Canibal. Ser ou não ser?

Autor Mensagem
Zuzza
Veterano
# out/09 · Editado por: Zuzza
· votar


FláviaTaline
Será que existe algum animal que come outro da sua própria especie?
Estou tentando lembrar de algúm e nada.


Existe. Parece que há algo sobre os leões comerem os filhotes quando a comida fica escassa. Ou até msm quando uma fêmea não protege a cria, com algum discuido. Deu sopa ele come. :/

Em 99% dos casos, não é por isso que o leão come filhote de uma fêmea leoa. Ele come, na maioria das vezes, pros filhotes do outro leão (ou seu, tbm.. se for macho) não se tornarem seus rivais, quando crescerem. Eles comem, tbm, pra fêmea entrar em cio novamente. Com filhote, ela usa a energia pra amamentar e cuidar deles, não entrando no cio até os filhotes desmamarem.

FláviaTaline
Veterano
# out/09
· votar


Zuzza

Ah sim. Falei msm sem saber, recordava que comiam, mas o motivo pq faziam isso não lembrava direito. :(

Zuzza
Veterano
# out/09
· votar


FláviaTaline
=)

Machine Gun Man
Veterano
# out/09 · Editado por: Machine Gun Man
· votar


brunohardrocker

Ok. Vou tentar explicar melhor. Não precisa responder e nem ler, se não quiser. Mas falei que ia me explicar melhor antes de sair, e estou fazendo agora. =]
Parece que você não tá entendendo o raciocínio que tô tentando mostrar, e tá argumentando contra alguma outra coisa.

Existe a necessidade (fome) e os meios de satisfazê-la. Mas o homem não só "come": ele come alguma coisa, de alguma forma, e isso é determinado culturalmente. É por isso que eu como arroz e feijão, o Chiquinho Scarpa come caviar e lá na China comem bicho-de-seda e escorpião. Não por necessidade, não pelo sabor e nem pelo valor nutricional, mas por determinação cultural/social. (vou usar bastante esse termo)

Contexto histórico: caça e coleta, ou início da agricultura, quando o nível técnico não permitia a produtividade e a estabilidade de hoje.
Comer a carne do seu cunhado que caiu duro do seu lado te pouparia o trabalho da caça, da coleta e do cultivo. Comê-lo seria uma escolha racional. Não se trata necessariamente de um "caso extremo". É só questão de escolher, entre as possibilidades, o que supriria sua necessidade de forma menos trabalhosa... isso não é ser racional?
Mas os homens são seres sociais, e as relações entre eles têm toda a complexidade que isso implica. Os homens têm nomes, posições, laços afetivos e etc... e daí vem o tabu. É quase o mesmo motivo de não comer seu cachorro.. ele é "humanizado", tem nome, é quase familiar, mas é nutritivo e mataria sua fome.
O fato de termos o gado (também a galinha, o porco e outros, mas não tão intensamente) como nossa "carne oficial" é pura determinação cultural, simbólica. Poderia ser o cavalo, que suponho não ter, na sua carne, nenhuma grande diferença nas propriedades físicas que são perceptíveis aos nossos sentidos (como textura, cheiro e sabor) e nenhuma grande desvantagem nutricional (conheço gente que comeu carne de cavalo por mais de 1 ano, sem saber do que se tratava, e por isso "suponho"). Mas no caso da alimentação, o esquema geral na nossa sociedade parece ser o seguinte: quanto mais próximo ao homem, menos comestível o animal é. É por esse esquema que eu e você escolhemos o que comemos. (ou achamos que escolhemos)

Comer outro ser humano seria algo absurdo (ou "irracional, como pensa o Headstock_Invertido) segundo esse esquema simbólico que já nega o consumo de animais próximos ao homem, e que tem o consumo da carne humana como algo impensável pelo próprio fato de o homem ser o animal mais próxmo dele mesmo. Mas não seria algo não-racional do ponto de vista da utilidade, como mostrei acima.
A maioria das sociedades canibais (não sei se tem alguma que não faça isso) dribla o tabu através de outras lógicas simbólicas, como as já citadas no tópico por mim, por você e pelo Minow, o que de certa forma controla o risco de que com o costume de comer pessoas mortas, alguém ache 'apetitoso' e resolva matar, na falta de gente morta pra agradar o paladar! Essas sociedades não comem só por comer, pois, apesar de ser racional que se coma carne humana, não é racional que seja instituída a matança para o fim de consumo.
Olha só que brilhante! Duplamente racional! É permitido o consumo da carne humana, como satisfação de uma necessidade básica e como um ato racional, mas há "regras" culturais que não permitem que se mate a torto e a direito pra matar a fome. O "comido" sempre é um prisioneiro, um bravo guerreiro morto em combate ou algum índividuo diferenciado de alguma forma, e não alguém que pareça apetitoso ou que teve o azar de passar na frente de alguém faminto na hora do almoço. =P
Não há a preocupação de ser simplesmente atacado e comido.

Mas não consigo ver um motivo racional, anterior ao cultural, para não se comer. =/
E, já que o Headstock invertido parece não ter entendido, a questão não é "ser certo ou ser errado". Você disse que pra você é irracional, mas racionalidade não é algo subjetivo.
Não comemos carne humana por conta de uma lógica simbólica, uma determinação cultural, mas que de maneira nenhuma é menos válida. Até porque as medidas e instituições (o mercado, como é atualmente) se organiza racionalmente em torno dessa determinação, e é por isso que hoje realmente é desnecessário e impensável que se recorra à carne humana pra matar a fome.

Enfim, não é o tema do tópico, mas eu quis discutir esses dois posts do brunohardrocker:

esse motivo, de comer a carne "por honra" também não é nada racional.

e

-Comer pra sobreviver (num caso extremo): racional

-Comer por honra: irracional

-Não comer e deixar apodrecer: não cabe julgamento.

-Enterrar no cemitério (costume): Irracional

O que eu NÃO disse é que o racional é o correto e que o irracional é errado. Veja bem.



Sobre a pergunta do tópico: eu comeria em uma situação de urgência, mas com a possibilidade de ser salvo. Se tivesse certeza de que morreria na situação, iria escolher não ter que passar por isso. Nem tanto pelo fato de se tratar de carne humana, mas por precisar matar alguém pra comer. Se esse alguém já estivesse morto, eu comeria nos dois casos. haha

Machine Gun Man
Veterano
# out/09 · Editado por: Machine Gun Man
· votar


gerador de lero-lero dá ban? :S

londrer
Veterano
# out/09
· votar


Acho q eu comeria sim e sem pesares.
Se a pessoa ta morta e a sua vida está em risco... sim, eu como!

cantVaria
Veterano
# out/09
· votar


Se for mulher, e for gostosa, por que não??

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Machine Gun Man

Li e entendi. Só não vou responder! =)

Em muita coisa tenho que concordar sim.

Encerramos!

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Curioso é o caso das Sucurís, em que a fêmea devora o parceiro depois do "ato sexual":

http://www.picarelli.com.br/clipping/clip02112003a.htm

FláviaTaline
Veterano
# out/09
· votar


Acontece o msm com os Louva - a - deus, em que a fêmea depois do ato sexual decepa e pode até comer a cabeça do parceiro, e se não me engano, com uma espécie de aranha acontece o msm. Sinistro...
Imagina se nós mulheres aderimos a moda? D:

Carpano-Jr.
Veterano
# out/09
· votar


e se não me engano, com uma espécie de aranha acontece o msm
Viúva Negra

FláviaTaline
Veterano
# out/09
· votar


Não liguei o nome a pessoa. =x

Carlos Henrique 2
Veterano
# out/09
· votar


Comer corpos alheios é fácil, quero ver ter que comer partes do próprio corpo porque não há outra opção.

Prof. Grosélio
Veterano
# out/09
· votar


Deve ser complicado. Antes de cometer o ato de canibalismo, a pessoa deve pensar um monte de coisas. Eu acho que só acontece isso em situação extrema. Quando o limite da fome já foi ultrapassado.

NoAlarms
Veterano
# out/09
· votar


huahuaha tá querendo polemizar mesmo esses últimos dias em, Prof. Rosélio Araujo ?

Tá parecendo vinheta do programa da Luciana Gimenez.

Prof. Grosélio
Veterano
# out/09
· votar


NoAlarms
huahuaha tá querendo polemizar mesmo esses últimos dias em

Minha mulher está na TPM. E quando ela entra na TPM eu entro também.

Guitar_RdS
Veterano
# out/09
· votar


Piadinha:
Dois canibais sentados quando de repente passa uma mulher com metade do braço apenas e toda ferida na barriga. Um olha pro outro e diz:

-Tá vendo aquela gata ali? Pois é, tô comendo...

Guitar_L
Veterano
# out/09
· votar


Comeria fácil, se já estivessem mortos. Complicado seria matar antes, mas axo que tb faria numa situação eu x alguém, sem nenhuma outra alternativa animal ou vegetal.
Abraços

MajorKong
Veterano
# out/09
· votar


- Mamãe, não gosto do meu irmão!

- Tá bom, menino, come só a batata frita.

GiulianoB
Veterano
# out/09
· votar


Sei lá. Imagina uma bunda no espeto. Bem assadinha. Porque não?

tenso!

Prof. Grosélio
Veterano
# out/09
· votar


GiulianoB
tenso!

Parece piada. mas é serio. As vezes eu dou uma "viajada" e fico pensando nestas coisas. "O pensamento parece uma coisa atoa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar."

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
As vezes eu dou uma "viajada"

Eu não concordo!

Prof. Grosélio
Veterano
# out/09
· votar


Será que gosto tem carne humana?
Pergunta idiota. Resposta idiota.

Carlos Henrique 2
Veterano
# out/09
· votar


Carlos Henrique 2
Comer corpos alheios é fácil, quero ver ter que comer partes do próprio corpo porque não há outra opção.

Sadismo a parte, eu tenho vontade de fazer a seguinte experiência: amputar o pé de uma galinha, fazer um curativo, cozinhar o pé amputado e da-la de comer.

Sei que galinhas comem carne de galinha (pelo menos cozida e/ou frita), só não sei se elas seriam capazes de comer uma parte tão reconhecível como os pés.

Carlos Henrique 2
Veterano
# out/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Pergunta idiota. Resposta idiota.

É pergunta idiota, tolerância zero.

Prof. Grosélio
Veterano
# out/09
· votar


Carlos Henrique 2
amputar o pé de uma galinha, fazer um curativo, cozinhar o pé amputado e da-la de comer.

Eu acho que ainda tem vaga no hospital onde sou voluntário. O medo é que os malucos te fritem, e comam com farinha. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrs

Humangous
Veterano
# out/09
· votar


Cannibal Corpse! Yeah! \o/

Rapha_krust...
Veterano
# out/09
· votar


Imagina uma bunda no espeto.

Piada pronta DETECTED

RMafe
Veterano
# out/09
· votar


Se tiver q comer carne humana,...(tempo pra pensar=1segundo)... eu como pow.
Larga de ser fresco. É carne como qq outra. Garanto q um ovo podre ou msm cru é bem mais dificil.
Agora vc se eskeceu de uma coisa importante, alguem vivo teria sido decepado, ou ja tinha morrido mas a carne tava fresca? Pq a decisao se torna dificli qndo é vc q vai decepar alguem q esta vivo.

Excelion
Veterano
# out/09 · Editado por: Excelion
· votar


Pq a decisao se torna dificli qndo é vc q vai decepar alguem q esta vivo.

Amigo, aparece do meu lado depois de eu passar uma semana sem comida no meio do deserto. Se você for "tri-legal", você vai aparecer com um Grill George Foreman movido a pilha, pilhas e um facão pra facilitar e vamos ver quão difícil é eu te decepar.

Quando há muita necessidade, é instinto na frente da razão e cultura humana!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Canibal. Ser ou não ser?