlin
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    concordo...padrão é essencial..

    r2s2
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    El_Cabong
    Dizer que um é 5 vezes mais potente que o outro é um absurdo.

    Mas 5x mais watts não quer dizer 5x mais volume.

    Na verdade, parece que para dobrar o volume precisa-se de 10x mais watts.

    Tio Frank
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    El_Cabong

    1000W RMS ou 1000W PMPO? Por que tá ligado que PMPO não quer dizer nada né? É puro rótulo.

    Mas de qualquer forma, como o r2s2, Watts não é sinônimo de volume...

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    r2s2

    É. O volume não necessáriamente será 5 vezes maior porque aí tem haver com decibéis, e os db são em escala logarítmica.
    Mas a potência tinha que ser 5 x maior, e a sensação quando se escuta os dois é que eles quase empatam.

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Tio Frank

    Os anúncios são em RMS mesmo!!! 1000WRMS.
    PMPO e Potência Musical não diz nada mesmo!!

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Também acho estranho. Meu amigo tem um Micro System de 500 Watts. Tipo, o som até fica alto. Mas caralho, 500 Watts = 1 cabeçote ligado numa caixa de 4 falantes de 12" cada. Nunca que aqueles micro-systems tem a mesma potência de um cabeçote de guitarra ligado a uma caixa acustica de 4x12".

    Minow
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    RMS não é medida de pressão sonora.
    Pressão sonora = dB SPL (Sound Pressure Level). E vale lembrar que existem várias medidas em dB que não necessariamente são de pressão sonora, e sim de variação.

    Leia

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    El_Cabong

    É o que mais se vê mesmo. Um aparelho de som que marca mil e trocentos watts e na prática não chega a 30watts por caixa.

    Eu já acho que 100watts reais é um absurdo de potência.... imagine 1000 °.°

    Kensei
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    El_Cabong
    Realmente essa turma que começou a lançar esses hometheather-in-box avacalharam com o RMS. Pior que a maioria nem pode ser considerados receivers.

    Mas atente-se tb que os watts são distribuídos por canais, e as fontes de reprodução não enviam o mesmo volume para todos os canais. Eu tive um receiver sony que dizia ter 1000 watts RMS..uma mentira sem tamanho, tenho um onkyo de 65 watts por canal que é muito melhor, som mais encorpado e macio.

    rodsom
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: rodsom
    · votar


    El_Cabong
    tem haver com decibéis, e os db são em escala logarítmica.

    o simbolo db, quando se refere a intensidade( volume) de som é em escala decimal. agora quando se refere a ganho de potencia (de um amplificador, por exemplo) ai é em escala logaritmica. so que nesse caso o simbolo db nao significa decibel, significa db mesmo.
    e muito tecnico pra explicar em detalhes, mas por exemplo, um ganho de 0db equivale a multiplicar o sinal de entrada por 1, ou seja, ganho decimal= 0.

    MatheusMX
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Pega um amplificador de guitarra valvulado, que tenha 100 Watts RMS, plugado numa caixa 4x12, e coloca o volume no talo ... dá pra fazer um show no Maracanã.
    O que faria um home theater de "1000 watts RMS" dentro de uma sala de 25m² ?

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    No tempo que eu vendia aparelhos de som, potência real era em RMS, embora os fabricantes faziam suas propagandas em PMPO. Mas todo mundo entendia o que era potência Real.
    Realmente as pessoas não tem noção do que são 1000 Watts RMS. Chega a tremer uma parede e se torna humanamente impossível ficar a 5 metros de distância de um equipamento destes.
    Fazer o que ?

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Faz um tempão que eu não assisto o Fantástico na Rede Globo aos domingos (domingo eu tenho mais o que fazer!! He He.) mas eu lembro que tinha um quadro neste programa que o Inmetro testava em laboratório equipamentos dos mais diversos existentes no mercado e mostrava os resultados.
    Não sei se ainda tem este quadro, mas se tiver seria uma boa um teste nos equipamentos de som e seus "milhares de WRMS"

    Minow

    RMS não é medida de pressão sonora.
    Correto. é que eu me expressei mal.
    Ao invés de dizer:
    1000WRMS é uma potência descomunal, é uma pressão sonora absurda.
    deveria ter dito:
    1000WRMS é uma potência descomunal, causa uma pressão sonora absurda.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar




    El_Cabong
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Pois é.
    Conforme o cara diz no vídeo (Watt RMS) é potência real e verdadeira, ou seja, se pode dizer que
    1 Watt RMS = 1 Joule / segundo.
    -------------------
    No vídeo o cara só se enganou numa coisa. O 110/220V da rede elétrica (que na verdade é 127/220V) não é aquele pontinho no pico da onda senoide que ele desenhou ali no papel.
    O 127/220V da rede elétrica é o valor de tensão eficaz, que é justamente a tensão RMS.

    Então, se na nossa casa temos uma tomada de 220V, saibamos que a tensão RMS desta tomada é realmente os 220V, e a tensão de pico desta tomada é igual a 220V / 0,707 que é igual a 311V.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Perfeitamente. Nem havia observado essa parte do vídeo pra ser sincero.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potência em Watts RMS. Será?