ENEM cancelado /o\

Autor Mensagem
Mila Turunen
Veterano
# out/09


Enem vaza e ministério anuncia cancelamento do exame

Homem tentou vender cópia para o 'Estado' em SP; MEC confirmou que questões eram originais

Renata Cafardo e Sergio Pompeu, de O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - O vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) levou o Ministério da Educação a cancelar na madrugada desta quinta-feira, 1º, a prova, que seria aplicada no fim de semana para 4,1 milhões de candidatos em 1,8 mil cidades do País. A decisão foi tomada pelo ministro Fernando Haddad após ter sido alertado pela reportagem do Estado sobre a quebra do sigilo do exame. "Há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance", afirmou o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, por volta da 1h, por telefone.


Na tarde de quarta-feira, 30, o jornal foi procurado por um homem que disse, ao telefone, ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado e no domingo. Propôs entregá-las à reportagem em troca de R$ 500 mil. "Isto aqui é muito sério, derruba o ministério", afirmou o homem.

O Estado consultou rapidamente o material, para checar sua veracidade, sem se comprometer com a compra. Haddad, que diz nunca ter tido acesso ao conteúdo da prova, confirmou o vazamento ao consultar técnicos do Inep, órgão do ministério responsável pelo Enem. A comprovação da fraude se baseou em elementos repassados ao ministro pela reportagem, via telefone e e-mail. As questões originais estavam guardadas em um cofre, que foi aberto ontem à noite para confirmar a informação.

No exame que o Estado teve acesso, a prova de linguagens e códigos, que seria aplicada no domingo, tinha na questão número 1 uma tira da personagem de história em quadrinhos Mafalda. Na folha seguinte, o exame reproduzia uma bandeira do Brasil com a área verde parcialmente suprimida, simbolizando o desmatamento. A imagem lembra uma campanha publicitária famosa da organização não governamental SOS Mata Atlântica. Embaixo dela, a prova tinha a seguinte frase: "Estão tirando o verde de nossa terra." Em outro trecho do exame, também no alto, à esquerda, os examinadores usaram no enunciado o poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, aquele que começa com os versos "Minha terra tem palmeiras/onde canta o sabiá". As questões da bandeira e do poema foram confirmadas pelo MEC como originais.

Outro trecho literário usado no Enem tinha o verso de Carlos Drummond de Andrade: "No meio do caminho tinha uma pedra/tinha uma pedra no meio do caminho". Mais adiante, a prova reproduzia um texto da revista Veja sobre o filme Touro Indomável, de Martin Scorsese. Outro personagem usado no Enem era o gato Garfield. O programa de mensagens instantâneas MSN é mencionado em uma das questões.

O encontro no qual o Estado viu trechos da prova aconteceu ontem à noite, na zona oeste de São Paulo. O homem que telefonou para a redação estava acompanhado de outra pessoa. Eles disseram ter recebido o material na segunda-feira, de um funcionário do Inep. Afirmaram que o esquema de fraude tinha cinco pessoas. "Ninguém aqui é bandido, ninguém tem ficha na polícia, nós dois temos emprego", disse o homem. Ele afirmou que recebeu o material "de Brasília, de gente do Inep, do MEC". Disse que viu na situação a oportunidade de ganhar dinheiro. "Não tenho motivação política." Ele afirmou que procurou um advogado para orientá-lo. "Registramos em cartório cópias das provas."

Seu companheiro, mais incisivo, cobrou o tempo todo da reportagem uma posição sobre o pagamento dos R$ 500 mil. "Isto aqui é muito grande, eu não quero correr o risco de morrer por nada." Diante da negativa da reportagem, ele se impacientou. "A gente vende isto aqui até por mais dinheiro", disse, revelando a intenção de procurar emissoras de TV.

MEC deve fazer novo exame no prazo de 45 dias

O MEC tem uma outra versão da prova do Enem pronta para substituir a que foi cancelada. A expectativa do ministério é realizar o exame em 45 dias. Como a metodologia do Enem exige que as questões sejam pré-testadas, o Inep tem um banco com cerca de 1,8 mil delas. O exame mudou este ano para funcionar como vestibular unificado nacional: 24 universidades federais tinham abolido seus processos seletivos em favor do novo Enem.

fonte

:O

Horcruxes
Veterano
# out/09
· votar


CARALHO! <o>
Eu imaginava que o Enem dese ano ia dar alguma merda por causa da mudança de estilo de prova, mas nunca esperava por ISSO!
É uma prova da desorganização desse tipo de coisa... E ainda querem fazer com que o resultado do Enem seja obrigatório pra concluir o ensino médio, pqp! =/
Minha irmã ia fazer a prova esse fim de semana...

Marcosrcf
Veterano
# out/09
· votar


Eita porr@!

Mila Turunen
Veterano
# out/09
· votar


tinha na questão número 1 uma tira da personagem de história em quadrinhos Mafalda
\o/ !!

Bog
Veterano
# out/09
· votar


Pior que eu já tinha imaginado que, com a importância da prova aumentando, aumentariam as tentativas de fraude; e que com a maior decentralização em comparação com vestibulares normais, o controle seria mais complicado, facilitando as fraudes... Na verdade, foi a primeira coisa que eu pensei quando li que estavam mudando o ENEM, pensando em substituir o vestibular.

Rato
Veterano
# out/09
· votar


acodei ouvindo essa notícia.

Imagino que se eles realmente aprofundarem outra vez as investigações para ver se essa nova tb não foi/será divulgada, nunca mais haveria esse exame.

Aliás, nunca mais haveria exame algum.

:)

Rato
Veterano
# out/09 · Editado por: Rato
· votar


várias brechas no tempo verbal e preguiça de acertar.

Eu iria mal no Enem

:)

Morgenstern
Veterano
# out/09
· votar


Tenho mais 45 dias pra vagabundar antes da prova (h)

adnz
Veterano
# out/09
· votar


Alguém me explica que mudanças são essas?

Mila Turunen
Veterano
# out/09
· votar


adnz
enem agora serve como vestibular para a maioria das universidades federais; possui 200 questões, dois dias de prova. é basicamente isso.
seu desatualizado, estava em uma toca?
:*

adnz
Veterano
# out/09
· votar


Mila Turunen
Sério?
Não tem mais vestibular?
O cara depois que entra na faculdade não se importa com o que acontece antes mais. :D

Mila Turunen
Veterano
# out/09
· votar


adnz
na maioria, não. na UNIFESP o meliante pode escolher se utiliza somente o ENEM ou ENEM + vestibular.

eu também não me importaria, sou má e cruel, mas trabalho em um cursinho... he.

JowR
Veterano
# out/09
· votar


O que é ENEM?

TASIVA
Veterano
# out/09
· votar


O que é ENEM?
ta brincandeiro

PéZAUM
Veterano
# out/09
· votar


vc se espantam ainda com essas coisas... estamos no Brasil neh...

Fastturtle
Veterano
# out/09
· votar


nao vou faze esse ano, bom pro pessoal q vai faze q tem mais 45 dias para estudar e se preparar melhor, ou talvez nao

Headstock invertido
Veterano
# out/09
· votar


acordei triste hoje, liguei o pc e no msn vem a noticia
fiquei mais triste ainda, queria fazer logo essa desgraça e ficar livre pra estudar pro vestibular

maggie
Veterana
# out/09
· votar


Cancelaram o nenem.

Headstock invertido
Veterano
# out/09
· votar


maggie
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/214524/ :)

maggie
Veterana
# out/09
· votar


Headstock invertido
='(

Mas sério, se a prova vazou mesmo era lógico cancelar agora e não anular a prova depois.

Minow
Veterano
# out/09
· votar


Mafalda
SOS Mata Atlântica
Canção do Exílio
No meio do caminho tinha uma pedra/tinha uma pedra no meio do caminho
Garfield



Nossa, que original.

Headstock invertido
Veterano
# out/09
· votar


maggie
tambem acho...
melhor ficar aqui triste do que ter ido fazer a prova e depois não ter valido de nada

esse topico me lembrou uma outra filhadaputice. tem gente que vai ter que fazer a prova até 200km de distancia de suas casas.
tem gente desistindo pq não tem condições de se manter os 2 dias em outra cidade... foda.

maggie
Veterana
# out/09
· votar


tem gente que vai ter que fazer a prova até 200km de distancia de suas casas.

Li em algum lugar que o local pode ser mudado pelo aluno.

_Dio
Veterano
# out/09
· votar


Homem tentou vender cópia para o 'Estado' em SP; MEC confirmou que questões eram originais


Brasil! Um país de tolos

Headstock invertido
Veterano
# out/09
· votar


Li em algum lugar que o local pode ser mudado pelo aluno.

aham, mas eram mais de 600 casos, não ia dar pra resolver a tempo pra sabado
são paulo, por exemplo não tinha mais vaga pra aluno nenhum
agora com o adiamento, com certeza resolvem todos

Luiz Almeida
Veterano
# out/09
· votar


Perolas do ENEM 2009.

Essa foi a melhor!

jecaboy
Veterano
# out/09
· votar


Tenso...

Aced
Veterano
# out/09 · Editado por: Aced
· votar


É uma prova da desorganização desse tipo de coisa... E ainda querem fazer com que o resultado do Enem seja obrigatório pra concluir o ensino médio, pqp! =/

Pois é. A Federal daqui resolveu não usar o Enem , justamente pela desorganização e a falta de preparo DESSA BOSTA DE MINISTÉRIO DA "EDUCAÇÃO".

Passei um bom tempo pra preencher um questionário do tipo: " Você mora em aldeia quilombola ou indígena?", " Você tem preconceitos ?", "Quantos aparelhos de tv você possui em casa?".

Abram o olho! Eles estão querendo tirar o acesso da classe alta e média às universidades federais, querem dar o velho "jeitinho" ao invés de enfrentar a falta de estrutura, dos salários atrasados, de material para trabalho, enfim, a precariedade das redes públicas de ensino aqui no país!

james_the_bronson
Veterano
# out/09 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Minow
Nossa, que original.

huashuashuashuh tava vendo a reportagem no Jornal Hoje e conforme iam dizendo "Mafalda, Canção do Exílio" eu ia pensando: Ué, mas isso tem em toda prova/simulado de qualquer ano do Ensino Médio, e em qualquer vestibular de qualquer universidade...

O cara forjou essa porra toda com questões manjadas \o/ !!!

Aposto que tem alguma com dois trens andando em sentidos opostos :P ...

Mila Turunen
Veterano
# out/09
· votar


Minow
james_the_bronson
HAUIHAIUAHAIUAHAIUA

true!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a ENEM cancelado /o\