Por que tem que haver um deus no final do túnel?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


LeondelFefon: Não confunda Igreja com Seita!

Qual é a diferença?

[edit] a Igreja, no meu entendimento é um tipo de Seita.

Aced
Veterano
# out/09
· votar


MauricioBahia
Eu não gosto de qualquer tipo de Seita. Tenho aversão a grupos fechado, que só segregam e muitas fezes tem o medo e a ignorância como agentes aglutinadores.

É... pobres ateístas,coitados e segregados.

devia ter um aviso antes de serem criados tópicos sobre assuntos polêmicos: NÃO GENERALIZE!

Ah, e se alguém não percebeu ( é hora de rever seus conceitos), meu posts anteriores foram uma brincadeira.

Morgenstern
Veterano
# out/09 · Editado por: Morgenstern
· votar


ju_flor

De fato, existem religiosos fanáticos

Até agora eu nunca encontrei 1 aqui no OT ...

há preconceito, de ambos os lados.

Eu não vejo topicos "SE NÃO SE ARREPENDER VAI PARA O INFERNO" muito pelo contrario , apenas vejo topicos de ateus que não respeitam a crença alheia e ficam banalizando o nome de Deus ...
Ja disse que aqui os fundamentalistas são os proprios ateus ...
Esse tipo de topico deveria ser proibido ...

LeondelFefon

Muitas das pessoas do OT tem medo de dizer o que pensam, tem medo de serem caçoadas pelos outros

Eu nunca tive medo , sou cristão evangelico e feliz
Estou pouco me lixando para que os outros pensam , ninguem aqui paga minhas contas xD [/velha frase] ...
E não me arrependo... Muito pelo contrario ...

Crazy Batera

É por estas e outras que tudo descamba. O oposto tbm existe!

O oposto existe sim, MAS é do mesmo jeito que vivem me dizendo aqui, que não se pode julgar a ciencia por alguns cientistas loucos , acho que não podemos julgar uma crença por causa de alguns ...

MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Aced

Não entendi o propósito do gráfico... e não estou generalizando. Não gostar de algo é generalizar?

shoyoninja
Veterano
# out/09
· votar


ZXC
Eu diria que é reconfortante.

Atribuir a uma entidade similar a nós o controle de tudo que nos é desconhecido e supor que ela goste muito da gente tem um certo apelo, acho que você deve concordar...

Também é bastante interessante a idéia de viver eternamente junto com as pessoas queridas que morreram, sob a proteção e cuidados dessa entidade. Principalmente se a situação em que você se encontrar não for muito agradável.

Não acho que uma ilusão desse tipo seja necessariamente nociva, se isso fortalecer a mente e ajudar a enfrentar uma situação, que seja! Eu mesmo não teria o menor preconceito de recorrer a algo do tipo se estiver numa situação suficientemente ruim, insuportável.

Agora, quando a situação insuportável é constante e isso é necessário 24 horas por dia do nascimento a morte, a coisa fica um pouco absurda. Ainda mais quando essa entidade que deveria existir só na sua cabeça manda um representante para falar por ela ô.Ô .

Para mim é algo como um amigo imaginário de luxo.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# out/09
· votar


MauricioBahia
cara, eu fiquei com medo de falar merda na explicação que eu ia te dar então busquei ver se era o que eu sabia mesmo.

Aspecto Sociológico
===================

SEITA-> 1.Movimento religioso de minorias.
IGREJA> 1.Movimento religioso geralmente de maiorias.

SEITA-> 2.Centralizada em torno de um líder carismático e de uma doutrina.
IGREJA> 2.Centrada numa doutrina.

SEITA-> 3.A relação com a sociedade é de ruptura, de desconfiança.
IGREJA> 3.Compromete-se com a sociedade buscando servi-la, melhora-la.

SEITA-> 4.Seletiva.
IGREJA> 4.Universalista.

SEITA-> 5.Especializada em setores de classes e/ou populações.
IGREJA> 5.Promove a utopia da sociedade sem classes (todos iguais em seu interior).

SEITA-> 6.O ingresso é voluntário.
IGREJA> 6.Ingresso involuntário (ex.: batismo de crianças) e voluntário.

SEITA-> 7.Audácia, sentido de heroicidade.
IGREJA> 7.Pertencer a ela torna-se algo tradicional.

SEITA-> 8.Símbolos externos como identificadores do fiel (ex.: vestimenta, aspecto físico).
IGREJA> 8.Geralmente não há mostras externas.


Aspecto Teológico:
==================

SEITA-> 1.Fé e salvação somente existem em seu interior.
IGREJA> 1.Comunica a fé e a salvação, mas não as tem em seu poder.

SEITA-> 2.Fé coletiva.
IGREJA> 2.Fé individual.

SEITA-> 3.O contato com a divindade é exclusividade dela e de seus adeptos.
IGREJA> 3.O contato com a divindade é extensivo, universal. É uma possibilidade extensiva a todos.

SEITA-> 4.Recompensas claras e próximas.
IGREJA> 4.Recompensas simbólicas futuras e não definidas.


Aspecto Eclesiástico:
=====================

SEITA-> 1.Comunidade, refúgio contra o mundo (a graça reside na instituição).
IGREJA> 1.Comunidade, meio de serviço ao mundo (dispenseira da graça).

SEITA-> 2.Não há fiéis fora do grupo institucional.
IGREJA> 2.A distância institucional não prejudica a fé dos fiéis.

SEITA-> 3.Invade toda a vida do fiel, é controladora.
IGREJA> 3.Embora a fé seja totalizadora, a vida cotidiana do fiel não é controlada pela instituição.

SEITA-> 4.Proselitismo intenso.
IGREJA> 4.Passividade proselitista.


Aspecto Litúrgico:
==================

SEITA-> 1.Cerimoniais herméticos, somente para iniciados.
IGREJA> 1.Liturgias abertas, evidentes, não secretas.


Aspecto Doutrinário
===================

SEITA-> 1.Somente ela proclama a verdade.
IGREJA> 1.A verdade transcende a instituição e pode expressar-se fora dela.

SEITA-> 2.Doutrinas simples e claras.
IGREJA> 2.Doutrinas elaboradas e complexas.

SEITA-> 3.Discurso especializado por setores sociais de interesse.
IGREJA> 3.Discurso de âmbito universal.


Aspecto Econômico:
==================

SEITA->1.Bens e dinheiro do fiel são para a seita.
IGREJA>1.Apoio econômico à igreja como ato voluntário do fiel (dízimos, ofertas e primícias)

MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


LeondelFefon

Cara, no Dicionário Aurélio Eletrônico tá assim:

SEITA

Substantivo feminino.
1.Grupo religioso, de forte convicção, que surge em oposição às ideias e às práticas religiosas dominantes.
2.Grupo coeso que participa de uma doutrina comum (filosófica, religiosa, etc.).

Então, há 2 opções no caso citado. Eu, sinceramente, acho que é uma questão de interpretação.

O site que vc pegou o texto é "suspeito" num bom sentido, pois nem cita a fonte.

Abs :-)

Morgenstern
Veterano
# out/09
· votar


LeondelFefon

Eu sei da onde vc tirou isso , muito bom ...

Crazy Batera
Veterano
# out/09
· votar


Aced
meu posts anteriores foram uma brincadeira

Eu sabia, rááááááa!!!!

Morgenstern
Tudo bem, mas não foi o que tu disse anteriormente.

Fastturtle
Veterano
# out/09
· votar


Uma coisa eh certa, os extremos tanto do ateu bitolado, como do crente bitolado, eh chato pra krai

Prof. Grosélio
Veterano
# out/09
· votar


ZXC
Por que tem que haver um deus no final do túnel?

Tem que haver alguma coisa. Só se no fim do túnel, aparecer outro túnel, e no fim do outro aparecer outro, e no fim do outro do outro aparecer outro e assim sucesivamente. Amém.

MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Fastturtle: Uma coisa eh certa, os extremos tanto do ateu bitolado, como do crente bitolado, eh chato pra krai (2)

Muito chato mesmo. A falta de liberdade pra falar é o que mais me deixa irritado. Por isso acho que todos deve sim falar de Religião e Deus sem medo.

Eu não curto Religião, tenho dúvidas se existe Deus e nem por isso me acho uma pessoa ruim. Amo minha família, tento ajudar o próximo, trato bem as pessoas.

Algumas pessoas me repreendem quando do assunto Deus e/ou Religião e acho que isso é um tabu mesmo e que deve ser quebrado pois é importante as pessoas falarem sobre tudo, inclusive esse tema "tão polêmico".

Abs

Prof. Grosélio
Veterano
# out/09
· votar


MauricioBahia
trato bem as pessoas.

O que?

MauricioBahia
Moderador
# out/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Menos vc! huauhah ;-)

Abs

Morgenstern
Veterano
# out/09
· votar


Crazy Batera
Tudo bem, mas não foi o que tu disse anteriormente.

Com certeza , era outro topico (dã) kkkk

Eu sempre sou totalmente evasivo, não to nen ai para que os outros pensam e nunca vim aqui criar topico pra "Pregar a palavra de Deus" ao contrario desse povo que adora cutucar a crença alheia ...

Se cada um fizesse o seu e não ficasse se ligando se um cre em Deus ou não , o mundo seria bem melhor ...

Topicos idiotas são de melhor proveito

Crazy Batera
Veterano
# out/09 · Editado por: Crazy Batera
· votar


Com certeza , era outro topico (dã) kkkk

Que outro?

Se cada um fizesse o seu e não ficasse se ligando se um cre em Deus ou não , o mundo seria bem melhor .

Se não fosse a necessidade de rebaixar os outros, eu diria que se poderia ter belas discussões.

Eu sempre sou totalmente evasivo, não to nen ai para que os outros pensam
Topicos idiotas são de melhor proveito

É, ninguém leva nada a sério. Vamos causar. É divertido e entretém! ¬¬

Ian Anderson
Veterano
# out/09
· votar


LeondelFefon

Muito bom... apesar de alguma "igrejas" se comportarem como seita.

ham.....(universal)...... cof cof.

Lucas Borlini
Veterano
# out/09
· votar


Se cada um fizesse o seu e não ficasse se ligando se um cre em Deus ou não , o mundo seria bem melhor ...[2]

Se cada um cuidasse da sua vida ao invés de criticar a crença/descrença do outro, o mundo seria bem melhor.

Morgenstern
Veterano
# out/09
· votar


Crazy Batera

Que outro?
Post ... xD

Se não fosse a necessidade de rebaixar os outros, eu diria que se poderia ter belas discussões.

Por isso mesmo .... Nen curto discuti

Ian Anderson
Muito bom... apesar de alguma "igrejas" se comportarem como seita.

ham.....(universal)...... cof cof.


É verdade , a universal é uma seita cristã ...

ju_flor
Veterano
# out/09 · Editado por: ju_flor
· votar


Morgenstern

Eu não me referi ao OT, mas sim de um modo geral, mais amplo.
É a minha percepção.

Guguminator
Veterano
# out/09
· votar


Os ateus não são fundamentalistas, os ateus podem ser fundamentalistas.

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Se cada um fizesse o seu e não ficasse se ligando se um cre em Deus ou não , o mundo seria bem melhor

MauricioBahia
Moderador
# out/09
· votar


Se cada um fizesse o seu e não ficasse se ligando se um cre em Deus ou não , o mundo seria bem melhor (2)

Sem dúvida seria bem melhor, mas infelizmente ainda existem Guerras Santas.

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Essa pergunta é interessante...

Por que tem que haver um deus no final do túnel?

Eu não creio em Deus por medo, por pressão, por senso comum ou pelo argumento da aposta de Pascal e coisa parecida. Creio por uma conclusão pessoal, que acho sensata, e não tenho interesse e nem ganho nada em querer que mais alguém pense como eu.

Mas já imaginaram o quanto poderia ser pior para a sociedade, se todas essas pessoas não esperassem uma luz no fim do túnel, e achassem que a vida é só o túnel? Tudo estaria então, permitido?

Uma saída para essas pessoas, seria desenvolver uma ética pessoal. E como?
Se somos rebaixados de criaturas divinas para animais (Darwin), então teremos que nos comportar como animais?

Muitos descrentes conseguem isso através do conhecimento. Eu disse "muitos" pra não generalizar, pois a sabedoria nem sempre está ligada à ética e nem sempre está ligada à descrença.

Benjamin_the_Linus
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
Se cada um fizesse o seu e não ficasse se ligando se um cre em Deus ou não , o mundo seria bem melhor
o problema não é se ligar, o problema é se incomodar com isso.
Não vejo mal algum em regar a outros sobre a sua crença, princalmente se vc acredita em Cristo, pois na Bíblia ele disse para nós continuarmos a fazer discipulos em nome dele

e eu faço isso, porém sempre respeitando os outros. Se eu vejo q a pessoa não tem interesse, eu naum fiko insistindo para q ela acredite.

o problema é eu qerer "causar" com alguém só pq ela naum acredita, ou alguém causar cmg pq eu acredito

MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Morgenstern: Eu não vejo topicos "SE NÃO SE ARREPENDER VAI PARA O INFERNO" muito pelo contrario , apenas vejo topicos de ateus que não respeitam a crença alheia e ficam banalizando o nome de Deus ...
Ja disse que aqui os fundamentalistas são os proprios ateus ...
Esse tipo de topico deveria ser proibido ...


Vc não achar que proibir um tópico um ato radical? Está fazendo mal a alguém discutir sobre Deus? O que é banalizar o nome de Deus pra vc?

Benjamin_the_Linus
Veterano
# out/09
· votar


Morgenstern: Esse tipo de topico deveria ser proibido ...
é... ralmente proibir naum tem motivo
aliás, ateh aki naum teve esculhambação de nenhuma parte então vamos aproveitar =)

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


apenas vejo topicos de ateus que não respeitam a crença alheia e ficam banalizando o nome de Deus ...


O inverso também é válido: só vejo tópicos em que crentes não respeitam a opinião dos ateus.

MauricioBahia

Se eu fosse vocÊ, não perderia tempo discutindo isso no OT. Aqui só tem mala. Hhehehe

TWT ICE
Veterano
# out/09
· votar


não entendo esse negócio de ateu se achar superior pelo fato de não acreditar em deus por isso ou aquilo

existem crentes chatos, sim.. mas é minoria, agora, ateu querendo aparecer sendo superior é o que mais tem

MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


edit

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que tem que haver um deus no final do túnel?