Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      como fazer durar mais a bateria do notebook?

      Autor Mensagem
      rodsom
      Veterano
      # set/09
      · votar


      arruma uma bateria de caminhao, que dura umas 5 semanas.
      (solo de bateria)

      VeruskaLustosa
      Veterano
      # set/09
      · votar


      Slash_1989
      posso deixar o note ligado na força mesmo com a bateria cheia?
      nunca
      posso usar o note enquanto a bateria eh carregada?
      sim
      só posso carregar a bateria qdo ela tiver em menos de 5%?
      não precisa, vc pode carregá-la qdo quiser, o Windows te avisa qdo ela estiver cheira, dai tira ela e só usa na força mesmo
      se eu estiver carregando a bateria e ela ficar cheia, posso tira-la do note mesmo ele estando ligado?
      sim

      É bom sempre utilizar a bateria inteira, utilizando os recursos que falaram aí, diminuir a luminosidade, desativar alguns recursos, ao menos duas vezes na semana, inteira, deixar descarregar e carregar novamente, pra ela não viciar.

      Se utilizar rede wireless ela acaba um pouco mais rápido.

      Em média uma bateria duraria 6 horas, na empresa que eu trabalho, todos utilizamos notebooks e depois de 1 ano o máximo que ela dura é 1h30m, isso pq cuidamos muito bem.

      maggie
      Veterana
      # set/09
      · votar


      posso deixar o note ligado na força mesmo com a bateria cheia?
      nunca


      Acho que isso está incorreto... no Manuel é orientado a manter ligado sempre que possível.

      VeruskaLustosa
      Veterano
      # set/09 · Editado por: VeruskaLustosa
      · votar


      maggie

      Conforme as explicações do shoyoninja e pela pouca experiência que eu tenho, realmente deixar o note ligado na tomada com a bateria carregada danifica sim, pois a maioria não tem o controle da carga e continuam a carregar a bateria mesmo depois dos 100%, isso dá uma sobrecarga na bateria e diminui sua vida útil.
      A regra é, se está utilizando a tomada, tire a bateria.

      Abraços ;)

      Slash_1989
      Veterano
      # set/09
      · votar


      maggie
      VeruskaLustosa
      problema dos manuais eh q eles nunca sao corretos...

      no manual do note fala pra deixar a primeira carga de 12 horas, mas na wikipedia fala q naum precisa pra bateria de litio, e mesmo assim, depois de umas 2 horas carregando o carregador esfria e naum carrega mais...

      maggie
      Veterana
      # set/09
      · votar


      VeruskaLustosa
      Fiquei curiosa, até porque nas empresas onde trabalhei com o notebook nunca recomendaram retirar a bateria (ao contrário). No entanto o que mais tem na internet são opiniões e achômetros.. Procurei por artigos mais embasados. Pesquisando um pouco, achei o seguinte:


      Baterias envelhecem. As baterias de íon-lítio têm um tempo de vida útil que vai de 2 a 3 anos, mesmo se não forem usadas. Por isso, não evite usar a bateria pensando que elas vão durar mais. Além disso, se estiver comprando um novo conjunto de baterias, certifique-se de que é realmente novo. Já sabe, se ele esteve na prateleira da loja por um ano, não vai durar muito. É importante olhar a data de fabricação

      ****
      A princípio, retirar a bateria de um notebook que fica ligado na tomada na maior parte do tempo seria uma boa idéia para aumentar sua (da bateria) vida útil. O problema é que a maioria dos notebooks usam a bateria como escape para picos de tensão provenientes da rede elétrica. Removendo a bateria, esta proteção é perdida, o que pode abreviar a vida útil do equipamento.


      ****
      VERDADE - De acordo com Schacker, se você é do tipo que usa o portátil como um desktop, ou seja, deixa-o sempre em um mesmo local e dispensa mobilidade, é indicado retirar a bateria enquanto o notebook está na tomada. "No entanto, é possível estender a vida útil em apenas 10%, o que dá, mais ou menos, um mês. Agora, se o usuário costuma se movimentar -como ir do quarto para a sala, por exemplo- não compensa ficar preso à tomada", pondera. Uma dica é guardar a bateria carregada e usá-la a cada uma ou duas semanas para dar nova carga

      Enfim, pelo que vi ajuda na duração da bateria mas pode deixar o notebook "desprotegido" contra quedas de luz, variações de voltagem etc.

      Pra quem usa como um desktop, e tem no-break, talvez valha a pena... Pra que vive "passeando" é mais provável que não.

      Valeu!
      =)

      VeruskaLustosa
      Veterano
      # set/09
      · votar


      maggie

      Thanks pela explicação!!!

      Bjs ;)

      Fastturtle
      Veterano
      # out/09
      · votar


      Fonte

      Um notebook é um aparelho portátil por causa da sua bateria, assim como os celulares, iPods e outros gadgets. Justamente por isso ele é um dos componentes mais polêmicos dos eletrônicos, e as dúvidas de uma boa manutenção pipocam a todo instante.
      Acompanhe algumas dicas e truques para aumentar a vida útil da bateria do seu notebook.

      Leia o manual
      - A primeira e mais importante dica é essa. É no manual que acompanha o produto que constam instruções específicas para cada modelo de notebook, como uma primeira carga especial na bateria ou usos específicos. Leia o manual ou procure mais informações a respeito da bateria do modelo do seu notebook na internet, no site do fabricante.

      Carrega e descarrega
      - Alguns usuários têm o hábito de utilizar toda a carga da bateria antes de colocar o notebook na tomada para a recarga, pois temem que a bateria possa adquirir alguma forma de vício.

      Esse comportamento deve ser evitado, pois cargas parciais são melhores para a bateria do que uma descarga completa. Ficar utilizando a bateria do notebook até o final, mesmo com uma tomada por perto, gastará sem necessidade ciclos completos do componente diminuindo drasticamente sua vida útil, uma vez que os ciclos são contabilizados independentemente da carga ou descarga completa.

      As baterias dos notebooks mais novos são feitas de íon-lítio e possuem um chip que monitora a carga da bateria. Ele interrompe o carregamento quando a bateria atinge uma tensão limite e interrompe o fornecimento quando a bateria está quase descarregada, evitando o descarregamento completo.
      Também é possível retirar a bateria do carregamento antes que esse esteja completo porque o íon-lítio não possui o chamado "efeito memória", presente apenas em baterias mais antigas produzidas com níquel.

      Calibração
      - Para manter o chip da bateria sempre em ordem e atualizado os fabricantes de notebooks recomendam um processo de manutenção padrão cuja periodicidade pode variar de uma a três vezes ao mês. Isso se faz carregando e descarregando a bateria totalmente, até que o notebook desligue sozinho. Essas medidas farão com que o chip de controle esteja sempre calibrado.

      Outra bateria?
      - Computadores em geral, inclusive notebooks, possuem em seu interior uma segunda bateria, também feita de lítio, mas sem possibilidade de recarga. É essa bateria que segura a memória de becape do computador, informações importantes como configurações da placa mãe, hora e data.

      Essa bateria costuma durar entre 1 a 2 anos, e sua substituição periódica é recomendada para um bom funcionamento da máquina, pois se chegar ao final não permitirá que o computador ligue.

      Temperatura
      - O calor é um dos principais inimigos do rendimento de uma bateria, uma vez que o mesmo deteriora as células de íon-lítio. Por isso não deixe seu notebook em lugares muito quentes como dentro de carros expostos ao sol.

      Deixar o notebook ligado em cima de camas, lugares estofados e até mesmo no colo também pode danificar o notebook, já que isso pode tampar qualquer zona de arrefecimento e provocar superaquecimento na máquina. Umidade também é nociva ao notebook como um todo, e não é recomendado o uso desse equipamento em praias, saunas e piscinas.

      Manter o notebook o mais próximo possível dos 22ºC - a temperatura ambiente - é o ideal, mas o uso entre 10ºC e 35ºC também é aceitável.

      Sempre atualizado
      - Lembrar de atualizar seu sistema operacional e seus aplicativos ajuda na preservação da bateria, uma vez que softwares mais e mais modernos otimizam o uso do processamento e, consequentemente, da bateria.

      Aumentar a memória RAM do notebook faz com que ele gaste menos, uma vez que processador trabalha menos para manter tudo funcionando. De preferência use o mínimo de pentes para a maior quantidade de memória possível.

      Uma outra ideia para poupar o processamento é sempre manter o disco rígido desfragmentado, principalmente no sistema Windows. Assim, o HD terá que girar menos para encontrar uma informação.

      Emergências
      - Você precisa do seu notebook, não há tomadas por perto e a carga está baixando a um nível perigoso. Algumas coisas podem ser feitas para que esses últimos suspiros da bateria aguentem firme até o final da sua tarefa, como baixar o brilho do monitor até o mínimo confortável para sua visão ou desligar conexões sem fio, como WiFi e bluetooth. Além disso, ejete CDs e DVDs e desconecte periféricos como pen drives, mouses e HDs, pois esses equipamentos funcionam com a bateria do notebook.

      Desligar aplicativos que exijam muito processamento também é uma boa ideia. Se você não está utilizando o Photoshop ou o 3D Max, desligá-los poderá fazer a diferença. Encerrar o download no navegador ou o programa de música ajuda da mesma forma.
      Configurações ideais - Todo sistema possui configurações de economia de energia para notebooks. Ativá-las poupará carga a curto e longo prazo. Em computadores Apple, basta ir ao menu e clicar sobre a bateria, habilitando a opção Maior Vida Útil da Bateria. Em notebooks com Windows a recomendação da fabricante HP é ir até o Painel de Controle > Opções de Energia e configurar os ajustes em Esquemas de Energia, escolhendo a opção Maximizar Bateria.

      Limpeza
      - De vez em quando, faz bem limpar seu notebook. Para manter o bom funcionamento da bateria, limpe sempre com um aspirador ou pincel a saída de ar do notebook, caso o seu tenha uma. Isso ajudará a retirar qualquer pó que possa acumular sobre o dissipador do processador e outros componentes, o que ajuda a consumir bateria.

      E se você mora em local muito úmido, fica mais um aviso. Às vezes, os contatos metálicos da bateria podem acumular sujeira ou algum vestígio de zinco, proveniente da oxidação causada pelas reações químicas que dão a carga da bateria, o chamado azinabrado. Se isso ocorrer, limpe o local com um lápis borracha.

      Tirar ou não tirar da tomada
      - Se você utiliza seu notebook na tomada na maior parte do tempo, pode considerar a retirada da bateria nesse período. Alguns especialistas atestam que a utilização da máquina plugada na tomada pode aquecer demais a bateria, provocando a deterioração da sua capacidade de carga.

      As baterias também são úteis ao notebook porque absorvem variações na rede elétrica que poderiam prejudicar o equipamento caso elas não estivessem presentes, além de você perder seu trabalho caso haja um blecaute. Então, se você vai utilizar seu notebook sem a bateria, faça isso apenas se a tomada da fonte estiver plugada a um estabilizador ou no-break.

      Mais uma recomendação. Retirar a bateria do notebook toda hora também pode prejudicar o notebook no sentido físico, já que o tira e põe do componente pode desgastar o contato metálico e a bateria poderá ficar folgada na carcaça, gerando mau contato.

      Guardando
      - Caso queira guardar sua bateria, isso deve ser feito seguindo algumas dicas. O chip que fica dentro da bateria e guarda informações referentes a cargas e descargas tem um consumo de aproximadamente 5% ao mês, devido a temperatura e outros fatores.

      Não guarde a bateria com a carga em 100%, pois isso pode estragar sua capacidade de carga. Da mesma forma, não guarde-a sem nenhuma carga pois o chip pode perder as informações, impedindo permanentemente a recarga. Assim, o ideal nesse caso é observar o momento em que a carga chegar aproximadamente aos 40%, e só então acondicioná-la em local fresco e longe da poeira.

      Na geladeira
      - Você já deve ter ouvido por aí que alguns corajosos colocam pilhas e baterias na geladeira para aumentar sua vida útil. Ao contrário do que muitos pensam, esfriar a bateria não faz com que essa se recarregue, mas pode preservar sua carga. Isso acontece porque, sob baixa temperatura, as reações químicas que acontecem em seu interior ficam mais lentas, o que prolonga sua duração.

      Porém, baterias de notebook são mais delicadas do que pilhas comuns de íon-lítio, e a umidade da geladeira pode prejudicar seu chip de informação ou danificar outros de seus componentes. Logo, essa não é uma atitude recomendada.

      Substituição
      - Mesmo que você siga à risca todas as recomendações desse texto, a bateria do seu notebook se esgotará um dia. Mesmo não possuindo o chamado "efeito memória" as baterias chegam a perder 20% de sua capacidade a cada ano, uma vez que as reações químicas que geram a carga vão consumindo o material interno.
      Baterias duram em média 300 a 800 ciclos de carga, entre 2 a 3 anos de uso. Se bem cuidadas, esse número pode chegar a 5 anos. Caso precise mesmo trocar a bateria do notebook, procure sempre uma assistência técnica especializada e autorizada. Dessa forma, se houver algum problema com o produto ou com o atendimento, você poderá reclamar junto ao fabricante.

      Não esqueça também de conferir a data de fabricação da bateria recém adquirida. Mesmo sem nunca ter sido utilizada, a bateria perde sua carga com o passar do tempo, e baterias antigas podem te deixar na mão antes do esperado.

      Bárbara K.
      Veterano
      # fev/12
      · votar


      sei q tem muita coisa respondida aí pra cima, mas como a tecnologia anda mais rápido q nós, por favor digam-me: é correto retirar a bateria de um not e deixá-lo só com o cabo de alimentação? é a primeira vez na vida q leio um manual de instruções e não entendi direito :p

      Msess
      Veterano
      # fev/12
      · votar


      nun tenho um note =(

      Bárbara K.
      Veterano
      # fev/12
      · votar


      Msess

      até ontem eu tmb nao tinha, e pra tu ter uma ideia, o pc q to agora, q é praticamente da casa, é um XP 2000 q aki reside desde 2004, q sinceramente eu prefiro! nada como o Windows XP.... pena q não instalam mais... ganhei o not =D já vou sair de casa e vou precisar de um pc ( e me comportei e passei de ano - kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

      One More Red Nightmare
      Veterano
      # fev/12
      · votar


      Usem só na luz

      Bárbara K.
      Veterano
      # fev/12
      · votar


      Usem só na luz
      mas com ou sem a bateria acoplada?

      Msess
      Veterano
      # fev/12
      · votar


      usem fazendo exercicios fisicos.

      One More Red Nightmare
      Veterano
      # fev/12
      · votar


      Bárbara K.
      Sem. É bom que tenha uma mesinha pra deixar o note la e usar só lá. Ficar passeando com ele pela casa não é legal.

      Mas se precisar usar em outro lugar o negócio é descarregar toda a bateria pra depois carregar, e não ficar com usar a bateria e na luz ao mesmo tempo.

      E nunca, nunca levante o notebook pela tela. Sério.

      Bárbara K.
      Veterano
      # fev/12
      · votar


      One More Red Nightmare
      valeu pelos conselhos!
      E nunca, nunca levante o notebook pela tela. ainda q nao tivesse lido isso, eu nao o faria

      TG Aoshi
      Veterano
      # fev/12
      · votar


      Bárbara K.
      Problema em si não tem.

      O ruim é que você vai tirar uma medida de proteção a mais, se acabar a luz o note desliga. Coisa que obviamente não ocorre com a bateria acoplada.

      Bárbara K.
      Veterano
      # fev/12
      · votar


      TG Aoshi
      hmmm... mas ainda existe o sistema de recuperação de arquivos e, embora a maquina possa ser prejudicada, prefiro preservar a bateria, já q quedas de luz são meio raras por aki, exceto em dias de temporal, mas dai eu nao ligaria ele

      Bárbara K.
      Veterano
      # fev/12
      · votar


      Ah, isso é meio troxoso, mas eu tiro a bateria com ele desligado e deixo o cabo de força ligado, obviamente, antes de ligar ele, né?

      TG Aoshi
      Veterano
      # fev/12
      · votar


      Bárbara K.
      Melhor tirar a bateria sem o cabo de força ligado, por segurança.

      Bárbara K.
      Veterano
      # fev/12
      · votar


      TG Aoshi
      Beleza!


      Valeu galera... foram-se minhas dúvidas :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como fazer durar mais a bateria do notebook?

      304.166 tópicos 7.868.719 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital